[TUTORIAL]Guia de Uso do Blue&me - Usando Pen Drive com MP3

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

[TUTORIAL]Guia de Uso do Blue&me - Usando Pen Drive com MP3

Mensagempor andron em Qua Nov 03, 2010 11:25

E ai galera, eu postei esse guia que fiz no topico do amigo alexandre vitor, mas como percebi que tem muita gente quebrando a cabeça com o Blue&me, resolvi fazer este topico dedicado para o guia.
Vamos la! Pesquisei muito, quebrei a cabeça um dia todo e posso dizer que descobrir os segredos do Blue&me, se você quer ouvir suas musicas sem problema e curtir o máximo que ele pode oferecer, siga o meu guia rápido:

Primeiro deve-se formatar o pen drive no formato FAT32
E o tamanho de alocação do pen drive, deve ser preferencialmente 8192kbytes
Imagem
Imagem

Lembre-se que NTFS não funciona.

Pronto! com o pen drive ja formatado, é hora de passar as músicas.
Primeiro detalhe aqui é saber que o Blue&me so reconhece no máximo 8 gigas de música (o que é bastante se comparar com o manual oficial que orienta por até 1 giga)
O segredo para que todas suas músicas toquem de forma correta é seguir o maximo de kbps permitido pelo sistema que é de 192.
Logo, musicas com kbps acima disso podem resultar nos mais variados erros, como: Não tocar, Não tocar todas as musicas do pen drive, ficar desconectando e voltando o audio para o rádio ou até tocar algumas musicas sem que as mesmas cheguem ao final, etc... (pelo menos esses foram alguns erros apresentados comigo na minha sessão de testes)
O ideal então é lotar seu pen drive com 8 gigas de musicas com kbps de no maximo 192.
Quer saber quantos kbps tem seu mp3? clique com o botão direito no arquivo da musica e clique em propriedades, logo apos clique na aba detalhes e vai aparecer em uma das linhas "taxa de bits" e do lado quantos kbps tem sua musica. Como mostra a imagem abaixo:
Imagem

Outro detalhe e não menos importante é verificar o nome dos arquivos, evite nomes grandes e caracteres estranhos, isso é comum quando se baixa mp3 de sites e vem aquele nome enorme incluindo ate o endereço onde foi baixado, apague tudo e deixe apenas o nome do artista e nome da musica sem os caracteres estranhos que costumam colocar. Essa dica vale também para as pastas que vão conter as mp3.

Para encerrar vou dar mais uma dica, se você tem uma lista de mp3s que gostaria de escutar mais está com o kbps acima do suportado pelo sistema, existe uma solução, no endereço:
http://www.baixaki.com.br/download/oxel" onclick="window.open(this.href);return false; ... verter.htm

É um programa chamado Oxelon que consegue transformar qualquer mp3 com kbps superior para o suportado, basta selecionar a musica que deseja mudar, selecionar 192 kbps, selecionar o lugar onde ela vai ser criada e clicar em conversion (não esqueça de selecionar mp3 antes), como mostra a imagem abaixo:
Imagem

O mais legal é que o programa é gratuito!

Bem galera, depois de muitos testes consegui fazer o sistema blue&me funcionar fino fazendo esses procedimentos, espero que este guia seja de grande utilidade para vocês.
O blue&me é meio fresco, mas é um sistema muito interessante, só o fato de poder se conectar ao celular, recebendo ligações e fazendo chamadas já é show, oferecer então uma entrada usb para por as músicas nem se fala!

obs: Sempre que for passar musicas para o pen drive, antes de tirar o mesmo do pc, vc deve remover com segurança, usando o icone ao lado do relogio do windows.

Editado pela última vez por shadowcps em Ter Out 15, 2013 15:11, em um total de 1 vez.
Razão: Facilitar a visualização do mesmo, haja vista muitas dúvidas similares, nele reportadas e solucionadas
andron
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: Andron
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Branco Banchisa

Re: Guia de Uso do Blue&me - Usando Pen Drive com MP3

Mensagempor andron em Qua Nov 03, 2010 11:29

Só mais um detalhe, vi em alguns posts no forum que tem gente dizendo que ta usando dispositivos com mais de 8 gigas de musica, no meu caso em particular, usei um pen drive de 16 gigas e nao consegui fazer tocar nada que ultrapassasse os 8 gigas, acontecia o seguinte, tudo que eu adicionava após os 8 gigas completados, não aparecia na biblioteca do carro. Mas em breve vou fazer novos testes com novos pen drives e hds moveis para ver no que vai dar.
andron
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor ALEXANDRE VITOR em Qua Nov 03, 2010 12:18

