Dúvidas: Kit original aguenta amplificador? Opiniões do Set.
Dúvidas: Kit original aguenta amplificador? Opiniões do Set.
Pessoal,
Eu tenho os seguintes equipamentos de som "sobrando" e que estavam instalados no meu antigo vectra:
- DVD Player Retrátil da Pioneer - AVH-X7580BT.
- Módulo Banda Voxer 2.4 (4 x 45wrms @ 4ohms).
- Módulo Corzus HT1000 (1x1200wrms @ 1ohms).
- Caixa Dutada com 2 UXP Power de 10" 4+4 cada.
- Par de cabos RCA stetsom e taramps.
No vectra, eu tinha apenas um kit da bravox na dianteira, modelo mais simples, cone laranja.
Esse kit era alimentado pelos bridges do banda 2.4 por recomendação do instalador e os falantes traseiros diretamente pelo dvd player.
O sistema me atendia bem, tinha qualidade (pros meus ouvidos tava bom). Apenas eu achava o estereo "forte demais", mesmo tendo uma dupla de subs. Acho que a potencia aplicada no kit não casava bem como a potencia dos subs...
Aí vem as minhas dúvidas:
1) Vocês acham que os auto falantes originais do punto aguentam ser amplificados pelo meu pequeno banda 2.4?
Alguém já amplificou os originais para ver como fica?
Gostaria de alimentar a dianteira e traseira, com cada porta recebendo uma saída do banda.
Lembrando que o meu módulo é da primeira geração, e é bem fraquinho. Deve dar (sem distorção), uns 40wrms por canal e olhe lá.
Eu gostei do timbre dos falantes originais, pois achei na "medida" do meu gosto, sem agudos estridentes e voz bem natural.
Outra questão que levantei é que os falantes originais, pelo material que são feitos, devem ter mais sensibilidade do que qualquer kit duas vias a venda no mercado, o que em tese, me daria mais volume, com menos potência comparados aos kits à venda.
Eu usei durante anos um par de bravox de 50Wrms usando saídas de 120wrms para cada e nem passei perto de queimá-los ou danificá-los de alguma forma.
Os originais creio que sejam de 20w, portanto, 40w não me parecem um "abuso"...
2) Consigo instalar os módulos debaixo dos bancos do motorista/passageiro? Alguém já colocou módulo naquela região?
Eu tenho filho pequeno, e vivo levando umas "tralhas" no portamalas (carrinho, brinquedo, etc), que certamente riscariam ou até mesmo danificariam os módulos.
Assim, pensei em colocá-los debaixo dos bancos da frente. Alguém já fez isso? Fica bom?
Queria colocar lá com os conectores alinhados com a soleira/freio de mão, evitando alguém de "chutar" onde entram os fios, ficando apenas a lateral exposta, que é de ferro e não deve quebrar fácil.
3) Gosto do grave que sai da dupla de UXP, mas preciso de espaço! O que fazer?
A minha caixa é removível, porém, por ser de mdf de 25mm e ter dois subs, ela é pesada, aliás, BEM PESADA. Deve pesar fácil mais de 40~45kg.
Fora que ela é grandona, desajeitada pra carregar, e ocupa mais da metade da mala do punto, ou seja, se eu for colocar uma sacola no porta-malas, vou precisar tirar a caixa fora.
Queria algo mais prático... O que sugerem? Caixa dentro do estepe? Lateral de fibra? Box selado com alça?
4) Vocês que estão mais por dentro que eu sobre som automotivo, me recomendariam mudar, trocar ou acrescentar algo?
Eu parei de pesquisar sobre som automotivo lá pro ano de 2008, portanto, to bem por fora das "novidades".
Abs!
Eu tenho os seguintes equipamentos de som "sobrando" e que estavam instalados no meu antigo vectra:
- DVD Player Retrátil da Pioneer - AVH-X7580BT.
- Módulo Banda Voxer 2.4 (4 x 45wrms @ 4ohms).
- Módulo Corzus HT1000 (1x1200wrms @ 1ohms).
- Caixa Dutada com 2 UXP Power de 10" 4+4 cada.
