Será o fim da Fórmula Um??
Re: Será o fim da Fórmula Um??
é capaz que monaco saia da F1 e acompanhe a Fota...
Sporting Amarelo 09/2010
- Instrutor de Auto Escola
AraujoJr escreveu:A F-1 não existe...o que existe é a tradição das equipes, principalmente Ferrari e McLaren atuais e as legendárias, como Tyrrel, Ligier...etc......elas e seus pilotos fizeram e fazem a F-1, e farão o nome de qq outra categoria que venha a surgir...a F-1 nao tem identidade...vive mudando regras, alterando os circuitos....deve estar a beira da morte mesmo.
O mesmo aconteceu com a Indy, qd as equipes sairam e fizeram a Cart....porém ao contrario da F-1, a Indy tem tanta identidade que as 500 milhas de Indianapolis, que é sinonimo de Indy, ficou de fora da Cart e fez muita falta...tanta falta que a Cart foi pro saco e tudo voltou pra Indy!!
Alguns dizem que Monaco é a 500 milhas da F-1...e que esse trunfo faria que com que o prestígio continuasse como a F-1...será?!?! eu duvido....as marcas e pilotos são mais fortes e representativos que a propria F-1......
Pra mim, se mantidas essas decisoes, a F-1 morre e outra categoria aparecerá e fará tanto sucesso quanto a F-1 graças às equipes e pilotos.
E seria ótimo, seria um tapa na cara desses dirigentes da Fia que acabaram com a categoria graças a essas regras e restrições ridiculas...se nada acontecesse, daqui a pouco o pessoal ia estar correndo kart de novo!!!
Bom ai eu discordo de algumas de suas idéias, a marca F-1 tem muita identidade e é fortíssima no mundo inteiro. Os dois lados perdem com essa briga. Ali não tem nenhum santo não. Max Mosley e Bernie Ecclestone, foram importantíssimos para o crescimento do esporte sem dúvida. Araújo, a F-1 foi formada por ''equipes de garagem'', ou seja carros de corrida foi o próprio Max Mosley que abriu espaço para montadores como Renault, Toyota, Jaguar, entre outras.. com exceção da Ferrari. A F-1 como categoria pertence a FIA e a FOM (Formula One Manager), as montadores tem todo o direito de exigirem seus direitos, mas tem que existir uma regulamentação de esporte. Lembrem-se que a FIA que homológa as principais e diferentes categorias de automobilismo. É so ver FIA WTTC, FIA WORLD RALLY Championship, GP3, F3, entre varias outras. Os argumentos da FOTA não são bons para o esporte, simplesmente isso, alias nem é a FOTA, é a FERRARI mesmo. Incrivelmente a Ferrari conseguiu convencer McLaren, Renault, Toyota, etc a seguirem eles.. Agora cá entre nós eu acompanho a Fórmula Um a 34 anos em presença e profundamente a uns 28 anos...(isso mesmo sou bem velinho ja..hauhauuauah) , alguem aqui consegue imaginar RON DENNIS (McLaren), MONTEZEMOLO (Ferrari) e FLAVIO BRIATTORE (Renault) na mesma mesa definindo as regras de uma nova categoria ??? ESSES CARAS SE ODEIAM..se odeiam mesmo, é so ver os episódios de espionagem da McLaren entre outras brigas... num tem como sair coisa boa. A Ferrari é a favor de liberação total de tecnologia e dinheiro e a FIA são contra. Pensando no esporte, no automobilismo de competição sou totalmente a favor da FIA. Teve uma época na F-1 que qualquer mula manca poderia dirigir um carro, com suspensão ativa e eletrônica, cambio inteiramente automático, controle de traçao, etc... #@%&! até eu dirigia um carro daqueles. Isso é ruim, porque sempre as equipes mais ricas estarão na frente e o esporte perde em competição..mas voltando a briguinha por poder e fama entre FIA e FOTA..
A F-1 precisa de um orgão regulador independente, então nao tem cabimento a FOTA querer fazer um campeonato onde quem manda é justamente quem disputa as curvas na pista, é ridiculo isso. Em qualquer categoria voce ve isso, Moto GP, Rally etc... Se acontecer isso mesmo, imaginem o campenato da FOTA com 8 equipes diferentes que tem interesses PRINCIPAIS fora das pistas tentando ditar as regras ?? vai ser um suicidio, nunca vai dar certo. Ainda sobre o suposto campeonato da FOTA, sera que entrariam algumas equipes novas para concorrer com as poderosissimas Ferrari e McLaren ?? Obviamente que não, principalmente nessa época de conteenção de gastos. É so ver o que esta acontecendo com a NASCAR e outras categorias americanas. A Chevrolet ja disse que só vai continuar na Sprint, deve abandonar a Truck e a Nationwide.. o que seria inimaginável até ontem. A Nascar levar por prova mais de 100.000 espectadores, de MÉDIA DE PÚBLICO...
