Som muita qualidade mas ... pouco espaço. Pode?
Re: Som muita qualidade mas ... pouco espaço. Pode?
Vinni e Jaydee, se vcs pensarem a fundo e lerem a respeito verão que se pudéssemos ter um só falante reproduzindo toda a faixa de frequencia isso seria o IDEAL, pq dali(falante) sairão todas as frequências, não estaram separadas, como num kit, onde o mid está na porta e o tweeter sobre o painel, primeiro que o som do MID esbarra nas pernas, como o próprio colega comentou, o tweeter se salva por está direcionado. No caso do Coaxial , no meu caso HI END CX 50D, é como se juntasse o kit de 5" num só falante, colocando o tweeter no meio do falante, COMO FIZ OS "PEITINHOS" e os direcionei, ficou tudo ali, apontando pros ouvidos, direcionado, MÉDIO GRAVES E AGUDOS(ALTAS), no próprio coaxial da bravox há o divisor cortando o tweeter, o mid é atenuado a partir de 100 Hz pra baixo no divisor do próprio amplificador, no meu caso um 4 canais. É tanta a diferença, por estarem sobre o painel, direcionados que quem vai atrás escuta os médios e agudos(por estarem a uma certa altura e direcionados pro meio dos bancos dianteiros). Façam um experimento, façam de fibra , eu fiz de massa plástica mas deu #@%&! trabalho, mas no final fiquei sentado e coloquei um DVD com qualidade boa de áudio, "senti" o som ali, na altura do ouvido, médios definidos e agudos na medida, isso tudo com o equalizador em FLAT.
Fiz isso em prol da qualidade, nada mais, não liguei muito pra estética, OBSERVEM OU VEJAM em revistas de campeonato de qualidade e vejam o que os expert fazem pra obter o melhor palco, sempre fazem "peitinhos" com um só falante!! nem coaxial usam, usam um falante de 5" de ponta reproduzindo toda a faixa de frequencia.....
ainda tentei deixar os falantes da porta traseira, mas estavam destoando do conjunto, desliquei e ficou tudo ok! O SUB é o UXP POWER, caixa dutada com duto 3", por sinal uma porcaria de duto, mesmo sendo indicado pelo manual, SOPRA D+++, o idel seria um duto de 4"..mas já tinha feito deixei....
Há fotos no tópico do SOCKET, NO PASSO A PASSO DELE, lá verão, coloquei 2 ou 3 fotos.
Gilson
Fiz isso em prol da qualidade, nada mais, não liguei muito pra estética, OBSERVEM OU VEJAM em revistas de campeonato de qualidade e vejam o que os expert fazem pra obter o melhor palco, sempre fazem "peitinhos" com um só falante!! nem coaxial usam, usam um falante de 5" de ponta reproduzindo toda a faixa de frequencia.....
ainda tentei deixar os falantes da porta traseira, mas estavam destoando do conjunto, desliquei e ficou tudo ok! O SUB é o UXP POWER, caixa dutada com duto 3", por sinal uma porcaria de duto, mesmo sendo indicado pelo manual, SOPRA D+++, o idel seria um duto de 4"..mas já tinha feito deixei....
Há fotos no tópico do SOCKET, NO PASSO A PASSO DELE, lá verão, coloquei 2 ou 3 fotos.
Gilson
- Piloto de Autorama
quanto ao polco sonoro, nao tenho duvida de q esta de certa forma apropriado, o ideal seria sim, um pezinho pros mid e tweeters em cima do painel, ambos direcionados, ou como o gilson fez, em peitinhos.. porem, tenho ctz de q um coaxial nao eh mais limpo q um kit 2 vias.. mtos fatores influenciariam na comparaçao q o nosso amigo fez, portanto, depende de q criterios ele usou e da experiencia q ele tem com o som antigo e talz.. mas vale lembrar q um kit tem um crossover passivo com mais qualidade do q os divisores de frequencia q vem nos coaxiais..
ahh e vini, o palco sonoro nao eh aquele som "envolvido", pelo contrario, eh o som q vc distingue daonde ele vem, sempre da frente, mas q vc percebe se vem pela esquerda ou direita, mais perto ou mais longe.. o som envolvente nao te permite isso ;/
ahh e vini, o palco sonoro nao eh aquele som "envolvido", pelo contrario, eh o som q vc distingue daonde ele vem, sempre da frente, mas q vc percebe se vem pela esquerda ou direita, mais perto ou mais longe.. o som envolvente nao te permite isso ;/

- Instrutor de Auto Escola
Realmente cara... config top...
Não importa muito a divisão, mas sim o direcinamento, nesse caso de qualidade. O que se tenta fazer com kits e sepraçaões e tentar direcionar o máximo possível, quando não dá pra ser 100%.
Mas ae vai da necessidade e exigencia de cada um...
Não importa muito a divisão, mas sim o direcinamento, nesse caso de qualidade. O que se tenta fazer com kits e sepraçaões e tentar direcionar o máximo possível, quando não dá pra ser 100%.
Mas ae vai da necessidade e exigencia de cada um...
- Velha Guarda
o uso de full ranges eh bem especifico gilson, em termos de campeonato, vc tem q lembrar da qualidade dos produtos e da experiencia dos instaladores.. e posso te dizer q oq vc disse nao eh o mais comum!

entao Gilson... mas normalmente quando esse pessoal de campeonato fazem peitinho eles sao pro proprio mid do kit 2 vias... ou ainda quando usam um kit 3 vias...
se voce for ver.. o pessoal que tem MUITA grana pra investir nisso.. os carros que sempre estao ganhando os IASCA da vida.. eles montam um kit 3 vias da hybrid audio...
nao sei como funciona esse coaxial da bravox.. mas o importante é voce ter um cross que mande as frequencias pro lugar certo... existe um kit da MBQuart.. que voce pode transformar num "coaxial"... é só encaixar o tw no centro do mid e pronto, mas nesse caso existe o cross over.. pra dividir tudo certinho...
se voce for ver.. o pessoal que tem MUITA grana pra investir nisso.. os carros que sempre estao ganhando os IASCA da vida.. eles montam um kit 3 vias da hybrid audio...
nao sei como funciona esse coaxial da bravox.. mas o importante é voce ter um cross que mande as frequencias pro lugar certo... existe um kit da MBQuart.. que voce pode transformar num "coaxial"... é só encaixar o tw no centro do mid e pronto, mas nesse caso existe o cross over.. pra dividir tudo certinho...

- Roda dura de Auto Escola
ps. concordo com o Felipe o que voce fez nao é muito comum...
só ouvindo pra saber como ficou... ^^
só ouvindo pra saber como ficou... ^^

Felipe, pode até não ser o mais comum, mas com certeza, em termos de direcionamento, que é um dos aspectos primordiais no áudio, onde não irá ter barreiras, o áudio vai diretinho nos ouvidos
Quanto àos filtros Vinni, no próprio coaxial , tem um filtro de 6 db/oitava atenuando acho que por volta de 4 Kh pra baixo, mas, só o fato de estar tudo junto em um só falante, LEMBREM-SE QUE QUANTO MENOS O NÚMERO DE VIAS, MELHOR SERÁ PRA "CONTROLAR", usar 3 vias será bem mais difícil de equalizar do que usar 2 vias, com certeza, pra equalizar isso é bem mais difícil.... é aquilo que falei, se pudéssemos usar um falante reproduzindo tudo, seria o SONHO dos audiófilos, vejam quanto custa as melhores caixas do mundo, com um só falante.... comparem, monte um e veja o resultado!. Eu também, não queria fazer assim, pensava em até fazer os pezinho ou deixar como todos, mid nas portas e tweeter sobre o panel apontando pros ouvidos, mas após conversar com o Marcelo, me convenci de que, de fato, seria a melhor opção, isso em termos de qualidade sonora. É tanto que ele faloü que, após o som feito eu iria vomitar qdo comparasse com kit montado na porta...rs rs....
Quanto ao FUL RANGE, nem citei o caso de campeonatos, apenas relatei que estando em flat, que é o correto e o ideal(isso se o som estiver bom), no meu caso ficou muito bom, sem nessecidade de elevar os niveis dos médios e altas, por isso relatei.
foto:
http://img21.imageshack.us/img21/5961/dsc08428h.jpg
Obs: caso que poderia ter ficado esteticamente melhor, mas , como foi o primeiro e estava querendo aprender fiz eu mesmo.
Gilson
Quanto àos filtros Vinni, no próprio coaxial , tem um filtro de 6 db/oitava atenuando acho que por volta de 4 Kh pra baixo, mas, só o fato de estar tudo junto em um só falante, LEMBREM-SE QUE QUANTO MENOS O NÚMERO DE VIAS, MELHOR SERÁ PRA "CONTROLAR", usar 3 vias será bem mais difícil de equalizar do que usar 2 vias, com certeza, pra equalizar isso é bem mais difícil.... é aquilo que falei, se pudéssemos usar um falante reproduzindo tudo, seria o SONHO dos audiófilos, vejam quanto custa as melhores caixas do mundo, com um só falante.... comparem, monte um e veja o resultado!. Eu também, não queria fazer assim, pensava em até fazer os pezinho ou deixar como todos, mid nas portas e tweeter sobre o panel apontando pros ouvidos, mas após conversar com o Marcelo, me convenci de que, de fato, seria a melhor opção, isso em termos de qualidade sonora. É tanto que ele faloü que, após o som feito eu iria vomitar qdo comparasse com kit montado na porta...rs rs....
Quanto ao FUL RANGE, nem citei o caso de campeonatos, apenas relatei que estando em flat, que é o correto e o ideal(isso se o som estiver bom), no meu caso ficou muito bom, sem nessecidade de elevar os niveis dos médios e altas, por isso relatei.
foto:
http://img21.imageshack.us/img21/5961/dsc08428h.jpg
Obs: caso que poderia ter ficado esteticamente melhor, mas , como foi o primeiro e estava querendo aprender fiz eu mesmo.
Gilson
- Piloto de Autorama
tdo bem q eh mais facil de controlar 1 via do q 2, mas isso nao muda o fato de q 2 fontes reproduzindo cada uma faixas determinadas de frequencia é melhor do q 1 q reproduz tdas, pq isso, pq no nosso mundo, oq vc disse nao eh viavel.. entao em termos de custo.. um kit 2 vias de 250 eh melhor q um par de coaxiais de msm preço.. em vista q para um coaxial chegar ao msm nivel do kit ele seria mais kro, pela tecnologia q teria q ser implementada.. nesse caso, eu teria optado por fazer peitinhos com um kit 2 vias do q um par de coaxiais.. como vc disse: "[...]veja quanto custa as melhores caixas do mundo, com um só falantes[...]"

obrigado por todas estas respostas que estou achando muito boas e que estou aproveitando muito
Mas como sou ignorante ...... O que vem a ser "peitinhos"?, (só conheço outros que nada tem a ver com música apesar de serem ótimos)
São aquelas falantes tipo 3 ou 4 polegadas moldados nas colunas do carro? É esta foto postada pelo Gilson aqui acima, dos coaxiais? Tem mais alguma foto de "peitinho" aqui no forum?
Mas como sou ignorante ...... O que vem a ser "peitinhos"?, (só conheço outros que nada tem a ver com música apesar de serem ótimos)
São aquelas falantes tipo 3 ou 4 polegadas moldados nas colunas do carro? É esta foto postada pelo Gilson aqui acima, dos coaxiais? Tem mais alguma foto de "peitinho" aqui no forum?
- Piloto de Atari
Luis-SP escreveu:obrigado por todas estas respostas que estou achando muito boas e que estou aproveitando muito
é isso mesmo... mas nao necessariamente 3 e 4 polegadas.. voce pode fazer peitnhos pros proprios mids do kit duas vias... ^^
o ACTC fez no carro dele... procura la no Carros dos Membros.. o dele esta muito bem acabado.. ficou show... !