- Par de cabos RCA stetsom e taramps.
No vectra, eu tinha apenas um kit da bravox na dianteira, modelo mais simples, cone laranja.
Esse kit era alimentado pelos bridges do banda 2.4 por recomendação do instalador e os falantes traseiros diretamente pelo dvd player.
O sistema me atendia bem, tinha qualidade (pros meus ouvidos tava bom). Apenas eu achava o estereo "forte demais", mesmo tendo uma dupla de subs. Acho que a potencia aplicada no kit não casava bem como a potencia dos subs...
Aí vem as minhas dúvidas:
1) Vocês acham que os auto falantes originais do punto aguentam ser amplificados pelo meu pequeno banda 2.4?
Alguém já amplificou os originais para ver como fica?
Gostaria de alimentar a dianteira e traseira, com cada porta recebendo uma saída do banda.
Lembrando que o meu módulo é da primeira geração, e é bem fraquinho. Deve dar (sem distorção), uns 40wrms por canal e olhe lá.
Eu gostei do timbre dos falantes originais, pois achei na "medida" do meu gosto, sem agudos estridentes e voz bem natural.
Outra questão que levantei é que os falantes originais, pelo material que são feitos, devem ter mais sensibilidade do que qualquer kit duas vias a venda no mercado, o que em tese, me daria mais volume, com menos potência comparados aos kits à venda.
Eu usei durante anos um par de bravox de 50Wrms usando saídas de 120wrms para cada e nem passei perto de queimá-los ou danificá-los de alguma forma.
Os originais creio que sejam de 20w, portanto, 40w não me parecem um "abuso"...
2) Consigo instalar os módulos debaixo dos bancos do motorista/passageiro? Alguém já colocou módulo naquela região?
Eu tenho filho pequeno, e vivo levando umas "tralhas" no portamalas (carrinho, brinquedo, etc), que certamente riscariam ou até mesmo danificariam os módulos.
Assim, pensei em colocá-los debaixo dos bancos da frente. Alguém já fez isso? Fica bom?
Queria colocar lá com os conectores alinhados com a soleira/freio de mão, evitando alguém de "chutar" onde entram os fios, ficando apenas a lateral exposta, que é de ferro e não deve quebrar fácil.
3) Gosto do grave que sai da dupla de UXP, mas preciso de espaço! O que fazer?
A minha caixa é removível, porém, por ser de mdf de 25mm e ter dois subs, ela é pesada, aliás, BEM PESADA. Deve pesar fácil mais de 40~45kg.
Fora que ela é grandona, desajeitada pra carregar, e ocupa mais da metade da mala do punto, ou seja, se eu for colocar uma sacola no porta-malas, vou precisar tirar a caixa fora.
Queria algo mais prático... O que sugerem? Caixa dentro do estepe? Lateral de fibra? Box selado com alça?
4) Vocês que estão mais por dentro que eu sobre som automotivo, me recomendariam mudar, trocar ou acrescentar algo?
Eu parei de pesquisar sobre som automotivo lá pro ano de 2008, portanto, to bem por fora das "novidades".
Abs!
Raphael - Mauá-SP
11' Fiat Punto Essence 1.6 16v
- Piloto de Autorama
Re: Dúvidas: Kit original aguenta amplificador? Opiniões do
vamos lá, primeiramente com todos esses aparelhos, é certo que os altos falantes de papelão originais não vão aguentar anão ser se deixar a som ambiente, coisa que não vai fazer, olhando seu sistema que esta voltado ao SPL.
Eu uso meu módulo do lado, eu mesmo quem fiz e ficou muito bom. Debaixo dos bancos nunca fiz e nunca vi
http://www.casimages.com.br/i/150304021509378797.jpg.html
Sobre a caixa pode fazer na lateral de fibra , mas caso queira procure alguém que faça bem reforçada para evitar vibrações.
Eu tenho no meu carro kit duas vias e coaxiais Bravox, troquei os originais. Mas estou vendendo eles , caso queira me fale. Tenho até caixas deles.
