Radio Original pegando mal fm..
Re: Ajuda!!! - Recepção de FM do T-Jet
Adam escreveu:luizeduardo escreveu:Pessoal, Peguei meu T-Jet semana passada; achei o carro muito show, anda muito bem e tem muita novidade em relação ao meu Antigo Astra Elite.De opcional optei somente pelo NAV (acho mto util e não precisa ficar carregando GPS na mão), descartei o Sky-dome logo de cara pois o acabamento é mto baixo (fiquei c/ a cabeça encostada) e o ar digital pois tive problema com outros dois modelos (outras marcas) que o tinha. Infelizmente não encontrei nenhum equipado c/ air-bag lateral.
A qualidade do som original é muuuuuuito boa, o sub tem uma resposta excelente, atende a espectativa de 95% dos compradores.
O problema está na recepção do FM!!!
Não pega mto bem, mesmo c/ o carro parado. E em movimento o sinal varia tanto que percebe-se estar em modo "mono" a maioria do tempo (apesar do display indicar stereo).![]()
Uso o carro em SP, c/ emissoras locais e o problema é comum à todas.
Fiz o seguinte teste: No FM c/ antena (orig. de teto traseira rosqueável) ou s/ não há diferença. Somente nota-se no AM e quando procura-se novas estações.
Será que há necessidade de se adaptar um amplificador de antena num sistema tão bom? Ou o cabo da antena está mal conectado?
Help-me experts em Punto!!!
Grato, Luiz.
vi em algum topico que nao tinha NAV no tjet
A informação que eu tenho é que não estão aceitando na fábrica pedidos de T-Jet com NAV, por problemas na instalação. Se já foram fabricados outros com NAV, ae eu não sei. Mesmo assim não acho útil esse opcional, por ser caro e não oferecer mapa.
Quanto à recepção do rádio, isso é problema de vários outros Puntos. O radio original não trabalha em modo wide, para melhorar recepção. E aqui no Brasil existe muita interferência. Sem esse tipo de recepção fica mais dificil mesmo. Mas mesmo assim não era pra ficar TÃO ruim...
Leve na concessionária pra ver se a antena está instalada corretamente. Pode ser isso.
- Velha Guarda
Cara, não sei se é o caso, mas o meu também ficava uma merd...., o que eu fiz foi desligar o RDS do rádio, melhorou pra caramba.
Abraços
Abraços
- Velha Guarda
Tbm já ouvi falar disso Nilton. O RDS meio que é um encurtamento das ondas, por conta de ter mais informação pra receber junto com o som. Realmente, desliga ele que já aumenta a largura da banda que o rádio tá recebendo...
- Velha Guarda
Realmente estou c/ o RDS ligado. Desligarei p/ ver se muda algo.
Mas no meu Astra (som orig.) pegava mto bem, até fora de SP mesmo c/ RDS ligado...
Tem instalador que coloca booster de antena, normalmente em carro VW. Vou experimentar também.
Mais alguma ideia

Mas no meu Astra (som orig.) pegava mto bem, até fora de SP mesmo c/ RDS ligado...
Tem instalador que coloca booster de antena, normalmente em carro VW. Vou experimentar também.
Mais alguma ideia

- Motorista de Auto Escola
Testado: RDS ligado ou não = mesma coisa, a recepção do FM continua "meia boca". 

Tenta um booster então pra ver como fica... é uma idéia...
- Velha Guarda
Rapaz,
deve ser o cabo que liga a antena ao som
deve ser o cabo que liga a antena ao som
Fiat Punto 1.4 ELX Flex Prata Bari
Chave Canivete, Retrô Elétrico, Rodas 15", VE traseiros e Vidro laminado
Pioneer 7180UB
GPS Garmin nüvi 1030T
Chave Canivete, Retrô Elétrico, Rodas 15", VE traseiros e Vidro laminado
Pioneer 7180UB
GPS Garmin nüvi 1030T
- Piloto de Autorama
Hj instalei o booster na entrada do radio, melhorou um pouco, principalmente c/ o carro parado, mas ainda está longe de uma recepção correta.
Sei que o local ideal p/ a instalação de qualquer amplificador de sinal é o mais próximo da antena, pois melhora a relação sinal / ruido.
Logo pergunto: Alguem sabe se existe alguma conexão (emenda) entre a antena e o radio
Jaydee o que vc quer dizer com "o radio original não trabalha em modo wide"
Este sistema que a FIAT denomina de Hi-fi é comum a todos Puntos c/ som original exceto pelo sub-woofer
Me parece que ele tem um sistema adicional ao stereo, como se fosse um tipo de "hi-stereo". E é justamente aí que o problema aumenta, pois c/ qualquer variação de sinal a qualidade do som muda muito, as vezes extremamente "wide", mas na maioria do tempo como se estivesse MONO e mesmo assim o simbolo do stereo nunca apaga.
Vamo lá ... idéias

Sei que o local ideal p/ a instalação de qualquer amplificador de sinal é o mais próximo da antena, pois melhora a relação sinal / ruido.
Logo pergunto: Alguem sabe se existe alguma conexão (emenda) entre a antena e o radio

Jaydee o que vc quer dizer com "o radio original não trabalha em modo wide"

Este sistema que a FIAT denomina de Hi-fi é comum a todos Puntos c/ som original exceto pelo sub-woofer

Me parece que ele tem um sistema adicional ao stereo, como se fosse um tipo de "hi-stereo". E é justamente aí que o problema aumenta, pois c/ qualquer variação de sinal a qualidade do som muda muito, as vezes extremamente "wide", mas na maioria do tempo como se estivesse MONO e mesmo assim o simbolo do stereo nunca apaga.

Vamo lá ... idéias

Luiz, o lance do "wide reception" é o seguinte... alguns rádios ampliam a frequencia da recepção de uma estação, pra melhorar a qualidade. Ex: 100,9... O radio recebe 100,8, 100,9 e 101,0 e poe tudo junto. Ae melhora MUITO a recepção. Mas o radio tem q ter isso, e o som original do Punto não tem... Eu sei disso pq meu Sony tem... Quando eu desligo o modo "wide", a recepção fica uma *&%$#...
- Velha Guarda
coloca uma antena de taxi AHSIUahs gastando o meu radio tb n fuinciona mt bem n mas so escuto pen drive msm!!!
Molas eibach , xenon e bi-xenon 6000k foral e milha , bancos em couro de porco com costuras vermelhas, rodas souys 18'', filtro esportivo Race Krome
- Piloto de Kart amador