adryano cabral escreveu:Discordo nobre amigo Potcher !!!
Ja tive carros somente a Álcool como Gol e Chevett, O que o Álcool causava nesses carros, eram a corrosão em seu carburadores. Pois quando o Álcool fica em repouso em superficies metalica ele as corrói.
Não é caso de manqueiras. (que alias nunca troquei nem uma).
Tambem tive uma Strada que já era Flex, quando a comprei ela tinha 38.000 km's e vendi ela com 126.000 km' s.
Rodando da mesma forma que falei, sempre dando preferencia para o Álcool (mesmo quando o preço não compensava) e nunca troquei uma mangueira.!!!
Como a bomba hoje é praticamente toda resvestida de plastico e os bicos apenas injetam o combustivel somente passando por eles em alta presão, a unica peça que ocorre um desgaste diferenciado são as velas que geralmente são corroídas por volta dos 50.000 km's, mas se fosse apenas gasolina não estariam corroídas, mas estarão cheias de resíduos impedindo da mesma forma seu funcionamento. E hoje em dia os engenheiros trabalham em melhoramento de materiais resistentes ao Álcool!!! Esse "engasopando" pode ser as vezes pelo fato que no Álcool,
se adultera com áqua, e na gasolina se adultera com Álcool.
Sempre lenbrando que nossa Gasolina já tem entre 20% a 25% de Álcool.
E lanço um teste pra vocês: façam uma troca de óleo e depois abasteçam somente com Álcool ate a proxima troca, e na hora da troca verifiquem a aparência do óleo.
e depois façam o mesmo com a gasolina e depois postem a qui o que voces perceberam!!!
O que eu falo Adryano é que todas as viaturas da PMGO (sou policial militar) são abastecidas SOMENTE com etanol...
e 80% delas baixam por problemas com o combustivel! E as que não baixam, o desempenho do carro é horrível! Sobre as mangueiras e outros componentes ressecarem, não sou eu que estou dizendo, e sim alguns mecânicos de confiança que já relataram isso.
Acredito que no seu caso não dá problema pois você mesmo assume que não anda com 100% etanol: "ando 90% com álcool pois alem de me gerar 2 Hp's a mais".
Há diferenças entre o etanol etílico puro, e o alcool anidro que compoe a nossa gasolina. A mistura do etanol etilico na gasolina (quando postos corruptos fazem isso), acaba estragando carros que "bebem" apenas a gasolina (punto tjet, i30, cerato, etc...)
Ademais, depois das trocas de peças que já mencionei no post anterior, percebi que com gasolina a Strada andava redondinha sem "engasopar" e nada! Porém quando abastecido com etanol ocorria o mesmo dando uns "soluços" na hora da retomada em finais de curvas!! Se é etanol estragado ou não, eu sei que o posto eu confio, pois a minha Hornet é muito enjoada com a "bebida" que ingere, e se o combustivel não estiver bom, consigo detectar de imediato na moto, e neste posto nunca tive problemas!
Concluindo, não sei se foi coincidência ou não esses detalhes do abastecimento com etanol, porém tem muitos prós e contras no abastecimento dos dois combustíveis... por isso que falei antes que combustível é algo de gosto, ou escolha pessoal, pois cada uma delas tem uma particularidade que agrada uns e outros...
Não defendo a gasolina e nem condeno o etanol, apenas que para mim a gasolina está se sobressaindo atualmente, tendo em vista a pouquissima diferença do valor na bomba, e pela má experiência com o etanol no meu carro.