Para Google, Fabricantes Ainda Pecam Usando A Internet

Assuntos não relacionados às demais seções do fórum... Piadas, Videos, Fotos, etc...

Para Google, Fabricantes Ainda Pecam Usando A Internet

por ADILSONRE » Qui Set 26, 2013 3:42 pm

Para Google, fabricantes ainda pecam na hora de usar a internet
25.09.2013 - 20:08

Especialistas em marketing digital e no setor automotivo concluem que há muito o que evoluir quando o assunto é a relação entre marcas de veículos e consumidores pela web.

Apesar de cada vez mais popular, a internet ainda parece ser território desconhecido para a maioria das fabricantes de automóveis e somente oferecer um site não basta. A conclusão é de uma pesquisa realizada pelo Google, uma das principais empresas quando o assunto é a web.

Os resultados foram apresentados em São Paulo, em uma palestra que integrou o ciclo “Think with Google”, que visa salientar a importância que a rede possui e qual a melhor abordagem do meio para os negócios.

Chamado de “Think Auto with Google”, o evento reuniu especialistas em marketing digital e do setor automotivo. Para todos, a conclusão foi similar: há muito o que evoluir quando o assunto é a relação entre fabricantes e consumidores pela internet.

“O que as empresas precisam lembrar é que o processo de decisão mudou. Hoje, o consumidor de carros nem sempre utiliza as mídias tradicionais impressas para definir a sua compra”, explica o diretor de negócios para Automotivo, Finanças e Turismo do Google Brasil, Thiago Machado.

O especialista ressalta que há 102 milhões de pessoas com acesso à internet no País, sendo que 70% dos interessados em adquirir um veículo utilizam a rede.

Outro fator citado por Machado é o aumento de opções na hora de comprar um carro. “Se há alguns anos o brasileiro escolhia seu carro entre as montadoras tradicionais, hoje as opções se multiplicaram e tornaram o mercado muito mais competitivo. O número de montadoras passou de 15 para 49 desde o ano 2000.”

Ele também cita a facilidade para a obtenção de informações. “A rápida adoção de novas tecnologias e o uso da internet por meio de smartphones e tablets facilitou o acesso às informações. O poder agora está nas mãos dos consumidores, que hoje chegam às concessionárias sabendo a marca e modelo que quer comprar.”

Relacionamento é o problema

Ter um site com informações sobre o produto é muito pouco hoje. “Segundo nossa pesquisa, 58% dos clientes ficam insatisfeitos com o primeiro contato online com a montadora”, conta Machado.

Ainda de acordo com o executivo, o principal problema se dá no relacionamento inicial com o cliente, que seria o primeiro passo para a conclusão de uma compra. Entre as principais queixas está a ausência da possibilidade de agendar test drive diretamente pelos sites das fabricantes. “Falta resposta rápida e conveniência quando se procura obter serviços e produtos dessas empresas pela internet.”

Da mesma forma, as empresas tropeçam também na hora de posicionar o seu produto em ferramentas de busca. Dados do Google apontam que 86% dos cliques ocorrem na primeira parte desses sites. “Eventualmente, o interessado em comprar o carro ‘x’, ao pesquisar sobre o veículo, acaba encontrando resultados mais bem posicionados do modelo ‘y’, concorrente. Como resultado, ele pode acabar migrando para produto de uma empresa rival.”

O especialista diz que o ideal é “capturar” os consumidores que estão ativamente declarando suas intenções por meio das ferramentas de busca. E também sugere algumas soluções “É possível também construir um showroom virtual no YouTube, possibilitando uma experiência quase real, que vai desde uma demonstração detalhada dos atributos do carro até a possibilidade de ser direcionado para a compra”, orienta.

http://www.estadao.com.br/jornal-do-car ... 4407,0.htm


PODERIAM TER MENCIONADO A IMPORTÂNCIA DOS DIVERSOS FÓRUNS SOBRE CARRO EXISTENTES HOJE.
ImagemImagemImagemImagemImagem
_______________________________________________________________________
"Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei." - Salmos 91:2
Avatar do usuário
Coordenador Regional
Coordenador Regional
 
Mensagens: 1254
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 12:28 pm
Localização: Guarulhos/SP.

Re: Para Google, Fabricantes Ainda Pecam Usando A Internet

por ADILSONRE » Seg Set 30, 2013 4:04 pm

Fiat e JAC se destacam no uso da internet
28.09.2013 - 17:49 Rodrigo Lara

Marcas investem na ousadia, enquanto rivais são deficientes no relacionamento com o consumidor pela rede

Fiat e JAC são as montadoras que estão conseguindo se destacar no uso da internet para relacionamento com o consumidor. E graças ao fator ousadia.

Esta é a visão do diretor de negócios para Automotivo, Finanças e Turismo do Google Brasil, Thiago Machado, exposta no seminário “Think Auto with Google”, que reuniu especialistas dos setores digital e automotivo.

"Algumas empresas, como a JAC, viraram referência no uso da internet. Para o lançamento do J2, a marca chinesa apostou em uma campanha 100% online, que resultou em 13 milhões de visualizações no YouTube, levando o canal da montadora ao posto de terceiro maior entre as fabricantes de automóveis no site."

Outra referência no assunto é a Fiat. A fabricante utilizou o YouTube para fazer duas grandes campanhas, sendo que em uma delas foi feita uma parceria com os humoristas do grupo Porta dos Fundos, um dos maiores sucessos do site de vídeos. A segunda explorou a Copa das Confederações.

"As duas ações geraram aproximadamente 30 milhões de visualizações e 20 mil compartilhamentos. Se somarmos o tempo assistido dos vídeos teríamos 58 anos ininterruptos de exposição da marca Fiat", aponta Machado.

"Esperamos que estes e outros tantos exemplos mundo afora inspirem a indústria a, cada vez mais, aproveitar a enorme oportunidade que a internet representa."

No seminário, foi explorada a relação entre as montadoras e os consumidores via internet. Para o Google, as empresas especializadas na produção de automóveis ainda são deficientes nesse tipo de comunicação.
ImagemImagemImagemImagemImagem
_______________________________________________________________________
"Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei." - Salmos 91:2
Avatar do usuário
Coordenador Regional
Coordenador Regional
 
Mensagens: 1254
Registrado em: Qua Abr 17, 2013 12:28 pm
Localização: Guarulhos/SP.


Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes