HD para usar no Blue&ME

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Re: HD para usar no Blue&ME

por peachjam » Sáb Ago 21, 2010 8:59 pm

Galera, o lance é o seguinte. Eu tinha um astra, antes de pegar o Punto, e fiz um dock para HD externo nele.
Passei por algumas dessas dificulades que vcs passaram, mas a solução é bem simples:

Primeiro, a trepidação do carro é irrelevante. Digo isso pq rodei mais de 1 ano com o HD plugado no carro e nunca tive problemas de leitura/gravação de dados.

ALgumas coisas tem q ser feitas pra possibilitar isso. A primeira coisa é certificar que sua unidade possa LER o HD, portanto é necessário que ele seja formatado em FAT ou FAT32. Partições funcionam, como foi dito anteriormente. Eu tinha um Seagate de 120gb e usava 20GB em FAT32, e 100GB em NTFS.
A segunda coisa, e mais importante é a alimentação elétrica pro HD funcionar. A maioria dos HD's funciona com alimentação via USB, porém uma USB 2.0 é necessária.
A interface de grande maioria (inclusive do player original) é 1.1, portanto, não vai fornecer a alimentação necessária.
O que eu fiz pra funcionar:

Um dos cabos usb que veio junto com meu HD tinha 2 pontas pra ligar no computador. Uma delas transmitia dados e a outra servia EXCLUSIVAMENTE pra alimentação elétrica, com as pernas de terra e +5v.
Peguei esse cabo, e usando um antigo carregador USB veicular, fiz a ligação da alimentação do carregador no cabo do HD e liguei nos 12V que vêm do rádio, fazendo uma pequena caixinha com a placa de circuito, tudo embutido dentro do painel.

Ou seja, o carregador fornece ao HD a energia necessária pro funcionamento e dessa maneira a unidade (player do carro) consegue ler o HD sem problemas.

Se alguém precisar de explicação mais detalhada, pode pedir... faço meio que um HOW-TO pra tentar ser mais claro na explicação.

Abraços.
Vendo produtos Abarth p/ Punto. CLIQUE AQUI!
Imagem
http://once-upon.tumblr.com/
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Urian Trevor » Qua Ago 25, 2010 10:22 pm

peachjam escreveu:Galera, o lance é o seguinte. Eu tinha um astra, antes de pegar o Punto, e fiz um dock para HD externo nele.
Passei por algumas dessas dificulades que vcs passaram, mas a solução é bem simples:

Primeiro, a trepidação do carro é irrelevante. Digo isso pq rodei mais de 1 ano com o HD plugado no carro e nunca tive problemas de leitura/gravação de dados.

ALgumas coisas tem q ser feitas pra possibilitar isso. A primeira coisa é certificar que sua unidade possa LER o HD, portanto é necessário que ele seja formatado em FAT ou FAT32. Partições funcionam, como foi dito anteriormente. Eu tinha um Seagate de 120gb e usava 20GB em FAT32, e 100GB em NTFS.
A segunda coisa, e mais importante é a alimentação elétrica pro HD funcionar. A maioria dos HD's funciona com alimentação via USB, porém uma USB 2.0 é necessária.
A interface de grande maioria (inclusive do player original) é 1.1, portanto, não vai fornecer a alimentação necessária.

Um dos cabos usb que veio junto com meu HD tinha 2 pontas pra ligar no computador. Uma delas transmitia dados e a outra servia EXCLUSIVAMENTE pra alimentação elétrica, com as pernas de terra e +5v.
Peguei esse cabo, e usando um antigo carregador USB veicular, fiz a ligação da alimentação do carregador no cabo do HD e liguei nos 12V que vêm do rádio, fazendo uma pequena caixinha com a placa de circuito, tudo embutido dentro do painel.

Ou seja, o carregador fornece ao HD a energia necessária pro funcionamento e dessa maneira a unidade (player do carro) consegue ler o HD sem problemas.

Se alguém precisar de explicação mais detalhada, pode pedir... faço meio que um HOW-TO pra tentar ser mais claro na explicação.

Abraços.

