Barulho ao ligar o som
Barulho ao ligar o som
Boa noite pessoal! Já li, reli, reli, reli... rs vários tópicos a respeito do tal barulho "tum" ao ligar/desligar o nosso som original quando se tem algum set (falantes/sub + módulo). Vou explicar o meu problema:
Montei um set básico aproveitando meus comandos do volante + player original + kit Blue & Me. (Coloquei 1 subwoofer Questo Audio de 10'', 2 kits duas vias e um amplificador Soundigital 400 4.D). Liguei cada par de 2 vias nas saídas do módulo e o sub liguei no bridge. O som ficou perfeito ao meu gosto!
Pois bem: O maldito problema é quando eu DOU PARTIDA no carro. Como sabemos, ao virar o PÓS CHAVE, o amplificador já liga, mesmo sem o player estar ligado de fato. Então, ao bater na ignição (ligar o carro) dá um "TUUUUUM" horroroso e estou com medo de queimar minha saída do player e/ou amplificador. O barulho "TUM" também acontece quando desligo o player (esse não me incomoda tanto). Isso não aconteceria se o módulo não fosse acionado sem o som estar ligado... mas como já vi aqui que isso é impossível, quando se liga o carro a tensão despenca, as luzes do rádio apagam e depois a tensão volta com tudo, dando esse terrível ruído.
Alguém aí sabe como posso solucionar pelo menos o TUM quando eu ligo o carro? Já testei aquele filtro antiruído JFA, mas não mudou absolutamente nada.
Só quero acabar com esse barulho ao ligar meu carro... o TUM ao desligar o player eu não me importo.
A única "solução" que estou vendo até o momento seria ligar um botão liga/desliga direto no fio remote do player (não gostaria de fazer essa "gambiarra").
Carro: Punto Essence 1.6 16V 2010/2011
Som original com saída RCA
Obrigado!
Montei um set básico aproveitando meus comandos do volante + player original + kit Blue & Me. (Coloquei 1 subwoofer Questo Audio de 10'', 2 kits duas vias e um amplificador Soundigital 400 4.D). Liguei cada par de 2 vias nas saídas do módulo e o sub liguei no bridge. O som ficou perfeito ao meu gosto!
Pois bem: O maldito problema é quando eu DOU PARTIDA no carro. Como sabemos, ao virar o PÓS CHAVE, o amplificador já liga, mesmo sem o player estar ligado de fato. Então, ao bater na ignição (ligar o carro) dá um "TUUUUUM" horroroso e estou com medo de queimar minha saída do player e/ou amplificador. O barulho "TUM" também acontece quando desligo o player (esse não me incomoda tanto). Isso não aconteceria se o módulo não fosse acionado sem o som estar ligado... mas como já vi aqui que isso é impossível, quando se liga o carro a tensão despenca, as luzes do rádio apagam e depois a tensão volta com tudo, dando esse terrível ruído.
Alguém aí sabe como posso solucionar pelo menos o TUM quando eu ligo o carro? Já testei aquele filtro antiruído JFA, mas não mudou absolutamente nada.
Só quero acabar com esse barulho ao ligar meu carro... o TUM ao desligar o player eu não me importo.
A única "solução" que estou vendo até o momento seria ligar um botão liga/desliga direto no fio remote do player (não gostaria de fazer essa "gambiarra").
Carro: Punto Essence 1.6 16V 2010/2011
Som original com saída RCA
Obrigado!
- Piloto de Atari
Re: Barulho ao ligar o som
pitiac escreveu:Isso não aconteceria se o módulo não fosse acionado sem o som estar ligado... mas como já vi aqui que isso é impossível, quando se liga o carro a tensão despenca, as luzes do rádio apagam e depois a tensão volta com tudo, dando esse terrível ruído.
Não é a tensão que "despenca" ao ligar o carro e sim a chave de partida é que comuta para desligar o rádio e a tomada de 12v (GPS, Celular, etc.) para que os transientes gerados pelo motor de partida não danifiquem esses equipamentos. Portanto não ligue direto!
