O custo mensal de se manter um carro no Brasil

Assuntos não relacionados às demais seções do fórum... Piadas, Videos, Fotos, etc...

O custo mensal de se manter um carro no Brasil

por AlexJW » Qua Abr 06, 2011 6:53 pm

Inspirado por um tópico que o Shadowzin lançou há pouco, sobre o novo aumento do preço da gasolina, resolvi fazer umas contas rápidas (sem compromisso com a exatidão nos números), para ver quando que eu gasto mensalmente, na média, para me dar ao luxo de ter um carro no Brasil.

Vamos a um cálculo rápido sobre os gastos com um carro:

Valor: R$50.000,00 (Punto Essence 1,8 Etorq)
Impostos: R$20.000,00 (inclusos no preço acima)
IPVA: R$1.200,00 (3% do valor aqui no RJ, fora a taxa de vistoria)
Emplacamento + Taxas: R$200,00
Combustível Mensal: R$330,00 (no meu caso x 12 meses = R$3.960,00)
Estacionamentos + Pedágios no mês = R$120,00 (no meu caso x 12 meses = R$1.440,00)
Manutenção (periódicas + lavagem + pequenos consertos): R$100,00 (no meu caso x 12 meses = R$1.200,00)
Seguro (anual): R$1.500,00

Isso tudo no chute.

Então teríamos aí
R$50.000 do valor do carro
R$9.500,00 (as demais despesas) que divididas por 12 revela um gasto mensal de R$791,66).

Isso no primeiro ano e sem contar a depreciação do carro, na média de 15% no primeiro ano = R$7.500,00

Se somada então a desvalorização do automóvel, aí teríamos um gasto anual com o carro na casa dos R$17.000,00, que divididos pelos 12 meses do ano, resultaria num gasto mensal com o carro da ordem de R$1.416,00 !!!!!!! Isso é a metade de uma prestação para a aquisição de um imóvel, por exemplo.

Vamos arredondar logo pra cima... R$1.500,00 realhos por mês para manter um carro que nem top é. Fora os 50.000 pagos no carro!

Isso por baixo. Ter carro no Brasil ta cada vez mais difícil e caro, e ainda tem o povão que divide o carro em 60, 72 meses (como já vi) pagando juros altíssimos nas prestações....

Obs.: claro que as contas acima podem conter erros, para mais ou menos, mas só quis fazer um apanhado rápido pra ver o peso dos gastos com um carro num orçamento familiar. No meu caso ficou ainda pior, pois gastei uma boa grana com acessórios (+ R$6.000,00), e este valor não está computado nas contas acima.

Pesado. Carro tá virando um luxo que vou repensar nos próxims 12 meses se seguirei me propondo a pagar.

abrax!
Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

Imagem
    Velha Guarda
    Velha Guarda

Re: O custo mensal de se manter um carro no Brasil

por AlexJW » Qua Abr 06, 2011 7:04 pm

Galera, creio ter me equivocado em lançar este tópico aqui em NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS, por me parecer ser o caso de um OFF TOPIC.

Fica a critério dos ADM´s e MOD´s.

abrax
    Ex-Punto Essence EtorQ 1,8 2010/2011 (ABS AB2 Blue&Me Rádio/CD Integrado c/ Comandos Volante etc...

CARLESS.... Agora é só no busão, na motoca, no metrô e na sola do sapato maluco!

Imagem
      Velha Guarda
      Velha Guarda

por brunoesm » Qua Abr 06, 2011 7:10 pm

:shock:

mas é por aí...

Só que nas condições que se encontram os transportes públicos, carro é um mal necessário.
      Imagem
      - Ex Ecosport 04/04 Preto
      - Ex Gol 98/98
      - Ex Celta 1.4 04/04 "0Km" (roubado)
      - Ex Corsa Wind 4 portas 00/00 "0Km"
      Piloto de Autorama
      Piloto de Autorama

por shadowcps » Qua Abr 06, 2011 7:11 pm

Discordo ! os carros são movido à que, groselha ? Até considerei em postar em outro lugar mas como nossos carros dependem de combustível para andar, não deixa de ser uma notícia automotiva sim. Se tivéssemos um tópico exclusivo para notícias econômicas por exemplo, certamente estaria lá, senhor Alex candidato a Moderador kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :twisted: :mrgreen:
      ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
      Moderador
      Moderador

por AlexJW » Qua Abr 06, 2011 7:16 pm

brunoesm escreveu::shock:

mas é por aí...

