Punto motor 1.4 86cv = Motor fraco e de alto consumo

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

Punto motor 1.4 86cv = Motor fraco e de alto consumo

por Frmg » Dom Mai 11, 2008 8:09 pm

Sinceramente falando eu sou completamente apaixonado pelo Punto, ele é lindo, confortável, tem uma estabilidade ótima e uma série de mimos mas tenho que ser realista porque ele tem defeitos sim o que é uma pena =(

Um dos defeitos do punto é ele ser um carro de alto consumo de combustível e baixa performance principalmente se tratando do Punto 1.4.

Os consumos que as pessoas vem apresentando do Punto alegando estarem fazendo em média 6.5 a 7.0 com alcool na cidade me desculpe amigos, mas para um carro com motor 1.4 é um consumo muito ruim, o ideal seria algo entre 8.0 e 8.5 para cidade.

Na estrada 9 ou 9.5 também esta muito ruim, aliás esta péssimo considerando as condições onde o peso do Punto passa a não interferir tanto no consumo. O correto seria 10.5 a 11.0 no alcool em estrada.

Mas ai os amigos devem pensar comigo ...

A Fiat irá dizer que para melhorar o consumo seria necessário tirar ainda mais potência do motor porque carro com motor potente consome naturalmente mais combustível certo ?!

Errado meus caros !!!

O problema do Punto não é só o peso.

E o problema do Punto também não é o motor 1.4 que é subdimensionado.

Que o punto é mais pesado que o Palio todos nós sabemos e é lógico que ele gasta um pouco mais combustível, mas em uma comparação com outras marcas ele pesa pouca coisa mais. Por exemplo o Corsa 1.4 Econo.flex da GM e nas comparações de consumo o Corsa da Gm da um verdadeiro banho no Punto e vale lembrar que o Corsa tem um motor absurdamente mais potente e inacreditávelmente são da mesma cilindrada.

Eu insisto que a cilindrada de 1400cm não é pouca para o tamanho e peso do Punto, o que é esta faltando são melhorias urgentes nesse motor 1.4 da Fiat.

Como já disse o principal defeito desse motor é a baixa taxa de compressão e a GM já nos deus provas suficientes com seu econo.flex que aumentar a compressão é perfeitamente possível trazendo muito mais benefícios do que prejuízo no aproveitamento da queima do combustível.

Sabem o que isso aumentaria no custo de fabricação do motor para a FIAT ???

NADA !!!

Pasmem amigos, mas não aumenta absolutamente nada porque mesmo se houvesse ela iria diluir qualquer investimento nesse sentido no sucesso de vendas do seu produto que será amplamente elogiado pela mídia especializada.

Venho dizendo a tempos que a Fiat esta comendo bola feio quando o assunto é tecnologia dos motores.

Se eu fosse engenheiro da Fiat mataria vários coelhos de uma vez só com simples modificações vejam ...

1º Aumentaria de forma considerável a compressão do motor 1.4 Fire trazendo excelentes ganhos de potência, aumento de torque e consumindo praticamente a mesma coisa.
2º Mudaria o bloco de ferro fundido que é mais fácil e barato de produzir por um bloco de alumínio, bem mais leve e não tão mais caro assim possuindo melhor dissipação térmica o que aumentaria também a resistência do motor.

O que isso mudaria no comportamento do Punto ???

Primeiramente teriamos um carro mais potente o que naturalmente exigiria menor aceleração no pedal para que possa desenvolver velocidade de forma satisfatória. Isso significa menor consumo.
Unindo a maior potência com o peso do bloco de alumínio mais leve o carro muda a relação peso/potência, ou seja, mais potente e mais leve.

Mas o que uma melhor relação peso/potência quer dizer ?!

Que teriamos um Punto mais potente, com performance bem melhor em acelerações e retomadas e ainda por cima gastando menos combustível.

Não é mágica !!! É pura física !!!

Veja só o que o engenheiro faria pela Fiat ... Melhoraria a potência, diminuiria o consumo do carro, aumentaria a performance do Punto e faria a Fiat lucrar muito mais.

É inadimissível que um carro de R$44.000 na versão ELX tenha um motor defasado desses que recebeu apenas 5cv de potência em relação ao 1.4 Fire utilizado no Palio. Isso só pode ser sacanagem.

