Me ajudem na litragem para Sub Bomber Dub para Grave interno

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Me ajudem na litragem para Sub Bomber Dub para Grave interno

por mrferrari23 » Sáb Fev 13, 2010 8:37 pm

Pessoal, boa noite,

Irei montar um sistema de som interno para meu punto.

1 - Bomber dub 12" 200 rms (no manual, pede 50 litros com duto de 10x 15cm) http://www.mundomax.com.br/_subwoofer_12_automotivo/subwoofer_dub_sw12dub_d4_200w_rms_4_ohms_bomber
2 - 2 kits seleniumhttp://www.mundomax.com.br/_2_viastwo_way/kit_system_two_way_62v2a_60w_par_falantes_tweeters_crossovers_selenium
3 - Crossover stetson 3 vias http://www.mundomax.com.br/_modulos_stetsom/crossover_eletronico_stx62_stetsom
4 - amplificador corzus xr 4100 (400 rms) http://www.netserv19.com/ecommerce_site/produto_13296_33_Modulo-amplificador-Corzus-XR4100-400W-RMS-RCA-+-3-Brindes-

Irei colocar os kits nas portas nos locais originais. Irei tbm selar e reforçar a porta com manta asfalticas para melhorar o grave dos kits two way.
Agora o problema é o seguinte: Qual a litragem que colocarei para o sub, já que ele trabalhará somente com a mala fechada. O problema é que nao sei a frequencia de ressonancia do punto para parear com a frequencia da caixa. Uso o sofware WINSD para o cálculo das caixas e posso adiantar algumas variáveis.

Volume da caixa: 50 litros com frequencia de 47,64 de corte.
Diametro do duto: 1 duto de 10cm de diametro x 15cm de prof.
Ganho de 7,154 Db na frequencia de 65 Hz(penso que essa é a frequencia de ressoancia do punto). Alguem sabe a frequencia de ressonancia do punto???

Já fiz o molde(parte de tras) de fibra da minha caixa pela lateral da mala, dependo de saber opinioes, criticas, sugestões para a contrução da caixa.

Espero ajuda pessoal

Muito obrigado
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Me ajudem na litragem para Sub Bomber Dub para Grave interno

por mrferrari23 » Dom Fev 14, 2010 12:27 pm

Pessoal.
Alguem se abilita?
Preciso da ajuda de todos.

Obrigado
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por felipe.mm » Seg Fev 15, 2010 4:46 pm

mrferrari23 escreveu:Pessoal.
Alguem se abilita?

Obrigado

Cara, usa o programa WinISD para simular a caixa que melhor se encaixa no seu gosto..

Vale lembrar tambem que os locais para tweeters das portas traseiras sao falsos!!

Abs ;)
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por mrferrari23 » Seg Fev 15, 2010 7:18 pm

felipe.mm escreveu:
mrferrari23 escreveu:Pessoal.
Alguem se abilita?

Obrigado

Cara, usa o programa WinISD para simular a caixa que melhor se encaixa no seu gosto..

Vale lembrar tambem que os locais para tweeters das portas traseiras sao falsos!!

Abs ;)

Felipe,
Eu uso o winsd, porém, não sei a frequencia de ressonancia do carro. Quero parear a maior amplitude de spl pelo programa para a frequencia de ressonancia do punto (imagino que seja +- 60Hz). Isso sim impressionaria no grave. Isto é fato.
Dê uma olha na foto e me fala o que acha do volume e frequencia. O tubo é de 10cm x 25cm. O cone não ultrapassa a excursão maxima.
Gostaria de sugestões, gosto de bastante spl.
Eu não entendi quando vc se referiu no tweeter nas portas traseiras. Quer dizer que aquilo está ali só de estetica? E onde colocamos os tweeters (para o Kit two way) nas portas traseiras?
Imagem

O projeto está aberto para sugestões e criticas.
Felipe, da dicas ai, vc parece que entende do assunto. heheheh.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mrferrari23 » Qua Fev 17, 2010 9:55 pm

Pessoal.
Conforme meu tópico (viewtopic.php?f=5&t=9236&p=183640#p183640), testei o meu sub dub 200 rms na minha caixa ainda sem acabamento. Porém quando fui ligar notei que meu alto falante esta fazendo um ruido estranho enquanto bate (fora da caixa). Parece que a bobina esta pegando.
A pergunta é a seguinte: Alguem conhece esse sub? Ele faz um barulho estranho mesmo ou meu alto falante está com problemas. Esse sub é bom?
Gostaria de trocar ideia com alguem que conheçe esse sub.
Abraços a todos.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mrferrari23 » Qui Fev 18, 2010 3:49 pm

