Blue&Me NAV

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Re: Blue&Me NAV

por DinhoAlves » Ter Set 08, 2009 2:19 pm

Acho a iniciativa da FIAT muito boa pois ajuda a mudar o conceito de criação de carros e disponibilidade de acessórios.

MAS, na vida real, acho que o BLUE&ME NAV não tem um custo benefício bom pelo que já falaram: dificuldade nos comandos de inserção e falta de navegação assistida por mapas.

Creio que um sistema de Audio 2din com navegador integrado ficaria mais útil e bem mais fácil na questão da interface com o usuário.

Quem tem CIVIC e Corolla, com mais 2 ou 2,5 k a mais pode comprar um sistema de navegação 2din com DVD integrado... Já vi uns 2 Civis rodando em SP com esse sistema... Flata as montadoras tomarem vergonha e decidirem vender isso como item de série...
Anderson "Dinho" Alves
Administrador >> www.digus.com.br

Carro para passar o tempo: Marea Turbo 2001, 260hp @ 5.908RPM aferidos no Dinamomêtro
Carro para o tempo passar: Punto ELX 1.4 - viewtopic.php?f=23&t=7242
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por liborio.liborio » Ter Set 08, 2009 2:38 pm

não entendi:

como se insere informações (destinos)?
ANTES Punto ELX 1.4
ATUAL GM CRUZE LT com tudo que tenho direito e mais 144 pocotós hehehehe!!!
ATUAL: GM Onix LTZ 1.4 A despesa é minha, mas é a patroa que usa...
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por apmed2000 » Ter Set 08, 2009 6:17 pm

Vc insere através dos comandos no volante ou através do comando de voz. 8)
Mas, como eu escrevi anteriormente, o "X" do problema é carregar o pendrive com os POIs e atualizar os mapas, com os sentidos e as numerações correta das ruas... :(
Abrs.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Takinarios » Ter Set 08, 2009 7:17 pm

So mais meu gps avulso mesmo :P
Velha Guarda
Velha Guarda

por liborio.liborio » Qua Set 09, 2009 8:30 am

vou avaliar na pratica o uso diário quando pegar a caranga...

mas tenho muita resistencia em colocar penduricalhos no carro. além de achar feio, a questão de ficar retirando e colocando toda hora é f*d@!
ademais, muitos vagaba já sabem se houver a haste fixada no vidro é possivel que o GPS esteja no porta luvas.... aí, só a duvida que ficamos, já é estressante!

considerando isso, penso que o "maior trabalho" que terei (ainda com ressalvas, visto que não conheço o sistema) pode ser compensado em não dependedurar nada carro...

falo isso considerando o próprio blue&me. tem horas que é mais fácil pegar o telefone e discar o número ou procurar a agenda no próprio aparelho. Mas considerando o risco multa, continuo insistindo nos botoes...

quando comecar a usar vou postar aqui minhas impressões...

abraço a todos...

liborio.
ANTES Punto ELX 1.4
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por apmed2000 » Qua Set 09, 2009 9:03 am

liborio.liborio escreveu:vou avaliar na pratica o uso diário quando pegar a caranga...
falo isso considerando o próprio blue&me. tem horas que é mais fácil pegar o telefone e discar o número ou procurar a agenda no próprio aparelho. Mas considerando o risco multa, continuo insistindo nos botoes...
liborio.

O NAV é do mesmo jeito, tem que ter paciência p/ usar, e existe muitas falhas nas direções e numerações das ruas... :cry:
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por jaydee_ro » Qui Set 10, 2009 12:43 pm

liborio.liborio escreveu:
jaydee_ro escreveu:Vou dar uma olhada nessa Info, Marcio :)

Realmente deve ser um saco inserir endereços no NAV pelo volante... E ficar trocando o pen drive do GPS pelo de música toda hora... nada a ver... Que tivesse 2 slots USB ou memória interna então....

jaydee_ro,

o linea que comprei vai vir com essa parada. pelo que entendi, posso inserir no mesmo pen drive musicas e o mapa.

ou não?

liborio.

Pode sim... sossegado...
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por liborio.liborio » Qui Set 10, 2009 4:56 pm

FICO MAIS TRANQUILO.... :) :) :) :) :)
ANTES Punto ELX 1.4
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Tio Ilmo » Qua Set 30, 2009 5:05 pm

Eu sou Nerd por natureza e estou vorazmente usando o Blue&ME Nav do meu Linea. Podem ser colocados Mapas e Músicas no mesmo PenDrive sem problema que funfa legal. Bacana é você poder optar por ouvir as músicas de diversas formas, artistas, álbuns, pastas etc...
Os comandos de voz às vezes deixam a desejar, mas eu nunca esperei que ele fosse um Pavaroti, dá pros gastos!

