Problema com xenon "legalizado" ?
Problema com xenon "legalizado" ?
Bom dia pessoal,
Primeiramente quero me apresentar, meu nome é Vitor e já fuçei bastante no forum de vocês. Conheço alguns daqui, por exemplo o Sepacheco, velho conhecido com clube do marea. Parabéns pelo clube, muito bem feito.
Eu estou adquirindo esta semana o meu Punto, sera um ELX 09/10 cinza cromo e estou bastante feliz.
Eu tenho duas questões para vocês para as quais não achei nenhuma informação no fórum (eu uso a ferramenta da busca...
)
1) Meu carro vira com roda de ferro e eu quero colocar roda de liga. Acho lindo roda grande, mas como ando muito e SP é off-road, não quero me estressar, vou colocar roda 15" mesmo
. Eu adoro a roda do sporting, principalmente por ser escura. Procurei essa roda e como só tem réplica, fui entender melhor sobre a qualidade. A marca é KRMAI (ou kromma, ou KR, etc...), eu tive uma boa impressão da marca, mas queria saber se algum tem essa roda e se é boa, em termos de resistência, balanceamento, etc...
2) Xenon "legalizado" - Eu tenho xenon "irregular" e acho que é um dos melhores acessórios para um carro. Eu me informei muito via google e fóruns e muitos dizem sobre a tal legalização (entenda-se colocar no documento que o carro tem alteração no sistema de iluminação), mas pelo que entendi, o carro não precisa seguir as tais regras como esguicho no farol, regulagem de altura, bloco eliptico, etc. A minha pergunta é: Alguém de vocês tem xenon "legalizado" e teve problemas (ou não) com policiais?
Mais uma vez parabéns pelo clube e espero poder compartinhar com vocês as experiências sobre este carro.
Desculpe pelo tamanho da mensagem...
Grande abraço.
Vitor
Primeiramente quero me apresentar, meu nome é Vitor e já fuçei bastante no forum de vocês. Conheço alguns daqui, por exemplo o Sepacheco, velho conhecido com clube do marea. Parabéns pelo clube, muito bem feito.

Eu estou adquirindo esta semana o meu Punto, sera um ELX 09/10 cinza cromo e estou bastante feliz.
Eu tenho duas questões para vocês para as quais não achei nenhuma informação no fórum (eu uso a ferramenta da busca...

1) Meu carro vira com roda de ferro e eu quero colocar roda de liga. Acho lindo roda grande, mas como ando muito e SP é off-road, não quero me estressar, vou colocar roda 15" mesmo

2) Xenon "legalizado" - Eu tenho xenon "irregular" e acho que é um dos melhores acessórios para um carro. Eu me informei muito via google e fóruns e muitos dizem sobre a tal legalização (entenda-se colocar no documento que o carro tem alteração no sistema de iluminação), mas pelo que entendi, o carro não precisa seguir as tais regras como esguicho no farol, regulagem de altura, bloco eliptico, etc. A minha pergunta é: Alguém de vocês tem xenon "legalizado" e teve problemas (ou não) com policiais?
Mais uma vez parabéns pelo clube e espero poder compartinhar com vocês as experiências sobre este carro.
Desculpe pelo tamanho da mensagem...

Grande abraço.
Vitor
- Piloto de Atari
Re: Problema com xenon "legalizado" ?
Ae Vitor, seja bem vindo ao forum primeiramente 
O xenon é realmente um dos melhores acessórios pra carro! Tem bastante gente regularizando xenon, mas acredito que a maioria com o esguicho, o que na minha opinião é inútil, mas fazer o que...
Já pegou o carro? Poste fotos pra galera depois blz?
Abraço!

