Óleo do motor

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Re: Óleo do motor

por jaydee_ro » Dom Jun 21, 2009 10:49 pm

utilizar cidade ou estrada muda sim a validade do óleo dentro do motor. Mas não é qquer oleo que roda 10000km, nem todo oleo que roda só 5000km. Varia sim entre qual oleo vai no motor, pro tipo de motor...
Senão n teria motivo indicarem oleo pra 10k ou oleo pra 5k...
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Re: Óleo do motor

por Gaza » Seg Jun 22, 2009 2:50 am

uma duvida meio idiota: Qual oleo é melhor? o 5w30 ou o 15w40?

Existe problema usar oleos da shell? Sempre usei o shell helix (da embalagem azul) no meu celtinha e o motor sempre foi uma maravilha, passei ele com 115k sem um ruido....

Abraço
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Re: Óleo do motor

por Gusta69 » Seg Jun 22, 2009 10:14 am

jaydee_ro escreveu:utilizar cidade ou estrada muda sim a validade do óleo dentro do motor. Mas não é qquer oleo que roda 10000km, nem todo oleo que roda só 5000km. Varia sim entre qual oleo vai no motor, pro tipo de motor...
Senão n teria motivo indicarem oleo pra 10k ou oleo pra 5k...


Aí que está a questão.....A contaminação do óleo independe do tipo(sintético ou mineral).....O sintético contamina na mesma proporção do mineral e perde as caracteristicas igualmente....O sintético é superior se comparado com outro óleo mineral em condições normais(sem contaminação).... Não existe óleo prá determinada kilometragem.....Nenhum fabricante especifica durabilidade do seu óleo em função da kilometragem, na embalagem, por exemplo.....Depende do uso do veiculo....
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Re: Óleo do motor

por Th3bo » Ter Jun 30, 2009 11:40 pm

Gaza escreveu:uma duvida meio idiota: Qual oleo é melhor? o 5w30 ou o 15w40?

Existe problema usar oleos da shell? Sempre usei o shell helix (da embalagem azul) no meu celtinha e o motor sempre foi uma maravilha, passei ele com 115k sem um ruido....

Abraço


Depende são óleos de viscosidade diferentes
5w30 eh um óleo mais fino recomendado mais pra uso tipow aki no Sul que eh mais frio e o carro pena mais pra ligar no frio, ele sobe mais fácil por ser mais fino e lubrifica melhor quando vc da a partida demanha cedo..., porém se nao for um óleo bom mesmo ele pode perder a viscosidade facil em altas tenperaturas coisas qu um 15w40 ou 20w50 digamos suporte maior temperatura sem perder a viscosidade....
15w40 eh um óleo mais grosso mais recomendado pra carros com alguma kilometragem a mais pq por ser mais grosso o carro com masi kilometragem tende a ter mais folga entre as partes móveis enfim desgaste e por ai vai... e ele tende a guentar mais em altas temperaturas por ter o w40.... mas ele eh mais grosso pra ligar a frio
A esqueci de citar mas tbm só pra constar um óleo 5w30 faz com que o carro economize um pouco de combustível, por ser um óleo mais fino que o 15w40, diminui o atrito facilitando o trabalho das peças no motor

Mas tudo depende o que importa eh pegar um óleo de procedencia e procurar por óleos certificados com SAE e API, um lubrificante bom faz mta diferença
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Re: Óleo do motor

por Rush » Qua Jul 01, 2009 11:11 pm

Gusta69 escreveu:
jaydee_ro escreveu:utilizar cidade ou estrada muda sim a validade do óleo dentro do motor. Mas não é qquer oleo que roda 10000km, nem todo oleo que roda só 5000km. Varia sim entre qual oleo vai no motor, pro tipo de motor...
Senão n teria motivo indicarem oleo pra 10k ou oleo pra 5k...


Aí que está a questão.....A contaminação do óleo independe do tipo(sintético ou mineral).....O sintético contamina na mesma proporção do mineral e perde as caracteristicas igualmente....O sintético é superior se comparado com outro óleo mineral em condições normais(sem contaminação).... Não existe óleo prá determinada kilometragem.....Nenhum fabricante especifica durabilidade do seu óleo em função da kilometragem, na embalagem, por exemplo.....Depende do uso do veiculo....


Errado! Os minerais necessitam de ter uma cadeira de polimeros mais extensa para segurar a viscosidade a quente do oleo base. O sintetico consegue ter uma base mais expessa, portanto precisa de menos adição de polimeros... Durante o uso do oleo no motor, os polimeros que servem para quando quentes, se expandirem e com isso tornar o oleo "mais viscoso" (ou seja, tornar a base do oleo mais viscosa do que se não houvese adição de polimeros), naturalmente tem suas ligações quebradas durante a vida util do oleo, fazendo com que o oleo perca literalmente sua viscosidade...
Se não fui claro ai acima, o resumo é que o oleo sintetico tem uma viscosidade muito mais estavel a longo prazo que o mineral... portanto, ele dura SIM mais km's OU resiste melhor a condiçòes adversas...
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Re: Óleo do motor