Eu uso meu módulo do lado, eu mesmo quem fiz e ficou muito bom. Debaixo dos bancos nunca fiz e nunca vi
Sobre a caixa pode fazer na lateral de fibra , mas caso queira procure alguém que faça bem reforçada para evitar vibrações.
Eu tenho no meu carro kit duas vias e coaxiais Bravox, troquei os originais. Mas estou vendendo eles , caso queira me fale. Tenho até caixas deles.
- Piloto de Autorama
masterlixp escreveu:vamos lá, primeiramente com todos esses aparelhos, é certo que os altos falantes de papelão originais não vão aguentar anão ser se deixar a som ambiente, coisa que não vai fazer, olhando seu sistema que esta voltado ao SPL.
Marcel,
Obrigado pela ajuda!
Gostei do acabamento da lateral! Eu tive assim no meu penultimo carro (206) e era muito legal de se ver.
Caixa lateral é complicado também, pois vai ocupar (ainda que pouco) o porta-malas, ai já viu...
Pode parecer que eu sou um maníaco por SPL, som alto, etc... Mas é bem o contrário, sou bem sossegado. Ando 99% do tempo de vidro fechado e som baixinho.
Sei bem do que esse "set" que tenho é bem capaz de fazer, mas nunca tentei e nem tive esse objetivo.
Meu "problema" é que esses equipamentos me foram sugeridos há muitos anos atras por uns amigos que achavam que entendiam da coisa, e eu, na empolgação, acabei comprando, mas depois de instalado tudo achei super dimensionado pra minha pretensão.
Hoje esses mesmos amigos me sugeriram trocar tudo por coisas mais "hi-fi", pois o que eu tenho ta ultrapassado.
Até seria legal trocar tudo, mas o custo da brincadeira seria muito alto, e minha época de gastar dinheiro com isso já passou.
Pra vc ter ideia, o ganho dos meus módulos sempre ficou no mínimo, e a regulagem do player sempre em flat, loud desligado e volume de sub baixo.
O rapaz que instalou esse sistema de som no vectra que eu tive, me disse que aquilo tudo era um desperdício para o que eu gostava. Que apenas um sub de 10 e um módulo só dariam conta perfeitamente de me atender.
Não gosto de som alto. Gosto de som limpo, que eu consiga escutar todos os instrumentos. E nesse ponto, tava tudo perfeito, exceto pelas batidas que estavam muito violentas, mesmo com o volume baixo e o bandinha que "falava demais", pois estava usando o bridge pra tocar o kit dianteiro (ficou muito forte o estereo).
Eu usava o som no vol 3~4, e quando ia pro 5, já aumentava bem.. Sem distorções eu conseguir ir próximo do máximo, mas era um volume de som muito alto, diria até surreal, pro meu gosto. Pouco antes de vender o carro, eu mesmo acabei mudando para usar apenas os canais "normais" nos falantes pra poder ter melhor regulagem no volume do aparelho.
Eu tenho gosto bem eclético pra música, mas gosto muito de dvd's de show e acústico, e só por isso quis dar uma "incrementada" no som com auxilio de módulos e subwoofer.
Sou tão pouco exigente que o som original, com relação à parte média e aguda me atende muito bem, só falta grave pra complementar e os recursos do dvd.
O que eu queria fazer no meu Punto é poder usar meu DVD que tem muito mais recursos que o MP3 continental original, como BT, USB, etc.
E também não queria perder meus módulos, pois hoje podem não valer muita coisa, mas na época paguei bem caro e eles ainda funcionam muito bem pro que eu pretendo.
O par de subs com a caixa dutada atual vão rodar. Mal tenho condições de ter um sub solto na mala, quem dirá dois! rs
Estou pensando em remover o estepe e fazer uma caixa selada no lugar dele para um sub de 10 (talvez 2) ou um de 12, tudo dependendo da litragem que conseguir.
Eu já andei estudando o assunto e dou conta de fazer uma em madeira mesmo, sendo a parte lateral (redonda) feita com pedaços de MDF e massa plastica pra vedar legal.
Devo conseguir até uns 40l naquele espaço do pneu, talvez até mais. 40l da pra usar para tocar os dois UXP de 10!