Só que nas condições que se encontram os transportes públicos, carro é um mal necessário.

Brother bruno... depende do bairro onde se more aqui no Rio... eu tô buscando me mudar para um que tenha metrô bem próximo e que me leve ao trabalho em até 15 minutinhos. Mas de uma maneira geral vc está certíssimo, transporte público no Brasil simplesmente non ecxiste!

Em todo caso, já li pesquisas que indicam o movimento dos brasileiros para buscar moradia perto do seu trabalho ou, no mesmo sentido, perto dos grandes centros de trabalho.

Não é a toa que por exemplo, aqui no Rio, um imóvel em Botafogo ou Flamengo (ambos perto do centro financeiro do RJ), por exemplo, tenham tido um aumento no preço dos seus imóveis da ordem de 350% nos últimos 2 anos!!!! Isso mesmo, a Veja Rio tem uma matéria sobre isso... imóveis de 2 quartos, com sala, cozinha, 1 vaga de garagem e seus 75m2 hoje valem, nestes bairros, a bagatela de (na média) R$550.000,00 (isso ser for construção antiga, se for mais nova fica na casa de R$650.000,00)....

shadowcps escreveu:Discordo ! os carros são movido à que, groselha ? Até considerei em postar em outro lugar mas como nossos carros dependem de combustível para andar, não deixa de ser uma notícia automotiva sim. Se tivéssemos um tópico exclusivo para notícias econômicas por exemplo, certamente estaria lá, senhor Alex candidato a Moderador kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk :twisted: :mrgreen:

adhaohdaohdaohaodhodaa... sim senhor, Sr. Redator!... já parou pra fazer as suas contas tbm Sidnei?

Imagem
        Velha Guarda
        Velha Guarda

por shadowcps » Qua Abr 06, 2011 7:22 pm

mordeu ! (=D>) (=D>) (=D>)

então, Alex, veja bem ....

como estou na idade de pagar pra não me aborrecer e para ter um pouco masi de conforto, optei por ir trabalhar com carro todo dia ou seja, rodo só 5 km na "estrada" ROUbagiada da refinaria pra minha casa, no centro, sendoque de minha casa vejo a refinaria. Só aí morro todo dia com (por enquanto) 7,65 em um posto de assalto - ooops, arrecadação instalado na alça de acesso ao retorno (sim, é isso mesmo). Como diz aquele velho ditado " o que é uma bufinha a mais pra quem está todo borrado", meio tanque de combustível (um pouco menos) por semana não fará maiores estragos. Como diria aquele velho e sábio personagem do Chico Anísio, aquele deputado federal - quero mais é que pobre se exploda ! e como diria outro personagem metido a grã-fino, o grande Caco Antibes: não será isso que afetará as minhas tulipas intestinais... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
        ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
        Moderador
        Moderador

por Fernando Vieira » Qua Abr 06, 2011 9:05 pm

Alex, duas perguntas:

1 - Você viu o Globo de domingo falando justamente disso? O Morar bem de domingo dizia justamente isso, que os imóveis no centro do Rio estão valorizadíssimos.

2 - Que raio de pneu de perfil assimétrico é esse? fique curioso de saber como é.
        Piloto de Kart de feriado
        Piloto de Kart de feriado

por AlexJW » Qua Abr 06, 2011 9:55 pm

Fernando Vieira escreveu:Alex, duas perguntas:

1 - Você viu o Globo de domingo falando justamente disso? O Morar bem de domingo dizia justamente isso, que os imóveis no centro do Rio estão valorizadíssimos.

2 - Que raio de pneu de perfil assimétrico é esse? fique curioso de saber como é.

Coeh Fernandoo!

