Em 7 anos , carro novo subiu 75%!

No passado, quando havia aumento de preços, os anúncios na televisão diziam "aproveite, compre antes do aumento". As montadoras seguravam o preço por algum tempo e depois faziam um aumento significativo.
Aumento gradativo
Nos últimos anos a estratégia foi sendo modificada e o aumento foi se disfarçando em pequenos percentuais mensais. Temos a impressão que não houve um grande aumento. Outro detalhe que ajuda a nos enganar é que alguns lançamentos vem com o "preço velho", mas na verdade já houve o aumento gradual.
Preços acima da inflação
A verdade é que o preço do carro subiu muito acima da inflação. Desde 2001 acumulou um aumento 75%, enquanto que no mesmo período o o Índice de Preços ao Consumidor da Fipe subiu 51,9%. O estudo foi feito com base no preço médio das versões disponíveis em 2001 e hoje. A inclusão ou a eliminação de versões no catálogo de ofertas alteraram o aumento médio de preço do modelo.
Reestilização
Nos últimos anos vários fabricantes lançaram versões mais sofisticadas ou então reestilizaram seus carros, aumentando o preço do produto. Na categoria dos carros pequenos um bom exemplo é o Fiesta que está entre os carros que mais subiram de preço. Totalmente reformulado, ele custa hoje 107,9% mais caro que há sete anos. A média de preço das versões do Fiesta em 2001 era R$ 16,8 mil e hoje é R$ 34.925,00.
O conjunto das versões da picape Strada custa hoje 105,2% a mais do que em 2001: subiu de R$ 16.933,33 para R$ 34.742,86.
Peugeot 206 é exceção
Já o Peugeot 206 foi o carro que menos subiu de preço nos últimos sete anos; o único que ficou abaixo da inflação. Em 2001 ele custava, na média, R$ 26,966,66 e hoje custa R$ 37.125,00, teve uma alta portanto de 37,67%.
Fonte: Agência AutoInforme
Aumento gradativo
Nos últimos anos a estratégia foi sendo modificada e o aumento foi se disfarçando em pequenos percentuais mensais. Temos a impressão que não houve um grande aumento. Outro detalhe que ajuda a nos enganar é que alguns lançamentos vem com o "preço velho", mas na verdade já houve o aumento gradual.
Preços acima da inflação
A verdade é que o preço do carro subiu muito acima da inflação. Desde 2001 acumulou um aumento 75%, enquanto que no mesmo período o o Índice de Preços ao Consumidor da Fipe subiu 51,9%. O estudo foi feito com base no preço médio das versões disponíveis em 2001 e hoje. A inclusão ou a eliminação de versões no catálogo de ofertas alteraram o aumento médio de preço do modelo.
Reestilização
Nos últimos anos vários fabricantes lançaram versões mais sofisticadas ou então reestilizaram seus carros, aumentando o preço do produto. Na categoria dos carros pequenos um bom exemplo é o Fiesta que está entre os carros que mais subiram de preço. Totalmente reformulado, ele custa hoje 107,9% mais caro que há sete anos. A média de preço das versões do Fiesta em 2001 era R$ 16,8 mil e hoje é R$ 34.925,00.
O conjunto das versões da picape Strada custa hoje 105,2% a mais do que em 2001: subiu de R$ 16.933,33 para R$ 34.742,86.
Peugeot 206 é exceção
Já o Peugeot 206 foi o carro que menos subiu de preço nos últimos sete anos; o único que ficou abaixo da inflação. Em 2001 ele custava, na média, R$ 26,966,66 e hoje custa R$ 37.125,00, teve uma alta portanto de 37,67%.
Fonte: Agência AutoInforme