O Punto precisa de pelo menos 100cv para ter rendimento aceitável com o que ele pesa hoje.

Se a Fiat não tem tecnologia para ter um motor 1.4 de ponta, ou então não quer aumentar de forma mesmo que despresivel o custo de produção do seu motor, então pelo menos deveria utilizar um bom motor 1.6 que naturalmente tem mais potência e torque visando algo em torno de 100cv (gas) e 105cv (alcool).

Pronto tudo resolvido e todos os clientes satisfeitos quanto a parte de performance, depois é só trabalhar para corrigir os problemas de linha de montagem que estão fazendo nossos Puntos se desmontarem pelas ruas brasileiras. Parece que o carro ainda não foi devidamente adaptado para as condições brasileiras, só torço do fundo do meu coração para que nenhum metido a esperto invente de fazer modificações na suspensão deixando ela mais macia e a estragando porque a suspensão bem equilibrada é um dos pontos mais elogiados do carro do carro por todos. O resto é caprichar na linha de montagem acabamento, abusar de presilhas e encaixes de qualidade com precisão usando materiais de qualidade.

Para um carro da categoria dele que não é compacto popular mesmo sendo elogiado por muitas revistas especializadas o Punto precisa sim corrigir alguns probleminhas de fabricação e o motor 1.4 Fire para ele definitivamente não dá.

Estamos sabendo que o Punto Turbo esta vindo ai, mas isso não resolve o problema, pois na categoria dos R$40.000,00 o ELX continua com um motor muito ruim e é ai que a Fiat precisa corrigir seus erros.

Desabafei :wink:
Editado pela última vez por Frmg em Sex Mai 30, 2008 8:59 pm, em um total de 1 vez.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por sepacheco » Dom Mai 11, 2008 8:19 pm

O problema é que esse motor não serve no Punto.
No Palio e na Idea é excelente (fiquei 10 dias de Idea 1.4 faz 7,8 na cidade no alcool)

O motor é moderno (biela fraturada, acelerador eletrônico, central de injeção hibrida) entretanto a programação adotada para que ele não sofresse com os 1200 Kg do Punto e a baixa taxa de compressão deixou ele muito beberrão pro carro !
Anda bem pra 1.4 (já tirada prova contra peugeot 1.4, Sandero 1.6 8 V, e mais alguns, só perdeu pro palio e pro celta dos 1.4)
Mas realmente o defeito do punto é não ter um motor pra ele...
Um cabeçote 16 V pra ele junto com uma caixa mais longa (o punto tem o cambio muito curto) faria maravilhas !

Já estou fazendo caixa pra pegar um 1.9 ! o com 1.8 da GM não é legal tambem, mas Hoje é a "menos pior" opção.
Comprei 1.4 pensando em 7 no alcool na cidade, fiz questão do 1.4...
O motor sobe de giro melhor e é mais linear que o 1.8 (que só funciona direito entre 2500 e 4000 RPM e vibra bastante) mas achei um carro que com muita boa vontade faz 5,5 no alcool... Mas o motor ficou bem esperto, uma nova calibração de injeção, piorando um pouco o desempenho, deveria melhorar o consumo que acho que é o foco do 1.4

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Frmg » Dom Mai 11, 2008 8:28 pm

sepacheco escreveu: umanova calibração de ingeção, piorando umpouco o desempenho, deveria melhorar o consumo que acho que é o foco do 1.4

Pelo amor de Deus nem brinca com essa possibilidade.

O Punto 1.4 mesmo com essa tal programação agressiva de injeção que você diz que ele tem já resulta em performance sofrível imagina se a Fiat fizer uma programação mais conservadora !!!

O carro vai parecer um caminhão em performance.

Insisto que o motor esta defasado sim, algumas poucas peças modernas integrando o motor não fazem dele moderno. A taxa de compressão que a Fiat usa para seus motores flex é muito baixa, ela poderia rever isso para cima urgentemente sem prejuízo algum.

Trocar o bloco de ferro fundido por um de alúminio aliviaria importante quilos no peso do carro o que faria o motor 1.4 render muito mais no Punto do que o atual 1.4 Fire rende.

