Por que trocar as rodas?
Por que trocar as rodas?
Por que trocar as rodas?
A troca de rodas é uma das alterações mais habituais feitas pelos adeptos do tuning. Algumas das razões para se trocar de rodas são:
* As rodas de origem tem um diâmetro modesto.
* Gosta mais do design ou aspecto de outra roda.
* O seu carro não traz rodas em liga leve.
* Quer melhorar o comportamento e as performances do carro.
* Quer melhorar o aspecto do seu carro.
* Mudar para um pneu de melhores performances e com melhor preço.
A escolha de outras rodas para o seu automóvel, não deve ser feita ao acaso. Um dos factores que vai pesar na balança é o preço. Mas se puder mudar o diâmetro da roda, e consequentemente comprar novos pneus, o seu carro vai melhorar bastante tanto a nível estético como em comportamento. Se o seu carro usa 185/60 R14 com rodas 6.5x14'', trocando as rodas por umas 7x15'' e os pneus por 195/50 R15 vai poder montar uns pneus desportivos a um preço mais acessível e o carro depois vai parecer outro, quando chegar às curvas, vai dar por bem empregue o dinheiro. Hoje em dia ha uma grande variedade de marcas de rodas, com designs, pesos e diâmetros dos mais variados. Os acabamentos também têm vindo a diversificar-se, dando várias hipoteses de escolha. Para o ajudar na escolha das rodas descrevem-se de seguida alguns aspectos a ter em conta e que podem condicionar essa escolha.
Rodas de liga leve
As rodas de liga leve usadas nos automóveis são compostas por cerca de 80% de alumínio e os restantes 20% são compostos por metais tais como cobre ou o magnésio. As rodas de liga leve proporcionam uma redução de peso considerável comparativamente às de aço e uma rigidez maior. Na competição usam-se muitas vezes rodas em magnésio ou titânio que chegam a ser 50% mais leves, só que estas têm um preço muito maior. Por outro lado, as rodas em liga leve têm um aspecto muito mais agradável e realçam as linhas do automóvel. A redução do peso tem influência no comportamento do carro. As acelerações, as travagens e o comportamento em curva melhoram com a redução dos pesos não suportados pela suspensão. Quanto menor for esse peso melhor será o comportamento e as performances do carro. Outra das vantagens das rodas em liga leve é que melhoram o arrefecimento dos travões pois os metais de que são feitas são bons condutores do calor e assim proporcionam uma transferênca de calor melhor, não ficam tão sujeitos à perda de eficácia devido ao calor excessivo. O seu desenho também pode ser optimizado para favorecer o arrefecimento dos travões. Hoje em há também uma tendência para ter em consideração o peso da roda. Existem modelos que comparativamente a outros na mesma medida, chegam a pesar metade.
Rodas forjadas
A maioria das rodas são construidas por injecção de alumínio ou da liga num determinado molde. As rodas forjadas, ao contrario, são construidas a partir de blocos de alumínio prensados com cargas acima das dezenas de toneladas. Depois estes blocos são torneados de acordo com o design da roda. A grande vantágem é o menor peso e a maior resistência.
Rodas multi-peça
Há vários modelos de rodas constituidos por mais do que uma peça. Essas rodas são normalmente designadas por bi-partidas ou tri-partidas conforme sejam constituidas por 2 ou 3 peças diferentes. Um exemplo disso é o modelo BBS LM mostrado mais à frente nesta página.
Medidas das rodas
Duas medidas determinam o tamanho de uma roda e são elas o diâmetro e a largura da roda. Estas medidas são expressas em polegadas. Algumas das medidas mais usuais são 5,5x13'', 6x14'', 7x15'', 7,5x16'', 8x17'', etc. É possível também encontrar rodas com várias larguras para o mesmo diâmetro. É necessário ter em atenção que quanto maior for o diâmetro da roda, normalmente esta também vai pesar mais o que afecta as performances do carro em algumas situações. O preço também aumenta de forma drástica.
Furação
Ao trocar de rodas é necessário ter em atenção qual o nº de furos da roda que o seu automóvel usa. Embora seja óbvio, já aconteceu a algumas pessoas não conseguirem montar as rodas devido ao nº de furos ser diferente. Por vezes o mesmo modelo de automóvel usa rodas com nº de furos diferentes. Ex. o VW Golf III 1.6 tem rodas de 4 furos, enquanto que o VW Golf III 1.8 GTI tem rodas de 5 furos.
