Sinais q um modelo vai sair de linha

Assuntos não relacionados às demais seções do fórum... Piadas, Videos, Fotos, etc...

Sinais q um modelo vai sair de linha

por mkk » Sex Jul 25, 2008 1:19 pm

Saiba decifrar se um automóvel vai sair de linha
Descontos generosos, séries especiais e ausência de propagandas são indícios
por LUÍS PEREZ

Quase diariamente recebemos mensagens de leitores curiosos (em alguns casos, até aflitos) para saber se determinado modelo que pretendem adquirir vai passar por uma reestilização ou mesmo sair de linha em definitivo. Esse assunto não é algo que os fabricantes gostem de comentar – em geral, porque tal informação, além de sigilosa (entrega a estratégia à concorrência), afeta diretamente o modelo à venda.

Você compraria um automóvel se soubesse que, daqui a poucas semanas, ele vai mudar? Há quem responda que sim, desde que o preço esteja lá embaixo. Pois preço baixo – ou, como no dito popular, esmola demais – é um dos primeiros sinais de que o modelo pode estar literalmente no fim da linha (no caso, a de montagem).

Faça o teste. Busque na concessionária um modelo que você acha que deve mudar nos próximos meses. Se o concessionário for generoso demais nos descontos ou até bancar o "empurroterapeuta", é sinal de que ele pretende se livrar do que resta de estoque daquele carro.


Mesma regra vale para promoções atraentes, como a que a Toyota fez entre o final do ano passado e o início deste, presenteando os compradores do antigo Corolla com TVs de plasma. Foi também uma forma que a montadora encontrou para não ficar ainda mais atrás do concorrente Honda Civic, que disparou nas vendas em meados do ano passado. Outro caso muito parecido ocorre com o sedã Fusion, da Ford, que prestes a ser reestilizado presenteia o comprador com 60 mil pontos do programa Fidelidade da TAM.

Há muitos outros sinais de que um modelo vai sair de linha. Um dos mais clássicos é a profusão de séries especiais – série disso, série daquilo... O Gol Geração 3 teve aproximadamente meia dúzia delas entre 2004 e 2005, antes da chegada do G4, em agosto.

Quando o veículo está no início do seu ciclo de vida, as séries especiais não são tão comumente ofertadas. Vide outros exemplos, como o Fiat Stilo Schumacher (o carro mudou no início deste ano), o Ford EcoSport Freestyle (o utilitário foi reestilizado em outubro de 2007) e o 206 Moonlight (o 207 acaba de chegar). Outro sintoma típico é quando não há absolutamente nenhuma modificação de um ano para o outro.

Veja o caso do Volkswagen Santana, que saiu de linha há dois anos e três meses. Depois de ter sido um marco na história da fabricante – sim, era um dos carros mais luxuosos do mercado em junho de 1984, quando foi lançado – com 548.494 unidades fabricadas, ele simplesmente deixou a cena sem ter registrado uma única modificação de 2005 para 2006.

Propagandas (ou a falta delas) também dizem muito sobre o fim de um veículo. "Veja o que ocorreu com o Volkswagen Santana e a longa agonia praticamente só vendendo para taxistas", lembra o engenheiro e jornalista especializado no setor automotivo Fernando Calmon, colunista de Interpress Motor.

"Outro sinal é a produção baixa demais porque a procura encolheu. O Omega, por exemplo, entrou na marca do pênalti quando começou a vender menos de 500 unidades ao mês. Não há, entretanto, um número exato para indicar o fim do modelo. A Fiat insistiu com o Marea vendendo menos de 200 unidades por mês e com a perua com menos de 50 unidades por mês."

Se um determinado modelo deixou de aparecer nas propagandas institucionais da marca, também é certo que ele subiu no telhado. Isso ocorre porque nenhuma montadora quer associar sua imagem de tecnologia, modernidade e inovação a um veículo prestes a dar bater com as dez.

Ainda sobre propagandas: nos meios impressos os anúncios costumam despistar, ocultando justamente a face que vai ser modificada no carro. Coincidência ou não, no último trimestre do ano passado, vários anúncios de varejo com o EcoSport mostravam o modelo apenas de traseira (que pouco mudou). Na última semana, nos deparamos, em um jornal, com anúncio em que o Citroën C3 (cuja dianteira e traseira estão prestes a ser reestilizadas) aparece só de perfil.

Por fim, fique de olho em mais dois sintomas: queda brusca de vendas de um mês para o outro. Pode ser sinal de que a montadora já está tirando o pé do acelerador na produção. Ou quando toda a linha de uma marca muda ano-modelo, exceto um veículo. Exemplo: se a Ford troca toda a sua linha de 2008 para 2009 em maio, menos o Focus, é porque o médio vai mudar – e isso logo acontecerá.

Claro que apenas um desses sintomas não significa que determinado automóvel vá de fato sair de linha ou ser reestilizado. Mas se dois ou mais deles aparecerem ao mesmo tempo, a probabilidade de que isso ocorra é imensa.

Tome nota dos principais indícios

1) Descontos generosos demais na concessionária

2) Brindes muito atraentes na compra do veículo

3) Profusão de séries especiais para o modelo

4) Falta de modificação de um ano para o outro

5) Ausência do carro em comercial institucional

6) Propaganda que oculte alguma face do carro

7) Queda abrupta de vendas de um mês para o outro

8) Troca de toda uma linha, exceto um modelo



Fonte: Interpress Motor
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola
 
Mensagens: 802
Registrado em: Sex Mar 21, 2008 12:05 am
Localização: Sao Paulo

por Ricardofar2008 » Sex Jul 25, 2008 1:27 pm

É eu vivi isso com um Fiat Brava que tive.
Barbeiro de Auto Escola
Barbeiro de Auto Escola
 
Mensagens: 263
Registrado em: Qui Jun 05, 2008 11:28 pm
Localização: Maceió-AL

por AndreBsB » Sex Jul 25, 2008 2:15 pm

Muito bom. No caso da FIAT, pelo que acompanho, ela começa a mudar uns detalhes no carro. Depois coloca um novo motor no carro pra vender mais e depois lança um novo modelo com o mesmo motor.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT
 
Mensagens: 5417
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
Localização: Brasília

por wagner_bastuzzi » Sex Jul 25, 2008 2:23 pm

A FIAT pra mim é a pior de todas nisso.

Muda o tempo todo, desvaloriza demais seus carros!

O palio e siena deve ter uns 4 tipos em dez anos! :evil:
Avatar do usuário
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama
 
Mensagens: 108
Registrado em: Sex Jul 04, 2008 2:39 pm
Localização: Niterói - RJ

por AndreBsB » Sex Jul 25, 2008 2:32 pm

wagner_bastuzzi escreveu:A FIAT pra mim é a pior de todas nisso.

Muda o tempo todo, desvaloriza demais seus carros!

O palio e siena deve ter uns 4 tipos em dez anos! :evil:


Mas Palio e Siena são muito bem aceitos no mercado. Eu tive 3 Palios e vendi muito bem! Pelo preço da nota inclusive.

Agora Marea, Tempra... carros mais caros... cai bem!
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT
 
Mensagens: 5417
Registrado em: Sex Fev 15, 2008 10:25 pm
Localização: Brasília


Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes
cron