Montando um som relativamente básico

Destinado a Som & Vídeo automotivo e o sistema Blue&Me. Dúvidas, projetos, instalações, equipamentos, marcas, sugestões, etc.

Montando um som relativamente básico

por RABD » Seg Dez 22, 2008 1:25 pm

E ai PC...
Seguinte: to com um monte de porcarias de som do meu ex-celta lá em casa, mas resolvi não usar elas no Punto...
Vou fazer uma configuração diferente, com o player original, e to pensando no seguinte:
- 1 kit 2 vias CS50D Bravox nas portas da frente, nos locais originais mesmo;
- 1 Subwoofer UXP12D2 Bravox na caixa de fibra dutada;
- 1 par de Midbass 6" E2kMB6 da Bravox (100Wrms) no tampão;
- 1 par de tweeter Neo Tech da Bravox (80Wrms) no tampão;
- 1 PowerOne pra alimentar tudo.
Minhas dúvidas são:
- O módulo consegue distribuir som pra todos esses falantes? Consigo fazer o balanço de som frente/trás?
- Fica bom o tampão com os midbass e tweeters pra poder colocar um som pra dentro e pra fora (tipo um churrasco)?
- Fica bem distribuído o som entre agudos, médios e graves com essa configuração?
- Esses equipamentos são bons? Não tenho um ouvido muito exigente, mas tenho horror de chiados...
Agradeço desde já!
Abração!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Montando um som relativamente básico

por felipe.mm » Seg Dez 22, 2008 4:13 pm

Ricardoo acho q vc esta no caminho certo, porem o kit da frente teria q ser o CS60D de 6".. Eu aconselharia vc trocar o PowerOne por 2 outros modulos, um estereo para os falantes e outro mono para o sub, procure por esse par: Hurricane HA4.120 + Taramps T400, o preço vai aumentar um pouquinho soh, mas vc conseguira alimentar tdo de maneira a nao perder o fader e alimentara o UXP com o minimo q ele precisa pelo menos..
Outro conselho, converse com alguem q tem som pra fora, ou tente ouvir aqueles Super Tweeters, as vezes o investimento eh valido para oq vc pretende, entretanto nao eh comum vc ver um desses bem alimentados, geralmente junto com eles vem um "Shiiiiiiiiiii", vc sabe neh, aquele chiado q a galera adoraaa ouvirr!! >/
Ahh, e, pelo q eu entendi vc pretende colocar o sub embutido num dos cantos do porta-malas, certo!? bem, a unica coisa q digo, seja vc ou outra pessoa q va fazer a estrutura, q seja bem reforçadaa e calculada, ja q vc pretende por duto.. para q o sub nao trema mto, de modo a nao distorcer.. e tome cuidado com os midbass tbm, talvez fosse mais jogo vc fazer um esquema em caixa de mdf ou algo, pq acho q no tampao nao vai aguentar 2 desses E2K, alem de pesados me parecem q eles batem mto, e como o tampao eh fragil e nao mto bem afixado, alem de tremer mto causando distorçao no falante, eventualmente, podera acabar quebrando..

Nao manjo mto de som pra fora, mas eh isso ae..

abss
boa sorte ;)
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por RABD » Ter Dez 23, 2008 7:34 am

Opa! Boa parte das dúvidas solucionadas hehehe
Esclarecendo: vou colocar o sub num dos cantos do porta malas sim... acho que no lado direito, pra não perder a iluminação do porta malas...
E eu pretendia usar esse PowerOne pq já tenho ele em casa... e eh guerreiro o bicho hehehe...
O midbass pretendia colocar no tampão... mas pq pretendo fazer um tampão em MDF... daí colocaria os Midbass e os tweeters no tampão de MDF...
Mas quanto à distribuição agudo/médio/grave, tá boa?
Abraço!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por felipe.mm » Ter Dez 23, 2008 11:29 pm

kraa.. acho q sim.. mas ainda acho q vc vai sentir falta de um player melhor pra regular bem o som! ;P
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por Brunoauk_ » Qua Dez 24, 2008 12:39 am

eu tenho um powerone

toca muito beem meu sub de 12"
1 kit na porta da frente
e um par de corneta e um tweeter
ainda falta por o kit na porta de tras
Punto Spo®Ting 1.8 Branco carbono

DVD - RODA TSW PANORAMA - XENON MILHA 12000K - BUZINA MARITIMA - INSULFILM
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por RABD » Qui Jul 30, 2009 3:13 pm

