Página 1 de 1

Quando o barato sai caro e vice-versa

MensagemEnviado: Sáb Jul 12, 2008 11:34 pm
por mkk
A formação de preços de um carro é uma novela para muitos posts. Um aspecto curioso é o de itens mais baratos com status de artigo mais caro, e vice-versa. A Strada Adventure da foto tem alguns deles.

É normal motores 1.0 e 1.6 de igual família custarem à mesma coisa à fábrica. A diferença de preço final das versões se deve a outras peças diferentes (como discos de freios maiores) ou à simples vontade de escalonar os produtos (e os preços). O caso da picape Strada é ainda mais curioso: os motores 1.8 e 1.4 são de famílias diferentes e, por acaso, o maior é mais barato.

Os faróis máscara negra não têm sua carcaça cromada, e nisso livram algum dinheiro. A rejeição de peças também diminui bastante: pequenas imperfeições no plástico, que seriam percebidas na peça cromada, ficam invisíveis. Os pára-choques pretos das versões aventureiras geralmente custam menos (mas pintar apenas certas partes e deixar outras, como na Adventure Locker, pode sair mais caro que pintar tudo).

Em vários países (Estados Unidos, por exemplo), é comum cobrar o mesmo preço por pintura metálica ou lisa. O custo da camada extra de grãos de alumínio não é muito diferente, e certas cores vendidas como básicas (como vermelho e preto) usam pigmentos caros.

O custo de fabricação de um sedã é, geralmente, mais baixo que o do modelo hatch. O sedã tem um vidro traseiro pequeno, que traz apenas desembaçador. A tampa do porta-malas é pequena e é possível usar articulações baratas, com mola em espiral e um arco grande, e a abertura pequena ajuda na rigidez estrutural. Num hatch, pelo contrário, é necessário compensar o enfraquecimento estrutural trazido por um vão tão grande na carroceria. A tampa traseira é mais pesada (tem o vidro, limpador e lavador de pára-brisa). Sua articulação é mais exigida e precisa ocupar menos espaço.

Fonte blog roda viva

MensagemEnviado: Dom Jul 13, 2008 4:06 am
por socket
Sacanagem cobrar mais caro pelo que é mais barato! :/