Amaciar motor (?)
Amaciar motor (?)
Boa tarde pessoal,
Adquiri um Punto ELX 1.4, atualmente ele está com pouco menos de 400km.
Minha dúvida talvez já tenha sido objeto de discussão aqui no fórum, mas de qualquer maneira pergunto:
Gostaria de saber como vocês recomendam para rodar os primeiros quilômetros dele.
É necessário amaciar o motor? Se sim, qual a melhor forma de fazer isso?
Obrigado desde já
Daniel Augusto Rheinheimer
Adquiri um Punto ELX 1.4, atualmente ele está com pouco menos de 400km.
Minha dúvida talvez já tenha sido objeto de discussão aqui no fórum, mas de qualquer maneira pergunto:
Gostaria de saber como vocês recomendam para rodar os primeiros quilômetros dele.
É necessário amaciar o motor? Se sim, qual a melhor forma de fazer isso?
Obrigado desde já
Daniel Augusto Rheinheimer
- Piloto de Atari
Re: Amaciar motor (?)
Eu sempre estiquei os carros 0km que comprei em rodovias nos primeiros mil Km, dá uma aquecida (andando pelo bairro) nele antes de entrar na rodovia, dai é só dar uma esticada (correr)....
eu costumo usar a Anhanguera SP 330 do The Palm Hotel até o trevo da rod. Dom Pedro.
*********A fabricante informa que não é necessário, por ter injeção eletrônica e blah blah blah, quando o meu punto chegar irei amacia-lo*****
abs!
eu costumo usar a Anhanguera SP 330 do The Palm Hotel até o trevo da rod. Dom Pedro.
*********A fabricante informa que não é necessário, por ter injeção eletrônica e blah blah blah, quando o meu punto chegar irei amacia-lo*****
abs!

- Piloto de Atari
Em meu conceito, deve-se "pegar leve", não colocar giro muito alto no motor nos primeiros KMs, somente para ajuste dos anéis do pistão.
Hj em dia, com a evolução dos sistemas de usinagem, não precisamos tomar as precauções que exigiam a tempos atrás.
Basta seguir todas as recomendações que constam no manual do carro e feliz serás
.
Hj em dia, com a evolução dos sistemas de usinagem, não precisamos tomar as precauções que exigiam a tempos atrás.
Basta seguir todas as recomendações que constam no manual do carro e feliz serás

- Piloto de Atari
Aconselha-senos primeiros 1000km andar mais leve e depois pode esticar a vontade. Atualmente os motores ja vem amaciados muitos ja exigem do carro nos primeiros km e nunca tiveram problema.
- Campeão de Kart Amador
Dai pessoal,
Quanto a questão do manual, eu procurei, mas não encontrei a indicação para ver como rodar os primeiros km.
mecatronico_10: Quando fala em não colocar em giro muito alto nos primeiros km, até quando seriam esses primeiros?
Quando há muito tempo comprei um Volkswagen, o mecânico disse para esticar a 4a e 5a marcha, antes disso nem adiantaria.
Pois é pessoal , já vi que o tema é mesmo polêmico, mas dicas são bem-vindas
Quanto a questão do manual, eu procurei, mas não encontrei a indicação para ver como rodar os primeiros km.
mecatronico_10: Quando fala em não colocar em giro muito alto nos primeiros km, até quando seriam esses primeiros?
Quando há muito tempo comprei um Volkswagen, o mecânico disse para esticar a 4a e 5a marcha, antes disso nem adiantaria.

- Piloto de Atari
Daniel,
Nos primeiros Km com seu Punto, você vai sentir que vai gastar um pouco mais depois dos 5.000Km , ele vai ter um rendimento melhor.
Eu fiz a seguinte caso: primeiros quilometros fui na manha e depois começar a pisar para esticar
Nos primeiros Km com seu Punto, você vai sentir que vai gastar um pouco mais depois dos 5.000Km , ele vai ter um rendimento melhor.
Eu fiz a seguinte caso: primeiros quilometros fui na manha e depois começar a pisar para esticar

Independente de falarem que o motor ja vem amaciado,pois nao acredito,o carro fica preso nao rende;eu falo porque confirmei na pratica(so para tirar duvidas).Eu dirijo os 5 mil km iniciais sem exigir do carro pois acredito nos ajustes das peças,so depois piso com vontade pois com certeza nao trarei danos ao motor.
- Piloto de Autorama
As vezes acho que esse negócio de amaciar não é só lenda. Meu Fiesta tem as marchas muito curtas. Toda vez que minha mãe dirije ela reclama e diz: viu eu disse que tinha que amaciar o motor...blá blá blá
- Piloto de Atari
carlansil: Desculpe, mas não compreendi seu comentário ao certo.
Você disse que não acredita que o carro já vem amaciado e se não amaciar ele não rende, mas no fim disse que só pisa fundo depois dos 5 mil km
Você pisou fundo só depois dos 5 mil mesmo? E o carro está rendendo bem?
Abraço
Você disse que não acredita que o carro já vem amaciado e se não amaciar ele não rende, mas no fim disse que só pisa fundo depois dos 5 mil km

Você pisou fundo só depois dos 5 mil mesmo? E o carro está rendendo bem?
Abraço
- Piloto de Atari
danielr escreveu:Dai pessoal,
Este assunto é meio complicado, muitos mecânicos afirmam que é melhor não subir muito o giro nos primeiros KMs, mas não sabem precisar o quanto, vou ficar até os 3000 KM de boa e depois sento o "sabugo" na BR.
Veja o comentário da 4rodas, segue link abaixo, observe, ele fala que a FIAT não faz nenhuma recomendação, mas menciona que a fábrica interpreta a utilização do carro em condições normais. No meu ponto de vista, não subir muito o giro. Podemos perceber que até o colunista da 4rodas teme o assunto e dá uma enrolada pra fechar a matéria.
http://quatrorodas.abril.com.br/blog/pa ... 24_p.shtml
- Piloto de Atari