Instalação de SOM com conexão com o freio de mão MVH-8280BT

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Instalação de SOM com conexão com o freio de mão MVH-8280BT

por MaikoID » Sex Mar 11, 2011 10:41 am

Olá, pessoal estou com dúvidas em relação a instalação completa do aparelho http://www.pioneer.com.br/produtos/automotivos/media-receiver/mvh-8280bt

O manual pode ser baixado na mesma página em Suporte e Downloads, página 47 é onde diz o que deve ser feito.

Esta funcionando em partes porque não achei onde colocar o fio que precisa ser ligado ao freio de mão para habilitar a configuração do bluetooth e assistir videos. Eu achei um saco isso de ter que parar o carro e puxar o freio de mão para exibir videos. Por um acaso tem como contornar isto e fazer uma pequena gambiarra pro som achar que o freio de mão está sempre acionado ? Algo como colocar uma bateriazinha ali mandando uma corrente, sei lá, estou chutando.

Uma outra coisa que achei estranha neste aparelho é que só funciona caso a chave estiver na ignição e na posição ACC. Queria poder tirar esta opção (mesmo correndo o risco de descarregar a bateria).

Abraço e agradecido antecipadamente.

ps: Eu sou beem leigo em elétrica/mecanica, se caso conseguir ser bem didático ficaria grato :D
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Instalação de SOM com conexão com o freio de mão MVH-8280BT

por brunovazdemelo » Sex Mar 11, 2011 11:21 am

Ambas as coisas são faceis de resolver.....

O do freio de mão é so pegar o fio que você ligou no sinal do freio de mão e aterrar ele direto... existem ate formas melhores de fazer com instalação de botão para deixar funcionando pelo freio de mão, ou não, lembre-se de quando aterrar, desligar ele do freio de mão, pq senão a luz do freio de mao vai ficar acesa direto no painel. Se quiser o modo mais avançado com botão me fala que tento fazer um esquema de instalação, mas ja adianto que você vai precisar de um botão liga desliga, um diodo e um pedacinho de fio.

Sobre o som ficar ligado direto, todos sons tem 2 sinais de positivo, um que fica ligado no pos chave e o outro q alimenta direto... para deixar o som sempre ligado basta ligar os dois positivos do som no postivo direto, e nao ligar nenhum deles no pos chave.
Bruno Vaz de Melo

Punto Sporting 07/08 - Vermelho Modena
Passat Special 85 - 1.7 Turbo - Preto Fosco
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por MaikoID » Sex Mar 11, 2011 2:56 pm

opa,

então eu não fui muito claro, é o seguinte eu não sei onde esta o fio do freio de mão, por acaso é em baixo da parte plasticas que fica em baixo da alavanca do freio ? Se for como posso remove-la ?

Quando chegar em casa vou procurar estes fios para não precisar deixar a chave em ACC.

Abraço.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Ferranda » Sex Mar 11, 2011 3:02 pm

Maiko.

Se vce ligar o fio no retorno (negativo) do freio de mão, o sistema de video só funcionará quando o freio de mão estiver acionado.

O que o amigo Bruno acima informou, é que é possivel ligar o fio do radio diretamente no negativo e ''burlar'' o sistema de segurança do radio, fazendo que o video seja visto mesmo com o freio de mão solto.

Abçs
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por brunovazdemelo » Sex Mar 11, 2011 6:38 pm

MaikoID escreveu:opa,

então eu não fui muito claro, é o seguinte eu não sei onde esta o fio do freio de mão, por acaso é em baixo da parte plasticas que fica em baixo da alavanca do freio ? Se for como posso remove-la ?

Quando chegar em casa vou procurar estes fios para não precisar deixar a chave em ACC.

Abraço.

Eu nunca fiz isso no punto não, mas ali perto da alavanca deve ter um botão com um fio, provavelmente fica embaixo do console mesmo... é so ligar nele.
Bruno Vaz de Melo

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por MaikoID » Sáb Mar 12, 2011 11:37 am

O problema do som só ficar ligado com a chave na ignição eu consegui consertar. Mas até agora não achei o fio do freio de mão, já removi a coifa mas aparentemente não existe nenhuma fiação ali. Da pra ignorar esta parte e não precisar usar o fio do freio de mão ? Você disse para aterrar ele direto o que seria isso ? Deixar fixado na lataria ?

Abraço.

ps: vou ficar resolvendo isso o dia todo aguardo respostas. =)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Ferranda » Sáb Mar 12, 2011 12:20 pm

Aterrar é o mesmo que ligar no negativo.
O fio que está descrito como freio, ligue no negativo diretamente.

Existe alguns modelos de radios, que para evitar esse tipo de ligação tem um sistema de proteção que solicita que se abaixe e levante o freio de mão para liberar o sinal (interrupção e religamento do negativo).... Nesses casos será necessario colocar um interruptor (chave liga/desliga) entre a ligação do radio (freio) e o negativo.

Amigão.... só um comments. Se vce não sabe o que é (terra, massa, negativo) vce não acha melhor levar em um instalador "proffffecional" ? :wink:

(>:D<)
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por brunovazdemelo » Sáb Mar 12, 2011 2:19 pm

MaikoID escreveu:O problema do som só ficar ligado com a chave na ignição eu consegui consertar. Mas até agora não achei o fio do freio de mão, já removi a coifa mas aparentemente não existe nenhuma fiação ali. Da pra ignorar esta parte e não precisar usar o fio do freio de mão ? Você disse para aterrar ele direto o que seria isso ? Deixar fixado na lataria ?

Abraço.

ps: vou ficar resolvendo isso o dia todo aguardo respostas. =)

Isso mesmo, é so fixar na lataria do carro......
Bruno Vaz de Melo

Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por MaikoID » Sáb Mar 12, 2011 2:55 pm

Opa consegui ;D

Arrumei os dois problemas. Tive que grampear o cabo vermelho e amarelo do som no amarelo do carro pra resolver o problema do funcionamento apenas com a chave da ignição.
O outro problema foi grampear o cabo verde claro comprido (que deveria ir no freio de mão) no cabo negativo, o preto.

Obrigado pela ajuda, e só pra deixar claro eu realmente não sabia nada de elétrica até ontem, hoje sei QUASE nada uhasuhasuh. Só estou com um problema de que o aparelho esta saindo com muita facilidade do painel é só puxar que ele já desencaixa e solta. Isso não sei resolver não =|
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Ferranda » Sáb Mar 12, 2011 5:49 pm

Soca Araldite ou durepoxi...
:lol: :lol: :lol:
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

Próximo