Página 1 de 4
NO PORTUGUES p/ qualquer comando do Blue&Me [RESOLVIDO]

Enviado:
Ter Set 02, 2008 11:22 pm
por MCampos
Olá Pessoal
Estou com um problema com o Blue&Me que nem desligando o negativo da bateria resolve. Ele reconhece o pen drive mas não aceita nenhum comando de nenhum botão relacionado ao blue&me, tudo ele mostra "no portugues" no visor do painel, tanto o botão do windows como o botão do telefone que ficam no volante, além disso o celular não consegue mais achar o bluetoth do blue&me.
Já tentei mudar a lingua pelo menu e só o que muda é a mensagem No Espanol, No English etc
Tentei instalar os arquivos para mudar a lingua do blue&me como manda na própria página do Fiat punto imaginando que ele poderia ter perdido o português, não adiantou nada.
Alguém já teve esse problema? Como resolveu.
A concessionária falou pra eu levar lá e deixar o dia todo. Na boa... pra mim eles podem ter vários mecânicos que entendem de carro, mas tem quantos analistas de sistemas que entendem de software??? To até vendo, vai passar o dia lá e no final vão dizer pra eu deixar o carro pra analisarem melhor, só que na verdade vão ficar esperando a Fiat dizer o que fazer...
Re: NO PORTUGUES p/ qualquer comando do Blue&Me

Enviado:
Ter Set 02, 2008 11:47 pm
por a30n
Brother realmente não sei sou novo no carro também!! No manual aparece alguns comandos simples como Anterior/Proximo/Configurações... mas o que eu realmente queria saber é como mudar para retirar o random do drive usb que parece ser muito ruim por sinal!!! alguem sabe como ativar ou desativar o random no blue & me ou ainda no cd de mp3 do punto? Obrigado. Abs.
Re: NO PORTUGUES p/ qualquer comando do Blue&Me

Enviado:
Ter Set 02, 2008 11:53 pm
por Thiago
nao tenho blu&me, mas acredito que nao seja facil solucionar o seu problema.. a nao ser que a documentacao sobre ele seja completa..
dispositivos mobile em plataforma windows normalmente podem ser resetados via soft boot (boot normal) ou coldboot (esse zera tudo mesmo)
se voce conseguir descobrir como dar o cold boot (cada dispositivo é uma sequencia diferente), pode ser que te ajude, voce pode tentar cortar a alimentacao, mas acredito que precisaria ficar um bom tempo sem alimentacao para acontecer um cold boot sozinho..
se conseguir dar um cold boot e mesmo assim nao funcionar, provavelmente voce terah que carregar outro firmaware novo do blu&me.. novamente, a facilidade disso depende da documentacao.. em dispositivos que rodam windows mobile/ce normalmente é feito atravez de um cartao de memoria SD.. no caso do blu&me pode ser que seja via pendrive
a concessionaria realmente nao vai ter gente especializada em software, mas pode ser que tenha a documentacao.. talvez se voce pudesse acompanhar o serviço deles, teria uma solucao mais rapida
Re: NO PORTUGUES p/ qualquer comando do Blue&Me

Enviado:
Qua Set 03, 2008 10:38 am
por MCampos
Olá Tiago
Deixei o negativo da bateria desligado por 1 minuto que é o suficiente para apagar o relógio do carro, da outra vez que tive outro problema com o Blue&Me funcionou, você acha que devo deixar desligado por mais tempo então? Por exemplo, 1 hora? Será que desligar o negativo da bateria por tanto tempo não vai afetar outras coisas no carro?
Valeu pela ajuda!
Re: NO PORTUGUES p/ qualquer comando do Blue&Me

Enviado:
Qua Set 03, 2008 10:50 am
por Thiago
nao deve afetar nada no carro.. mas nao da pra saber se isso provocaria um cold boot.. acho que vale a pena tentar mas o ideal é ver se o pessoal da concessionaria pode passar alguma informacao proveitosa..
Re: NO PORTUGUES p/ qualquer comando do Blue&Me

Enviado:
Qua Set 03, 2008 1:44 pm
por MCampos
Liguei na concessionária e eles disseram que não sabem nada sobre como reiniciar, reinstalar etc o software do Blue&Me, que vão ver com o cara do acesssórios que mexe com som se ele sabe algo a respeito... Tão achando que não tem diferença entre o Blue&Me e um som de carro qualquer. To vendo que entrei bem nessa...
Re: NO PORTUGUES p/ qualquer comando do Blue&Me

Enviado:
Qua Set 03, 2008 1:51 pm
por Thiago
pede a documentacao tecnica do blue&me pra eles hehe.. fala que com ele vc deve conseguir resolver sozinho
Re: NO PORTUGUES p/ qualquer comando do Blue&Me

Enviado:
Qua Set 03, 2008 4:33 pm
por MCampos
Acabei de falar com um cara da concessionária, ele disse que tiveram dois carros com esse problema de NO PORTUGUES. Disse que precisa de um dia pra saber se vai ter que trocar a "menina" (nome que eles dão ao módulo do Blue&ME) ou se dá pra corrigir por lá. O procedimento é o técnico da concessionária entrar em contato com o suporte de software da Fiat e seguir as instruções que eles forem passando... se nada adiantar, ai eles retiram o módulo do Blue&Me e mandam pra Fiat, quando chegar um novo eles me ligam, isso pode demorar de 7 a 40 dias úteis dependendo da disponibilidade da peça na fábrica.
Dos dois casos, um conseguiu resolver na concessionária, outro teve que trocar a "menina".
Re: NO PORTUGUES p/ qualquer comando do Blue&Me

Enviado:
Qua Set 03, 2008 7:59 pm
por Thiago
putz hehe.. boa sorte ae..
Re: NO PORTUGUES p/ qualquer comando do Blue&Me

Enviado:
Qua Set 03, 2008 11:30 pm
por MCampos
Consegui arrumar!
Baixei novamente os
arquivos de línguas do Blue&Me que a Fiat disponibiliza no site do Punto, descompactei no pen drive, só que a diferença é que dessa vez deixei somente os arquivos descompactados e não o .zip e os descompactados como da outra vez, e fiz o procedimento que a Fiat manda para mudar a língua do Blue&me, a diferenç que tentei mudar para o próprio português hehehe. Deu certo!
Da outra vez deu erro porque imagino que ele tenta ler todos os arquivos do pen drive até terminarem, só que ao ler o arquivo .zip ele não entendia e abortava o processo!
Fica a dica para quem tiver esse mesmo problema!