Curso de direcao c/ BMW
Curso de direcao c/ BMW
"BMW Driver Training alia técnica a frieza
Curso de direção da marca alemã está aberto a não proprietários de carros da montadora
Você já passou por uma situação de emergência ao volante? Algo além de uma parada repentina no trânsito ou de uma fechada? Bem, então é uma questão de tempo para que isso aconteça – e, infelizmente, nem todos os motoristas estão preparados técnica e psicologicamente para lidar com o imprevisto e acabam se envolvendo em acidentes que poderiam ser evitados. É com o objetivo de dar ao condutor de um automóvel ferramentas de controle emocional e de manuseio do veículo que atua o BMW Driver Training, curso de pilotagem da marca criado há 31 anos na Alemanha e ministrado há uma década no Brasil.
O Carro Online participou de um dia de aulas no Campo de Provas da Pirelli, em Sumaré, SP, e pôde comprovar na prática a importância de itens como freios ABS e controles de tração e estabilidade, além, é claro, de verificar a diferença entre realizar as manobras de forma correta utilizando técnicas de pilotagem e se “desesperar”. Ao volante de um BMW 130i, os alunos seguiam as orientações de Rodrigo Hanashiro, piloto de testes da BMW que já teve passagens pela Fórmula Renault européia e pela Stock Car.
O objetivo é claro: simular situações de emergência do dia-a-dia para que acidentes possam ser evitados. “Ninguém vai sair daqui piloto, mas vai ter mais técnicas para atuar em situações críticas”, explica Hanashiro. Os exercícios ensinam a frear, desviar de barreiras e controlar saídas de frente e de traseira. “Quando um obstáculo entra na sua frente, por exemplo, você não deve olhar para ele. Se olhar, acaba atingindo. Você deve olhar para a alternativa ao problema, ou seja, para o espaço onde vai colocar o carro”, recomenda o piloto.
Nas provas de frenagem, a diferença entre a brecada em piso molhado com e sem a ajuda do ABS (a equipe adaptou os carros especialmente para o curso e, dessa forma, o ABS podia ser desligado; no modelo de série, ele fica ativado o tempo inteiro) era enorme (confira no vídeo abaixo). Quando a simulação de emergência ocorria com o carro em pisos de diferentes aderências (um lado da pista escorrega mais que o outro), sem o ABS a rodada é inevitável, por mais que o motorista tente contra-esterçar o volante.
Os interessados em participar das aulas podem se inscrever por meio do endereço eletrônico do curso: www.bmwdrivertraining.com.br. A duração é de um dia inteiro e o custo é de R$ 1 200. Além do modelo básico, há o Protection (R$ 2 000), voltado para “ampliar a perceção de riscos de violência urbana brasileira e ainda desenvolver habilidades cognitivas e psicomotoras em dirigibilidade frente a situações de risco”, e o Avançado (R$ 1 800), que procura “desenvolver exercícios práticos com técnicas de direção mais esportiva”."
Curso de direção da marca alemã está aberto a não proprietários de carros da montadora
Você já passou por uma situação de emergência ao volante? Algo além de uma parada repentina no trânsito ou de uma fechada? Bem, então é uma questão de tempo para que isso aconteça – e, infelizmente, nem todos os motoristas estão preparados técnica e psicologicamente para lidar com o imprevisto e acabam se envolvendo em acidentes que poderiam ser evitados. É com o objetivo de dar ao condutor de um automóvel ferramentas de controle emocional e de manuseio do veículo que atua o BMW Driver Training, curso de pilotagem da marca criado há 31 anos na Alemanha e ministrado há uma década no Brasil.
O Carro Online participou de um dia de aulas no Campo de Provas da Pirelli, em Sumaré, SP, e pôde comprovar na prática a importância de itens como freios ABS e controles de tração e estabilidade, além, é claro, de verificar a diferença entre realizar as manobras de forma correta utilizando técnicas de pilotagem e se “desesperar”. Ao volante de um BMW 130i, os alunos seguiam as orientações de Rodrigo Hanashiro, piloto de testes da BMW que já teve passagens pela Fórmula Renault européia e pela Stock Car.
O objetivo é claro: simular situações de emergência do dia-a-dia para que acidentes possam ser evitados. “Ninguém vai sair daqui piloto, mas vai ter mais técnicas para atuar em situações críticas”, explica Hanashiro. Os exercícios ensinam a frear, desviar de barreiras e controlar saídas de frente e de traseira. “Quando um obstáculo entra na sua frente, por exemplo, você não deve olhar para ele. Se olhar, acaba atingindo. Você deve olhar para a alternativa ao problema, ou seja, para o espaço onde vai colocar o carro”, recomenda o piloto.
Nas provas de frenagem, a diferença entre a brecada em piso molhado com e sem a ajuda do ABS (a equipe adaptou os carros especialmente para o curso e, dessa forma, o ABS podia ser desligado; no modelo de série, ele fica ativado o tempo inteiro) era enorme (confira no vídeo abaixo). Quando a simulação de emergência ocorria com o carro em pisos de diferentes aderências (um lado da pista escorrega mais que o outro), sem o ABS a rodada é inevitável, por mais que o motorista tente contra-esterçar o volante.
Os interessados em participar das aulas podem se inscrever por meio do endereço eletrônico do curso: www.bmwdrivertraining.com.br. A duração é de um dia inteiro e o custo é de R$ 1 200. Além do modelo básico, há o Protection (R$ 2 000), voltado para “ampliar a perceção de riscos de violência urbana brasileira e ainda desenvolver habilidades cognitivas e psicomotoras em dirigibilidade frente a situações de risco”, e o Avançado (R$ 1 800), que procura “desenvolver exercícios práticos com técnicas de direção mais esportiva”."
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 802
- Registrado em: Sex Mar 21, 2008 12:05 am
- Localização: Sao Paulo
Tem gente que não nasceu pra dirigir. Com certeza esses cursos são bem válidos, mas tem gente que pode pegar aula prática de direção, ajuda psicológica... e ainda assim vai ser sempre ruim de roda.
Eu queria um curso só pra aprender umas manobras mais radicais.
Eu queria um curso só pra aprender umas manobras mais radicais.
- Piloto de Testes da FIAT
- Mensagens: 5417
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
- Localização: Brasília
GustavoBH escreveu:Já fiz um desses , só que da Volvo...
Num aeroporto de uma Base Aérea aqui pertinho de Belo Horizonte...
Vale mto a pena!
Aê Gustavo... vc aprendeu aquela manobra que você pára o carro, mete uma ré a milhão e vira um 180º pra fugir de ladrão?