Agora tentar compensar uma deficiência de peso/potência na injeção é suícidio !!! Isso tem que estar fora de cogitação.
Editado pela última vez por Frmg em Dom Mai 11, 2008 8:30 pm, em um total de 1 vez.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por bebop » Dom Mai 11, 2008 8:30 pm

po agora q comprei nao´pode mudar!!
ms precisa!
Punto ELX - Preto Vulcano
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Frmg » Dom Mai 11, 2008 8:32 pm

bebop escreveu:po agora q comprei nao´pode mudar!!
ms precisa!

É triste para quem já comprou o Punto com o atual motor 1.4 Fire.

Mas esta dando náuseas ver o Punto 1.4 da forma que esta.

Um cabeçote 16V acho legal, mas isso deixaria o carro mais caro, fora o custo de manutenção.

Rever o câmbio com carinho também faz sentido.

Econômia sem sentido da Fiat nesse motor 1.4 :evil:
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por CAPRA » Dom Mai 11, 2008 8:42 pm

Se eu estivesse procurando um carro bem econômico comprava um Uno Mille, já comprei sabendo que não era econômico... A satisfação que o Punto beberrão me dá compensa...A diferença de performance dá prá tirar no pé direito...
R17" - InsulfG5 - molas Confi Parts.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Frmg » Dom Mai 11, 2008 9:32 pm

CAPRA escreveu:Se eu estivesse procurando um carro bem econômico comprava um Uno Mille, já comprei sabendo que não era econômico... A satisfação que o Punto beberrão me dá compensa...A diferença de performance dá prá tirar no pé direito...

Hehehee ou um ou outro né amigo !!! :D

Se o carro fosse econônimo com essa performance tudo bem, mas o caso é que ele é lento e consome pra caramba.

Nunca vi coisa igual, 1.4 bem mais lento e consumindo o mesmo que o 1.8
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Danilo » Dom Mai 11, 2008 10:08 pm

Me corrijam se eu estiver errado, mas se bem me lembro estava folhando uma revista Quatro Rodas (não lembro de que mês) e vi uma pequena matéria dizendo que de arrancada o Celta 1.0 dá pau no Punto 1.4. Confere???

Se isso for realmente verdade, acho uma vergonha a Fiat manter um motor que tá mais pra 1.0 e bebe quase igual a um 1.8.

De qualquer forma, concordo com o CAPRA em uma coisa: nada supera a satisfação de digirir um Punto....hehehehe!!

Abraço a todos!
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

por CAPRA » Dom Mai 11, 2008 10:17 pm

Danilo escreveu:Me corrijam se eu estiver errado, mas se bem me lembro estava folhando uma revista Quatro Rodas (não lembro de que mês) e vi uma pequena matéria dizendo que de arrancada o Celta 1.0 dá pau no Punto 1.4. Confere???

Se isso for realmente verdade, acho uma vergonha a Fiat manter um motor que tá mais pra 1.0 e bebe quase igual a um 1.8.

De qualquer forma, concordo com o CAPRA em uma coisa: nada supera a satisfação de digirir um Punto....hehehehe!!

Abraço a todos!

Não Danilo, acho que não. O Celta 1.0 faz 0-100 em 15,9, tem 70cv. Quem anda bem é o Celta 1.4 com 105cv. A indústria brasileira já fez isso com o Gordini, botava um motorzinho num carro leve e dava pau nos carros maiores e mais pesados...
R17" - InsulfG5 - molas Confi Parts.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por DIEGO CE25 » Dom Mai 11, 2008 10:19 pm

CAPRA escreveu:Se eu estivesse procurando um carro bem econômico comprava um Uno Mille, já comprei sabendo que não era econômico... A satisfação que o Punto beberrão me dá compensa...A diferença de performance dá prá tirar no pé direito...

EU TB ACHO QUE O CONSUMO DO PUNTO É UM POUCO ALTO.....MAS ISSO PQ ELE É UM CARRAO....MAS O PRAZER DE DIRIGIR UM CARRO COMO O PUNTO COMPENSA ESSE DETALHE DO CONSUMO.
VALEU, ABRAÇO
HLX 1.8 VERDE LAGON
DVD PIONEER
DIAMOD VISION DE 5000K
AROS 15 DO SPORTING
PONTEIRA CROMADA
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Próximo