Li o Morar Bem sim, meu camarada. E fiquei espantado.... acho que quem investir uma grana em imóveis no centro, ou próximo dele (Lapa, Flamengo, Botafogo, Catete, Glória...) vai se dar bem, nem tanto por Flamengo e Botafogo, que já subiram o que tinham que subir (em torno de 350% em dois anos e meio)...

Eu tava vendo imóvel em Botafogo/Flamenogo há dois anos e meio atrás, e o que eu queria estava na faixa de 250k... hoje, o mesmo tipo de apto, sai na casa dos 750k.. (obviamente que comecei a procurar aptos de nível inferior, pq 750k eu não tenho, mesmo, e não terei tão cedo...

Realmente estou alarmado com os preços dos imóveis no Rio... Leblon, apzinho meia-boca, 2 quartos, sala, sem dependência, sem vaga de garagem, construção antiga, seus 80 m2, não vai comprar por menos de 1,2 milhão... é um desespero só brother...

E olha que as melhorias (obras) pela Copa e Olimpíadas nem saíram do papel (algumas apenas começaram)... qdo negozin começar a entragar as obras, aí malandro, se prepare para novas porradas nos preços dos imóveis...

Quanto a explicação (não é perfil assimétrico, é pneu assimétrico, entende?):

Os pneus assimétricos surgiram da necessidade de conciliar exigências opostas. Em piso seco, quanto maior a área de contato com o solo (quanto mais borracha houver em contato), maior será a aderência do pneu -- esqueçam-se neste caso as aulas de física, que ensinam que o atrito independe da área. Já em piso molhado, o pneu deve ter sulcos (canais) para escoamento da água, sendo tão mais resistente à aquaplanagem quanto mais pronunciados e bem desenhados forem os sulcos.

Em um assimétrico, o desenho da metade da banda de rodagem montada no lado externo é diferente da outra metade, montada no lado interno. A externa contém gomos maiores e mais próximos, de modo a ampliar a área de contato nas curvas, quando essa seção do pneu é mais solicitada. A interna, por sua vez, traz gomos menores, mais afastados (com sulcos portanto maiores) e com pequenos recortes, tudo visando ao eficiente escoamento da água.

Mai ou meno isso brooow...

Imagem
          Velha Guarda
          Velha Guarda

por AlexJW » Qua Abr 06, 2011 10:27 pm

shadowcps escreveu:mordeu ! (=D>) (=D>) (=D>)

então, Alex, veja bem ....

como estou na idade de pagar pra não me aborrecer e para ter um pouco masi de conforto, optei por ir trabalhar com carro todo dia ou seja, rodo só 5 km na "estrada" ROUbagiada da refinaria pra minha casa, no centro, sendo que de minha casa vejo a refinaria. Só aí morro todo dia com (por enquanto) 7,65 em um posto de assalto - ooops, arrecadação instalado na alça de acesso ao retorno (sim, é isso mesmo). Como diz aquele velho ditado " o que é uma bufinha a mais pra quem está todo borrado", meio tanque de combustível (um pouco menos) por semana não fará maiores estragos. Como diria aquele velho e sábio personagem do Chico Anísio, aquele deputado federal - quero mais é que pobre se exploda ! e como diria outro personagem metido a grã-fino, o grande Caco Antibes: não será isso que afetará as minhas tulipas intestinais... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

claro shadowzin... note que no meu texto eu cito que é um luxo q hoje nos damos, mas que no futuro eu não saberia se continuaria mantendo-o... (vai depender de n paradinhas...) enfim, foi só um apanhado pra saber o quanto gastamos para manter o conforto que é ter um carro, uma condução própria...

abraxxxxxxxx!!!

Imagem
            Velha Guarda
            Velha Guarda

por Aldair87 » Qui Abr 07, 2011 11:45 am

Se for pensar assim, ninguém teria carro. Andaríamos todos de transporte público.

Puts, o preço da passagem aqui em SP é R$3,00 e os ônibus são horríveis.

Metrô lotado.

É...melhor pagar pelo carro rs.
            Roda dura de Auto Escola
            Roda dura de Auto Escola

Próximo