Calibragem?
galera vamos relaxar!!!!! sem brigas.....
quando um não quer dois não brigam.
comentarios "técnicos" sejam eles aprendidos em sala de aula ou no empirismo da prática do dia-dia sempre são enriquecedores afinal o intuito do forum é a troca de conhecimentos. não vamos levar as coisas p o lado pessoal....
abraços
quando um não quer dois não brigam.
comentarios "técnicos" sejam eles aprendidos em sala de aula ou no empirismo da prática do dia-dia sempre são enriquecedores afinal o intuito do forum é a troca de conhecimentos. não vamos levar as coisas p o lado pessoal....
abraços

PuntoClube, o melhor e maior conteúdo da internet sobre o Fiat Punto!
- Motorista de Auto Escola
Re: PessãoxVolume
rjfer_neo escreveu:Meu amigo, com certeza não preciso de óculos..sei o que estou falando..sou engenheiro.estudei muita física e matemática, e posso dizer com total certeza que vc falou uma besteira enorme !!!
Estamos falando da Pressão (em LIBRAS) e não do Volume(que seria em Litros, por exemplo).
É obvio que a pressão depende do volume, mas o calibrador regula a pressão do pneu, independente da quantidade de ar(volume) colocado nele..... Portanto, ficar uma libra de pressão na mangueira é o maior absurdo que alguém poderia dizer.. a pressão na mangueira é exatamente igual a pressao no pneu !! Onde fica o manômetro ?? no pneu ou na entrada da mangueira ?? Se fosse como vc está falando..teríamos que colocar um manometro dentro do pneu pra saber a pressão...
Estuda um pouquinho !!;-)...
voltando ao assunto do tópico e richas a parte, me explica uma coisa.
o calibrador limita à pressão né?
para atingir a pressão pré determinada o fluxo será livre assim como a vazão? ficaria pressão na mangueira (espaço morto) mesmo que o calibrador ja tenha fechado a valvula de saida( supondo que a mangueira ainda n foi desconectada do pneu e o sistema continue fechado) ? o ideal seria um transdutor na ponta da mangueira p melhorar a acurácia ou ele compensa o espaço morto na hora de limitar a pressão ( se bem q a mangueira n varia o raio p ter diferença de um lugar p o outro do sitema)?

Calibro os meus 205/45/R17 com 29 ou 30, depende do meu estado de espírito!
Qto aos vossos diplomas, livros, apostilas, etc., pq vcs não fazem com eles um canudinho e .............guardem eles!
Que tal?!
Eu num estudei #@%&! nenhuma, mas de uma coisa eu tenho certeza!!!
VAMOS TODOS MORRER UM DIA E FEDEREMOS IGUAIS!!!
Com física ou matemática, o resultado será o mesmo! Carne podre e fedida!
Tendo estudo ou não, ninguém é pior ou melhor do que eu!!! Somos todos iguais.
Só um desabafo por conta destas questões idiotas

Qto aos vossos diplomas, livros, apostilas, etc., pq vcs não fazem com eles um canudinho e .............guardem eles!
Que tal?!
Eu num estudei #@%&! nenhuma, mas de uma coisa eu tenho certeza!!!
VAMOS TODOS MORRER UM DIA E FEDEREMOS IGUAIS!!!

Com física ou matemática, o resultado será o mesmo! Carne podre e fedida!
Tendo estudo ou não, ninguém é pior ou melhor do que eu!!! Somos todos iguais.
Só um desabafo por conta destas questões idiotas