O xenon é realmente um dos melhores acessórios pra carro! Tem bastante gente regularizando xenon, mas acredito que a maioria com o esguicho, o que na minha opinião é inútil, mas fazer o que...
Já pegou o carro? Poste fotos pra galera depois blz?
Abraço!
- Velha Guarda
Bem vindo Vitor! 
Quanto a sua segunda pergunta, eu posso responder algumas coisas, pois estou vendo isso para instalar o xenon e legalizar no meu punto.
Aqui em SC, onde moro, somente os primeiros carros conseguiram legalizar sem o brucutu (vulgo esguicho de água), quando a lei estava no início e a interpretação era outra. Agora o pessoal do Inmetro só está dando o OK com o esguicho, mas não há grandes exigências... jogando água no farol já está OK para eles.
A regulagem de altura necessária pode ser manual, como a do Punto. Não há necessidade de ser elétrica não.
Essas são as únicas exigências por aqui, além da nota fiscal do Xenon indicando quantos Kelvin é o teu xenon... o máximo é 6.000k permitido por lei ok? e é importante isso constar na nota.
Tenho amigos meus que já foram parados por coxinhas por causa do xenon, mas a alteração era legalizada e eles liberaram numa boa.
Teve casos de policiais que ainda pediram como conseguiram e como faz para legalizar o xenon, pois não tinham ainda essa informação...
Em resumo, constando no documento do carro a legalização, os coxinha não podem fazer nada!
Temos um tópico aqui sobre xenon legalizado, inclusive com algumas fotos de puntos já legalizados....
Abraços!

Quanto a sua segunda pergunta, eu posso responder algumas coisas, pois estou vendo isso para instalar o xenon e legalizar no meu punto.
Aqui em SC, onde moro, somente os primeiros carros conseguiram legalizar sem o brucutu (vulgo esguicho de água), quando a lei estava no início e a interpretação era outra. Agora o pessoal do Inmetro só está dando o OK com o esguicho, mas não há grandes exigências... jogando água no farol já está OK para eles.
A regulagem de altura necessária pode ser manual, como a do Punto. Não há necessidade de ser elétrica não.
Essas são as únicas exigências por aqui, além da nota fiscal do Xenon indicando quantos Kelvin é o teu xenon... o máximo é 6.000k permitido por lei ok? e é importante isso constar na nota.
Tenho amigos meus que já foram parados por coxinhas por causa do xenon, mas a alteração era legalizada e eles liberaram numa boa.
Teve casos de policiais que ainda pediram como conseguiram e como faz para legalizar o xenon, pois não tinham ainda essa informação...
Em resumo, constando no documento do carro a legalização, os coxinha não podem fazer nada!