- Piloto de Testes da FIAT
- Mensagens: 5417
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
- Localização: Brasília
AndreBsB escreveu:GustavoBH escreveu:Já fiz um desses , só que da Volvo...
Num aeroporto de uma Base Aérea aqui pertinho de Belo Horizonte...
Vale mto a pena!
Aê Gustavo... vc aprendeu aquela manobra que você pára o carro, mete uma ré a milhão e vira um 180º pra fugir de ladrão?
ahhahah nada cara !!
Fiz 3 coisas lá no curso...
Slalon ( com diferentes velocidades, e com controle de estabilidade ligado e desligado)
Teste de ABS ( com o carro a uns 100km/h , em um certo ponto, meter o pé no freio e desviar de um obstáculo)
E o terceiro.. eles montaram tipo um ' caminhozinho ' com cones... a gente tinha que ir até o final desse caminhozinho, e dpois voltar tudo de ré, usando só os retrovisores laterais...
Mas vieram uns pilotos da Suécia que fizeram umas demonstraçoes! Essa manobra de ir de ré e virar 180 , e várias outras manobras que esses seguranças usam em momentos de perigo..
Foi legal de mais! heheh No final, cada um ganhou um C30 , e uma Jaqueta!
ahahhah brincadeira.. cada um levou só uma camisa, brindes, e um certificado!
=)

