Já faz mais de 1 ano que participo desse rally, fui em 2009 na prova de Curitiba e Blumenau e esse ano novamente em Curitiba e agora estou indo para prova de Blumenau. Sim, fui e vou de Punto sem medo nem noção ahhahahhaa
O que é o Rally de Regularidade?
É uma modalidade de rally no qual o objetivo dos competidores é fazer o percurso estabelecido pela organização da prova, cometendo o menor número possível de faltas. Para isso, piloto e navegador têm que manter as médias horárias e seguir fielmente o percurso da planilha de navegação. Entrosamento, perícia, atenção, noção de tempo e raciocínio ágil são fundamentais nesse tipo de competição.
No rally de regularidade os participantes não competem diretamente com seus adversários. Na largada, os carros recebem individualmente a bandeirada, com intervalos de 30 seg. ou 1 minuto, dependendo da prova. A partir daí, com a planilha nas mãos, cada dupla faz seu percurso, tentando manter a melhor "regularidade" possível.
Durante todo o trajeto da existem os Postos de Cronometragem (PCs), cuja localização é desconhecida pelos competidores. Em cada um deles, é medido o desempenho da dupla naquele exato ponto. Se o carro estiver mais rápido ou mais lento do que o determinado pela planilha, a dupla é penalizada em pontos. Vence aquela que tiver o menor número de pontos perdidos na somatória de todos os PCs.
Esses rallys não é de corrida ou de dificuldade de transpor obstaculos (lama, areia, subir morro hahaha) é ser regular em tempo, velocidade e navegação.
Sim, 90% são estradas de terra, mas são estradas vicinais de acesso a chácaras e granjas... nada destruído ou cheio de buracos.
A velocidade média é de 38~45km/h... mas isso é média, ou seja anda a 60 ou mais nas retas e diminui nas curvas ou pontes de madeira ou lombadas.
Enfim é divertido... e cansativo mentalmente... tem que estar a cada segundo olhando o relógio e o mapa para bater os tempos.
Em média dura 3hrs com 20 minutos para almoço/lanche e tem percurso entre 90km a 140km...
Esse ano quem chega em 1º dentre os 150 que participam, ganha uma viagem a BH para competir contra os vencedores das outras etapas... e o vencedor dessa ultima prova ganha um Palio Economy 0km
Tem que ser universitário... a inscrição são 4 latas de leite em pó... o carro será adesivado.
Largada as 09:30...
... quase no fim as 13:00
São algumas fotos oficiais do meu carro!
ahhahaha
abs.