Motor, consumo e desempenho

Divisão Regional do Rio Grande do Sul

Moderador: Coordenadores RS

Motor, consumo e desempenho

por ideiamais » Dom Jan 18, 2009 12:01 pm

Pessoal,
Comprei um Punto HLX 1.8, achei o carro muito bom no que se diz respeito a tecnologia e conforto interno, entretanto estou um pouco preocupado com o consumo e desempenho do mesmo. Até o presente momento só utilizei gasolina, nunca o abasteci com alcool. Com gasolina o consumo na cidade está sendo de 8km/l e estrada 11km/l. Por este motivo comecei a pesquisar na internet sobre o assunto e me deparei com algumas informações que não me agradarão nem um pouco, até pelo fato de ter gasto 56.000 reais no carro com as opcionais adicionadas.
Minha dúvida é sobre o fato do Motor 1.8 ser de origem GM familia 1 que pela informação é ultrapassado. Essa informação confere? Também vi alguns artigos falando que o conjunto motor e caixa sao o calcanhar de aquieles do carro.
Pois bem, apesar do motor ultrapassado, alto consumo e de pouco desempenho, este motor é confiável e durável com os devidos cuidados?
Procurei, mas não encontrei um tópico no fórum sobre este assunto, caso exista, peço a gentiliza da indicação.

Fábio
[email protected]
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Motor, consumo e desempenho

por pedrinho-martines » Dom Jan 18, 2009 5:51 pm

1.8 é meio Gastão mesmo, mais procure sempre usar alcool, gasolina no Flex não compensa , por que a vazão sempre vai ser a mesma oq muda é o pulso, então qualquer motor flex quando comparado ao mesmo motor somente Gasolina o somente gasolina vai ser sempre mais economico. Use sempre alcool, o consumo do seu carro no alcool vai ser na faixa de 6,6.5 km/l,além do alcool ser mais forte.
Punto ELX 20007/2008
Calotas do Siena HLX 2009,filtro Esportivo, cristal vision + blue vision
Marea 1.8 16v SX 1999/2000
meu xodó,filtro Esportivo, rodas marea Turbo.

Imagem
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por ideiamais » Seg Fev 02, 2009 7:27 am

Obrigado pela dica Pedro.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por danielb » Qua Fev 04, 2009 1:34 pm

Ele bebe mesmo, o meu faz 5.5~6.0 com alcool na cidade, mas é confiável, não da problema. (Exceto o sensor do corpo da borboleta, que é cagada da fiat e não da GM).
Com o tempo tu te acostuma com o torque dele em baixa e vai ver que não é tão ruim assim como dizem, mas não é nenhuma maravilha tecnologica não.
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por DiogoDZ » Qui Fev 05, 2009 3:04 pm

pedrinho-martines escreveu:1.8 é meio Gastão mesmo, mais procure sempre usar alcool, gasolina no Flex não compensa , por que a vazão sempre vai ser a mesma oq muda é o pulso, então qualquer motor flex quando comparado ao mesmo motor somente Gasolina o somente gasolina vai ser sempre mais economico. Use sempre alcool, o consumo do seu carro no alcool vai ser na faixa de 6,6.5 km/l,além do alcool ser mais forte.

Não necessariamente. Aqui na minha região o gasto com álcool e Gasolina fica praticamente idêntico. Eu abasteço somente com gasolina, pois assim tenho maior autonomia e o motor não fica tão seco.

O que vc DEVE fazer é escolher UM tipo de combustível e utilizar SEMPRE O MESMO. Senão começa a dar problemas. Carro flex na hora da compra vc tem que escolher qual combustível quer usar e não ficar trocando, pois isso prejudica o motor além do teu computador de bordo que não ficará mais tão preciso.

O Fábio Eduardo, vai na área de apresentação (viewforum.php?f=7) e te apresente aos demais membros. Seja bem vindo ao Clube e boa sorte com o teu Punto! Qualquer dúvida procure o fórum que aqui vc encontrará tudo que precisa sobre teu carro.

Abraço
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por André Fanck » Qui Fev 05, 2009 4:57 pm

Eu só uso alcool viajo todo dia e ja fiz tudo q é teste de media com os dois combustiveis, sempre andando no alcool pra ter economia no bolso.
Roda 15
Molas macaulay
Bixenon 8.000k
Xenon no farolete
Som original com comando na direção
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por DiogoDZ » Sex Fev 06, 2009 7:25 am

André Fanck escreveu:Eu só uso alcool viajo todo dia e ja fiz tudo q é teste de media com os dois combustiveis, sempre andando no alcool pra ter economia no bolso.

Isso que é importante, ver bem a média de consumo do carro com os dois combustíveis ver o valor de cada um e a partir daí escolher um tipo de combustível e não mudar mais.
Aqui em Caxias já digo, que não muda nada, aí vai de gosto mesmo. :P
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por qsboy » Sex Fev 06, 2009 7:42 am

Eu tenho um 1.4. Minha média na estrada é de 11.5 com gasolina na média de 100km/h. Na cidade tá fazendo 7.1 no alcool. Antes andava igual aprendiz de auto escola... agora to andando igual taxista, 7.1 to achano baum. Todo mundo fala dos consumos dos outros carros mas sempre lêem as matérias mas os donos de outros carros sempre falam que o carro tb bebe compativelmente com nosso carro além do nosso ser mais bonito...
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Beto » Ter Fev 10, 2009 5:07 pm

Consumo do meu, no álcool, não passa dos 6,5 km/l (cidade) e olha que eu não passo dos 2.500 giros....ando bem tranquilo mesmo.
Quanto à manutenção, como o daniel bem disse, o potenciômetro (sensor do corpo de borboletas) é mais uma das pérolas da Fiat.....e não do Powertrain.
Manutenção do motor é pra lá de conhecida e o motor é muito confiável, visto que é uma derivação dos antigos Monzas ....a boa notícia é que a manutenção é fácil e barata .

Aproveite o carro e não esquente a cabeça!!!

PS: Um motor 1.8 Powertrain custa menos que um Fire 1.4 e ainda tem o mesmo consumo.... (>:)) .
(... lá vem pedrada.)

[]´s
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Thales » Ter Fev 10, 2009 8:31 pm

Beto escreveu:Consumo do meu, no álcool, não passa dos 6,5 km/l (cidade) e olha que eu não passo dos 2.500 giros....ando bem tranquilo mesmo.
Quanto à manutenção, como o daniel bem disse, o potenciômetro (sensor do corpo de borboletas) é mais uma das pérolas da Fiat.....e não do Powertrain.
Manutenção do motor é pra lá de conhecida e o motor é muito confiável, visto que é uma derivação dos antigos Monzas ....a boa notícia é que a manutenção é fácil e barata .

Aproveite o carro e não esquente a cabeça!!!

PS: Um motor 1.8 Powertrain custa menos que um Fire 1.4 e ainda tem o mesmo consumo.... (>:)) .
(... lá vem pedrada.)

[]´s

Sinto muito mas essa informação não procede. Não é pedrada e não é pq o meu é 1.4. hehehe
Punto ELX – Preto Vulcano

Imagem
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

Próximo