Blitz eletrônica reboca 10 carros em 22 minutos no Rio
Moderador: Coordenadores RJ
Carros irregulares são identificados por agentes do Detran em segundos.
Com nova tecnologia, órgão promete reduzir congestionamentos.

As blitzes – o temor dos motoristas por causa dos congestionamentos que provocam - poderão ficar mais eficientes no Rio. A câmera da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) agora vai repassar as informações captadas através da placa dos veículos para o sistema informatizado do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran), que identifica a situação do veículo em questões de segundos.
Dessa forma, a promessa é de que somente os carros irregulares serão parados e o fluxo no trânsito seguirá normalmente.
Na manhã desta quinta (26), foi realizado o primeiro teste prático desse novo sistema na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Em 22 minutos, 10 carros foram rebocados.
Segundo o presidente do Detran, Fernando Avelino, sem esse novo sistema integrado os agentes levavam de duas a três horas para flagrar o mesmo número de veículos irregulares.
Os agentes do Detran ficam posicionados a cerca de 100 metros da câmera de reconhecimento de caracteres óticos (chamada de OCR) e recebem os dados no palmtop (espécie de computador portátil) imediatamente.
Segundo Avelino, o Rio possui 126 câmeras OCR espalhadas nas principais vias de acesso da cidade. A novidade é que agora, após a parceria do Detran com a CET-Rio, uma nova tecnologia é utilizada para o repasse das informações captadas por essas câmeras. Antes, era preciso telefonar para verificar os dados do veículo.
Carros rebocados
O comerciante Zilmar Neves da Costa estava levando o filho de 4 meses para fazer uma cirurgia, quando foi supreendido pela blitz. Seu carro estava com o IPVA atrasado. “Eu nem estava rodando com esse carro, foi um caso de emergência, dei azar. Mas eles estão mais do que certos. Minha mulher foi de táxi com o meu filho para o hospital”.
Janete Mandelblatt, professora universitária, também foi parada na blitz, mas por falta de vistoria no carro. “Tem mais é que parar mesmo, os agentes cumpriram bem o papel deles”.
Já para a fisioterapeuta Luciana Corrêa, que também teve o carro rebocado por estar com o IPVA atrasado, o aviso dos agentes para ela frear foi dado muito em cima da hora: “Não estou reclamando da blitz, mas eles me pararam de repente, minha mãe e minha filha que estavam atrás bateram no banco e o carro de trás quase bate em mim”, disse.
Os carros retidos são rebocados no caso de inadimplência de IPVA e os seus motoristas, multados.
Blitz itinerante
Além da vantagem de não atrapalhar o trânsito, o presidente do Detran ressalta que por conta da rapidez os agentes poderão se deslocar para realizar outras blitzes em diferentes pontos da cidade.
Uma outra novidade, de acordo com Avelino, serão as unidades de fiscalização móvel, que são equipamentos que possuem a câmera OCR, a comunicação com a base do Detran e uma câmera dome (que capta em 360º). Quatro veículos desses já foram licitados para atuar em todo o estado do Rio, como estradas e rodovias.
Fonte: G1
Carros irregulares são identificados por agentes do Detran em segundos.
Com nova tecnologia, órgão promete reduzir congestionamentos.

