Som muita qualidade mas ... pouco espaço. Pode?

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Som muita qualidade mas ... pouco espaço. Pode?

por Luis-SP » Qui Mai 21, 2009 10:53 pm

Depois de ler muitos posts com ótimas ideias e tambem um maravilhoso passo a passo, coloco meu primeiro post neste forum!

Tive um Gol e agora que estou com o Punto quero dar uma boa melhorada no som
Estou trocando ideias com o montador meu amigo e gostava muito de vossa ajuda, para escolher um som de muita qualidade para dentro.

Instalação antiga que agora quero melhorar:
Gol com kit 02 vias de 6" com tweeter em ótima posição no painel (nas saídas do ar condicionado), e uma caixa selada de fibra muito, mas mesmo muito reforçada, com um 10" Selenium. Um Panda em bridge na frente. Outro Panda no sub. 02 triaxiais 5" nas laterais do tampão traseiro só para som tipo elevador ligado direto no player sem amplificador externo. Cabos de força Beymas grossos, fusiveis divisores etc tudo ok (kit 02 vias não lembro a marca mas diziam ser melhor do que os Hurricane)
Eu não gostava porque
1- Faltava médio, especialmente quando minha perna comprida "tampava" a saída dos midbass e por isso adicionei um alto falante (meia boca original de fábrica) imbutido no lugar dos twweters originais do Gol, mas apesar de "limitados" pelo cross over do 2 vias e mais um capacitor logo queimaram
2- Graves vinham do subwoofer no bagageiro, ou seja de costas, mesmo cortando em 78hz

Punto novo
OPÇÃO 01
Kit 02 vias que tenha um crossover de baixa frequencia mandando as frequencias tipo 1 ou 2 khz para o tweeter e não para o midbass
(estou estudando os Diamond Audio, JL, Morel, tentando achar os modelos que enviem as frequencias mais baixas para os tweeters)
Tweeters colocados nas colunas de plástico, virados para o motorista ou para refletir no vidro frontal. Mid bass nos locais originais
Banda 4 canais em brigde no kit 2 vias
OPÇÃO 02
Kit 03 vias com woofer bass na portas e tweeter + squacker(3 ou 4¨?) numa caixinhas a ser moldadas no lugar daqueles vidrinhos dianteiros que nao servem para nada
Banda 4 canais sendo: Canal 01 tweeter+squaker direitos Canal 02: woofer direito. Canal 03 tweeter+squaker esquerdo Canal 04: woofer esquerdo
SUBWOOFER
Tanto na opçao 01 como na opção 02 acima, a ideia é fazer uma (ou é melhor 02???) caixa(s?) moldada(s?) com subs de 6" da JLAudio colocada(s?) debaixo dos bancos.
Esta opção deve melhorar para que os graves parem de chegar pelas costas...
Um Banda para um (ou 02 subwoofers?) debaixo do banco
AMPLIFICADOR
No final se o $ chegar.... recomendaram-me trocar 2 Pandas por um único Diamond Hex

O que vcs acham?
Qual a melhor opção?
Vai dar certo?
Vai ficar boa a caixinha no espaço dos vidrinhos friontais?
Uma ou 2 caixas com subwoofers (o porta mala deste carro já é pequeno demais e por isso estou evitando caixa atrás)

Por favor... comentem...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: Som muita qualidade mas ... pouco espaço. Pode?

por Thiago » Qui Mai 21, 2009 11:26 pm

poe um bom kit 2 vias na frente, trocando só os tweeter de lugar colocando nas colunas ou nos vidrinhos.. um bom coaxial atras, ou kit duas vias, tambem colocando os tweeters nas colunas, tudo isso ligado em um modulo 4 canais.. acho que abaixo de 3k de frequencia nao compensa mandar pro tweeter

coloque um modulo mono num sub de 10 no porta malas, dos que pedem menos litragem e que desça mais que sue antigo selenium, como mtx, em caixa selada (e nao dutada) para um som mais homogeneo e uniforme, sem o pancadao vindo de tras do carro, e se possivel faça um projeto como o do felipe.mm para o sub, colocando no stepe e subindo o piso do portamalas uns 10cm, para economizar espaço e deixar o grave mais omnidirecional
Punto Sporting Vermelho Modena
V.E.T. / P. Anti-Furto / Blue&Me
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por felipe.mm » Qui Mai 21, 2009 11:40 pm

da uma olhada ai amigo..
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=2725

primeiro de tudo.. vai de player original ou nao!?
quanto pretende gastar!?

amigo, vc parece alguem q eu conheço ahah.. eu msm qdo estava montando meu sistema, uma dica, deixa a ansiedade um pouco de lado e vai com calma, demorei 3 meses pra decidir o q queria, mas acabei fazendo a melhor compra da minha vida ;)
acho q vc devia dar mto, mas mto mais valor no amplificador do q no resto, um bom som começa pelo sinal, isso define a importancia do player, de bons cabos rcas e do amplificador, sem essa parte bem consolidade e BOA, nao adianta ter bons flantes, por isso, se eu fosse vc, optaria por um amplificador melhor e falantes intermediarios, como eu fiz..
espero q vc de uma olhada no meu topico, a partir disso a gente troca mais ideia..

abs ;)
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por jaydee_ro » Sex Mai 22, 2009 12:46 am

Cara, acho as opções q vc deu mto boas...

E o Felipe manja pra poder ajudar...

Eu sou meio leigo nisso, estou aprendendo aos poucos sobre o assunto :)

Mas eu curto a idéia do kit 2 vias + os subs...
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por felipe.mm » Sex Mai 22, 2009 9:18 am

o problema eh q subs no banco incomodam um pouco.. fora q vc teria q passar o rca la pra traz no amplificador e voltar com ele ate o banco da frente.. alem do mais.. vc perderia o conforto nos lugares de traz, ja q vc teria q fazer caixas para os subs, vc perderia o espaço para por os pes embaixo do banco.. eu ainda acho q a melhor opçao para tornar o grave mais presente na frente, eh fazendo o sub no estepe, perguntem para o ThiagoV q ouviu o meu sistema.. da uma dissipada no grave com o sub no estepe, oq faz com q a pessoa nao perceba daonde ele vem...
qto ao corte para o tweeter.. acho q uns 2.5 ta bom ;)
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por jaydee_ro » Sex Mai 22, 2009 11:01 am

O sub no estepe fica bom... o som vai pra estrutura do carro e o carro TODO vibra. Deve ser um som onipresente...
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por diogochina » Sex Mai 22, 2009 1:10 pm

tem uma coisa q eu aprendi com som q tamanho n eh documento uma vez vi um falante da bomber de 10'' com 3200 watts de potencia!!!!
Molas eibach , xenon e bi-xenon 6000k foral e milha , bancos em couro de porco com costuras vermelhas, rodas souys 18'', filtro esportivo Race Krome
Piloto de Kart amador
Piloto de Kart amador

por ThiagoV » Sex Mai 22, 2009 3:12 pm

Provavelmente 3200w de pico diogo
e então, eu ouvi o som do felipe.mm e posso dar minha opnião aqui
o som dele tá muito top, recomendo demais os componentes que ele usou!
E quando ao sub, realmente muda muita coisa, voce não percebe tanto o som vindo de trás
e cara, ouvindo o som do felipe tambem percebi como faze diferença os tweeter em locais adequados!
mas eu nao iria de 3 vias não, vai gastar uma nota e nao vale a pena
investi em ampli e kit duas vias melhor que não vai se arrepender!
Bravo T-Jet
EX: Sporting Vermelho Modena / VE traseiro / Blue & Me / Ar digital / Couro / Xenon H4 + H1 8000k / Kit duas vias Beyma / Coaxial Bravox / Audiophonic Club 4100 / Audiophonic Club 1700 / Sub Pioneer TS W 257 D2 / Rca Audiophonic Tripla Blindagem / Abafador Isotta / DVD Pioneer
Campeão de Kart profissional
Campeão de Kart profissional

por Luis-SP » Sex Mai 22, 2009 3:12 pm

Thiago escreveu:poe um bom kit 2 vias na frente, trocando só os tweeter de lugar colocando nas colunas ou nos vidrinhos.. um bom coaxial atras, ou kit duas vias, tambem colocando os tweeters nas colunas, tudo isso ligado em um modulo 4 canais.. acho que abaixo de 3k de frequencia nao compensa mandar pro tweeter

coloque um modulo mono num sub de 10 no porta malas, dos que pedem menos litragem e que desça mais que sue antigo selenium, como mtx, em caixa selada (e nao dutada) para um som mais homogeneo e uniforme, sem o pancadao vindo de tras do carro, e se possivel faça um projeto como o do felipe.mm para o sub, colocando no stepe e subindo o piso do portamalas uns 10cm, para economizar espaço e deixar o grave mais omnidirecional

Valeu pelas dicas, especialmente em usar um sub que toque frequencias mais baixas do que os selenium. Alguem já tinha comentado isso da selenium e agora tenho certeza :)
abs
Luis
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Luis-SP » Sex Mai 22, 2009 3:25 pm

felipe.mm escreveu:da uma olhada ai amigo..
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?f=23&t=2725

primeiro de tudo.. vai de player original ou nao!?
quanto pretende gastar!?

amigo, vc parece alguem q eu conheço ahah.. eu msm qdo estava montando meu sistema, uma dica, deixa a ansiedade um pouco de lado e vai com calma, demorei 3 meses pra decidir o q queria, mas acabei fazendo a melhor compra da minha vida ;)
acho q vc devia dar mto, mas mto mais valor no amplificador do q no resto, um bom som começa pelo sinal, isso define a importancia do player, de bons cabos rcas e do amplificador, sem essa parte bem consolidade e BOA, nao adianta ter bons flantes, por isso, se eu fosse vc, optaria por um amplificador melhor e falantes intermediarios, como eu fiz..
espero q vc de uma olhada no meu topico, a partir disso a gente troca mais ideia..

abs ;)

Player não original, como nunca costumo gostar deles peguei este carro sem som
Em principio vou colocar o 9887 mas tenho recomendação peça linha Premier da Pioneer (modelo 980?) mas à 1ª vista me pareceu que ele não é "Made for Ipod", o que eu não vou abrir mão :)

Gastos
Quanto a gastar... estou esticando a corda... vamos ver a quanto vai chegar o preço... se a corda se romper antes de eu colocar tudo, vou desistir de algum componente, mas por enquanto a corda aguenta esticar mais um pouco rs rs rs

Amplificadores
Os amplificadores Panda que tenho e não preciso comprar, devem vir a ser o gargalo na qualidade do novo som, mas ... vou testar com eles, senão vou fazer um rolo com um deles para pagamento parcial de um HEX, que me garantem ser bem melhor do que os Panda

Excelente seu post! Valeu!
Adorei ver inclusive a foto dos tweeters. Como vc fez a fixação? Para não carregar demais este post se vc preferir responda-me por e-mail para
LM_SARMENTO arruela HOTMAIL dot COM

abs
Luis
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Próximo