O GPS tem sido meu maior desafio. Nos testes que fiz de navegação eu dei nota 8. Tirei um por que o nome da minha rua está desatualizado no MAPA e mais um por alguma imprecisão. Quanto a adicionar POIS até agora a nota é zero, rs. Não consegui registrar meus POIs pessoais, mas estou no caminho da solução. Os Mapas pertencem a NavTeq que no seu site diz não ter a opção de adicionar POIs, mas junto com o sistema veio um CD ensinando a colocar novos arquivos de POIS e Mapas. A questão é como criar um arquivo destes sem ter que pagar por eles. Já andei navegando pela Internet e descobri que é preciso criar uma arquivo CSV a partir do Bloco de Notas ou Excel seguindo alguns parâmetros que indicam a Latitude, Longitude e Nome do POI. Fiz alguns testes mas ainda não funfou,rs. Talvez eu esteja omitindo alguma informação na construção do arquivo CSV. É tão fácil fazer isto no meu celular N95 que dá raiva do Blue&Me Nav. Podiam fazer algo mais simples no próprio navegador. Bastaria gravar o ponto de localização do veículo como um POI e pronto. Mas para que simplificar se os caras podem dificultar para cobrar por isto. No site da NavTeq eles têm um monte de coisa pra vender, mas ensinar a fazer isto nem pensar.

Se eu descobrir como fazer ou alguém aqui descobrir primeiro, vamos divulgar pra galera. Estou pensando até em fazer um tutorial se eu conseguir resolver este "desafio", afff!

Vlw

Tio Ilmo
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Tio Ilmo » Qui Out 01, 2009 1:21 pm

Tio Ilmo escreveu:Eu sou Nerd por natureza e estou vorazmente usando o Blue&ME Nav do meu Linea. Podem ser colocados Mapas e Músicas no mesmo PenDrive sem problema que funfa legal. Bacana é você poder optar por ouvir as músicas de diversas formas, artistas, álbuns, pastas etc...
Os comandos de voz às vezes deixam a desejar, mas eu nunca esperei que ele fosse um Pavaroti, dá pros gastos!

O GPS tem sido meu maior desafio. Nos testes que fiz de navegação eu dei nota 8. Tirei um por que o nome da minha rua está desatualizado no MAPA e mais um por alguma imprecisão. Quanto a adicionar POIS até agora a nota é zero, rs. Não consegui registrar meus POIs pessoais, mas estou no caminho da solução. Os Mapas pertencem a NavTeq que no seu site diz não ter a opção de adicionar POIs, mas junto com o sistema veio um CD ensinando a colocar novos arquivos de POIS e Mapas. A questão é como criar um arquivo destes sem ter que pagar por eles. Já andei navegando pela Internet e descobri que é preciso criar uma arquivo CSV a partir do Bloco de Notas ou Excel seguindo alguns parâmetros que indicam a Latitude, Longitude e Nome do POI. Fiz alguns testes mas ainda não funfou,rs. Talvez eu esteja omitindo alguma informação na construção do arquivo CSV. É tão fácil fazer isto no meu celular N95 que dá raiva do Blue&Me Nav. Podiam fazer algo mais simples no próprio navegador. Bastaria gravar o ponto de localização do veículo como um POI e pronto. Mas para que simplificar se os caras podem dificultar para cobrar por isto. No site da NavTeq eles têm um monte de coisa pra vender, mas ensinar a fazer isto nem pensar.

Se eu descobrir como fazer ou alguém aqui descobrir primeiro, vamos divulgar pra galera. Estou pensando até em fazer um tutorial se eu conseguir resolver este "desafio", afff!

Vlw

Tio Ilmo

Finalmente consegui colocar meus POIs Pessoais no Blue&Me Nav. Isto depois de muita pesquisa e achar um programa gratuito deste link http://www.poiedit.com/sites.htm, Eu descobri que o sinal positivo ou negativo da Latitude e Longitude é determinante de acordo com a sua localização no mapa mundial. Aqui em São Paulo creio que por estarmos na região sudeste e sermos da América do Sul, tanto a Latitude como a Longitude são lidas com sinal negativo que representam "S" para Latitude e "O" para Longitude. Simplificando quando montar o arquivo texto que será transformado posteriormente em POIs pelo software do Blue&Me Nav você deve colocar a Latitude e a Longitude com sinal negativo. Eu estava colocando somente a Longitude com sinal negativo e o GPS estava endoidando. O passo seguinte após montar o arquivo texto que deve conter a Latitude a Longitude e o Nome do Ponto de Interesse separados por vírgulas (Isto pode ser feito automaticamente usando o software POIEDIT tomando o cuidado de salvar o arquivo no formato compatível com o seu GPS. Para usar o arquivo no Blue&Me Nav eu salvei o arquivo como Navman Comma Separated(CSV). Esta é apenas uma das diversas opções para salvar sua lista de POIs usando o POIEDITOR. Depois de salvo, este arquivo CSV será usado no software do BLue&ME Nav para adicionar POIs no seu navegador. Você deve colocar o PenDrive da porta USB do seu computador onde estão os Mapas do Blue&Me Nav antes de rodar o programa do CD. Depois é só colocar o PEnDrive de volta no seu veículo e navegar no GPS. Um detalhe interessante do GPS contido no Blue&ME Nav é que ele abre a lista de POIS Pessoais e pergunta se você quer ver os POIs dos arredores ou da cidade escolhida. Esteja certo de responder corretamente do contrário ele não vai encontrar os seus POIs e você pode ficar frustrado como eu fiquei até considerar este pequeno detalhe. É muita coisa para um ser comum descobrir sozinho, mas um Nerd como eu não iria se conformar até descobrir como fazer isto. Se alguém descobrir um jeito mais fácil me ensine, rs. Eu pretendo em breve fazer um Tutorial em Vídeo e colocar no Youtube para facilitar o entendimento dos mais leigos. Depois de fazer o primeiro fica fácil, rs.

Abraços,

Tio Ilmo
Piloto de Atari
Piloto de Atari

AnteriorPróximo