CARO ANDRON, PARABENS PELA EXPLICAÇÃO, MUITO BOA MESMO. BOM, FIZ O QUE VC DISSE. FORMATEI IGUAL A VC DISSE E COLOQUEI UMAS PASTAS DE MUSICAS DE UM AMIGO MEU QUE TEM WINDOWS 7 PORQUE SOMENTE NO WIN7 QUE TIVE A OPÇAO DE MUDAR O TAMANHO DE ALOCAÇAO PARA 8192KB. SO QUE MEU PENDRIVE EH DA KINGSTON 8G. COLOQUEI NELAS AS PASTAS DE MUSICAS DESSE MEU AMIGO AS PASTAS DERAM 2,1G E FUNCIONOU BELEZA LEIO TODAS AS PASTAS E ACHEI QUE TINHA RESOLVIDO MEU PROBLEMA. SO QUE QUANDO FUI COLOCAR MINHAS MUSICAS QUE BAIXEI QUE SOMAM UM TOTAL DE 1,96G O SISTEMA VOLTAVA A DAR PAU. TIREI ENTAO MINHAS PASTA E DEIXEI AS PASTAS DO MEU AMIGO E VOLTOU A FUNCIONAR PERFEITAMENTE AI EU PIREI VOLTEI A NAO ENTENDER NADA. BAIXEI AS MUSICA DO 4SHARED. SERÁ QUE O PROBLEMA ESTA NAS MINHAS MUSICAS, ACHO QUE MP3 É MP3 EM QUALQUER LUGAR. SEU PEN DRIVE É DE QUAL MARCA E DE QUANTOS GIGAS? OBRIGADO POR TUDO, VALEU MESMO.
ALEXANDRE VITOR
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Nome: ALEXANDRE
Punto: HLX 1.8
Cor: Laranja Spot
Apelido do Punto: PLAY

Mensagempor andron em Qua Nov 03, 2010 14:35

Alexandre o que ta acontecendo com você é o que explico no guia, algumas de suas músicas, devem estar acima de 192kbps, para ter certeza disso pegue os arquivos de suas musicas, clique com o botão direito, propriedades e clique na aba detalhes (isso no windows 7), nas informações que aparecem, procure pela linha audio e veja a taxa de bits, se tiver alguma acima de 192kbps pode ter certeza que é o motivo do conflito.

A taxa de bits pouco importa quando escutamos as musicas no pc, mas no blue&me ele é bem rigoroso enquanto a isso, por exemplo, na imagem acima do guia eu postei uma musica do paramore que tava com taxa de 320kbps, toda vez que colocava essas musicas no pen drive, ele travava, so foi eu tirar essas musicas e ele funcionou corretamente, como eu queria muito ter o album do paramore no pen drive, eu usei o programa oxelon e passei elas de 320kbps para 192kpbs, o resultado? Tocou perfeitamente.

Veja isso com calma, leia o guia de novo e faça etapa por etapa.
andron
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor andron em Qua Nov 03, 2010 16:22

O link para o programa Oxelon que converte mp3 saiu errado no primeiro post. O link correto é:

http://www.baixaki.com.br/download/oxelon-media-converter.htm
andron
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor ALEXANDRE VITOR em Qui Nov 04, 2010 08:22

VALEU ANDRON VOU PESQUISAR ISSO QUE VC ME DISSE QUANTO A TAXA ACIMA DE 192. JA BAIXEI O PROGRAMA OXELON. VOU FAZER O TESTE E POSTO AQUI O QUE DEU. FORTE ABRAÇO.
ALEXANDRE VITOR
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor andron em Qui Nov 04, 2010 08:43

Olha Alexandre, ontem fiz o teste com a taxa de 160kbps, o resultado é que tocou tudo tb e o blue&me reconheceu e leu o banco de musica ainda mais rapido e a qualidade continuou a mesma tb. Então se puder ja passar para 160kbps vc vai ter ainda mais ganho de velocidade na leitura das mp3 pelo blue&me, pode usar o oxelon no mesmo processo, so selecionando 160kbps.

Abração!
andron
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor ALEXANDRE VITOR em Qui Nov 04, 2010 09:40

ANDRON JA HAVIA FEITO ALGUMAS A 192 ENTAO VOU MUDAR TODAS PRA VER SE ASSIM FICA MELHOR. O SEU PEN DRIVE É DA KINGSTON DE 8G? ABRAÇAO
ALEXANDRE VITOR
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor andron em Qui Nov 04, 2010 09:55

Tenho 2 pen drives:
1 kingston de 8 gigas
Imagem

e outro kingston slim de 4 gigas
Imagem
andron
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Mensagempor ALEXANDRE VITOR em Qui Nov 04, 2010 12:15

OK VOU FAZER O TESTE HOJE A NOITE. E POSTO AQUI O QUE ACONTECEU. E ESSE SEU 1.6 16V ANDA BEM? RS ABRAÇOS
ALEXANDRE VITOR
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo

Voltar para Áudio, Vídeo e Blue&Me