Gustavo - Belo Horizonte MG
Punto Sporting
Cinza Cromo
Blue&Me
G20
=)
GustavoBH escreveu:AndreBsB escreveu:GustavoBH escreveu:Já fiz um desses , só que da Volvo...
Num aeroporto de uma Base Aérea aqui pertinho de Belo Horizonte...
Vale mto a pena!
Aê Gustavo... vc aprendeu aquela manobra que você pára o carro, mete uma ré a milhão e vira um 180º pra fugir de ladrão?
ahhahah nada cara !!
Fiz 3 coisas lá no curso...
Slalon ( com diferentes velocidades, e com controle de estabilidade ligado e desligado)
Teste de ABS ( com o carro a uns 100km/h , em um certo ponto, meter o pé no freio e desviar de um obstáculo)
E o terceiro.. eles montaram tipo um ' caminhozinho ' com cones... a gente tinha que ir até o final desse caminhozinho, e dpois voltar tudo de ré, usando só os retrovisores laterais...
Mas vieram uns pilotos da Suécia que fizeram umas demonstraçoes! Essa manobra de ir de ré e virar 180 , e várias outras manobras que esses seguranças usam em momentos de perigo..
Foi legal de mais! heheh No final, cada um ganhou um C30 , e uma Jaqueta!
ahahhah brincadeira.. cada um levou só uma camisa, brindes, e um certificado!
=)
Bom demais... além de curtir ainda ganha uns brindes e certificado! Vou comprar um Volvo pra ver se ganho o curso!

- Piloto de Testes da FIAT
- Mensagens: 5417
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
- Localização: Brasília
AndreBsB escreveu:GustavoBH escreveu:AndreBsB escreveu:GustavoBH escreveu:Já fiz um desses , só que da Volvo...
Num aeroporto de uma Base Aérea aqui pertinho de Belo Horizonte...
Vale mto a pena!
Aê Gustavo... vc aprendeu aquela manobra que você pára o carro, mete uma ré a milhão e vira um 180º pra fugir de ladrão?
ahhahah nada cara !!
Fiz 3 coisas lá no curso...
Slalon ( com diferentes velocidades, e com controle de estabilidade ligado e desligado)
Teste de ABS ( com o carro a uns 100km/h , em um certo ponto, meter o pé no freio e desviar de um obstáculo)
E o terceiro.. eles montaram tipo um ' caminhozinho ' com cones... a gente tinha que ir até o final desse caminhozinho, e dpois voltar tudo de ré, usando só os retrovisores laterais...
Mas vieram uns pilotos da Suécia que fizeram umas demonstraçoes! Essa manobra de ir de ré e virar 180 , e várias outras manobras que esses seguranças usam em momentos de perigo..
Foi legal de mais! heheh No final, cada um ganhou um C30 , e uma Jaqueta!
ahahhah brincadeira.. cada um levou só uma camisa, brindes, e um certificado!
=)
Bom demais... além de curtir ainda ganha uns brindes e certificado! Vou comprar um Volvo pra ver se ganho o curso!
Tá loco? Vai vender seu Punto?
Punto ELX – Preto Vulcano


- Piloto de Kart de feriado
- Mensagens: 1420
- Registrado em: Ter Abr 08, 2008 11:10 pm
- Localização: Belo Horizonte-MG
thales escreveu:AndreBsB escreveu:GustavoBH escreveu:AndreBsB escreveu:GustavoBH escreveu:Já fiz um desses , só que da Volvo...
Num aeroporto de uma Base Aérea aqui pertinho de Belo Horizonte...
Vale mto a pena!
Aê Gustavo... vc aprendeu aquela manobra que você pára o carro, mete uma ré a milhão e vira um 180º pra fugir de ladrão?
ahhahah nada cara !!
Fiz 3 coisas lá no curso...
Slalon ( com diferentes velocidades, e com controle de estabilidade ligado e desligado)
Teste de ABS ( com o carro a uns 100km/h , em um certo ponto, meter o pé no freio e desviar de um obstáculo)
E o terceiro.. eles montaram tipo um ' caminhozinho ' com cones... a gente tinha que ir até o final desse caminhozinho, e dpois voltar tudo de ré, usando só os retrovisores laterais...
Mas vieram uns pilotos da Suécia que fizeram umas demonstraçoes! Essa manobra de ir de ré e virar 180 , e várias outras manobras que esses seguranças usam em momentos de perigo..
Foi legal de mais! heheh No final, cada um ganhou um C30 , e uma Jaqueta!
ahahhah brincadeira.. cada um levou só uma camisa, brindes, e um certificado!
=)
Bom demais... além de curtir ainda ganha uns brindes e certificado! Vou comprar um Volvo pra ver se ganho o curso!
Tá loco? Vai vender seu Punto?
heheheh a Fiat podia oferecer uns cursos desses que nem da Volvo ao comprar um carro né !!
Acho que pra Uno e Palio nao (sem desmerecer, lógico..)
Mas pra quem adquire Punto, Stilo...
sei lá .. meio inviável neh ehheh
Ainda mais pra Fiat que vende 10 mil carros por mes..
A Volvo uns 10 ! heheheh

