Projeto básico som

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Projeto básico som

Mensagempor Bontenmaru em Qui Out 17, 2013 15:55

Senhores,
To pesquisando alguns ítens para mudar no barulho da viatura. Perguntei em outros tópicos sem resposta.

Trata-se de um bagre attractive com creative 1 e o intuito é apenas qualidade interna, pq não quero alterar a forração das portas.

Inicialmente, pretendo comprar um kit 2 vias. A princípio da NAR série 1, salvo engano é 100 rms o par. Até R$ 150,00

Pretendo manter o coaxial original 5'' da porta traseira ou mudar para o de 6 removido da dianteira, mas ainda não defini.
Acho que não teria necessidade, mas como tá por alí msm...

Woofer entre 10 e 12''. Tenho um colega vendendo um Bravox 200rms no box. - 200,00; mas não penso em nada mais potente.
Olhei alguns slim com a msm potencia

Não sou de exagero, quero um módulo para tocar isso. Não entendo de som, mas queria apenas 1 sub stereo, se possível colocar embaixo do banco do motorista.

Eu precisaria de um módulo com por ex: usar 2 canais de 100 rms a 4 ohm para o sub e 2 canais de 2 ohm para o kit (esquerdo e direito)???? Já os falantes traseiros eu ligaria direto no player?
Estava vendo um sounddigital SD400.4. Recomendaram um bbuster 1600. To perdido.
Minha pergunta é como estimar a potencia do módulo. Entendi o lance de impedância e td mais, mas não sei como td isso se comporta quando insiro um kit 2 vias no meio e + falantes.

Para ligar no player original precisaria ainda de conversores rca e cabs de qualidade.

vlw

Bontenmaru
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Marcelo
Punto: Attractive 1.4
Cor: Preto Vesúvio

Re: Projeto básico som

Mensagempor Arnaldo B em Qui Out 17, 2013 16:31

Bontemaru blza?? tenho um som meio parecido, só apelei mais na caixa traseira e meus kits são pouco mais fortes... tenho kits 2 vias bravox de 6 nas portas dianteiras e kits 2 vias bravox de 5 nas portas traseiras, mais uma caixa com um UXP, que é bem mais forte, e bate pra c@#@##o!!! No inicio eu iria colocar algo na faixa de 200, 300 Watts na mala, mas ai consegui um contato com um fornecedor de potencias e acabei me emolgando um pouco por causa do preço.. peguei uma Banda digital de 800 RMS, por isso tive que comprar um UXP e não mais um falante menor. Gosto muito da Banda, e pelo seu projeto acredito que uma voxer 2.4, ou então a 2.4 D vá ficar bem legal, a voxer 2.4 é 360 RMS, e a 2.4 D 400 RMS... se atente ás impedancias de seus falantes, estas potencias são canais de 2 ohms e 4 ohm em briged. No meu caso liguei as portas direitas em um canal dianteiro, as esquerdas no outro, e os canais traseiros a caixa em briged.
Arnaldo B
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Nome: Arnaldo
Punto: Essence 1.6 16V
Cor: Branco Banchisa

Mensagempor morkan em Qui Out 17, 2013 16:50

Bontenmaru escreveu:Senhores,
To pesquisando alguns ítens para mudar no barulho da viatura. Perguntei em outros tópicos sem resposta.

Trata-se de um bagre attractive com creative 1 e o intuito é apenas qualidade interna, pq não quero alterar a forração das portas.

Inicialmente, pretendo comprar um kit 2 vias. A princípio da NAR série 1, salvo engano é 100 rms o par. Até R$ 150,00

Pretendo manter o coaxial original 5'' da porta traseira ou mudar para o de 6 removido da dianteira, mas ainda não defini.
Acho que não teria necessidade, mas como tá por alí msm...

Woofer entre 10 e 12''. Tenho um colega vendendo um Bravox 200rms no box. - 200,00; mas não penso em nada mais potente.
Olhei alguns slim com a msm potencia

Não sou de exagero, quero um módulo para tocar isso. Não entendo de som, mas queria apenas 1 sub stereo, se possível colocar embaixo do banco do motorista.

Eu precisaria de um módulo com por ex: usar 2 canais de 100 rms a 4 ohm para o sub e 2 canais de 2 ohm para o kit (esquerdo e direito)???? Já os falantes traseiros eu ligaria direto no player?
Estava vendo um sounddigital SD400.4. Recomendaram um bbuster 1600. To perdido.
Minha pergunta é como estimar a potencia do módulo. Entendi o lance de impedância e td mais, mas não sei como td isso se comporta quando insiro um kit 2 vias no meio e + falantes.

Para ligar no player original precisaria ainda de conversores rca e cabs de qualidade.

vlw

Pelo o que eu entendi, você vai precisar de um módulo de 3 canais. (2 stereo + 1 mono).
Existe uma infinidade de marcas que suprem sua necessidade, porem eu posso indicar um modulo falcon 1500D. A única observacao seria por conta do seu subwoofer que teria que ser bobina dupla 4+4 para casar perfeitamente com o modulo.