Vou comprar um spray reparador de pneus para caso de emergência. Como tenho seguro, se o spray não funcionar, eu aciono o guincho e ta tudo certo! rs
O problema seria uma possível blitz policial, mas em mais de 10 anos que dirijo, nunca ninguém olhou pro estepe do meus carros.
Ainda estou pensando se uso um ou os dois UXP 10" que tenho, ou parto para um outro subwoofer.
O módulo que tenho (HT1000), se usado falante de 4ohms, dá até 600wrms, suficiente para empurrar qualquer sub com sobra de potencia.
Quero algo bem "clean", e não posso perder nada do porta-malas, que já é "justinho" pro meu uso.
Particularmente nem curto a aparencia do dvd retratil, pois aberto chama atenção, e acabo usando ele 99% do tempo fechado. Mas gosto de ter USB e a função bluetooth.
Estou pretendendo instalar o som no sábado e acho que vou experimentar ligar os originais no banda 2.4 e ver o que é que rola.
Se não ficar bom, ai vou estudar a troca dos falantes e te mando uma MP.
Eu acho que os módulos devem caber fácil embaixo do banco, pois são pequenos, mas vou confirmar isso amanhã "na pratica".
Abs!
Raphael - Mauá-SP
- Piloto de Autorama
Raphael, ligar qualquer módulo nos falantes originais é desperdício, tendo em vista o seu objetivo de som acredito que vale a pena trocar seu set por um módulo e um sub pequeno de qualidade (HIFI), fazendo uma caixa customizada na lateral do porta-malas pra ocupar o menor espaço possível, por coincidência o que estamos discutindo nesse outro tópico:
viewtopic.php?f=5&t=27679&p=490473#p490473
felipebm86 escreveu:Raphael, ligar qualquer módulo nos falantes originais é desperdício, tendo em vista o seu objetivo de som acredito que vale a pena trocar seu set por um módulo e um sub pequeno de qualidade (HIFI), fazendo uma caixa customizada na lateral do porta-malas pra ocupar o menor espaço possível, por coincidência o que estamos discutindo nesse outro tópico:
Felipe,
Obrigado pela ajuda e sugestão do link. Vou acompanhar para ver o desfecho!
Eu queria muito trocar tudo, pra adequar o que eu preciso com o que é realmente necessário.
No meu caso, o tanto de equipamento que tenho é um desperdício mesmo.
O problema é que, se eu trocar tudo, vou ter que "doar" os módulos que tenho, porque ninguém mais compra nada usado (a não ser que seja muito barato) e eles ainda estão em estado de novo.
Nesse final de semana eu vou testar o funcionamento dos originais no banda pra ver se me agrada, afinal, eles já estão lá, e se eu curtir, poupo o trabalho de desmontar as portas, ir atras de aros adaptadores, etc.
Se mais pra frente eles vierem a queimar, ai eu providencio uns novos e melhores.
Se eu ligar e ver que os originais vão pedir arrego, vou experimentar colocar um kit antigo da NAR que tenho parado aqui. Usei ele por um mês e a sonoridade achei boa, só que a sensibilidade do kit é muito baixa, assim eu precisava subir muito o volume pra ouvi-lo, e em determinado ponto ele distorcia muito, mesmo com os cortes hi-pass feito em 80hz, 100hz e 125hz. Testei em bridge também, mas a culpa não era do módulo, e sim dos falantes que são fracos e tem baixa sensibilidade.
Na época entrei em contato com a fábrica que foi taxativa em dizer que o problema era na instalação, como se o produto deles fosse a prova de problemas.
Não satisfeito com a NAR, coloquei um kit da bravox, um CS60B (mid preto, antigo) e fiquei muito satisfeito. Parecia que eu tinha trocado tudo, de tão melhor que ficou. Com pouco volume eu tinha um som bem mais presente, principalmente os médios que ficaram bem mais audíveis, embora o som tenha ficado aparentemente mais artificial.
Como atualmente eu ouço o som bem mais moderado, afinal, ninguém gosta de ouvir som alto com esposa e criança pequena no carro, talvez esse kit me atenda bem, mas só vou colocar em último caso.