Ressucitando o tópico...
Ainda não instalei o som no carro, mas agora vou me mexer e comprar os equipamentos e instalar... A configuração que pretendo fazer é utilizando o módulo que possuo (PowerOne 2x150Wrms + 1x360Wrms), colocar o subwoofer na caixa de fibra dutada e um kit duas vias na frente... agora as dúvidas:
- Qual desses subwoofers é melhor para um grave bom e um tanto macio (na caixa dutada): E2K (600Wrms), UXP (400Wrms) ou Pioneer W257(350Wrms)? Todos de 10" e 2x2ohms;
- O que é melhor: um kit duas vias CS60D OU um par de midbass (Bravox Premium Export 6" 160Wrms) + um par de tweeters (1TW1 Selenium 140Wrms) + crossover?
- Esse midbass cabe no local original? A preocupação é a profundidade dele...
Agradeço as ajudas!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jaydee_ro » Qui Jul 30, 2009 4:46 pm

- Acho que o mid + tweeter + cross é mais dificil pra regular, mas com certeza dá mais liberdade pra configurar... é um toma lá, dá cá...
- O mid deve caber sim, viu...
- Agora os subs eu n sei, a dutada vai deixar o som menos seco, sem a bobina voltar rápido... teria que ver qual o fator de amortecimento dos subs, eu n manjo... qdo maior, mais rapido eles voltam, independente da caixa, pra estarem prontos pra próxima frequencia que bater... Entre E2K e UXP, acho que E2K vai melhor... Mas entre os Bravox e Pioneer, ae eu não sei msm...
Imagem
Audi A3 Sport 10/11 2.0 TFSI S-tronic 2p
Ex Punto TJet 09/10 + Sky-Dome + Ar Digital
Velha Guarda
Velha Guarda

por ThiagoV » Qui Jul 30, 2009 4:56 pm

Se voce pretende montar um som pra dentro e pra fora, acho melhor esquecer o uxp...
O sub é bom, mas pra fora não!
O edk não sei, mas o pioneer tem uma boa mistura "dentro e fora" (sem trocadilhos haha)
Bravo T-Jet
EX: Sporting Vermelho Modena / VE traseiro / Blue & Me / Ar digital / Couro / Xenon H4 + H1 8000k / Kit duas vias Beyma / Coaxial Bravox / Audiophonic Club 4100 / Audiophonic Club 1700 / Sub Pioneer TS W 257 D2 / Rca Audiophonic Tripla Blindagem / Abafador Isotta / DVD Pioneer
Campeão de Kart profissional
Campeão de Kart profissional

por RABD » Qui Jul 30, 2009 5:08 pm

ThiagoV escreveu:Se voce pretende montar um som pra dentro e pra fora, acho melhor esquecer o uxp...
O sub é bom, mas pra fora não!
O edk não sei, mas o pioneer tem uma boa mistura "dentro e fora" (sem trocadilhos haha)

Esqueci de mencionar que mudei minha intenção com o som hehehe
Agora não to mais interessado em som pra fora... apenas pra dentro... pra curtir enquanto viajo ou ando com o carro...
Me falaram que o E2K é muito pancadão, tipo batida mais forte e mais seca... confere isso? Lembro de ter ouvido um UXP tocando e era bem gostoso o som dele... O Pioneer já vi tocando no carro do meu irmão, mas ele tem um amplificador fraco, então não dá pra ter noção exata do som dele...
Gosto bastante de grave, por isso o E2K entrou na eleição (600Wrms)... mais pra frente quem sabe coloco um amplificador só pra ele, se for necessário...
Valeu!
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por felipe.mm » Sex Jul 31, 2009 1:08 am

E2K realmente pra qualidade eh um lixo.. dos Bravox o melhor eh o UXP, e se é pra dentro e vc pretende talvez faze um up de amplificadores mais tarde é preferivel o UXP do q o Pioneer tbm...
entre kit CS60D e o conjunto a parte, bom, se vc colocar os tweeters no lugar original do Punto ainda fico com o CS60D, pelo fato de acabar sendo mais barato, e talvez a gritaria dos tweeters do 60D sejam ate melhores para o lugar original, o 1TW1 nao tem um desempenho mto maior, quanto ao mid Premium, acho q bate melhor q o do 60D, mas acho q ficaria ruim se a porta nao fosse tratada com manta, ia tremer muito.. fora q o crossover, se vc for pegar um bom mesmo vai mais de 150 reais.. enfim, va de CS60D ou Beyma RF One que vai se dar melhor ;)
Imagem
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

Próximo