Radio Original pegando mal fm..

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Re: Ajuda!!! - Recepção de FM do T-Jet

por jaydee_ro » Seg Mai 04, 2009 12:20 am

Adam escreveu:
luizeduardo escreveu:Pessoal, Peguei meu T-Jet semana passada; achei o carro muito show, anda muito bem e tem muita novidade em relação ao meu Antigo Astra Elite. (:D) De opcional optei somente pelo NAV (acho mto util e não precisa ficar carregando GPS na mão), descartei o Sky-dome logo de cara pois o acabamento é mto baixo (fiquei c/ a cabeça encostada) e o ar digital pois tive problema com outros dois modelos (outras marcas) que o tinha. Infelizmente não encontrei nenhum equipado c/ air-bag lateral.
A qualidade do som original é muuuuuuito boa, o sub tem uma resposta excelente, atende a espectativa de 95% dos compradores.
O problema está na recepção do FM!!!
Não pega mto bem, mesmo c/ o carro parado. E em movimento o sinal varia tanto que percebe-se estar em modo "mono" a maioria do tempo (apesar do display indicar stereo). :cry:
Uso o carro em SP, c/ emissoras locais e o problema é comum à todas.
Fiz o seguinte teste: No FM c/ antena (orig. de teto traseira rosqueável) ou s/ não há diferença. Somente nota-se no AM e quando procura-se novas estações.
Será que há necessidade de se adaptar um amplificador de antena num sistema tão bom? Ou o cabo da antena está mal conectado?
Help-me experts em Punto!!!

Grato, Luiz.

vi em algum topico que nao tinha NAV no tjet :|

A informação que eu tenho é que não estão aceitando na fábrica pedidos de T-Jet com NAV, por problemas na instalação. Se já foram fabricados outros com NAV, ae eu não sei. Mesmo assim não acho útil esse opcional, por ser caro e não oferecer mapa.

Quanto à recepção do rádio, isso é problema de vários outros Puntos. O radio original não trabalha em modo wide, para melhorar recepção. E aqui no Brasil existe muita interferência. Sem esse tipo de recepção fica mais dificil mesmo. Mas mesmo assim não era pra ficar TÃO ruim...
Leve na concessionária pra ver se a antena está instalada corretamente. Pode ser isso.
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por nilton_br » Seg Mai 04, 2009 8:25 am

Cara, não sei se é o caso, mas o meu também ficava uma merd...., o que eu fiz foi desligar o RDS do rádio, melhorou pra caramba.
Abraços
Vendo lanternas de LED, informações: http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=24&t=6014
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por jaydee_ro » Seg Mai 04, 2009 10:31 am

Tbm já ouvi falar disso Nilton. O RDS meio que é um encurtamento das ondas, por conta de ter mais informação pra receber junto com o som. Realmente, desliga ele que já aumenta a largura da banda que o rádio tá recebendo...
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por luizeduardo » Seg Mai 04, 2009 8:35 pm

Realmente estou c/ o RDS ligado. Desligarei p/ ver se muda algo.
Mas no meu Astra (som orig.) pegava mto bem, até fora de SP mesmo c/ RDS ligado...
Tem instalador que coloca booster de antena, normalmente em carro VW. Vou experimentar também.
Mais alguma ideia :?: :?: :?:
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por luizeduardo » Seg Mai 04, 2009 9:55 pm

Testado: RDS ligado ou não = mesma coisa, a recepção do FM continua "meia boca". :(
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por jaydee_ro » Ter Mai 05, 2009 12:01 am

Tenta um booster então pra ver como fica... é uma idéia...
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por BrunoAndrade » Ter Mai 05, 2009 9:53 am

Rapaz,

deve ser o cabo que liga a antena ao som
Fiat Punto 1.4 ELX Flex Prata Bari
Chave Canivete, Retrô Elétrico, Rodas 15", VE traseiros e Vidro laminado
Pioneer 7180UB
GPS Garmin nüvi 1030T
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por luizeduardo » Qua Mai 06, 2009 9:32 pm

Hj instalei o booster na entrada do radio, melhorou um pouco, principalmente c/ o carro parado, mas ainda está longe de uma recepção correta. :?
Sei que o local ideal p/ a instalação de qualquer amplificador de sinal é o mais próximo da antena, pois melhora a relação sinal / ruido.
Logo pergunto: Alguem sabe se existe alguma conexão (emenda) entre a antena e o radio :?:
Jaydee o que vc quer dizer com "o radio original não trabalha em modo wide" :?:
Este sistema que a FIAT denomina de Hi-fi é comum a todos Puntos c/ som original exceto pelo sub-woofer :?:
Me parece que ele tem um sistema adicional ao stereo, como se fosse um tipo de "hi-stereo". E é justamente aí que o problema aumenta, pois c/ qualquer variação de sinal a qualidade do som muda muito, as vezes extremamente "wide", mas na maioria do tempo como se estivesse MONO e mesmo assim o simbolo do stereo nunca apaga. (~X()

Vamo lá ... idéias :!: :!: :!:
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por jaydee_ro » Qui Mai 07, 2009 12:54 am

Luiz, o lance do "wide reception" é o seguinte... alguns rádios ampliam a frequencia da recepção de uma estação, pra melhorar a qualidade. Ex: 100,9... O radio recebe 100,8, 100,9 e 101,0 e poe tudo junto. Ae melhora MUITO a recepção. Mas o radio tem q ter isso, e o som original do Punto não tem... Eu sei disso pq meu Sony tem... Quando eu desligo o modo "wide", a recepção fica uma *&%$#...
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por diogochina » Qui Mai 07, 2009 6:04 am

coloca uma antena de taxi AHSIUahs gastando o meu radio tb n fuinciona mt bem n mas so escuto pen drive msm!!!
Molas eibach , xenon e bi-xenon 6000k foral e milha , bancos em couro de porco com costuras vermelhas, rodas souys 18'', filtro esportivo Race Krome
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

AnteriorPróximo