PCD
Depois de se saber o nº de furos, é necessário saber o PCD (pinch circle diameter). Esta é a medida de um círculo imaginário que passe pelo centro de cada furo. Esta medida é expressa em mm. É necessário saber qual é esta medida antes de se trocar de rodas, ou mais uma vez elas não servirão para o seu carro. Normalmente quando pretender comprar as rodas, dizendo a marca do carro a que se destinam, sabem qual é esta medida. Por exemplo, para um Peugeot, esta medida é 108mm, para um Volkswagem é 100mm.
Offset, Inset [ET]
O offset, ou ET (como vem especificado na roda) é a distância da superfície de montagem da roda à linha imaginária que divide a largura da roda ao meio. O offset pode ser zero, positivo ou negativo. Um offset positivo é quando a superfície de montagem é para fora dessa linha imaginária, e é normalmente usado em carros de tracção à frente, ou nos modernos carros de tracção traseira.
Se o offset da nova roda for muito diferente, primeiro pode não poder montar a roda por tocar nas partes fixas do automóvel ou então o comportamento do carro pode ser bastante afectado. O offset não deve ser ignorado pois tem um papel importante no comportamento da suspensão e na capacidade de se manter a direcção centrada em andamento. Tenha sempre em atenção qual o offset aconselhado para o seu carro.
Ex. Um Citroen ZX tem um offset de 15mm enquanto um VW Golf tem um offset de 35mm.
Conceito "plus"
Aumentando o diâmetro e a largura da roda e usando um pneu de perfil mais baixo, mantendo o diâmetro total da roda, é uma das formas de se melhorar o comportamento de um carro e a sua aparência. O comportamento sai melhorado porque a superfície de contacto com a estrada é aumentada e o perfil do pneu (mais baixo) é mais rígido, o que dá maior estabilidade em curva e melhora resposta do volante. Quando se troca a roda por uma de maior diâmetro, normalmente também se tem acesso a pneus mais desportivos. Basicamente, este conceito consiste em sempre que se adiciona 1 polegada ao diâmetro da roda, adicionam-se 10mm à largura do pneu e subtrai-se 10% ao aspect ratio do pneu. Assim, desta forma mantém-se o diâmetro exterior praticamente igual sem levar a erros do conta-kilometros. Chama-se plus one quando se aumenta 1 polegada ao diâmetro da roda, plus two quando se aumentam 2, etc. Quanto menor for o aspect ratio de um pneu, menos tendência tem o pneu para rodar em curva sobre si próprio, logo o comportamento do carro em curva vai melhorar bastante, conseguindo curvar a mais velocidade. Por outro lado, com com uma superfície de contacto maior, o seu carro vai travar melhor e ter um poder de tracção melhor.
Centro da roda
Numa roda de série, o furo central encaixa perfeitamente no carro. No entanto, fabricantes de automóveis e de rodas não usam uma medida standard, de modo que nem todas as rodas se adaptam perfeitamente a qualquer carro. Uma roda de um Renault pode ser colocada num Volkswagem, embora o furo da roda fique com uma certa folga e não se adapta correctamente ao eixo. Se rodar com um carro nestas condições, vai notar vibrações do volante a partir de certas velocidades. Pelo contrário, uma roda de um Volkswagen já não serve para um Renault. Para não ter problemas deste tipo, é necessário ter em atenção ao trocar as rodas e verificar se o centro se adapta ao carro, e caso isso não aconteça, é necessário colocar uns adaptadores para que o encaixe seja perfeito e não provoque vibrações ao circular a velocidades da ordem, dos 110km/h. Normalmente estes adaptadores estão disponíveis no local onde comprar as rodas.
Erros conta-quilómetros
Para evitar os erros de conta-quilómetros deve manter o diâmetro total do conjunto roda+pneu o mais parecido com o de origem, e as diferenças devem ser mínimas. Se as diferenças forem grandes, o conta-quilómetros vai dar indicações erradas, o consumo de combustível pode-se alterar, porque quando o conjunto motor + caixa de velocidades foi desenvolvido, teve em consideração o diâmetro exterior da roda.
Espaçadores
Os espaçadores são uma espécie de "bolacha" metálica que se coloca entre a roda e os discos do carro, e servem para modificar o offset da roda. São usados na maior parte das vezes para aumentar a largura das vias, o que se traduz numa melhoria do comportamento do carro em curva, assim como para diminuir o espaço entre a face da roda e o guarda-lamas.