As blitzes – o temor dos motoristas por causa dos congestionamentos que provocam - poderão ficar mais eficientes no Rio. A câmera da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) agora vai repassar as informações captadas através da placa dos veículos para o sistema informatizado do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran), que identifica a situação do veículo em questões de segundos.
Dessa forma, a promessa é de que somente os carros irregulares serão parados e o fluxo no trânsito seguirá normalmente.
Na manhã desta quinta (26), foi realizado o primeiro teste prático desse novo sistema na Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Em 22 minutos, 10 carros foram rebocados.
Segundo o presidente do Detran, Fernando Avelino, sem esse novo sistema integrado os agentes levavam de duas a três horas para flagrar o mesmo número de veículos irregulares.
Os agentes do Detran ficam posicionados a cerca de 100 metros da câmera de reconhecimento de caracteres óticos (chamada de OCR) e recebem os dados no palmtop (espécie de computador portátil) imediatamente.
Segundo Avelino, o Rio possui 126 câmeras OCR espalhadas nas principais vias de acesso da cidade. A novidade é que agora, após a parceria do Detran com a CET-Rio, uma nova tecnologia é utilizada para o repasse das informações captadas por essas câmeras. Antes, era preciso telefonar para verificar os dados do veículo.
Carros rebocados
O comerciante Zilmar Neves da Costa estava levando o filho de 4 meses para fazer uma cirurgia, quando foi supreendido pela blitz. Seu carro estava com o IPVA atrasado. “Eu nem estava rodando com esse carro, foi um caso de emergência, dei azar. Mas eles estão mais do que certos. Minha mulher foi de táxi com o meu filho para o hospital”.
Janete Mandelblatt, professora universitária, também foi parada na blitz, mas por falta de vistoria no carro. “Tem mais é que parar mesmo, os agentes cumpriram bem o papel deles”.
Já para a fisioterapeuta Luciana Corrêa, que também teve o carro rebocado por estar com o IPVA atrasado, o aviso dos agentes para ela frear foi dado muito em cima da hora: “Não estou reclamando da blitz, mas eles me pararam de repente, minha mãe e minha filha que estavam atrás bateram no banco e o carro de trás quase bate em mim”, disse.
Os carros retidos são rebocados no caso de inadimplência de IPVA e os seus motoristas, multados.
Blitz itinerante
Além da vantagem de não atrapalhar o trânsito, o presidente do Detran ressalta que por conta da rapidez os agentes poderão se deslocar para realizar outras blitzes em diferentes pontos da cidade.
Uma outra novidade, de acordo com Avelino, serão as unidades de fiscalização móvel, que são equipamentos que possuem a câmera OCR, a comunicação com a base do Detran e uma câmera dome (que capta em 360º). Quatro veículos desses já foram licitados para atuar em todo o estado do Rio, como estradas e rodovias.
Fonte: G1
Power...
Re: Blitz eletrônica reboca 10 carros em 22 minutos no Rio
se vai diminuir o engarrafamente .... bom mt bom eu sempre estou em dia msm
Molas eibach , xenon e bi-xenon 6000k foral e milha , bancos em couro de porco com costuras vermelhas, rodas souys 18'', filtro esportivo Race Krome
- Piloto de Kart amador
Puts, quem dera aki em BH já tivesse isso implantado. Atualmente os esquipamentos estão em fase de licitação. São semelhantes a estes do rio, mas aki o sistema funciona como um radar móvel. Aki será utilizado o LAP (leitura automatica de placas) e a operação é feita da msm forma.
No mais eu acho bastante eficiente, pois realmente serão abordados só os veículos irregulares, o que contribui para a fluidez do trânsito.
No mais eu acho bastante eficiente, pois realmente serão abordados só os veículos irregulares, o que contribui para a fluidez do trânsito.
Hauhoehouhaa... nunca fui parado e se continuar assim, nunca vou ser!!

Carro novo: Punto Sporting Dualogic Branco Kalahari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Antigo carro: Punto ELX Prata Bari
Muito bom, tomara que essa licitação seja aprovada logo, pois os congestionamentos aqui em BH estam cada vez mais frequentes.

- Piloto de Autorama
mais será que só vai parar carro com ipva atrasado ou mais alguma coisa?
NÃO VIVO DA CAPOEIRA MAIS ELA ME AJUDA A VIVER.
- Piloto de Kart Profissional
concordo que seja necessário, mas além de pensar em recolher carros com problemas de pagamento, tb poderiam melhorar o asfalto, o da minha cidade é uma porcaria, chove de janeiro a maio, destrói tudo, refaz todo o asfalto de agosto a novembro e em janeiro com as chuvas, ta tudo destruido denovo..
rasquei 3 pneus em buracos só esse ano no meu antigo peugeot..
rasquei 3 pneus em buracos só esse ano no meu antigo peugeot..
- Piloto de Autorama
O problema é que no começo e qd estão presentes emissoras de tv ou repórteres, tudo funciona, daí, depois, tudo muda e começa aquela mesma ladainha que todos nós conhecemos. Enquanto isso, no mesmo lugar onde foi essa blitz, o asfalto está cada dia pior e eles só querem é botar pardal aqui e alí. Para o espanto de alguns, A MAIORIA ESTÁ DESLIGADO E NÃO TEM NEM CAMERA DENTRO. Na própria Av. das Américas por exemplo, existe pardal que estava funcionando e qd recapearam tamparam os sensores com o asfalto novo e está lá o pardal sem funcionar, mas alguém ganhou com a colocação dele lá, né??????????? É um absurdo esse farra dos pardais. Realmente revoltante.
Ex T-JET Branco
Ex Cerato Branco Top
Atual T-JET Vermelho 13/13. Ñ aguentei e voltei!!!!
Unichip - 210cv
Ex Cerato Branco Top
Atual T-JET Vermelho 13/13. Ñ aguentei e voltei!!!!
Unichip - 210cv
- Motorista de Auto Escola
Tudo bem, a idéia é ótima mas, na prática, tende a distorcer. Todos conhecemos esta historia, quando aparece filho de "fulano" ou o próprio "dotô" as coisas mudam e tem o velho jeitinho. O pior é ver os carros da polícia e reboques (quando, além disso, o motorista não está de chinelo), um atentado ao bom senso e, um tapa na cara de quem cumpre suas obrigações, farois desregulados, lâmpadas queimadas, lanternas quebradas e, pior, pneus carecas e sem equipamentos de segurança obrigatórios. O importante é recolher o dim-dim, o resto, quem quizer que esperneie, mas primeiro paga, "adispois nois oia"!
qsboy escreveu:Hauhoehouhaa... nunca fui parado e se continuar assim, nunca vou ser!!
![]()
X2!
Exelente idéia!

Tem que canetiá essa cambada mesmo!

- Coordenador Regional