Receptor Bluetooth na entrada Auxiliar

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Receptor Bluetooth na entrada Auxiliar

por HSamuel » Dom Jun 22, 2014 5:14 pm

Boa tarde galera,

Tenho um Punto HLX 1.8, 2008, com comando de rádio no volante, porém, sem o sistema Blue&Me. Queria colocar um esquema de bluetooth no carro para ouvir as músicas direto do meu smartphone. Procurei na internet, inclusive aqui no fórum e não achei nada parecido. Encontrei apenas como ligar o auxiliar do rádio com o cabo conectado diretamente no smartphone. Por isso decidi postar a solução que encontrei.

- Existem no mercado receptores de músicas por bluetooth. O que estou usando é um da DMZ Music:

Imagem

Esses receptores possuem uma entrada USB apenas para alimentação do aparelho (5V) e uma saída de áudio através de um conector P2.

- Utilizei o próprio cabo que acompanha o receptor bluetooth, cortei uma das pontas e coloquei terminais Faston fêmeas. Esses terminais existem em diferentes tamanhos. Não sei dizer ao certo a medida dos terminais que utilizei, mas são os menores disponíveis no mercado. Aqui em Belo Horizonte também são conhecidos como terminais "mosquito". Alguns já são isolados. Como não encontrei desses com isolamento, passei fita isolante em volta dos terminais:

Imagem

- Como já foi dito, o receptor bluetooth funciona com 5V e a bateria do carro fornece 12V. Por esse motivo, precisei fazer um regulador de tensão. Também é possível utilizar o circuito de um carregador de celular veicular:

Imagem

- Com isso, a tensão da bateria (12V), que será provida pelo próprio rádio, é ligada no conector KRE02 (conector azul) e no conector USB saíra 5V, onde será ligado o receptor bluetooth:

Imagem

Para o cabo de alimentação do circuito, em uma das pontas utilizei os mesmos terminais Faston já descritos anteriormente.

- Segue esquema de ligação dos cabos (Áudio e Alimentação) nos pinos do rádio:

Imagem

Imagem

- Quando tiramos o rádio, podemos ver uma chapa com dois furos. O circuito foi parafusado por trás dessa chapa:

Imagem

Imagem

- O sistema está funcionando perfeitamente, sem travamentos, conexão instantânea, e o som sai com uma qualidade realmente impressionante. Como podem ver não ficam cabos saindo pra fora do painel, não é preciso furar nenhuma parte do painel nem nada disso. Se o bluetooth do smartphone já estiver ativado, ao entrar e ligar o rádio ou ligar o carro a conexão já é feita automaticamente.

- Quando alguém te liga, o som do smartphone chamando também sai nos alto-falantes do veículo, porém, quando a pessoa fala, começa a dar eco. Ainda não resolvi esse problema, mas como a ideia inicial era utilizar o bluetooth apenas para músicas, já estou 100% satisfeito.

Se alguém tiver alguma dúvida estou à disposição para ajudar...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Receptor Bluetooth na entrada Auxiliar

por HSamuel » Seg Jun 23, 2014 5:46 am

Pessoal, no cabo de áudio, para descobrir qual fio é o terra, canal direito e canal esquerdo basta seguir esse diagrama:

Imagem

Com um multímetro na escala de continuidade é possível determinar os fios.

Obs.: Não me responsabilizo por quaisquer danos. Apenas estou mostrando a forma que eu fiz e obtive sucesso.

Até a próxima...!!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por AntonioBastos93 » Seg Jun 23, 2014 5:53 am

Mto bom msm, parabens Samuel!
Punto ELX 1.4/xenon 8000k/rodas 17" linea absolute/suspensão preparada #FIXA! / 2 oversound 18" st800 + 2 d250x + Stetsom 3k3 + Stetsom 400.4
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mvdiego » Sex Jul 11, 2014 8:13 pm

Sameul, no meu punto já tem a conexão usb, mas não tem a entrada auxiliar pra conectar um aparelhinho desses.
Tu tens alguma dica do que eu posso fazer ?
Valeu.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por HSamuel » Qui Jul 17, 2014 4:33 pm

Boa tarde mvdiego. É preciso ter entrada auxiliar. Atrás do seu rádio não tem nem os pinos pra ligar o auxiliar? Se tiver basta ligar o Receptor no USB (apenas para alimentação) e fazer um cabo de áudio para ligar o auxiliar no Receptor. Nesse caso não precisaria fazer o cabo de alimentação e nem o circuito regulador de tensão. Qual modelo do rádio? Vou tentar pensar em alguma coisa...

Não sei se existe algum receptor bluetooth que passe os dados tb por USB. Todos que eu vi precisa do cabo de áudio para o auxiliar. Vou pesquisar sobre isso também. Abraço!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por qsboy » Qua Jul 23, 2014 3:53 pm

Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por HSamuel » Qui Jul 31, 2014 12:56 pm

qsboy, é o mesmo receptor!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por mogle » Qui Ago 07, 2014 8:20 pm

Quem ja tem entrada usb nao presisa do p2 é so usar este aki http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -carro-_JM
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por donadussi » Qui Ago 07, 2014 8:53 pm

Pessoal, posso atender telefonemas conectando o celular por Bluetooth pela entrada auxiliar ou usb?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Felipe.fs » Ter Jan 27, 2015 5:25 pm

mogle não façam isso! Comprei esse aí que não precisa de entrada p2 e não funciona! o som do punto não reconhece. :cry:
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo