Ajuda em som básico com possível expansão

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Ajuda em som básico com possível expansão

por legallotti » Ter Set 29, 2009 10:22 pm

Fala galera... gostaria de uma ajuda de vcs.

To pensando em montar um som, mas nao tenho certeza se eu queria um subwoofer.
Acho que preferia montar um esquema com falantes nas portas de qualidade.
No entanto, nao queria ter que alterar muita coisa pra adicionar um sub futuramente.

Vejam o que acha:

Bravox Kit 2 Vias CS60D 6" 70WRMS (portas da frete)
Bravox Coaxial Hi-End Diamond CX50D 5" 70WRMS (portas de trás)
Audiobank KA-4100 4 Canais de 140WRMS (560WRMS Totais)

Rolaria adicionar um sub usando esta estrutura? se sim, qual? se nao, pq?

Meu aparelho é Pioneer DEH-P3980

Abraço!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Ajuda em som básico com possível expansão

por felipe.mm » Qua Set 30, 2009 10:40 am

da pra por um sub NAR 10SW2 ai tranquilo, ou algum q vai ate 200W RMS.. mas o sistema que vc colocou eh a receitinha de bolo :P

a questao eh, se vc jogar um sub ai, vc vai ter que ligar o par de coaxiais traseiros direto no player.. em termos de qualidade vai ate melhorar, pois vc vai ter soh o kit 2 vias na frente jogando tdo o som pro carro e dando sensação de palco sonoro!

abs
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por legallotti » Qua Set 30, 2009 11:27 am

Valeu, Felipe... me deixou tranquilo, pq estou num caminho padrão então neh.

Mas ainda tenho umas dúvidas...
Pq eu não consigo ligar tudo no módulo?
Se eu ligar apenas o kit e o sub no módulo, nao fica sobrando potência? pq os falantes são 140w, o sub 180w... soma 320w, enquanto o módulo é de 560w.
Sobram 240w ai, que poderia ser usado em falantes neh... Ou então, nao seria melhor pegar um amplificador mais fraco, como o Audiobank KA-4060 4x85WRMS???

Além disso, realmente fica melhor mesmo ligar os da porta traseira direto no aparelho?
esta diferença de volume entre falantes dianteiros e traseiros é boa?

E ainda... qual é o melhor local pra colocar o módulo no carro (Punto, logicamente)?

Desculpem se as perguntas forem imbecis, hahaha, mas sempre fui ignorante nisso... to aprendendo agora.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por qsboy » Qua Set 30, 2009 3:09 pm

Vamos ver

o Audiobank 4100 pro que voce vai utilizar tem: (Considerando 4 ohms pros falantes e sub)

(2 canais) = 1 Bridge pro sub de 220 Watts RMS
e 2 canais de 100 watts RMS pros falantes, então. utilizando um sub de 200 RMS vai ficar show de bola. Mas para os falantes, 100 Watts sendo jogados neles vai ultrapassar em 40% (70 RMS >> 100RMS), o que eu não sei dizer se tem como regular o amp pra mandar somente 70rms pros falantes nesses 2 canais.

Já o 4060 que você citou tem 4 x 60 rms (O CS60D tem 70rms) e vai faltar 10rms e 2 canais em bridge resulta em 140 RMS @ 4 OHM... Eu acho pouco pra um sub.

O Modulo é de 560 Watts RMS em 2 OHM ou 400 Watts em 4 OHM e os falantes e geralmente os subs funcionam com 4 OHM, portanto você tem 4 x 100 RMS em 4 OHM = 400 rms!!
Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por felipe.mm » Qua Set 30, 2009 3:11 pm

legallotti escreveu:Valeu, Felipe... me deixou tranquilo, pq estou num caminho padrão então neh.

Mas ainda tenho umas dúvidas...
Pq eu não consigo ligar tudo no módulo?
Se eu ligar apenas o kit e o sub no módulo, nao fica sobrando potência? pq os falantes são 140w, o sub 180w... soma 320w, enquanto o módulo é de 560w.
Sobram 240w ai, que poderia ser usado em falantes neh... Ou então, nao seria melhor pegar um amplificador mais fraco, como o Audiobank KA-4060 4x85WRMS???

Além disso, realmente fica melhor mesmo ligar os da porta traseira direto no aparelho?
esta diferença de volume entre falantes dianteiros e traseiros é boa?

E ainda... qual é o melhor local pra colocar o módulo no carro (Punto, logicamente)?

Desculpem se as perguntas forem imbecis, hahaha, mas sempre fui ignorante nisso... to aprendendo agora.

amigo legallotti, daria sim pra vc ligar tudo no modulo, mas vc teria q ligar o par de coaxiais traseiro em serie ou paralelo com o kit 2 vias, isso implica em varios problemas.. Mas oq vc disse sobre sobrar potencia, bem, vc esta enganado! Primeiramente, os falantes do kit sao 70W cada lado, e o sub 180W, o Audiobank KA4100 manda 4x100W a 4 Ohms, isso implica q vc soh vai conseguir esses maximos 100W RMS para cada lado do kit 2 vias (ja esta otimo), e, em bridge, 220W para o subwoofer.. Portanto vc tera sobra de potencia para tdos os falantes, o q eh bom, pois o amplificador trabalhara com mais folga, esquentando menos e consequentemente trabalhara melhor pois tera mais força do q a minima necessaria para empurrar os cones dos falantes! Essas potencias que vc declarou aqui sao diferentes uma da outra.. Sendo q a potencia maxima real desse amplificador eh de 400W RMS a 4 Ohms ou 560W RMS a 2 Ohms.. Kit 2 vias e coaxias em geral sao de 4 Ohms e subwoofer vc encontra de 1, 2, 4 ou 8 Ohms.. Portanto, atente-se a potencia real (RMS) e, tambem, a impedancia e a voltagem em q ela eh declarada.. acho q por acaso vc disse esse sistema pois achava q as potencias batiam, entretanto me parece que vc esta pensando de maneira errada, mas posso te dizer q esses falantes com esse amplificador "CASAM" certinho..

O que vc disse sobre volume nao eh bem assim, ja que a diferença em questao nao eh o volume e sim o sinal amplificado, se vc ligar os falantes traseiros no player vc vai ter uma perda de potencia (que implica no volume), mas principalmente um ganho de distorçao.. Fato eh q um sistema q visa qualidade de som, nao eh nem necessario falantes atras, pois o sistema segue o conceito de palco sonoro, ou seja, o sistema tenta simular o som de um show ao vivo, e no show ao vivo vc nao fica de costas para o palco, fica!? Portanto o ideal eh o som vir tdo somente da frente, para te dar a impressao de poder distinguir daonde que vem o som, isso nao acontece se vc estiver usando falantes atras.. O intuito de falantes atras, em geral, eh somente levar ao passageiro uma fonte mais proxima de audio.. Entretanto, isso soh funcionara se vc colocar os tweeters em cima do painel e direcionados para vc, caso contrario, se vc coloca-los nos lugares originais o conceito de palco sonoro seria irrelevante!

Entao, primeiro vc tem q decidir se vai ou nao querer colocar um sub, diga-nos tambem quais produtos vc tem e quais produtos vc pretende comprar e qual eh o seu orçamento.. Diga tambem o que pretende com o sistema de som (fidelidade, qualidade, trio, spl) e os tipos de musica que vc ouve ;))

Só assim tdos do forum poderao te ajudar melhor..

abs

se tiver interesse, leia os artigos daqui:
http://autosom.net/artigos.asp

isso vai te esclarecer...

EDIT: enqto eu escrevia, alguem postou antes UEAHieua /\
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por qsboy » Qua Set 30, 2009 3:43 pm

Felipe aqui em cima matou a pau... levando em consideração o meu som, eu estou muito satisfeito. Muito mesmo, e aconselho você a ir nos encontros e ouvir uns setups da moçada pra se basear em relação à gosto musical e volume (frequencia) do som...
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por felipe.mm » Qua Set 30, 2009 6:17 pm

qsboy escreveu:Felipe aqui em cima matou a pau... levando em consideração o meu som, eu estou muito satisfeito. Muito mesmo, e aconselho você a ir nos encontros e ouvir uns setups da moçada pra se basear em relação à gosto musical e volume (frequencia) do som...

nao intendi oq vc quis dizer com "matou a pau".. AEHiue
poderia explicar?
qto a ir em encontros, tenho estado mto ocupado, fazer Eng de Computaçao sendo integral, nao eh facil nao.. Ehehhe
mas qdo der vou sim.. estou meio por fora do resto do forum, so tenho entrado aqui msm, ate por gostar msm de som e gostar de ajudar os outros.. mas enfim, eh isso..

;)
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por jaydee_ro » Qui Out 01, 2009 9:23 am

Matou a pau = arrasou = mandou bem :)
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por legallotti » Seg Nov 16, 2009 8:18 pm

Aí, galera.
Completei meu som.

Primeiro eu tinha colocado o kit 2 Vias CS60D 6" 70WRMS (portas da frete)
Bravox Coaxial Hi-End Diamond CX50D 5" 70WRMS (portas de trás)

E só... tava faltando grana.
Lembrando que meu aparelho é Pioneer DEH-P3980

Neste final de semana descobri que meu pai tinha uns equipamentos sobrando de um carro velho dele (e o véio nem tinha me falado...)
Aí perguntei pra ele, ele confirmou e meu deu:
- H-Buster Amplificador HBM-6000 6 Canais Pro Power [HBM6000]
- Subwoofer Bomber DUB 8" SW8DUB - B4 150WRMS

Assim... se eu tivesse que comprar, compraria outras coisas.
Mas como veio na faixa, fiquei feliz pra *%$#! neh!!!!

Eu achei que ficou bom.
Nao domino muito, mas atendeu o que eu queria e gastei pouco neh.

Agra to com um problema...
Eu percebi que o som dele nao ta estereo de verdade tipo esquerda e direita.
Na verdade tá saindo frente e trás... o som da direita ta na frente e o da esquerda tá atrás.
E quando eu jogo o balanço esqueda-direita ele joga o som pras caixas da frente ou de tras (dependendo do que eu escolho)
E perdi a função Fader.

Nao gostei muito disso.
Queria que o som ficasse estereo de verdade
O cara disse que assim seria melhor por eu poderia jogar o som pra frente no caso de alguem viajar atras e o som estiver muito alto.
Mas nao gostei.

De resto tá bom!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por qsboy » Seg Nov 16, 2009 8:28 pm

O meu som tava invertido no Amplificador. Inverti os cabos RCA q chegam no modulo e boa.

o seu som distingue entre canais dianteiros e trazeiros esquerdo e direito... eh so testar la.. a nao ser que o instalador cagou na farofa (igual o meu)!!
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

Próximo