Bom vamos la voltando ao assunto, eu acho que o Mosley esta gagá, mas eu discordo em relaçao ao suposto autoritarismo dele. A FIA e Max Mosley não decidem tudo sozinhos, como mudança de regras como voce citou Araújo, qualquer mudança tem que passar por um Conselho Mundial e a Comissão de F-1. E em todos esses setores as equipes tem a sua representação com os patrocinadores, confederações nacionais e promotores. A Ferrari SEMPRE ACATOU A CARTILHA DE REGRAS DA F-1, simplesmente de uns tempos pra cá, principalmente com as MUDANÇAS ATUAIS que foram amplamente discutidas e ACEITAS por todas as equipes, a Ferrari começou a discordar, porque esta perdendo terreno nas pistas e fora das pistas tambem.. isso É FATO. Por exemplo porque a Ferrari não fornece para a TORO ROSSO o mesmo motor que equipe os carros do Felipe e do Kimi ?? A Renault fornece os mesmos motores para a Red Bull e o que aconteceu ?? O Carro da Red Bull tem um projeto aerodinâmico espetacular, parabens para os engenheiros do time que conseguiram fazer um carro vencedor. O mesmo aconteceu com a Brawn que tem os mesmos motores do que a McLaren.
Perder a Ferrari seria enorme e irreparável para a F-1,a McLaren tambem, agora a Renault ja ficou de fora da F-1 e NINGUEM SENTIU FALTA, Toyota é uma piada né...nem sei o que esses caras estão fazendo lá... mas a história da F-1 foi construida com a criatividade de seus engenheiros. Eu tenho realmente saudades do tempo em que 99,9% dos carros corriam com o mesmo motor, ISSO MESMO, tirando a Ferrari que sempre correu com propulsores próprios, as outras equipes corriam com o saudoso COSWORTH da Ford,equipes McLAren, Tyrell, Brabham, March, entre outras. O que fazia a diferença eram a criatividade dos engenheiros nos projetos aerodinâmicos, e componentes mecânicos e elétricos e principalmene O BRAÇO DO PILOTO. Tem gente que acha que a F-1 é laboratório para desenvolvimento de peças e aerodinâmica para carros de rua, e LUCRAM MILHÕES com isso todos os anos, tudo bem, pra mim F-1 sempre foi sinônimo de ESPORTE, equipes de garagem, carros de corrida mesmo, feitos exclusivamente e com um único objetivo, vencer corridas...
Acho que ainda vamos chegar numa solução, Mosley deve abrir mão de várias coisas para ''alegrar'' a máfia italiana e ainda acredito num campeonato nos moldes atuais mesmo..
Abraços
Luis Fernando
- Piloto de Autorama
eu acho é muito ruim, pois a F1 é uma competição com mta tradição e história pra acabar assim!
- Roda dura de Auto Escola
Um campeonato com muitas pessoas mandando nao vai dá certo. Acho melhor a FIA voltar nas decisões e continuar organizando que é bem melhor.
- Motorista de Auto Escola
Mas a FIA tava pedindo mesmo, estava esculhambando demais, é muita regra, os carros estavam ficando cada vez mais idênticos, só faltou padronizar as cores... a toda hora inventam moda... olha os carros esse ano, asa dianteira colossal e aero traseiro mais curto que coice de porco.
Por isso que a categoria estava perdendo público ano a ano...
Claro que é legal deixar que a habilidade do piloto se sobressaia, mas e as equipes não vão ficar investindo fortunas em pesquisas e testes para tem que ficar fazendo clones dos carros...
Quem sabe a criação de uma nova categoria de vida nova mesmo e com mais graça que tinha a F1 no caminho que ela estava indo...
Claro que é legal deixar que a habilidade do piloto se sobressaia, mas e as equipes não vão ficar investindo fortunas em pesquisas e testes para tem que ficar fazendo clones dos carros...
Quem sabe a criação de uma nova categoria de vida nova mesmo e com mais graça que tinha a F1 no caminho que ela estava indo...
- Coordenador Regional
DiogoDZ escreveu:Mas a FIA tava pedindo mesmo, estava esculhambando demais, é muita regra, os carros estavam ficando cada vez mais idênticos, só faltou padronizar as cores... a toda hora inventam moda... olha os carros esse ano, asa dianteira colossal e aero traseiro mais curto que coice de porco.
Mas o mais importante na minha opinião é ter uma federação tipo a FIA organizando, pq se deixar nas maos das montadoras nao vai durar muito tempo. Vai acontecer o que está acontecendo nos EUA com a antiga Formula Indy.
- Motorista de Auto Escola
saiu o suposto calendario da fota, o brasil ficou de fora
http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-no ... u2520.jhtm

http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-no ... u2520.jhtm
Sporting Amarelo 09/2010

XV,XR,XS
- Velha Guarda
Como sempre a gente discute essas coisas a toa... Já se acertaram...
Até os jornalistas que acompanham F1 já estavam ficando céticos quanto a isso... Sempre acaba em pizza...
Até os jornalistas que acompanham F1 já estavam ficando céticos quanto a isso... Sempre acaba em pizza...
- Velha Guarda