Estilo e imágem
Que tipo de roda vai colocar? Qual é o aspecto que mais lhe agrada para o seu carro? Mais clássico, mais racing? Existe no mercado uma variedade de marcas de rodas muito grande, cada uma com vários modelos disponíveis. A escolha é sempre difícil. Em termos de tuning, existem várias tendências diferentes na Europa. Na Alemanha há a tendência de colocar rodas de 13 e 14'' nos carros, mas bastante largas (de 8'' a 10''). Na Inglaterra a tendência é para os grandes diâmetros e não é raro ver carros com rodas de 19''. Na França o normal são as 17'' na maioria dos carros, inclusive nos Renaults Twingo! O melhor é não ir para os extremos e ter em conta que é necessário adquirir pneus para a roda, e esses também custam bastante à medida que o perfil diminui e o diâmetro aumenta. Por outro lado as nossas estradas não permitem que se ande com pneus de perfil muito baixo! Na escolha da roda tente ser original e tenha em conta que algumas rodas passado algum tempo passam de moda como aconteceu por exemplo com as rodas de 3 raios. Pode sempre dar um acabamento diferente às rodas. Pode croma-las, polir ou mesmo pinta-las de uma cor diferente!
Fonte: http://www.tuning.online.pt/tuning/wheels.php
A troca de rodas é uma das alterações mais habituais feitas pelos adeptos do tuning. Algumas das razões para se trocar de rodas são:
* As rodas de origem tem um diâmetro modesto.
* Gosta mais do design ou aspecto de outra roda.
* O seu carro não traz rodas em liga leve.
* Quer melhorar o comportamento e as performances do carro.
* Quer melhorar o aspecto do seu carro.
* Mudar para um pneu de melhores performances e com melhor preço.
A escolha de outras rodas para o seu automóvel, não deve ser feita ao acaso. Um dos factores que vai pesar na balança é o preço. Mas se puder mudar o diâmetro da roda, e consequentemente comprar novos pneus, o seu carro vai melhorar bastante tanto a nível estético como em comportamento. Se o seu carro usa 185/60 R14 com rodas 6.5x14'', trocando as rodas por umas 7x15'' e os pneus por 195/50 R15 vai poder montar uns pneus desportivos a um preço mais acessível e o carro depois vai parecer outro, quando chegar às curvas, vai dar por bem empregue o dinheiro. Hoje em dia ha uma grande variedade de marcas de rodas, com designs, pesos e diâmetros dos mais variados. Os acabamentos também têm vindo a diversificar-se, dando várias hipoteses de escolha. Para o ajudar na escolha das rodas descrevem-se de seguida alguns aspectos a ter em conta e que podem condicionar essa escolha.
Rodas de liga leve
As rodas de liga leve usadas nos automóveis são compostas por cerca de 80% de alumínio e os restantes 20% são compostos por metais tais como cobre ou o magnésio. As rodas de liga leve proporcionam uma redução de peso considerável comparativamente às de aço e uma rigidez maior. Na competição usam-se muitas vezes rodas em magnésio ou titânio que chegam a ser 50% mais leves, só que estas têm um preço muito maior. Por outro lado, as rodas em liga leve têm um aspecto muito mais agradável e realçam as linhas do automóvel. A redução do peso tem influência no comportamento do carro. As acelerações, as travagens e o comportamento em curva melhoram com a redução dos pesos não suportados pela suspensão. Quanto menor for esse peso melhor será o comportamento e as performances do carro. Outra das vantagens das rodas em liga leve é que melhoram o arrefecimento dos travões pois os metais de que são feitas são bons condutores do calor e assim proporcionam uma transferênca de calor melhor, não ficam tão sujeitos à perda de eficácia devido ao calor excessivo. O seu desenho também pode ser optimizado para favorecer o arrefecimento dos travões. Hoje em há também uma tendência para ter em consideração o peso da roda. Existem modelos que comparativamente a outros na mesma medida, chegam a pesar metade.
Rodas forjadas
A maioria das rodas são construidas por injecção de alumínio ou da liga num determinado molde. As rodas forjadas, ao contrario, são construidas a partir de blocos de alumínio prensados com cargas acima das dezenas de toneladas. Depois estes blocos são torneados de acordo com o design da roda. A grande vantágem é o menor peso e a maior resistência.