Para que o amplificador ligue depois que o som (rádio) esta ligado basta fazer um circuito de retardo de tempo (uns 3 segundos) para ligar o amplificador.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Acompanhando.
Terminei de comprar as coisas e agora só instalar.
Terminei de comprar as coisas e agora só instalar.
- Piloto de Autorama
Concordo com o Scorpio. O modulo só liga ao ligar o radio, entao tire a opcao do radio ligar junto com a ignição.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Mas o que seria esse circuito de retardo? No meu caso, sempre que giro a chave o módulo já liga, mesmo sem ligar o som entendeu?
Ex: PÓS CHAVE
Módulo liga automaticamente (sem ligar rádio)
Se desligo o rádio, o módulo não desliga.
SEM SER PÓS CHAVE
Ligo o som = módulo liga
Desligo o som = módulo desliga
Resumindo: O funcionamento está normal com o carro sem ser no pós chave. Porém, no PÓS CHAVE o módulo SEMPRE está em funcionamento. O que faço? O instalador disse que a energização do rádio não tem como "separar" do Pós Chave.
Ex: PÓS CHAVE
Módulo liga automaticamente (sem ligar rádio)
Se desligo o rádio, o módulo não desliga.
SEM SER PÓS CHAVE
Ligo o som = módulo liga
Desligo o som = módulo desliga
Resumindo: O funcionamento está normal com o carro sem ser no pós chave. Porém, no PÓS CHAVE o módulo SEMPRE está em funcionamento. O que faço? O instalador disse que a energização do rádio não tem como "separar" do Pós Chave.
- Piloto de Atari
Já desativei o "Auto Switch", que é a opção do rádio ligar junto com a ignição. O problema é que mesmo assim o fio remote do rádio é energizado (o rádio está desligado, mas com as luzes do display acesas). Parece que deve ser alguma coisa com relação ao Blue & Me... sei lá!
- Piloto de Atari
pitiac escreveu:Mas o que seria esse circuito de retardo? No meu caso, sempre que giro a chave o módulo já liga, mesmo sem ligar o som entendeu?
É um circuito simples que quando você ligar o rádio vai retardar (uns 3 segundos) a energização (ligação) do módulo amplificador e assim evitar o "tummm" nos auto-falantes.
Neste caso o módulo somente irá ligar após o rádio ser ligado o que ao meu ver é o correto.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
tem outra receitinha básica também e baratinha :
1. identifique o fio positivo que vai até o amplificador;
2. corte-o;
3 compre uma daquelas chaves tipo "aviação"
4. prenda-a em um local de fácil acesso sob o painel;
5. ligue os extremos cortados da fiação nessa chave e voilá: adeus TUMMM

1. identifique o fio positivo que vai até o amplificador;
2. corte-o;
3 compre uma daquelas chaves tipo "aviação"
4. prenda-a em um local de fácil acesso sob o painel;
5. ligue os extremos cortados da fiação nessa chave e voilá: adeus TUMMM

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Scorpio, como faria esse esquema de retardar (3 segundos)? Teria como você me explicar melhor isso?
- Piloto de Atari
Pitiac, você precisa de um "delay turn on circuit" na net você encontrará diversos exemplos com CI ou transistores.
Esse circuito é colocado entre a alimentação (+) do módulo e o módulo; sendo o circuito comandado pelo (+) chaveado do rádio, o circuito faz o papel da chave manual que o Shadows citou acima.
Qualquer técnico eletrônico de nível médio pode fazer essa adaptação relativamente simples.
Esse circuito é colocado entre a alimentação (+) do módulo e o módulo; sendo o circuito comandado pelo (+) chaveado do rádio, o circuito faz o papel da chave manual que o Shadows citou acima.
Qualquer técnico eletrônico de nível médio pode fazer essa adaptação relativamente simples.