Consumo do meu Tjet
Re: Consumo do meu Tjet
Guilherme, o carro tem memória e com isso ele "grava" o tipo de gasolina (alto rendimento ou não). A podium é e sempre foi a melhor de todas. Além do consumo ser melhor o rendimento é totalmente perceptível. É a mais cara mas é a melhor. Só ando de Podium o tempo todo.
Abraço
Abraço
Ex T-JET Branco
Ex Cerato Branco Top
Atual T-JET Vermelho 13/13. Ñ aguentei e voltei!!!!
Unichip - 210cv
Ex Cerato Branco Top
Atual T-JET Vermelho 13/13. Ñ aguentei e voltei!!!!
Unichip - 210cv
- Motorista de Auto Escola
Meu T-Jet no trânsito urbano: nos primeiros 1000km mal fazia 10 km/l. Dos 1000 até os 8mil ~ 9mil km fazia entre 10 e 11 km/l. Sempre na Podium.
Então fiz uma viagem para a praia, onde rodei 3mil km ao todo (não tem podium na estarda, então usei Supra e V-Power) e o carro voltou para Brasília, já com 13mil km rodados, fez, num trajeto na manha e linha reta, incríveis 17 km/l. Bati foto, filmei e etc para comprovar.
Voltei a rodar com Podium para limpar o motor.
Aproveitando o tópico, não encontrei uma fonte, com explicação técnica, se o nosso querido T-Jet tem alteração na taxa de compressão quando a turbina entra, que aproveite a octanagem maior que a Podium oferece.
Se isso não ocorre, vai perder o sentido usar a Podium a partir deste ano, com a resolução que obriga as gasolinas reduzirem o teor de enxofre a 50 ppm, praticamente o mesmo da Podium, que é de 30 ppm.
Então fiz uma viagem para a praia, onde rodei 3mil km ao todo (não tem podium na estarda, então usei Supra e V-Power) e o carro voltou para Brasília, já com 13mil km rodados, fez, num trajeto na manha e linha reta, incríveis 17 km/l. Bati foto, filmei e etc para comprovar.
Voltei a rodar com Podium para limpar o motor.
Aproveitando o tópico, não encontrei uma fonte, com explicação técnica, se o nosso querido T-Jet tem alteração na taxa de compressão quando a turbina entra, que aproveite a octanagem maior que a Podium oferece.
Se isso não ocorre, vai perder o sentido usar a Podium a partir deste ano, com a resolução que obriga as gasolinas reduzirem o teor de enxofre a 50 ppm, praticamente o mesmo da Podium, que é de 30 ppm.
- Piloto de Autorama
O lance em cidades é abusar do cuttoff, em meu elx voltando do serviço em um trajeto de 19km já fiz o consumo de 21km/l, pra quem duvidar tirei foto.
- Motorista de Auto Escola
10.5 na cidade obedecendo a risca as sugestões do modo Autonomia. Pouca gente percebe que dentro de uma certa rotação e velocidade o turbo é mais econômico que o aspirado devido a queima limpa de combustível pela mistura AR mais densa.
Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk
Enviado de meu GT-I9500 usando Tapatalk
marciomuzzi escreveu:Aproveitando o tópico, não encontrei uma fonte, com explicação técnica, se o nosso querido T-Jet tem alteração na taxa de compressão quando a turbina entra, que aproveite a octanagem maior que a Podium oferece.
Caro Marcio, não há variação na taxa de compressão do motor, ou mesmo na pressão do turbo, ao se usar a Podium. Mas ela faz diferença, sim...

Ocorre que os motores de alto rendimento como o T-Jet são otimizados para rodar com gasolina de alta octanagem; eles podem rodar com gasolina comum, sem problema, mas os sensores anti-detonação nos cilindros vão identificar uma pré ignição, e automaticamente vão atrasar o ponto de ignição (a faísca das velas), fazendo com que o carro perca um pouco de rendimento. Além disso, a queima do combustível nesse caso não é tão eficiente, o que propicia acúmulo de resíduos e carbonização das válvulas.

Dessa forma, a Podium favorece o desempenho (porque ela suporta melhor a compressão sem pré-detonar), favorece a economia (queima mais eficiente do combustível) e favorece a durabilidade do motor (menor carbonização, menos resíduos, etc). A redução do teor de enxofre na gasolina comum é uma ótima notícia, mas a Podium continua apresentando todas essas outras vantagens.

É uma gasolina cara, de fato, mas na minha opinião vale a pena, principalmente quando se roda pouco com o carro e a diferença de $ não chega a ser expressiva, como é o meu caso. Meu T-Jet NUNCA foi abastecido com nada diferente de gasolina Podium, e o bichinho é uma beleza: anda muito bem, gasta relativamente pouco, gira liso, sobe de giro macio, é só alegria!

Abraços!
Leandro
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=57&t=24739
PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA

PUNTO T-JET 2012/2013 BRANCO BANCHISA +SKY DOME +AR DIGITAL +ALARME DE FÁBRICA