O pior burro é aquele que não quer aprender !!!
Eu imaginei que este fosse um fórum técnico, e não de lendas .. se prefere acreditar em lendas, papai noel, coelhinho da páscoa e "mangueirinha" que rouba pressão do pneu..vai nessa.!!
P.S.: Garanto que muitos "negos" me deixam no chinelo sim.Mas vc, com certeza não...
Fique aí com com a sua Libra presa na "manqueirinha" do calibrador e seja feliz na ignorância !
Eu imaginei que este fosse um fórum técnico, e não de lendas .. se prefere acreditar em lendas, papai noel, coelhinho da páscoa e "mangueirinha" que rouba pressão do pneu..vai nessa.!!
P.S.: Garanto que muitos "negos" me deixam no chinelo sim.Mas vc, com certeza não...
Fique aí com com a sua Libra presa na "manqueirinha" do calibrador e seja feliz na ignorância !
- Piloto de Atari
Re: PessãoxVolume
degreja escreveu:rjfer_neo escreveu:Meu amigo, com certeza não preciso de óculos..sei o que estou falando..sou engenheiro.estudei muita física e matemática, e posso dizer com total certeza que vc falou uma besteira enorme !!!
Estamos falando da Pressão (em LIBRAS) e não do Volume(que seria em Litros, por exemplo).
É obvio que a pressão depende do volume, mas o calibrador regula a pressão do pneu, independente da quantidade de ar(volume) colocado nele..... Portanto, ficar uma libra de pressão na mangueira é o maior absurdo que alguém poderia dizer.. a pressão na mangueira é exatamente igual a pressao no pneu !! Onde fica o manômetro ?? no pneu ou na entrada da mangueira ?? Se fosse como vc está falando..teríamos que colocar um manometro dentro do pneu pra saber a pressão...
Estuda um pouquinho !!;-)...
voltando ao assunto do tópico e richas a parte, me explica uma coisa.
o calibrador limita à pressão né?
para atingir a pressão pré determinada o fluxo será livre assim como a vazão? ficaria pressão na mangueira (espaço morto) mesmo que o calibrador ja tenha fechado a valvula de saida( supondo que a mangueira ainda n foi desconectada do pneu e o sistema continue fechado) ? o ideal seria um transdutor na ponta da mangueira p melhorar a acurácia ou ele compensa o espaço morto na hora de limitar a pressão ( se bem q a mangueira n varia o raio p ter diferença de um lugar p o outro do sitema)?
A Pressão tende a se equalizar, e se torna uniforme..O calibrador injeta o ar, depois mede a pressão.não importa o tamanho da mangueira, a pressão será a mesma..o que pode ocorrer é demorarmais tempo para ela se equalizar caso a mangueira seja muito grande. Nos calibradores esa distancia é minima e não prejudica a medição.. É como se a mangueira fizesse parte do pneu quando está engatada no bico...
- Piloto de Atari
Pressão e calibragem
Só para arrefecer os animos e reduzir a pressão arterial dos debatedores, a pressão, uma vez estabilizada, é a mesma em todo o recipiente, seja ele o pneu, o conjunto pneu mangueira calibrador, etc. Sobre "ficar" 1 libra na mangueira, pode acontecer de, no momento de conectar a mangueira, o volume para preenche-la seja suficiente para reduzir em 1 libra a pressão do pneu. Mas se forem calibradores digitais, pode ser que na hora daquela borrifadinha extra a calibragem fique um "cabelésimo" acima dos 29, que seria lido como 30 e quando vc desconecta a mangueira, o pneu volte para os 29... apenas uma suposição...
Abraços a todos.
P.S. Desde que peguei o Punto na concessionária, só coloquei cana. Em 3 semanas só rodei 600 km.
Abraços a todos.
P.S. Desde que peguei o Punto na concessionária, só coloquei cana. Em 3 semanas só rodei 600 km.
- Piloto de Atari
Realmente a mangueira fica com toda a pressão do pneu quando se está calibrando, mas há margem pra erros. Afinal após a calibragem a pressão está na mangueira e no pneu. Mas estará a mesma da mangueira 100% igual à do pneu? Duvido muito...
Então como o manômetro mede a pressão da mangueira pode haver diferenças! Logo a teoria do amigo de que "fica 1 libra na mangueira" tem algum fundo de verdade. O pneu pode ter 28 e na mangueira 30, por exemplo. Pode ter havido fuga de alguma forma. Então estão aí as libras na mangueira que serão liberadas alguns segundos após o uso!
Então o Engenheiro aí está falando em condições ideais... que como todo BOM Engenheiro sabe que nunca conseguimos alcançá-las na prática. Apenas em ambientes propicios a testes.
...
Então como o manômetro mede a pressão da mangueira pode haver diferenças! Logo a teoria do amigo de que "fica 1 libra na mangueira" tem algum fundo de verdade. O pneu pode ter 28 e na mangueira 30, por exemplo. Pode ter havido fuga de alguma forma. Então estão aí as libras na mangueira que serão liberadas alguns segundos após o uso!
Então o Engenheiro aí está falando em condições ideais... que como todo BOM Engenheiro sabe que nunca conseguimos alcançá-las na prática. Apenas em ambientes propicios a testes.
...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
rjfer_neo escreveu:O pior burro é aquele que não quer aprender !!!
cara n parta p esse lado. nao vamos cometer o mesmo erro q foi cometido no outro forum!

Humildade antes de tudo!
Só por que tem conhecimento em alguma coisa... já se acha o rei da cocada...
O Kareka falou bem... pegue seu titulo e... (...) guarde-o!
Só por que tem conhecimento em alguma coisa... já se acha o rei da cocada...
O Kareka falou bem... pegue seu titulo e... (...) guarde-o!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
(Som, rodas, etc...)
- Velha Guarda