Gustavo - Belo Horizonte MG
Punto Sporting
Cinza Cromo
Blue&Me
G20
=)
thales escreveu:AndreBsB escreveu:GustavoBH escreveu:AndreBsB escreveu:GustavoBH escreveu:Já fiz um desses , só que da Volvo...
Num aeroporto de uma Base Aérea aqui pertinho de Belo Horizonte...
Vale mto a pena!
Aê Gustavo... vc aprendeu aquela manobra que você pára o carro, mete uma ré a milhão e vira um 180º pra fugir de ladrão?
ahhahah nada cara !!
Fiz 3 coisas lá no curso...
Slalon ( com diferentes velocidades, e com controle de estabilidade ligado e desligado)
Teste de ABS ( com o carro a uns 100km/h , em um certo ponto, meter o pé no freio e desviar de um obstáculo)
E o terceiro.. eles montaram tipo um ' caminhozinho ' com cones... a gente tinha que ir até o final desse caminhozinho, e dpois voltar tudo de ré, usando só os retrovisores laterais...
Mas vieram uns pilotos da Suécia que fizeram umas demonstraçoes! Essa manobra de ir de ré e virar 180 , e várias outras manobras que esses seguranças usam em momentos de perigo..
Foi legal de mais! heheh No final, cada um ganhou um C30 , e uma Jaqueta!
ahahhah brincadeira.. cada um levou só uma camisa, brindes, e um certificado!
=)
Bom demais... além de curtir ainda ganha uns brindes e certificado! Vou comprar um Volvo pra ver se ganho o curso!
Tá loco? Vai vender seu Punto?
To zuando.... Volvo é carro de vovô!

- Piloto de Testes da FIAT
- Mensagens: 5417
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
- Localização: Brasília
AndreBsB escreveu:thales escreveu:AndreBsB escreveu:GustavoBH escreveu:AndreBsB escreveu:GustavoBH escreveu:Já fiz um desses , só que da Volvo...
Num aeroporto de uma Base Aérea aqui pertinho de Belo Horizonte...
Vale mto a pena!
Aê Gustavo... vc aprendeu aquela manobra que você pára o carro, mete uma ré a milhão e vira um 180º pra fugir de ladrão?
ahhahah nada cara !!
Fiz 3 coisas lá no curso...
Slalon ( com diferentes velocidades, e com controle de estabilidade ligado e desligado)
Teste de ABS ( com o carro a uns 100km/h , em um certo ponto, meter o pé no freio e desviar de um obstáculo)
E o terceiro.. eles montaram tipo um ' caminhozinho ' com cones... a gente tinha que ir até o final desse caminhozinho, e dpois voltar tudo de ré, usando só os retrovisores laterais...
Mas vieram uns pilotos da Suécia que fizeram umas demonstraçoes! Essa manobra de ir de ré e virar 180 , e várias outras manobras que esses seguranças usam em momentos de perigo..
Foi legal de mais! heheh No final, cada um ganhou um C30 , e uma Jaqueta!
ahahhah brincadeira.. cada um levou só uma camisa, brindes, e um certificado!
=)
Bom demais... além de curtir ainda ganha uns brindes e certificado! Vou comprar um Volvo pra ver se ganho o curso!
Tá loco? Vai vender seu Punto?
To zuando.... Volvo é carro de vovô!
ufa...
Punto ELX – Preto Vulcano


- Piloto de Kart de feriado
- Mensagens: 1420
- Registrado em: Ter Abr 08, 2008 11:10 pm
- Localização: Belo Horizonte-MG
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes