Projeto básico som

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Re: Projeto básico som

por DeeeJay » Sex Jan 24, 2014 6:49 pm

O assunto aqui é mais som de qualidade.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Bontenmaru » Qua Jan 29, 2014 1:39 pm

Segue a Atualização.

Sub questo 8'' 250w rms na mão. O sub tem um imã enorme, e construtivamente é muito bom, simples, mas bom.

Caixa dutada de 14,8 L fabricada.
Reforçada com parafusos a cada 5 cm e silicone em todas as uniões, internas e externas.
O duto ficou com 8 cm de diâmetro (a propaganda do aeroduto era 7,5)

Não pude fazer o duto com 32cm conforme o manual, por conta da distancia até a outra face da caixa. Ficou com 29 cm.

Eu devia estar bebado qndo li o manual da questo, pois qndo montei o sub com o duto, a bobina ficou encostando no duto. Como fiz ele de pvc, fiz ele levemente curvo para baixo.
Ainda relacionado ao sub, não fiz nenhum rebaixo na furação do sub, para encaixar antes de parafusar.
Será mesmo necessário, ou o 4 parafusos já são suficientes para uma vedação? Aí ficaria o mdf em contato direto com o aro metálico do sub? Alguma espuma ou silicone para isolamento seria necessário?

Conversor digital Audison SLI4 comprado, aguardando o envio.

Com isso eu finalizo a compra dos equipamentos, se td correr bem sábadão eu instalo... a 2 semanas do início de minhas férias. =)
Comprei alguns terminais, mas talvez terei de substituir.

No Punto existe um distribuidor na bateria, com diferentes diâmetros de cabo e terminal. (segue a pergunta retórica) Posso ligar em qqer um, isso não iria comprometer o consumo específico de determinada linha ou a bateria consegue suprir independente de onde?

Já li vários tópicos sobre o remote do rádio,resumindo, posso ligar o remote do rádio (antena elétrica) direto no ampli ou tenho q caçar o pós-chave?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por masterlixp » Qui Jan 30, 2014 1:29 pm

Posta algumas fotos depois
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por DeeeJay » Qui Jan 30, 2014 9:13 pm

Bontenmaru escreveu:Segue a Atualização.

Sub questo 8'' 250w rms na mão. O sub tem um imã enorme, e construtivamente é muito bom, simples, mas bom.

Caixa dutada de 14,8 L fabricada.
Reforçada com parafusos a cada 5 cm e silicone em todas as uniões, internas e externas.
O duto ficou com 8 cm de diâmetro (a propaganda do aeroduto era 7,5)

Não pude fazer o duto com 32cm conforme o manual, por conta da distancia até a outra face da caixa. Ficou com 29 cm.

Eu devia estar bebado qndo li o manual da questo, pois qndo montei o sub com o duto, a bobina ficou encostando no duto. Como fiz ele de pvc, fiz ele levemente curvo para baixo.
Ainda relacionado ao sub, não fiz nenhum rebaixo na furação do sub, para encaixar antes de parafusar.
Será mesmo necessário, ou o 4 parafusos já são suficientes para uma vedação? Aí ficaria o mdf em contato direto com o aro metálico do sub? Alguma espuma ou silicone para isolamento seria necessário?

Conversor digital Audison SLI4 comprado, aguardando o envio.

Com isso eu finalizo a compra dos equipamentos, se td correr bem sábadão eu instalo... a 2 semanas do início de minhas férias. =)
Comprei alguns terminais, mas talvez terei de substituir.

No Punto existe um distribuidor na bateria, com diferentes diâmetros de cabo e terminal. (segue a pergunta retórica) Posso ligar em qqer um, isso não iria comprometer o consumo específico de determinada linha ou a bateria consegue suprir independente de onde?

Já li vários tópicos sobre o remote do rádio,resumindo, posso ligar o remote do rádio (antena elétrica) direto no ampli ou tenho q caçar o pós-chave?

Acho que os 4 parafusos são suficientes. Mas seria interessante alguma vedação. Quando eu trabalhava em uma loja de som, usavam massa de calafetar para isso.

Depois poste um review desde conversor.

Não sabia desse distribuidor na bateria. No meu liguei o cabo direto no terminal da bateria, usando um porta fusível próximo, lógico. Não tive nenhum problema com energia, embora eu tenha apenas um amp.

Pode ligar o remote direto no amp sim.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Bontenmaru » Sex Jan 31, 2014 8:07 am

masterlixp escreveu:Posta algumas fotos depois

O sistema é simples. A hu é a original por enquanto, mas sem previsão de troca ainda.

