Caster & Cambagem

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Caster - Cambagem

por AraujoJr » Sex Fev 27, 2009 8:13 am

Leva na Dpaschoal e vc nao vai gastar nem 100 conto....
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por leandroduar » Dom Out 18, 2009 10:50 pm

eduardocandrade escreveu:Bom, já tive outros carros (Palio, gol, uno, 2006) que ja rodaram e cairam muito mais em buracos e nunca tive problema com o caster. Sempe foi feito alinhamento sem problemas.,

Acho que o punto é meio "fragil". Nem cai em buraco de relevancia.

Fazer o que!

Olá Eduardo, estou com o mesmo problema no meu punto. Você conseguiu ajustar e ficou tudo redondo? Dentro dos parametros originais?

Leandro
= == == = = = L! Punto -===
Imagem
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por rafaelsiq » Seg Out 19, 2009 12:34 am

Caramba agora fiquei cabreiro, meu carro tava normal ai sábado coloquei rodas aro 17 e notei esse desalinhamento = o amigo do primeiro caso, amanhã vou levar em uma oficina da minha confiança para ver se é simplesmente o alinhamento pois eu não cai em buraco nenhum que eu me lembre...
Instrutor de Auto Escola
Instrutor de Auto Escola

por bbcobra » Sáb Set 22, 2012 2:46 pm

no manual dos carros da fiat tem os valores de caster camber, e sempre que vou fazer alihamento no meu punto verifico os valores se estão dentro dos valores estabelecidos pelo manual, nao autorizo caster nem camber
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por bbcobra » Sáb Set 22, 2012 2:55 pm

lembrando que o punto tem AJUSTE DE CAMBER RODA DIANTEIRA, nao precisa usar ciborg
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Scorpio » Sáb Set 22, 2012 3:26 pm

bbcobra escreveu:lembrando que o punto tem AJUSTE DE CAMBER RODA DIANTEIRA, nao precisa usar ciborg

Tenho um Punto 1.6 igual ao seu e o meu não tem como ajustar a cambagem e câster, só tem ajuste na convergência.

Para quem não sabe o que é cambagem, câster e convergência, ver figura abaixo.

Imagem

.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

por bbcobra » Sáb Set 22, 2012 11:36 pm

desculpe mas vc está errado, tem sim
se vc tirar a roda dianteira vera dois parafusos com porcas que prende a base do amortecedor, folgando ali, se ajusta o camber em relaçao ao pivo , tambem valido para o palio
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Scorpio » Dom Set 23, 2012 3:23 am

Levei o meu Punto para alinhar na Fiat Amazonas Vila Guilherme - Sampa pois a direção estava fora de posição e foi verificado que a cambagem estava no limite, conversando com o chefe da oficina Sr. Pereira (por sinal bem competente pois demonstrou em várias em outras situações um conhecimento profundo da mecânica do Punto) me informou que poderia soltar os parafusos para tentar deslocar pela folga mas seria um deslocamento mínimo e as vezes nem sai do lugar.

Até onde eu sei o Punto não tem regulagem de cambagem o que é uma pena pois o macaco hidráulico é um “crime” para os amortecedores e rolamentos. Uma solução é utilizar esses parafusos EZCam (ver vídeo abaixo) ou retirando a torre e aumentando os furos de fixação do amortecedor para permitir a modificação do tombamento da roda.

O única marca que permite essa regulagem da cambagem que conheço são as Mercedes (alguns modelos) pois usam uns parafusos excêntricos.
Este vídeo mostra como são os parafusos utilizados para permitir a regulagem sem o uso do macaco hidráulico (cyborg).

Video: http://www.youtube.com/watch?v=ugrwZZbn ... e=youtu.be

Marco (bbcobra), se puder anexar provas fotográficas, vídeos ou alguma informação oficial da Fiat de que existe uma regulagem (original) na cambagem do Punto será de grande valia.
"Os comunistas são as pessoas que leram Marx e Engels, os anti-comunistas são aqueles que entenderam."
Moderador
Moderador

Re: Caster & Cambagem

por bbcobra » Dom Set 23, 2012 6:20 pm

eu fiz alinhamento do meu punto e tava 40' de camber, na hora o cara solta os parafusos e poem 20". no palio(g3) que eu tinha a mesma coisa, só se a pancada for super grande

o gol g5 que tinha nao aceitava camber, era fixo mesmo, mas aceitava caster, como eu vi fazer
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Re: Caster & Cambagem

por icarolopes » Sex Fev 08, 2013 2:55 pm

Se o carro tiver na garantia, o serviço sai gratuito ou nao? o meu seria a convergência...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Anterior