A potencia do módulo que tem ser o mais proximo possivel do conjunto dos falantes (para evitar gastos desnecessários). Qualquer duvida me procure.
morkan
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Nome: Diego
Punto: Não Tenho
Cor: Não Tenho

Mensagempor Arnaldo B em Qui Out 17, 2013 17:43

não necessáriamente precisa ser 3 canais, se usar os kits 2 vias (4 ohms cada) em paralelo, fechará em 2 ohms, que casará certinho com a impedancia dos canais da banda, ou seja, os falantes 2 portas esquerdas em paralelo em um canal, e os falantes das 2 portas direitas em paralelo em mais um canal. Sobram 2 canais de 2 ohms cada, que pode usar em bridged, passando a ter 4 ohms, que dará perfeitamente para um sub bobina simples de 4 ohms ou um sub bobina dupla de 2 ohms em série ou ligados uma bobina em cada canal.
Arnaldo B
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Mensagempor DeeeJay em Qui Out 17, 2013 21:39

Em vez de colocar kit duas vias nas portas traseiras, invista em um kit melhor para a dianteira.
DeeeJay
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

Nome: Wesley
Punto: HLX 1.8

Mensagempor Bontenmaru em Sex Out 18, 2013 07:37

Obrigado a todos.

Exatamente, a princípio ligaria o kit 2 vias em paralelo com os falantes, dividindo esquerdo e direito em paralelo em 2 canais de 2 ohms.
2 canais de 4 ohms reservados para o sub.
Acho que seria isso.

Além do falcon 1500 e o voxer alguma outra opção? Sabem alguma coisa de consumo? Não sou de ficar ouvindo música no carro desligado, uma bateria de 60 amp daria conta?

Se o woofer bate 200 rms e o kit 100 rms (os falantes simples devem ser uns 20 rms no max) um módulo simples entre 350 - 400 rms atenderia? É assim simples? a potencia do módulo deve ultrapassar um pouco a soma do conjunto? Claro que respeitando as impedancias de cada componente na hora de ligar.

DeeeJay escreveu:Em vez de colocar kit duas vias nas portas traseiras, invista em um kit melhor para a dianteira.

O kit é para as dianteiras, só comentei que vou deixar os falantes originais na traseira, ou substituir pelos que vou tirar da frente.
Não sou exigente visto que ainda uso os falantes originais. Gostaria eu de poder comprar um helix, serie 3 da nar ou melhor, mas não vejo necessidade.
Bontenmaru
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Mensagempor Arnaldo B em Sex Out 18, 2013 08:19

Bontemaru a minha é de 800 WRMS e a bateria é a original ainda.. aguenta tranquilo, principalmente se não for usar parado. O meu quando uso parado a cada meia hora, 40 minutos + - dou uma partido e deixo uns 5, 10 min funcionando para dar uma recarregada. Estas bandas digitais não estão sugando energia como as antigas. Só um detalhe, vi que no comentário anterior só falou da Falcon 1500 e da Voxer 2.4, e tem a 2.4 D que falei anteriormente, que seria da linha classe D.
Arnaldo B
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Mensagempor Bontenmaru em Sex Out 18, 2013 13:44

Arnaldo B escreveu:Bontemaru a minha é de 800 WRMS e a bateria é a original ainda.. aguenta tranquilo, principalmente se não for usar parado. O meu quando uso parado a cada meia hora, 40 minutos + - dou uma partido e deixo uns 5, 10 min funcionando para dar uma recarregada. Estas bandas digitais não estão sugando energia como as antigas. Só um detalhe, vi que no comentário anterior só falou da Falcon 1500 e da Voxer 2.4, e tem a 2.4 D que falei anteriormente, que seria da linha classe D.

Bacana o conjunto Arnaldo. Assim que definir o sub direito vou correr atrás do módulo.
Tenho um Bravox de 200 rms, no caso seria o premium plus basicão quase certo para compra. Meu irmão irá se desfazer de um slim da pioneer, Ts-sw251, tb de 200 rms. To tentado a pegar dele e poupar o mega porta malas do punto.

A princípio vou fechar no seguinte:
Kit 2 vias da NAR serie 1 e possivelmente o 2.4D ou o sd400.4 com cabos e conversor RCA. Deixo td pronto pra acomodar o sub.
Bontenmaru
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Mensagempor Arnaldo B em Sex Out 18, 2013 14:27

certo... mas como ja tem idéia dos módulos, se atente na impedância do Sub para casar a impedância correta sem perder potencia do módulo. se for ligar em bridge, precisa ser 1 bobina 4 ohms, ou se for ligar em série ou uma bobina cada canal precisa 2 bobinas de 2 ohms... NÂO SERVE nesse caso 2 bobinas de 4 Ohms.
Arnaldo B
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

Mensagempor Bontenmaru em Sex Out 18, 2013 14:45

Arnaldo B escreveu:certo... mas como ja tem idéia dos módulos, se atente na impedância do Sub para casar a impedância correta sem perder potencia do módulo. se for ligar em bridge, precisa ser 1 bobina 4 ohms, ou se for ligar em série ou uma bobina cada canal precisa 2 bobinas de 2 ohms... NÂO SERVE nesse caso 2 bobinas de 4 Ohms.

Yeap, ambos são bobina simples de 4 ohms.
Bontenmaru
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Próximo

Voltar para Áudio, Vídeo e Blue&Me