Temos um tópico aqui sobre xenon legalizado, inclusive com algumas fotos de puntos já legalizados....
Abraços!
- Administrador
uma pergunta galera, se por exemplo eu legalizar e depois tirar fora os esguichos.. se uma blitz te parar, eles vão pedir pra verificar os esguichos ou só olhar o documento da legalização?
- Roda dura de Auto Escola
Acho que vão querer confirmar os esguichos, se pelo menos SOUBEREM do que se trata... pq tem blitz que nem manja o que que é legalizado... hehehe
- Velha Guarda
Esse Brasil é uma vegonha... nem as autoridades sabem o que deve ser feito. E é exatamente esse o meu receio, isto é, gastar uma graninha com isso (em Santo André vai me custar 220 reais) e depois não ter validade legal.
Será que alguém tem informações sobre esta marca de roda?
Abraço.
Vitor
Será que alguém tem informações sobre esta marca de roda?
Abraço.
Vitor
- Piloto de Atari
JUGGERN escreveu:uma pergunta galera, se por exemplo eu legalizar e depois tirar fora os esguichos.. se uma blitz te parar, eles vão pedir pra verificar os esguichos ou só olhar o documento da legalização?
O pior que te multam...
Pois como o entendimento da lei mudou, mesmo você ter regularizado a sua situação sem os brucutus, é de tua responsabilidade se enquadrar na lei.
Então até os carros regulares antes do brucutu ser obrigatório devem ter esse item agora.
Vai da conversa com o coxinha para ele te liberar sob a condição de instalar ou ele te multar...
- Administrador
jaydee_ro escreveu:Acho que vão querer confirmar os esguichos, se pelo menos SOUBEREM do que se trata... pq tem blitz que nem manja o que que é legalizado... hehehe
elton escreveu:JUGGERN escreveu:uma pergunta galera, se por exemplo eu legalizar e depois tirar fora os esguichos.. se uma blitz te parar, eles vão pedir pra verificar os esguichos ou só olhar o documento da legalização?
O pior que te multam...
Pois como o entendimento da lei mudou, mesmo você ter regularizado a sua situação sem os brucutus, é de tua responsabilidade se enquadrar na lei.
Então até os carros regulares antes do brucutu ser obrigatório devem ter esse item agora.
Vai da conversa com o coxinha para ele te liberar sob a condição de instalar ou ele te multar...
bah q #@%&!.. axei q derrepente só o documento da legalização bastasse, mas eles conferem então.
ps.: jaydee virou redator então? ehauiheouiae
- Roda dura de Auto Escola
Agora tow meio que importante, mas na humildade, hehehe
- Velha Guarda
v.b.l. escreveu:Bom dia pessoal,
Primeiramente quero me apresentar, meu nome é Vitor e já fuçei bastante no forum de vocês. Conheço alguns daqui, por exemplo o Sepacheco, velho conhecido com clube do marea. Parabéns pelo clube, muito bem feito.![]()
Eu tenho duas questões para vocês para as quais não achei nenhuma informação no fórum (eu uso a ferramenta da busca...)
1) Meu carro vira com roda de ferro e eu quero colocar roda de liga. Acho lindo roda grande, mas como ando muito e SP é off-road, não quero me estressar, vou colocar roda 15" mesmo. Eu adoro a roda do sporting, principalmente por ser escura. Procurei essa roda e como só tem réplica, fui entender melhor sobre a qualidade. A marca é KRMAI (ou kromma, ou KR, etc...), eu tive uma boa impressão da marca, mas queria saber se algum tem essa roda e se é boa, em termos de resistência, balanceamento, etc...
Desculpe pelo tamanho da mensagem...![]()
Grande abraço.
Vitor
Cara, eu coloquei e legalizei. Tive que colocar os esguichos "brucutus" reguláveis. Até onde eu sei, TEM QUE COLOCAR. Mas pra legalizar precisa-se fazer o seguinte:
1 - O XENON tem que ser de 6000K branca
2 - Tem que colocar os esguichos, reguláveis (Obrigatório)
3 - Os faróis tem que ser reguláveis. Pode ser tanto que nem o peugeot, regulador interno no painel, como os que possuem regulagem no próprio farol
4 - Nota Fiscal do XENON (pq tem que dizer em algum documento que o xenon é de 6000k) e do serviço que você fez pra coloca-lo
Ai é onde começa todo o trabalho. Você vai ao detran, pega uma declaração, após preenche-la, vc pega um outro documento no Detran onde será emetido uma autorização para o INMETRO realizar a inspeção no carro. VALE SE PREOCUPAR COM TUDO ANTES DE IR AO INMETRO, PORQUE ELES OLHAM TODOS OS ITÉNS DO CARRO COMO:
• ALINHAMENTO
• BALANCEAMENTO
• SUSPENSÃO
• PNEUS
• GRAU DE VISIBILIDADE DAS PELÍCULAS (FUMÊ)
• ENTRE OUTRAS COISAS.
Eu tive que tirar a película do meu carro, pq o cara de la do INMETRO disse que não passava na checagem. Mesmo querendo legalizar somente o XENON, eles fazem toda essa vistoria, que são vários itens e se algo nao tiver dentro dos conformes, você tem um prazo de 30 ou 60 dias para ajeitar e voltar la. Acho isso absurdo, mas é assim. E para essa inspeção, você paga uma taxa de R$ 180,00.
Caso o seu carro seja financiado em pelo banco e você é o arrendatário do veículo, tem que entrar em contato com o banco e pedir uma autorização para poder colocar o XENON no carro. Pra o banco mandar esse documento pra você com essa autorização é cobrada uma taxa de aproximadamente R$ 150,00 (ue foi o meu caso). Se você não tiver essa autorização do banco, o DETRAN não libera o documento para a inspeção no INMETRO.
Depois de todo esse processo no INMETRO, você volta ao DETRAN para fazer a vistoria e paga mais R$ 22,00 referente ao pedido do novo documento do carro já com a autorização para circulação com o XENON.
Bom, espero ter ajudado.
Abraços
Gustavo de Carvalho
ELX, 1.4, completo, Bando de couro, Volante em couro, encosto de braço, DVD Kenwood, 2 woofer EROS 15" de 1.600mhz, 2 twe profissional, 2 cornetão selenium D305, 1 powersystem A-2200, 1 powersystem A-200 e uma bateria de caminhão, aro 17", pneu de perfil 205-40 R17...
- Piloto de Atari