Rodas multi-peça
Há vários modelos de rodas constituidos por mais do que uma peça. Essas rodas são normalmente designadas por bi-partidas ou tri-partidas conforme sejam constituidas por 2 ou 3 peças diferentes. Um exemplo disso é o modelo BBS LM mostrado mais à frente nesta página.
Medidas das rodas
Duas medidas determinam o tamanho de uma roda e são elas o diâmetro e a largura da roda. Estas medidas são expressas em polegadas. Algumas das medidas mais usuais são 5,5x13'', 6x14'', 7x15'', 7,5x16'', 8x17'', etc. É possível também encontrar rodas com várias larguras para o mesmo diâmetro. É necessário ter em atenção que quanto maior for o diâmetro da roda, normalmente esta também vai pesar mais o que afecta as performances do carro em algumas situações. O preço também aumenta de forma drástica.
Furação
Ao trocar de rodas é necessário ter em atenção qual o nº de furos da roda que o seu automóvel usa. Embora seja óbvio, já aconteceu a algumas pessoas não conseguirem montar as rodas devido ao nº de furos ser diferente. Por vezes o mesmo modelo de automóvel usa rodas com nº de furos diferentes. Ex. o VW Golf III 1.6 tem rodas de 4 furos, enquanto que o VW Golf III 1.8 GTI tem rodas de 5 furos.
PCD
Depois de se saber o nº de furos, é necessário saber o PCD (pinch circle diameter). Esta é a medida de um círculo imaginário que passe pelo centro de cada furo. Esta medida é expressa em mm. É necessário saber qual é esta medida antes de se trocar de rodas, ou mais uma vez elas não servirão para o seu carro. Normalmente quando pretender comprar as rodas, dizendo a marca do carro a que se destinam, sabem qual é esta medida. Por exemplo, para um Peugeot, esta medida é 108mm, para um Volkswagem é 100mm.

Offset, Inset [ET]
O offset, ou ET (como vem especificado na roda) é a distância da superfície de montagem da roda à linha imaginária que divide a largura da roda ao meio. O offset pode ser zero, positivo ou negativo. Um offset positivo é quando a superfície de montagem é para fora dessa linha imaginária, e é normalmente usado em carros de tracção à frente, ou nos modernos carros de tracção traseira.
Se o offset da nova roda for muito diferente, primeiro pode não poder montar a roda por tocar nas partes fixas do automóvel ou então o comportamento do carro pode ser bastante afectado. O offset não deve ser ignorado pois tem um papel importante no comportamento da suspensão e na capacidade de se manter a direcção centrada em andamento. Tenha sempre em atenção qual o offset aconselhado para o seu carro.

Ex. Um Citroen ZX tem um offset de 15mm enquanto um VW Golf tem um offset de 35mm.
Conceito "plus"
Aumentando o diâmetro e a largura da roda e usando um pneu de perfil mais baixo, mantendo o diâmetro total da roda, é uma das formas de se melhorar o comportamento de um carro e a sua aparência. O comportamento sai melhorado porque a superfície de contacto com a estrada é aumentada e o perfil do pneu (mais baixo) é mais rígido, o que dá maior estabilidade em curva e melhora resposta do volante. Quando se troca a roda por uma de maior diâmetro, normalmente também se tem acesso a pneus mais desportivos. Basicamente, este conceito consiste em sempre que se adiciona 1 polegada ao diâmetro da roda, adicionam-se 10mm à largura do pneu e subtrai-se 10% ao aspect ratio do pneu. Assim, desta forma mantém-se o diâmetro exterior praticamente igual sem levar a erros do conta-kilometros. Chama-se plus one quando se aumenta 1 polegada ao diâmetro da roda, plus two quando se aumentam 2, etc. Quanto menor for o aspect ratio de um pneu, menos tendência tem o pneu para rodar em curva sobre si próprio, logo o comportamento do carro em curva vai melhorar bastante, conseguindo curvar a mais velocidade. Por outro lado, com com uma superfície de contacto maior, o seu carro vai travar melhor e ter um poder de tracção melhor.