Sobre os subs, eu estou pesquisando ainda. Acho que pro meu gosto musical, uma caixa selada me atende melhor.
Atualmente eu tenho dutada, mas sempre tive que deixar ela atenuada, pois os graves são muito fortes e de certa maneira estendidos demais pro meu gosto.
Estou vendo a possibilidade de aproveitar um ou os dois UXP's que tenho, pois gosto da musicalidade deles, mas a caixa será feita no chão, no lugar do estepe (vou rodar sem ele e deixar um spray de emergência no carro).
Meu filho ainda usa bastante o carrinho de transporte, que embora seja bem compacto e dobrável, fica impossível colocá-lo no carro se eu tiver uma caixa lateral, pois ele encaixa dentro dos dois vãos acima da caixa de roda.
Assim eu fico com duas opções pro grave: uma caixa menor, mais leve e removível, ou uma caixa mais parruda, que não precise ser removida pra usar a mala.
Pelos meus cálculos, dá pra tirar uns 40~42 litros do buraco todo do estepe, o que é suficiente para fazer uma selada para os dois UXP!
Mas minha ideia é ficar com um só deles e tentar moldar de alguma maneira que eu consiga talvez usar um estepe "slim".
Se não rolar os UXP, vou vendê-los (tentar, ne?!) e partir para um JL.
No sábado eu vou avaliar, e conforme for fazendo, vou colocando aqui os resultados.
Abs!
Raphael - Mauá-SP
- Piloto de Autorama
Se quer usar um som de qualidade a sugestão é usar bons equipamento, vc mencionou bravox, esqueça esta marca. Um bom kit duas vias com a porta com tratamento acustico vai ser tão bom que vai trazer um grave,
Eu utilizo um sub da questo de 8" execelente para quem nao quer perder espaço , pode se 14 l dutada e 8 litro selada de 250 w e toca muito melhor que varias marca no mercado de 350 wrms
http://nsae02.casimages.net/img/2015/03 ... 566534.jpg
Eu utilizo um sub da questo de 8" execelente para quem nao quer perder espaço , pode se 14 l dutada e 8 litro selada de 250 w e toca muito melhor que varias marca no mercado de 350 wrms
- Piloto de Autorama
masterlixp escreveu:Se quer usar um som de qualidade a sugestão é usar bons equipamento, vc mencionou bravox, esqueça esta marca. Um bom kit duas vias com a porta com tratamento acustico vai ser tão bom que vai trazer um grave,
Marcel,
Obrigado pela ajuda!
Então... Eu não sou audiófilo, alias, to beeeeem longe disso! kkkkk
Como disse, o som original me agrada no timbre, o que ta faltando é só um pouco de grave.
Eu falo de bravox pq é o que eu tenho usado nos últimos 15 anos... rs
Meus amigos já me disseram que a Bravox já não tá com essa bola toda!
O set que eu tenho é um exagero pro meu uso e gosto, mas como gastei (ou joguei fora) tanto dinheiro com isso, não queria perder os equipamentos.
Eu coloquei a caixa e os UXP à venda, mas ninguém paga nada por eles.
Anunciei a caixa (que é top, com mdf de 25mm) + o par de subs por 700 reais. Na época o conjunto me custou uns mil reais.
A melhor oferta que recebi foi um sub bomber one de 12 usado + 350 reais.
É pra chorar! kkkkkkkkkkk
Eu gostaria muito de partir para um bom kit duas vias, como um Morel ou Helix, e fazer o tratamento das portas e adicionar um sub de 8" da Questo, que já ouvi e achei fantástico. Um amigo meu tem ele no carro com uma dutada minuscula, e eu fiquei impressionado de ver como aquele sub pequeno toca tão forte!
Esse set seria ideal para o meu gosto, porém, teria que comprar tudo de novo e dar meus eqptos por qquer merreca, já que nem posso ficar com eles guardados pq não tenho espaço, além de que eu prefiro gastar esse dinheiro em alguma manutenção futura, como troca de pneus, etc...
Minha dúvida primária era saber se os falantes originais aguentam o módulo...
Como parece que ninguem aqui nunca tentou isso, eu falei com o cara que instalou o som nos meus outros carros e ele foi taxativo comigo: aguentam, desde que não abuse do volume.
Ele me disse que já montou um punto com os falantes originais e um sub de 10" e que até hoje ta de boa. Me disse que o que queima o falante é falta de corte das frequências baixas (graves) e alta distorção.
Sobre os subs, ele me sugeriu eliminar o estepe e fazer uma caixa selada para os dois UXP.
Segundo ele, dá pra tirar uns 42~43 litros do buraco do estepe, que dá tranquilo pra os dois UXP.
Faria uma caixa redonda, toda em madeira mesmo, do tamanho do estepe, e por cima um fundo falso para o porta-malas, com duas telas para que as coisas que se colocar lá não amassem os falantes.
Amanhã vou dar uma passada lá pra conversar com eles e, se for o caso, começar a montar... rs
Abs!
Raphael - Mauá-SP
- Piloto de Autorama
Pode montar aos poucos, assim também vai adquirindo mais conhecimentos assim como eu. Pode ir montando aos poucos. Boa sorte, volte e poste as impressões do seu som após montado
- Piloto de Autorama
Pessoal,
Instalei o banda 2.4 nos falantes originais.
A impressão que eu tinha de que os originais falariam "mais alto" com menos potência se confirmou.
O som ficou com ótimo timbre, não sendo necessário nenhum reforço na parte de equalização, que ficou muito boa mesmo com tudo "flat".
Estão cortados em 80hz pelo player, e mesmo em alto volume, não estão distorcendo.
Para uso civilizado, posso deixar o corte tranquilamente em 63hz.
Por enquanto, estou usando a caixa dutada com os dois UXP até ter tempo de fazer a selada no estepe, mas acho que "acertei a mão" em utilizar os falantes originais.
Se com o tempo vão dar problemas, não sei, mas a principio eu duvido que aconteça.
De qualquer forma, se alguém tiver a mesma dúvida, fica aqui minha contribuição.
Abs!
Instalei o banda 2.4 nos falantes originais.
A impressão que eu tinha de que os originais falariam "mais alto" com menos potência se confirmou.
O som ficou com ótimo timbre, não sendo necessário nenhum reforço na parte de equalização, que ficou muito boa mesmo com tudo "flat".
Estão cortados em 80hz pelo player, e mesmo em alto volume, não estão distorcendo.
Para uso civilizado, posso deixar o corte tranquilamente em 63hz.
Por enquanto, estou usando a caixa dutada com os dois UXP até ter tempo de fazer a selada no estepe, mas acho que "acertei a mão" em utilizar os falantes originais.
Se com o tempo vão dar problemas, não sei, mas a principio eu duvido que aconteça.
De qualquer forma, se alguém tiver a mesma dúvida, fica aqui minha contribuição.
Abs!
Raphael - Mauá-SP
- Piloto de Autorama
Muito bom Raphael! No meu Linea tenho o sub original, player original porém os falantes foram trocados pelo dono anterior por coaxiais da 'h-buster' preservando os tweeters originais, então o som tem muito agudo, tenho que diminuir na equalização do player. Porém o som é muito bom, esses falantes tocam bem, até desconfio que meu carro tem algum módulo de potência escondido porque mesmo em volume 10 ele toca relativamente alto, nunca passei do 16 ou 17 e normalmente quando faço isso é para compensar alguma música que foi gravada com pouco ganho.
Também gosto muito do som dos Bravox CS60, o D e K são os melhores mas os que já usei foram os B que são os mais básicos. Atualmente estou por fora desses assuntos e nem me preocupei em trocar o som porque, como disse, o som do meu carro supera minhas expectativas.
Também gosto muito do som dos Bravox CS60, o D e K são os melhores mas os que já usei foram os B que são os mais básicos. Atualmente estou por fora desses assuntos e nem me preocupei em trocar o som porque, como disse, o som do meu carro supera minhas expectativas.
João Paulo
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/
ex-Linea Absolute 1.9 Dualogic 2010 - preto vesúvio
Linea Clube no Facebook: https://www.facebook.com/groups/LineaClube.Brasil/