Proprietário Punto da vida
Re: Proprietário Punto da vida
tiagocaria escreveu:Enfim, sou engenheiro nao advogado mas acho que embasamento seria por aí... advogados do forum, me ajudem.
Assim como você sou engenheiro e entendo em minha visão particular do caso que se ele puder provar o que esta no cartaz o processo daria em nada.
Há vários casos de pessoas que criaram sites para relatar os problemas dos seus carros e nenhuma, pelo que eu sei, foi processada pelo fabricante. Vou perguntar a alguns amigos advogados o que ele acham...
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Cara que compra carro, está defeituoso, precisa se livrar, tenta arrumar o carro e manda para frente, o pessoal que faz isso gasta muita $$$ para muita propaganda contra o carro...
Se eu tivesse um VWAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH vendia diretamente para o ferro-velho
Se eu tivesse um VWAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH vendia diretamente para o ferro-velho
A quem acusa cabe o ônus da prova. Ao mesmo tempo é permitida a livre expressão de idéias e pensamentos e opiniões mas vedado o anonimato. Dessa forma, o que ele está fazendo, ao colocar o cartaz, ele só infringe leis de trânsito, se estiver circulando daquele jeito. Mas não há muito que a Fiat ou a CC possam fazer contra ele. Basta ele mostrar que o carro tá indo pra CC direto que ele tem a prova do que está se queixando.
Processar o cara não rola. Rola ele processar a Fiat. Ganha fácil.
Houve um caso de uma mulher que criou um site contra a Renault e a Renault a processou por isso. No fim eles chegaram a um acordo, ela tirou o site e a Renault deu outro carro pra ela.
Ah, assim como os nobres colegas, também sou engenheiro, não advogado, portanto posso ter escrito um monte de burrice.
Processar o cara não rola. Rola ele processar a Fiat. Ganha fácil.
Scorpio escreveu:tiagocaria escreveu:Enfim, sou engenheiro nao advogado mas acho que embasamento seria por aí... advogados do forum, me ajudem.
Assim como você sou engenheiro e entendo em minha visão particular do caso que se ele puder provar o que esta no cartaz o processo daria em nada.
Há vários casos de pessoas que criaram sites para relatar os problemas dos seus carros e nenhuma, pelo que eu sei, foi processada pelo fabricante. Vou perguntar a alguns amigos advogados o que ele acham...
Houve um caso de uma mulher que criou um site contra a Renault e a Renault a processou por isso. No fim eles chegaram a um acordo, ela tirou o site e a Renault deu outro carro pra ela.
Ah, assim como os nobres colegas, também sou engenheiro, não advogado, portanto posso ter escrito um monte de burrice.
- Piloto de Kart de feriado
Scorpio escreveu:tiagocaria escreveu:Enfim, sou engenheiro nao advogado mas acho que embasamento seria por aí... advogados do forum, me ajudem.
Fernando Vieira escreveu:A quem acusa cabe o ônus da prova. Ao mesmo tempo é permitida a livre expressão de idéias e pensamentos e opiniões mas vedado o anonimato. Dessa forma, o que ele está fazendo, ao colocar o cartaz, ele só infringe leis de trânsito, se estiver circulando daquele jeito. Mas não há muito que a Fiat ou a CC possam fazer contra ele. Basta ele mostrar que o carro tá indo pra CC direto que ele tem a prova do que está se queixando.
Processar o cara não rola. Rola ele processar a Fiat. Ganha fácil.Scorpio escreveu:tiagocaria escreveu:Enfim, sou engenheiro nao advogado mas acho que embasamento seria por aí... advogados do forum, me ajudem.
Putz!!!!
Quando comecei à ler os dois comentários estava convicto que ambos eram advogados

Por tais comentários que fico feliz em estar num belo forum, pois está repleto de pessoas inteligentes.
À propósito: Não sou engenheiro nem mesmo advogado, sou um mero representante comercial.
valeu galera abraço à todos.
Carlos Martins escreveu:Putz!!!!
Quando comecei à ler os dois comentários estava convicto que ambos eram advogadospoderiam tranquilamente serem vendedores, ótimo poder de convencimento.
![]()
Por tais comentários que fico feliz em estar num belo forum, pois está repleto de pessoas inteligentes.
À propósito: Não sou engenheiro nem mesmo advogado, sou um mero representante comercial.
Normalmente engenheiros são bons administradores e se tiverem "lábia", por serem meticulosos, também dão bons advogados.
Modéstia a parte logicamente!

"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Scorpio escreveu:Carlos Martins escreveu:Putz!!!!
Quando comecei à ler os dois comentários estava convicto que ambos eram advogadospoderiam tranquilamente serem vendedores, ótimo poder de convencimento.
![]()
Normalmente engenheiros são bons administradores e se tiverem "lábia", por serem meticulosos, também dão bons advogados.
Modéstia a parte logicamente!
Curioso que quando eu estava no segundo grau fiz um teste vocacional com uma galera de psicologia que estava nos usando como cobaias para o TCC deles e deu justamente que eu tinha alto poder de persuasão, me mandando ser advogado,

Uma das virtudes do engenheiro por natureza é que ele é um solucionador de problemas. Se deparar com algo que ele não sabe, estudar sobre para resolver é natural da profissão, por isso engenheiros se adaptam em muitos lugares.
- Piloto de Kart de feriado
espero que meu carro não tenha sido produzido em alguma segunda-feira ou sexta-feira

o problema na produção da 6a. a noite e sábados é o fato de o pessoal estar trabalhando meio revoltado, enquanto todo mundo está indo pra balada.

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
- Moderador
Perguntei a um amigo advogado se este o dono do veiculo, como já supúnhamos, pode ser processado por esse protesto e qual a defesa, leiam o que ele respondeu. Entendam que ele respondeu a um amigo então desconsiderem a linguagem coloquial.
Ele pode até ser processado pela fabricante/montadora/concessionária, mas... naturalmente ele vai se defender. E a defesa nesses casos chama-se "exceção da verdade" (não sei por que assim se chama, mas é assim desde a Roma antiga, em que era a "exceptio veritatis"). (Acho que como foge à regra geral, é exceção). Essa exceção da verdade é provada com documentos (as "papeladas" de entrada na oficina/concessionária - no caso em tela, foram cinco), testemunhas, etc. Consiste basicamente em se dizer que não se está difamando/caluniando ninguém, pois a verdade provada é essa. Determinado fato questionado existiu realmente.
Nesses casos, quando a coisa não se resolveu a contento na fase inicial, junto à concessionária, é bom o interessado (o dono do carro) fazer uma carta endereçada à concessionária, expondo o problema ponto a ponto, pedindo uma solução, sob pena de se agir judicialmente, já que o Código de Defesa do Consumidor lhe dá proteção. Naturalmente exigindo um protocolo de recebimento dessa carta, que servirá de documento hábil para ingresso com a ação correspondente, se for a vontade do dono do carro.
Outra boa saída é uma Notificação Extrajudicial - via Cartório de Notas - com a exposição do problema e as devidas exigências de solução. Também essa Notificação será um documento ótimo para se ingressar com ação, se for o caso.
Apesar de nossa Constituição garantir a liberdade de expressão, é bom sempre agir com prudência, sem exorbitar do direito próprio e documentar tudo com cartas enviadas à concessionária e protocoladas - ou Notificações via Cartório - entendo que esse é o caminho da prudência.