Voltagem Alimentação USB

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Re: Voltagem Alimentação USB

por Thiago » Ter Set 22, 2009 9:22 am

nao há padrao de potencia para porta usb nao, apenas de tensao (5V)! na dealextreme.com por exemplo existem hubs usb que suportam diferentes potencias de saida por porta normalmente é especificado em A (amperes, a potencia seria 5V x ?A).. se exceder em pouco pode nao estragar na hora, mas vai aquecer bem mais e com o tempo pode danificar.. eu evitaria.. melhor puxar um gato dos 12v do carro e converter pra 5v pra alimentar o hd, com certeza a fonte aguenta
Punto Sporting Vermelho Modena
V.E.T. / P. Anti-Furto / Blue&Me
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima
Piloto de Kart de feriado

por Takinarios » Ter Set 22, 2009 7:22 pm

Mas USB aguenta o hd, senao aguentasse ela nao carregaria um ipod que contem um hd dentro >.<
A saida usb de computadores que eh padrao (as da mobo, hub nao conta >.<), as demais existem varias diferencas de amperagem.
Velha Guarda
Velha Guarda

por chuckCK » Qua Set 23, 2009 8:38 am

USB não é só um plugue.

USB é um padrão de comunicação entre computadores e periféricos que é alimentado a 5V, permitindo que alguns equipamentos dispensem alimentação própria (mouses e teclados, por exemplo), e que outros sejam carregados pela porta USB (ex.: iPod).

The USB 1.x and 2.0 specifications provide a 5 V supply on a single wire from which connected USB devices may draw power. The specification provides for no more than 5.25 V and no less than 4.75 V (5 V±5%) between the positive and negative bus power lines. For USB 2.0 the voltage supplied by low-powered hub ports is 4.4 V to 5.25 V.[29]

A unit load is defined as 100 mA in USB 2.0, and was raised to 150 mA in USB 3.0. A maximum of 5 unit loads (500 mA) can be drawn from a port in USB 2.0, which was raised to 6 (900 mA) in USB 3.0.

http://en.wikipedia.org/wiki/Universal_Serial_Bus#Power

Então não é 5V porque o malandro que construiu o equipamento quis assim. É 5V porque o padrão USB exige que seja 5V. Se não for 5V, não é USB. Já pensou se a gente tivesse que ler a etiqueta da voltagem antes de plugar um equipamento?

Ah, e como podem ver, a amperagem máxima é 500mA no padrão USB 2.0 (o mais usado, já que o 3.0 ainda não está em uso). Mas deve ser só nas portas dos computadores, porque realmente alguns carregadores aguentam uma amperagem maior. Tenho uma fonte USB de ligar no acendedor do carro (iLuvi109), que aguenta 1.5A.

Um grande abraço a todos.
Punto T-Jet Preto Vesúvio
Ar-condicionado digital | Blue&MeTM Nav | Kit High Tech | P. Anti-furto

Twitter: @ckloske
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por AraujoJr » Qua Set 23, 2009 8:49 am

socket escreveu:
AraujoJr escreveu:Se o dispositivo é USB é porque ele solicita niveis de corrente que nao excedem o limite suportado pelo padrão...

é um caso muito diferente da tomada de 12V....na tomada a unica proteção é o fusivel, num dispositivo USB, se ele é padrão USB, é porque tem o plug e o dimensionamento do cabo padrão, e existem limitadores que garantem que a corrente máxima suportada pelo padrao nao seja utrapassada, até porque o dispositivo nao tem potência suficiente pra isso..............porque se tivesse jeito de vc queimar a porta USB por causa de excesso de potencia, o plug nao seria USB, seria uma tomada industrial !!!!!!!!!!!!!!

entao o unico risco que se corre é do HD nao funcionar, caso ele precise de mais potencia, seja uma fonte qq ou outra USB...

Então me explique aquele caso em que você liga um adaptador na TOMADA (110v ou 220v) e ele tem SAÍDA USB pra "alimentar" iPod e etc?
Onde muitas vezes não aguenta usar aparelhos nenhuns... (sei que é um transformador... mas...)
Vai me dizer que é "padrão" USB tb? Imagino que saiam os tais 5v... mas estão dentro do padrão de corrente e tensão? Hum... desconfio!

Eu vejo USB apenas como um plug...
Você vai em eletrônica, compra, solda e pronto!
Quantos volts vão estar ali... depende da sua aplicação... (do circuito que você projetou)...

chuckCK escreveu:USB não é só um plugue.