por PHERNANDES » Qua Jul 22, 2009 11:02 pm

Após ter feito a revisão de 15.000km onde foi trocado o filtro e óleo, aos 23.000km o nível tinha baixado, estava justamente com essa dúvida sobre colocar o 15W40 ou o 5W30 ?!
Liguei no 0800 da FIAT e informaram que seria o 15W40, porém no manual há uma propaganda do 5W30, não satisfeita liguei nanconcessionária que fiz a revisão e informaram que na revisão é colocado o 5W30 e deveria ser completado com ele, verifiquei ainda na Nota Fiscal da revisão e pelo preço cobrado por litro R$ 42,50 só pode ser esse mesmo, pois o 15W40 custa no máximo R$ 30,00 o litro.
Tinha ainda a dúvida sobre completar ou trocar o óleo e filtro, e tive várias informações, resolvi acreditar na da concessionária e do manual, em somente completar pois este óleo é para 15.000km, e na próxima revisão de 30.000km serão substituídos filtro e óleo.
Alguém já teve essa dúvida...como resolveu ? Sinceramente não sei se fiz o correto, pois na maioria das oficinas e locais de troca de óleo informam que deve ser feita a troca impreterivelmente com 10.000km.
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Re: Óleo do motor

por Th3bo » Qui Jul 23, 2009 12:25 am

Rush escreveu:
Gusta69 escreveu:
jaydee_ro escreveu:utilizar cidade ou estrada muda sim a validade do óleo dentro do motor. Mas não é qquer oleo que roda 10000km, nem todo oleo que roda só 5000km. Varia sim entre qual oleo vai no motor, pro tipo de motor...
Senão n teria motivo indicarem oleo pra 10k ou oleo pra 5k...


Aí que está a questão.....A contaminação do óleo independe do tipo(sintético ou mineral).....O sintético contamina na mesma proporção do mineral e perde as caracteristicas igualmente....O sintético é superior se comparado com outro óleo mineral em condições normais(sem contaminação).... Não existe óleo prá determinada kilometragem.....Nenhum fabricante especifica durabilidade do seu óleo em função da kilometragem, na embalagem, por exemplo.....Depende do uso do veiculo....


Errado! Os minerais necessitam de ter uma cadeira de polimeros mais extensa para segurar a viscosidade a quente do oleo base. O sintetico consegue ter uma base mais expessa, portanto precisa de menos adição de polimeros... Durante o uso do oleo no motor, os polimeros que servem para quando quentes, se expandirem e com isso tornar o oleo "mais viscoso" (ou seja, tornar a base do oleo mais viscosa do que se não houvese adição de polimeros), naturalmente tem suas ligações quebradas durante a vida util do oleo, fazendo com que o oleo perca literalmente sua viscosidade...
Se não fui claro ai acima, o resumo é que o oleo sintetico tem uma viscosidade muito mais estavel a longo prazo que o mineral... portanto, ele dura SIM mais km's OU resiste melhor a condiçòes adversas...


Isso ai óleo sintético guenta mais kilometragem pq consegue segurar viscosidade por muito mais tempo simples
óleo mineral eh derivado do petróleo e compostos, sintético é obtido através de reações químicas é mto mais puro
tanto que trocas são reocmendadas para os óleos da seguinte maneira indiferentes de marca e índice de viscosidade
óleo Mineral troca a cada 5.000 km
óleo Semi-sintético troca a cada 7.500 km
óleo Sintético a cada 10.000 km
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Re: Óleo do motor

por jaydee_ro » Qui Jul 23, 2009 12:34 am

É o q eu sempre quis dizer, mas n tinha base técnica... só sabia de tanto trocar oleo... mineral a 5k, sintético a 10k. ponto.
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Re: Óleo do motor

por Rush » Qui Jul 23, 2009 1:36 am

jaydee_ro escreveu:É o q eu sempre quis dizer, mas n tinha base técnica... só sabia de tanto trocar oleo... mineral a 5k, sintético a 10k. ponto.

E não adianta... uso severo, é sintetico e boa... uso uncle-style ou motor de baixa potencia especifica (cv's/litro), vai de mineral...

Engraçado é que já vi cara falando que motor turbo adaptado tinha de rodar com oleo VS e trocar de 3 em 3 mkm... isso q era o dono da oficina... aham, custa 7 reais no posto o litro... o oleo do motor original nem BELISCA a temperatura que a turbina chega (tomando gas do escape na bunda a mais de 500 graus)... Alguem acha que o oleo vagabundo oxida igual um peido na hora de lubrificar o caracol?! haeuheua

Ahh, se alguem de BH quiser fazer um group-buy de oleo bão, posso olhar com o fornecedor! MP!
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Re: Óleo do motor

por Gusta69 » Qui Jul 23, 2009 8:16 pm

jaydee_ro escreveu:É o q eu sempre quis dizer, mas n tinha base técnica... só sabia de tanto trocar oleo... mineral a 5k, sintético a 10k. ponto.


É uma discussão.........Não consegui prolongar a vida util do oleo usando sintetico,conforme as analises feitas em laboratorio....Nunca vi, talvez tenha, algum fabricante recomendar kilometragens diferentes para sintetico ou mineral....O que aconteceu, foi a diminuicao do prazo de troca de oleo....
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