A caixa do sub eu msm fiz, retangular, para ficar na lateral.
O módulo vai ficar parafusado em uma placa de mdf de 15mm e esta no encosto do banco traseiro, no canto esquerdo.

Os cabos ficarão a mostra msm, apenas isolados e unicos com aquelas espirais. O box ficará na lateral esquerda com velcro embaixo e na traseira.

Não tenho nenhum conversor genérico para um teste. Vou fazer o seguinte, vou testar a entrada alta do módulo e o conversor antes de passar os cabos, e compado depois com os cabos instalados com o conversor.
Ou seja, vou fazer o comparativo fora do carro.
Não sei se vou ver grandes diferenças pois acredito que não terei problemas de interferencia fora do carro, além do mais, o kit 2 vias e o sub são novos, ainda a amaciar. Msm assim vou relatar o que observar.

Uma pergunta. A chapa metálica do encosto do banco traseiro aguenta traquilo o peso do módulo? Pq não tem como colocar uma porca ou trava por dentro (não q eu tenha visto), assim o módulo vai ficar apenas parafusado.

Tenho medo q com a vibração e o tempo acabe rasgando a chapa. Alguma solução?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por DeeeJay » Sex Jan 31, 2014 7:09 pm

Cara, quando eu trabalhava na loja, sempre colocavam os amplificadores em uma madeira presa no encosto do banco. Não me lembro de ter visto alguma soltar.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Bontenmaru » Seg Fev 03, 2014 12:38 pm

Som instalado.

Sub questo amaciando ainda, ainda sem excursionar quase nada dá um grave bacana. Por hora o duto está soprando um pouco.
Kit heliz b62c é muito bom. O crossover do kit não tem atenuação, por isso "regulei" um pouco no player, senão fica muito estridente.O
O TW está no painel, na base fornecida pela helix, mas a fita dupla face não colou bem, ainda tenho q verificar como fixar.

Seguem as considerações.

Player: Configuração em "Flat" (Bass: 0 Middle: 0 Treble: -2) - configuração que o som ficou mais agradável, sem o tw estridente.
Vou variar ela com o tempo, assim que o kit for "amaciando".

Amplificador Hertz EP4: Kit 2 vias - Corte em aprox. 80 - 100 HZ - Level aprox. 40 - 50 %

Com ganho maior não obtive distorção (q pude observar) até uns 80%, mesmo assim vou manter essa configuração por 1 semana e avaliar... aí sim vou poder notar as diferenças e não variar a cada 5 em 5 minutos.

Bridge Sub: Corte em aprox. 80 - 100Hz - Level aprox. 40% - Boost: 0 dB.

Estou com um ruído de fundo. Com o som desligado é possível ouvir no tw e levemente nos mids. Vou verificar o aterramento e outras coisas qndo tiver tempo.

Sem ruído ao acelerar o carro.

Não refiz o aterramento da bateria, apenas do amplificador no parafuso do cinto de segurança (raspando a tinta).

Os cabos de energia e remote foram passados pelo lado esquerdo do veículo e audio pelo direito.

Final de semana que vem vou revisar os aterramentos e ver onde está o galho.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por DeeeJay » Seg Fev 03, 2014 7:25 pm

Show! No geral o que você achou da qualidade do áudio? Você tem algum outro sq de referencia?

Posta fotos depois.
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Bontenmaru » Ter Fev 04, 2014 7:25 am

Referencia no dia a dia não, mas já ouvi alguns sistemas muito bons. O melhor q já ouvi foi em uma loja, estava fazendo balanceamento e geometria e tinha um carro instalando xenon.
Era um alpine 9887 com focal v30. A sonoridade era fantástica mas o palco do cara não estava bem centralizado.

EU achei bacana o resultado. Tenho q ajustar o sub ainda, com o volume abaixo de 10 (vai até 40) não se ouve nada do PM. Situação normal, apenas ajustes.

Testei a saída alta fora do carro e comparei com a RCA tb fora do carro. Os graves aparentam ser mais presentes na RCA. Não é algo de outro mundo mas é perceptível.

Tenho alguns amigos que possuem módulos para trio, falcon, stetson, vou testar depois só para comparar o resultado.

Ainda quero colocar uma hu aftermarket e ver o milagre.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por DeeeJay » Ter Fev 04, 2014 7:43 am

Eu também tava pensando em testar outra hu. Mas também tenho vontade de testar um processador.

Enviado de meu XT920 usando Tapatalk
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

AnteriorPróximo