USB é um padrão de comunicação entre computadores e periféricos que é alimentado a 5V, permitindo que alguns equipamentos dispensem alimentação própria (mouses e teclados, por exemplo), e que outros sejam carregados pela porta USB (ex.: iPod).

The USB 1.x and 2.0 specifications provide a 5 V supply on a single wire from which connected USB devices may draw power. The specification provides for no more than 5.25 V and no less than 4.75 V (5 V±5%) between the positive and negative bus power lines. For USB 2.0 the voltage supplied by low-powered hub ports is 4.4 V to 5.25 V.[29]

A unit load is defined as 100 mA in USB 2.0, and was raised to 150 mA in USB 3.0. A maximum of 5 unit loads (500 mA) can be drawn from a port in USB 2.0, which was raised to 6 (900 mA) in USB 3.0.

http://en.wikipedia.org/wiki/Universal_Serial_Bus#Power

Então não é 5V porque o malandro que construiu o equipamento quis assim. É 5V porque o padrão USB exige que seja 5V. Se não for 5V, não é USB. Já pensou se a gente tivesse que ler a etiqueta da voltagem antes de plugar um equipamento?

Ah, e como podem ver, a amperagem máxima é 500mA no padrão USB 2.0 (o mais usado, já que o 3.0 ainda não está em uso).

Um grande abraço a todos.

Como eu ia responder, mas nosso amigo aqui ja respondeu, USB nao é sou um plugue...é um padrão normatizado mundialmente, assim como os mais antigos RS232, RS485, etc...
É claro que em carregadores piratas o padrao pode nao ser respeitado, e nesse caso sim, o USB seja somente um plugue...mas aí é que esta o perigo e o porque dos fabricantes sempre dizerem para nós nao usarmos esses carregadores, pois corremos o risco de queimar o dispositivo....mas em carregadores ou conexões USB que respeitam o padrão, nao existe risco.
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por Romano » Qua Set 23, 2009 11:58 am

Opa dá pra ligar tranquilamente um HD ali.

Eu usava em um Pionner um HD de notebook com gaveta. O interface tinha 2 USB's, que eu só utilizava para gravar os arquivos, qdo colocava no radio, só para leitura, eu utilizava um só e nao tive probemas.

Instlei o HD dentro do porta-luva, com "amortecimento" e nunca tive problemas...

Caso alguem se interesse consigo HD com a gaveta bem barato.

falouuu
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por AraujoJr » Qua Set 23, 2009 12:04 pm

Romano escreveu:Opa dá pra ligar tranquilamente um HD ali.

Eu usava em um Pionner um HD de notebook com gaveta. O interface tinha 2 USB's, que eu só utilizava para gravar os arquivos, qdo colocava no radio, só para leitura, eu utilizava um só e nao tive probemas.

Instlei o HD dentro do porta-luva, com "amortecimento" e nunca tive problemas...

Caso alguem se interesse consigo HD com a gaveta bem barato.

falouuu

e no B&M, vc nunca usou??
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por Romano » Qua Set 23, 2009 1:45 pm

Cara nunca usei, mas acho que por utilizar USB tbm não teria problemas.

Meu Punto não tem B&M :(
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por AraujoJr » Qua Set 23, 2009 2:26 pm

sorte sua....pq esse media player de fabrica é muito ruim....hahaha
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por jaydee_ro » Qua Set 30, 2009 10:50 am

É ruim mesmo...

E na brincadeira eu QUEIMEI o meu, huahuahuahuahua

O lance não é a tensão... é a corrente...

Acabei dando mais corrente mais q a porta comporta... resultado... torrou.

Tow vendo pra consertar... trocar não rola (3000,00 na concessionária).

Mas acho q vou aproveitar e troca por um 2DIN de vez...
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por Thiago » Qua Set 30, 2009 1:15 pm

q osso hein jaydee.. dependendo do que queimou é possivel trocar os componentes.. voce pode tambem procurar algum punto que deu pt e comprar a central.. ou ainda de alguem que desativou o b&me pra usar dvd

como eu havia falado galera, se consumir mais energia que a porta pode fornecer ela pode queimar.. fica o alerta a todos
Punto Sporting Vermelho Modena
V.E.T. / P. Anti-Furto / Blue&Me
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima

AnteriorPróximo