Centro da roda
Numa roda de série, o furo central encaixa perfeitamente no carro. No entanto, fabricantes de automóveis e de rodas não usam uma medida standard, de modo que nem todas as rodas se adaptam perfeitamente a qualquer carro. Uma roda de um Renault pode ser colocada num Volkswagem, embora o furo da roda fique com uma certa folga e não se adapta correctamente ao eixo. Se rodar com um carro nestas condições, vai notar vibrações do volante a partir de certas velocidades. Pelo contrário, uma roda de um Volkswagen já não serve para um Renault. Para não ter problemas deste tipo, é necessário ter em atenção ao trocar as rodas e verificar se o centro se adapta ao carro, e caso isso não aconteça, é necessário colocar uns adaptadores para que o encaixe seja perfeito e não provoque vibrações ao circular a velocidades da ordem, dos 110km/h. Normalmente estes adaptadores estão disponíveis no local onde comprar as rodas.
Erros conta-quilómetros
Para evitar os erros de conta-quilómetros deve manter o diâmetro total do conjunto roda+pneu o mais parecido com o de origem, e as diferenças devem ser mínimas. Se as diferenças forem grandes, o conta-quilómetros vai dar indicações erradas, o consumo de combustível pode-se alterar, porque quando o conjunto motor + caixa de velocidades foi desenvolvido, teve em consideração o diâmetro exterior da roda.
Espaçadores
Os espaçadores são uma espécie de "bolacha" metálica que se coloca entre a roda e os discos do carro, e servem para modificar o offset da roda. São usados na maior parte das vezes para aumentar a largura das vias, o que se traduz numa melhoria do comportamento do carro em curva, assim como para diminuir o espaço entre a face da roda e o guarda-lamas.
Estilo e imágem
Que tipo de roda vai colocar? Qual é o aspecto que mais lhe agrada para o seu carro? Mais clássico, mais racing? Existe no mercado uma variedade de marcas de rodas muito grande, cada uma com vários modelos disponíveis. A escolha é sempre difícil. Em termos de tuning, existem várias tendências diferentes na Europa. Na Alemanha há a tendência de colocar rodas de 13 e 14'' nos carros, mas bastante largas (de 8'' a 10''). Na Inglaterra a tendência é para os grandes diâmetros e não é raro ver carros com rodas de 19''. Na França o normal são as 17'' na maioria dos carros, inclusive nos Renaults Twingo! O melhor é não ir para os extremos e ter em conta que é necessário adquirir pneus para a roda, e esses também custam bastante à medida que o perfil diminui e o diâmetro aumenta. Por outro lado as nossas estradas não permitem que se ande com pneus de perfil muito baixo! Na escolha da roda tente ser original e tenha em conta que algumas rodas passado algum tempo passam de moda como aconteceu por exemplo com as rodas de 3 raios. Pode sempre dar um acabamento diferente às rodas. Pode croma-las, polir ou mesmo pinta-las de uma cor diferente!
Fonte: http://www.tuning.online.pt/tuning/wheels.php
Editado pela última vez por socket em Seg Jun 02, 2008 8:25 pm, em um total de 4 vezes.
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
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AndreBsB escreveu:Legal. Eu trocarei as rodas apenas por estética, assim como rebaixei o carro. Já acho a estabilidade com o conjunto original excelente.
Tb troquei por estética... mas acabei ganhando muito em estabilidade!
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eu tb apenas por estética, qto a estabilidade tb parece ter melhorado, melhorado tanto q da p sentir o carro "agarrado" no chao até p acelerar em linha reta! rs sem duvida ele ficou mais manco depois das jantes novas.
abços
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degreja escreveu:eu tb apenas por estética, qto a estabilidade tb parece ter melhorado, melhorado tanto q da p sentir o carro "agarrado" no chao até p acelerar em linha reta! rs sem duvida ele ficou mais manco depois das jantes novas.
abços
Já disse que os nossos mancos não foram feitos pra andar e sim pra desfilar!

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socket escreveu:degreja escreveu:eu tb apenas por estética, qto a estabilidade tb parece ter melhorado, melhorado tanto q da p sentir o carro "agarrado" no chao até p acelerar em linha reta! rs sem duvida ele ficou mais manco depois das jantes novas.
abços
Já disse que os nossos mancos não foram feitos pra andar e sim pra desfilar!
gostei! vou usar essa tb!


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degreja escreveu:eu tb apenas por estética, qto a estabilidade tb parece ter melhorado, melhorado tanto q da p sentir o carro "agarrado" no chao até p acelerar em linha reta! rs sem duvida ele ficou mais manco depois das jantes novas.
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Se fosse 1.4 você estaria se arrastando com R18, literalmente.
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