Projeto de caixa fibra de vidro para grave (sub DUB 200RMS)

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Re: Projeto de caixa fibra de vidro para grave (sub DUB 200RMS)

por mrferrari23 » Qua Fev 24, 2010 9:13 am

Pessoal,
Acho que haverá necessidade de passar massa plástica por dentro para deixa-la mais firme.
O que vcs acham?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por felipe.mm » Qua Fev 24, 2010 6:58 pm

Sempre bom deixar a caixa de fibra bem firme, ha mtas formas de fazer isso..

Ja vi mtos colocarem fita vedacit para ajudar na acustica e na firmeza da caixa.. Agora massa tbm serve, procure por opçoes na internet e veja qual eh mais viavel para vc, ou mais barata, sei la... Ficando atento ao volume final aproximado, tudo dara certinho!! ;)
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por mrferrari23 » Qua Fev 24, 2010 11:56 pm

Felipe,
Nossa conversa esta sendo muito produtiva. Gostaria de uma opinião sua, talvez até um favor (rsrs) de voce verificar um material que absorva os impactos em caixas de fibra. Sempre utilizei massa plástica. Nesta minha caixa, gastei mais de 150 reais somente com fibra e resina, ou seja, ela está com no minimo 4 camadas. Ela está muito reforcada, porém como já sabe, atualizei meu sub de 200 RMS para um de 350 rms (upgrade). Fita vedacid é uma boa pedida, porém deve ser cara e pesada tbm. Gostaria de um material mais leve e tbm barato. Procurarei sobre isso na internet. Se puder procurar tbm ou se vc souber algo sobre o assunto, me ajudará bastante.

Obrigado. :-D
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por felipe.mm » Qui Fev 25, 2010 2:04 am

mrferrari23 escreveu:Felipe,
Nossa conversa esta sendo muito produtiva. Gostaria de uma opinião sua, talvez até um favor (rsrs) de voce verificar um material que absorva os impactos em caixas de fibra. Sempre utilizei massa plástica. Nesta minha caixa, gastei mais de 150 reais somente com fibra e resina, ou seja, ela está com no minimo 4 camadas. Ela está muito reforcada, porém como já sabe, atualizei meu sub de 200 RMS para um de 350 rms (upgrade). Fita vedacid é uma boa pedida, porém deve ser cara e pesada tbm. Gostaria de um material mais leve e tbm barato. Procurarei sobre isso na internet. Se puder procurar tbm ou se vc souber algo sobre o assunto, me ajudará bastante.

Obrigado. :-D

Numa parte de um artigo da autosom que fala sobre montagem da caixa tem alguns exemplos que podem servir de ideia para voce:

"(...)
- Reforço: Para funcionamento adequado, as paredes da caixa acústica devem ser rígidas não devendo vibrar devido às altas pressões internas geradas pelo alto-falante O uso de materiais antiruídos e reforços internos unindo painéis opostos ajudam a manter a boa estrutura da caixa. Assim a caixa acústica final deve ser extremamente sólida para não vibrar, assim melhora-se o rendimento do conjunto caixa/falante
- Madeira: Recomenda-se utilizar aglomerado de média densidade (MDF, uma madeira que parece ser feito de pó de madeira prenssado com ótima resistencia) ou madeira aglomerada ou compensada com espessura mínima de 15mm. Uma caixa ideal deve ser construída com material que tenha bons níveis de absorção, amortecimento e isolamento acústicos. Caixas moldadas em fibra de vidro ou qualquer outro tipo de resina, além da falta de amortecimento, elas vibram com mais facilidade diminuindo o rendimento do conjunto.
- Vedação: A vedação da caixa é um dos ítens mais comprometedores para um bom funcionamento da caixa acústica. Para que isso possa ser evitado, deve-se utilizar silicone nos cantos onde possam existir vazamentos. As juntas devem ser colocadas e aparafusadas e deve-se aplicar internamente um filete de borracha de silicone para obter perfeita vedação. Deve-se também utilizar massa de calafetar ou guarnição de espuma de borracha entre o alto-falante e a caixa acústica para evitar vazamentos de ar.
- Forração interna: Tem como objetivo minimizar reflexões internas do som e ressonâncias, pois estes aumentam o fator de amortecimento da caixa, ela deve ser totalmente revestida em seu interior com lã de vidro de baixa densidade ou espuma de poliéster ou lã de poliéster."

Apesar de que ainda acho que a fita vedacit seja mais barato, agora em termos de acustica soh sei que muitos instaladores usam areia ou uma mistura de materiais para deixar a caixa mais disproporcional, evitando assim ondas estacionarias..

de uma procurada nesse link tambem:
http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=207

abs ;P
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por mrferrari23 » Qui Fev 25, 2010 7:49 am

Obrigado Felipe.

Minha caixa está muito desproporcional, demais da conta, rsrs.
Dê uma olhada nas fotos.

Irei dar uma olha na estrutura do vedacit.

Valeu.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mrferrari23 » Ter Mar 09, 2010 11:33 am

Bom dia a todos,

Só para deixar todos do forum atualizado, meu sub agora é um bomber upgrade 350 rms. Já trabalhei com esses subs e acho muito bom o grave.
O crossover da boss bx-455 estará chegando hoje.

Meu modulo da corzus (xr4100) irei vender porque é uma porcaria. Comprei um taramps (sd 200) para os Kits selenium e testei no meu alto falante, rendeu muito mais do que o corzus, corzus tem muita distorção.

Irei vender o modulo corzus no Mercado Livre. Comprei no lugar dele um Hbuster 2300 (700Rms). Vi em outro forum alguns testes desse modulo e o mesmo gerou aprox. 500 RMS, que já esta bom para um falante de 350 Max.

Enfim.
Quando terminar o projeto, postarei mais fotos. Sei que está um pouco confuso meu projeto, mas, finalizando, irão entender ao certo:

Irei atualizar meu set:
CD-player sony 47gtx
Modulo HBM 2300 (2300)
Modulo taramps digital sd 200
Sub woofer bomber upgrade 350 rms 4ohms
2 pares do Kit two way selenium

Se quiserem tecer algum comentário sobre o projeto, fiquem a vontade.
Obrigado

Abraços
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Anterior