Alguem pessoal?
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por felipe.mm » Qui Fev 18, 2010 5:48 pm

vou te responder por aqui.. eu pessoalmente nao gosto da marca Bomber, portanto acho q sou suspeito para flar, pois sera um NAO com categoria!!

como vi, vc ja mandou o sub de volta pra pegar outro bomber, acho disperdicio de dinheiro.. como foi recomendado o NAR 10SW2 eh mais fiel ao som de qualidade.. agora vai do gosto..
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Marcus T-Jet » Qui Fev 18, 2010 7:04 pm

felipe.mm escreveu:vou te responder por aqui.. eu pessoalmente nao gosto da marca Bomber, portanto acho q sou suspeito para flar, pois sera um NAO com categoria!!

como vi, vc ja mandou o sub de volta pra pegar outro bomber, acho disperdicio de dinheiro.. como foi recomendado o NAR 10SW2 eh mais fiel ao som de qualidade.. agora vai do gosto..

É... Bomber não desce redondo.
Como o Thiago e o Felipe comentaram, NAR é uma boa pedida.
Tô instalando o 10SW2, pego amanhã o carro, e posso t dizer, ele toca mto bem!
E com QUALIDADE, oque os Bombers não sabem oque é...

Desculpe-me, mas estou sendo sincero!
Abs!!!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mrferrari23 » Sex Fev 19, 2010 7:18 am

felipe.mm escreveu:vou te responder por aqui.. eu pessoalmente nao gosto da marca Bomber, portanto acho q sou suspeito para flar, pois sera um NAO com categoria!!

Estava vendo os paramentro de T&S dos dois alto falantes para usar como comparação.

Modelo 12SW2 12" (preço: 229,00)
Diametro: 12"
Pot. RMS: 180 WRMS
FS: 23.80 Hz
Qes: 0.592
Qms: 4.024
Qts: 0.516
Vas: 190.0 Lts.
Xmax: 7.5 mm
No: 0.419 %
Sens.: 88.24 W/m
Sd: 53.093 m²
Le: 3.2 mH
Re: 3.3 ohm
Bl: 8.85 Tm
Ω: 4 Ω

Bomber New Edge: (161,00)
SW12NE225-B4 4 Ohms
Wrms 225
dB SPL 87
Fs 28 Hz
Qts 0,62
Vas 118 L
Bl 9,0
Tm
Sd
cm²
Xmax 7 mm
Re 2,7 Ω
Vw 1,9 L

Não vi, pelo menos no quesito T&s porque gastar mais 70 reais a mais e pegar o NAR. Nunca vi tocando então não posso julgar.
Talvez o problema do bomber que vcs veêm é que nao colocam em uma caixa que presta. Porque o que vejo de gente fazendo caixa acustica com pedaço de compensado do guarda roupa velho da mamãe não está no gibi.
Gostaria bastante de ver esse falante tocando.
Quem tiver alguma dica sobre o projeto ficarei agradecido
Mas valeu pela dica pessoal.

Obs: Ontem a noite coloquei os Kits Two Way selenium nas portas dianteiras, hoje colocarei nas portas traseiras.
Não liguei os Kits com o modulo ainda, acho que ficará muito bom.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por felipe.mm » Sáb Fev 20, 2010 1:24 am

soh um detalhe.. eh mto, mto dificil msm tomar a qualidade do som pelos parametros T&S..

portanto, essa sua comparaçao deveria ser mais pratica do que levar em contas os dados!!!
te digo que o q vc flou sobre caixa ate pode ser, mas estabelecimentos renomados por fazerem bons trabalhos no campo de qualidade de som indicam NAR e nao BOMBER, o que eh um fator positivo, pq se compararmos o preço de um falante NAR com falantes importados que em geral sao melhores, veremos que a NAR se sai mto bem no quesito custo/beneficio, enqto que falantes BOMBER sao oferecidos em qq canto, onde as vezes nem se sabe projetar uma caixa.. Concordo com vc nesse quesito, mas se ambos estiverem numa caixa bem projetada, aposto no NAR e nao no BOMBER..

enfim, opiniao pessoal, mas soh vendo pra crer.. ;)
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

Próximo