O meu hd externo chega a funciona rum pouco..será que ele para por causa da energia? pra mim nem iria funcionar se a energia não fosse suficiente.
O meu cabo é só uma ponta...vou arruma rum de dua pra testar.
Punto HLX Vulcan , VET, Ar Digital, Convergence, Sensor de Estacionamento.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por peachjam » Qua Ago 25, 2010 11:41 pm

Urian Trevor escreveu:O meu hd externo chega a funciona rum pouco..será que ele para por causa da energia? pra mim nem iria funcionar se a energia não fosse suficiente.

quando eu liguei o meu pela primeira vez, sem a energia, ele funcionou por alguns segundos e depois parou... ficava "apitando" como se tivesse dando erro e o player apagava, como se houvesse desconectado

a dica q eu dou, pra vc ver se tá funcionando é a seguinte:
pega o cabo de 2 pontas, liga a ponta de dados no player e liga a ponta de energia num laptop...
foi assim que testei pela primeira vez se o HD ia funcionar no carro.

abs.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por cenriqueos » Qui Ago 26, 2010 11:25 am

peachjam escreveu:
Urian Trevor escreveu:O meu hd externo chega a funciona rum pouco..será que ele para por causa da energia? pra mim nem iria funcionar se a energia não fosse suficiente.

quando eu liguei o meu pela primeira vez, sem a energia, ele funcionou por alguns segundos e depois parou... ficava "apitando" como se tivesse dando erro e o player apagava, como se houvesse desconectado

a dica q eu dou, pra vc ver se tá funcionando é a seguinte:
pega o cabo de 2 pontas, liga a ponta de dados no player e liga a ponta de energia num laptop...
foi assim que testei pela primeira vez se o HD ia funcionar no carro.

abs.

Você testou ligando a outra ponto num laptop e funcionou?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por peachjam » Qui Ago 26, 2010 1:00 pm

cenriqueos escreveu:Você testou ligando a outra ponto num laptop e funcionou?

sim. a porta do laptop fornecia a energia extra que o hd precisava pra funcionar.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jaydee_ro » Sex Ago 27, 2010 12:17 pm

peachjam escreveu:Galera, o lance é o seguinte. Eu tinha um astra, antes de pegar o Punto, e fiz um dock para HD externo nele.

Abraços.

Cara, na teoria tá tudo certo e funciona sim... MAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASSSS...

Eu me ferrei feito fazendo a mesma coisa que você... no caso, tem que lembrar que vc tem que direcionar a corrente corretamente...

Eu peguei um HD de note, coloquei em um case (e junto veio o cabo USB em Y), conectei o carregador USB veicular, liguei uma ponta do cabo na entrada USB do B&M, a outra no carregador e depois liguei a outra ponta no HD.....

Onde está o erro nisso tudo??????

Eu liguei o b&m e o carregador ANTES do hd... ou seja, FRITEI o b&m com a corrente!!!!!!!!!! Tem que SEEEEMPRE ligar o HD no carregador e DEPOIS no B&M...

Tem que ter esse cuidado ou senão: 1832,00 em um novo módulo B&M...

:)
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por peachjam » Sex Ago 27, 2010 4:07 pm

Bem, jaydee,
vou te ser bem sincero... não faz a menor diferença ligar o carregador ou o player ou o HD primeiro.

vc tá fazendo uma ligação elétrica, em paralelo... sua tensão continua igual e não há fluxo de corrente pois não há fonte consumidora de corrente ligada.

usei essa configuração por um bom tempo, antes de perder o carro numa enchente e posso te assegurar que nunca tive problemas.
digo isso com certeza pq meu hd tinha um dock, pois a usb do meu player é traseira, então o circuito de alimentação ficava dentro do painel, e ele ficava o tempo todo energizado, com ou sem HD.

abs.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jaydee_ro » Sex Ago 27, 2010 4:55 pm

Então como vc explica o b&m queimado? Eu RETORNEI corrente pro módulo por não ter quem consumisse isso ANTES.

Teoria é boa, mas na prática, queimou.
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por peachjam » Sex Ago 27, 2010 6:19 pm

eu não explico por que não posso ver o equipamento para constatar o que aconteceu exatamente.

agora é IMPOSSÌVEL "retornar" corrente, se é que existe esse tipo de coisa, quando se faz a ligação de forma correta. E quando digo IMPOSSÍVEL, digo, FISICAMENTE impossível

Edit:
esse é o esquema que deve ser feito
Imagem

0 +5v vc tira da saída do carregador usb veicular.
Imagem
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por cidaoopior » Sáb Ago 28, 2010 2:59 am

dica galera poupem os hds e comprem um pen de 32gb ou de 64gb pronto. resolvido o problema!!!
outra coisa a trepidaçao do carro estraga o hd sem duvida e essas alimentaçao externa diminui a vida util...

resumindo nao vale o gasto, economiza no hd mas logo estraga e é obrigado a repor.

com pen drive isso não acontece.

valeu
PUNTO SPORTING 1.8 16V DUALOGIC 2011+Preto Vesúvio+Blue&Me+Kit paraf+Sensor de estac+Skydome+V.E.T+G20
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo