A Saga do Xenon - Não legaliza em Brasília

Discussões sobre personalização e tuning do seu Fiat Punto. Marcas, procedimentos e conceitos.

Re: A Saga do Xenon - Não legaliza em Brasília

por viniat » Qua Jun 10, 2009 2:30 pm

A parte de custar caro em alguns importados é fato...
Pai do meu amigo foi trocar uma lâmpada do Xenon original da CLS 500 dele... acho que foi 3.5k só 1 lâmpada queimada.
Ele perguntou quanto custa para trocar todo o sistema... nada mais nada menos que R$ 12.000,00

boa...
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por sherere » Qua Jun 10, 2009 2:33 pm

Kiros escreveu:
O meu não veio de fabrica, comprei o carro usado e o antigo dono acabou deixando.

Sou aqui de Guarulhos/SP, será que tem "quebra" pra esse tipo de coisa? To meio cabreiro dos guardas encherem o saco.

Esses halogenias da Philips e da Osram são liberadas sem precisar legalizar?

Abs;

Aaaaa bom, assim sim, foi colocado depois hehehehe

Entao nao sei como ta ai em sampa, em brasilia eu nao vi ninguem ser pego ainda hehehehe

Quanto às halogenias

Philips: Crystal Vision e Diamond Vision
Osram: Cool Blue, Cool Blue Hype, Silver alguma coisa hehehehe

Eu uso a Crystal vision, mas queria umaMAIS BRANCA, to curioso com relacao à COOL BLUE HYPER WHITE 5000k (esse eh o nome completo) da OSRAM, mas nao acho ninguem q tenha pra falar!

[]s
Punto Sporting - Cinza Cromo
Opicionais: 023, 140, 195, 210, 47Y e 4J3
[ok] Xenons Boxster: H1 & H4-Bi (H4 retirado, culpa da lei!)
[ok] Película: G20
[ok] Som: Bravox CS60D (F) / Seleinum Triaxial 50w (T) / Bravox PXW 10D2 / Hurricane 4.120
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Kiros » Qua Jun 10, 2009 2:50 pm

sherere escreveu:
Kiros escreveu:
O meu não veio de fabrica, comprei o carro usado e o antigo dono acabou deixando.

Sou aqui de Guarulhos/SP, será que tem "quebra" pra esse tipo de coisa? To meio cabreiro dos guardas encherem o saco.

Esses halogenias da Philips e da Osram são liberadas sem precisar legalizar?

Abs;

Aaaaa bom, assim sim, foi colocado depois hehehehe

Entao nao sei como ta ai em sampa, em brasilia eu nao vi ninguem ser pego ainda hehehehe

Quanto às halogenias

Philips: Crystal Vision e Diamond Vision
Osram: Cool Blue, Cool Blue Hype, Silver alguma coisa hehehehe

Eu uso a Crystal vision, mas queria umaMAIS BRANCA, to curioso com relacao à COOL BLUE HYPER WHITE 5000k (esse eh o nome completo) da OSRAM, mas nao acho ninguem q tenha pra falar!

[]s

To pensando sériamente em colocar essas lampadas, não to afim de correr o risco de tomar multa.

Essa Cool Blue da Osram tem uma boa iluminação? Achei em um fornecedor aqui da empresa a H4 por R$ 22,90 cada uma, está bom o preço?

Abs;
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por sherere » Qua Jun 10, 2009 2:52 pm

Gente, estou escrevendo uma proposta de materia para o jornal da minha cidade Correio Brasiliense com a minha historia e outro problema de um amigo q tina um Stilo e tá processando o DETRAN.

Espero que eles façam a reportagem! Quando estiver tudo ok coloco aqui o e-mail.

Caso alguem iluminado (ehueueh) tenha alguma outra ideia, por favor estou aceitando qq sugestao pq to puto com o DETRAN daqui e to com o xenon parado!

[]s
[ok] Som: Bravox CS60D (F) / Seleinum Triaxial 50w (T) / Bravox PXW 10D2 / Hurricane 4.120
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por sherere » Qua Jun 10, 2009 2:54 pm

Kiros escreveu:
To pensando sériamente em colocar essas lampadas, não to afim de correr o risco de tomar multa.

Essa Cool Blue da Osram tem uma boa iluminação? Achei em um fornecedor aqui da empresa a H4 por R$ 22,90 cada uma, está bom o preço?

Abs;

Nossa acho q tah eh barata de +, so c isso for preco de revenda, pq achjo q vi de 160 a 230 a Cool Blue Hyper...

Cara a philips me mandou por email (eu solicitei neh :) ) o laudo do INMETRO da crystal vision e eu ando com o laudo no porta-luvass heheheeh pq essas lampadas sao permitidas mas sempre pode ter um guardinha que a mulher dormiu d calça jeans neh!

[]s
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Kiros » Qua Jun 10, 2009 3:26 pm

sherere escreveu:
Kiros escreveu:

Abs;

Nossa acho q tah eh barata de +, so c isso for preco de revenda, pq achjo q vi de 160 a 230 a Cool Blue Hyper...

Cara a philips me mandou por email (eu solicitei neh :) ) o laudo do INMETRO da crystal vision e eu ando com o laudo no porta-luvass heheheeh pq essas lampadas sao permitidas mas sempre pode ter um guardinha que a mulher dormiu d calça jeans neh!

[]s

A Cool Blue Hyper 5000k H4 consigo aqui a R$ 45,00 CADA LAMPADA, R$ 90,00 as duas, preço ta bom?

Na sua Crystal Vision você pagou quanto? Será que a Osram mandaria tambem o certificado?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por sherere » Qua Jun 10, 2009 3:46 pm

Kiros escreveu:
A Cool Blue Hyper 5000k H4 consigo aqui a R$ 45,00 CADA LAMPADA, R$ 90,00 as duas, preço ta bom?

Na sua Crystal Vision você pagou quanto? Será que a Osram mandaria tambem o certificado?

Na philips paguei 129 + frete...

Esse preço ai ta muito bom, ainda mais se realmente fo original, quanto ao laudo, liguei no 0800 da OSRAM e fui muito bem atendido, mandei email pra la solicitando, quando chegar mando pra quem quiser auhauhauah

Depois vou ver o preço aqui em Brasilia das Osram pra vc ter uma ideia. mas acho que etá muito bem, no mercado livre ja vi a R$110 as 2....

[]s
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por sherere » Qua Jun 10, 2009 4:20 pm

Segue e-mail enviado para o jornal:
Boa tarde,

Bem, não é segredo para ninguém que desde o final de 2008 o DENATRAN liberou a resolução 294 que trata de sistemas de iluminação nos veículos automotores. À época eu tinha os faróis instalados no carro e fui legalizá-los.

Quando cheguei ao DETRAN SIA, falei com o Sr. Silas e esse me disse que eu deveria fazer várias alterações no veiculo o que divergia do entendimento que apareceram em reportagens na TV. Após aquela conversa desisti de tentar naquele momento, pois não existia ainda uma maneira de instalar o esguicho para a limpeza do farol.

A poucas semanas atrás verifiquei nos sites sobre o assunto que já existia sistema para adaptar os veículos e então voltei ao DETRAN levando comigo essa noticia do site da DENATRAN: http://www.denatran.gov.br/ultimas/20090116_farol.htm.

Novamente em conversa com o Sr. Silas informei que estava disposto a fazer todas as alterações propostas pelo DENATRAN, pois o investimento que fiz nos faróis não foi barato e agora eles estão parados sem uso, e que necessitava da liberação dele para alteração veicular. Além disso, já sabia por intermédio de sites de carros que em muitos estados os DETRANs estão legalizando os carros com xenon que seguem as diretrizes das resoluções do DENATRAN.

Mesmo com todas as informações e informando que eu faria as instalações conforme resoluções não me foi dada a autorização e o pessoal alegou que o farol não existe para o meu carro e ainda que não existe homologação do INMETRO ou da FIAT sobre o sistema, sobre essa alegação questionei em que lugar de todas as resoluções que tratam o assunto fala sobre essa homologação, questão essa que ficou sem resposta. Quando comentei sobre outros estados liberando ainda me foi dito que era propina e que ninguém sério libera a instalação, o que é controverso uma vez que o DENATRAN permite.

Acabo me sentindo frustrado, pois em outros estados existe sim a legalização e em Brasília o DETRAN acha que pode ir contra as resoluções. Por esse motivo resolvi propor essa reportagem, pois acredito que um jornal como o Correio Brasiliense apoiado com todo o aparato legal conseguiria mudar a situação. Acredito ainda que o problema que temos hoje com os faróis desrregulados diminua assim que seja possível legalizá-los seguindo todas as regras de segurança propostas.

Abro espaço nesse e-mail para um colega que teve uma situação parecida com a mesma entidade no DETRAN, essa situação está hoje na justiça:

--------------------------------------------------------------------------------

Amigos,

Levo ao conhecimento deste importante veículo de comunicação que há uma fraude instalada no DETRAN-DF, liderada por nada menos que o servidor chefe da seção NUVIP (Núcleo de Vistoria Prévia), sr. Silas Cruz Oliveira, vulgo sósia de Eurico Miranda.

Comprei meu veículo, um FIAT STILO, em agosto de 2009. Ele tinha algumas modificações regularizadas no documento, como rodas, molas esportivas, e Xenon. Ao transferir o veículo para meu nome, esse sr. barrou a transferência, dizendo que não aceitaria meu carro naquelas condições. Tive que gostar um bom dinheiro para comprar novas rodas e molas para poder transferir o STILO para meu nome. O fato é que a modificação, averbada no documento (atualmente, tenho 2 documentos: 1 com a modificação, outro sem), valeu para umas pessoas, mas não para outras (no caso, eu). Este sr. impede as devidas regularizações, não sabemos por qual motivo.

O fato é que existem atos normativos que permitem a regularização de veículos. A resolução CONTRAN n° 292, de 29.08.08, regulamenta isso.

Assim, o cidadão honesto, que deseja modificar seu veículo dentro do que estabelece a referida resolução, não consegue. Outras pessoas, porém, preferem pagar um despachante e fazer esse serviço 'por baixo dos panos', onde o sr silas 'leva um...' .

Após esgotar a via administrativa, infelizmente tive que fazer um considerável 'investimento', contratado um advogado. Atualmente, meu processo está na 2° instância, no TJDFT, sob o n° : Processo : 2009.01.1.038073-5 Vara : 111 - PRIMEIRA VARA DA FAZENDA PUBLICA DO DF. Pleiteo que o Judiciário reconheça meu direito de ter a regularização averbada no documento (assim a polícia não me 'enche o saco' na rua), e depois pleitearei danos morais e materiais.

Coloco-me à disposição para contato a fim de que uma reportagem possa ser feita, visando a moralizar esse órgão, que é uma ilha de fraudes e pessoas de má-fé.

Estão à disposição, também, o Clube do Stilo, atráves de seus diretores, e ainda meu Advogado (que terá o maior prazer em atendê-los).

Att,

Rafael Faria

[]s
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jaydee_ro » Qui Jun 11, 2009 1:27 am

Boa... vamos ver se gera algum resultado...

Quanto às 5000k... eu vi algum Punto por aki com uma... não me lembro a marca/modelo... mas ilumina bem viu!?!? Bem mais que as amarelinhas normais...
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por jaslee » Qui Jun 11, 2009 11:53 pm

Aqui em brasilia foi negada a autorizaçao do uso de molas esportivas permitidas pela resoluçao 292 do contran. O detran-df alega que no artigo 6º dessa resoluçao houve um equivoco em sua elaboraçao, ou seja, nao cumpre o que está escrito e ainda fala que o orgao superior errou na elaboraçao. Por aqui é quase impossivel conseguir tais autorizaçoes (X() Se alguem conseguir depois avisa como =\

ate mais!!
Campeão de Kart Amador
Campeão de Kart Amador

AnteriorPróximo