Novo motor do Focus terá 115 cv
Re: Novo motor do Focus terá 115 cv
Carsale - A Ford apresentou nesta segunda (30) o seu mais novo propulsor fabricado na planta de Taubaté, no interior paulista. O bloco 1.6 litro Sigma, atualizado com a família europeia de motores da marca lançada em 2008, chega ao mercado brasileiro em breve para equipar o Focus argentino de nova geração – nas configurações hatch e sedã. Segundo a Ford, o motor, já dotado da tecnologia flex, chegará com índice elevado de nacionalização e pesa apenas 79 kg brutos – será o mais leve da cilindrada.
Em relação ao atual bloco 1.6 Zetec Rocam, o novo motor Sigma tem evoluções significativas. Bloco e carter, por exemplo, são feitos em alumínio enquanto o propulsor em uso tem a estrutura em ferro fundido. Outro avanço está no duplo comando no cabeçote, em vez do simples, com quatro válvulas por cilindro ante as duas válvulas do motor Zetec. O acionamento do comando também muda e passa a usar correia dentada no lugar da corrente de metal.
Entre outras mudanças, as bielas do bloco 1.6 Sigma são construídas em peça única e separadas por laser. E o acelerador passa a dispensar o cabo e usa controle eletrônico – o chamado ‘drive-by-wire’. Com essas características, a montadora garante que o propulsor tem baixo nível de ruído quando trabalha na faixa entre 4 mil e 5 mil rpm. Por outro lado, o motor 1.6 Sigma, cujo desenvolvimento consumiu R$ 600 milhões, não impressiona nos números de potência e torque.
Habilitado a beber gasolina e álcool em qualquer proporção, o bloco da nova família de motores da Ford gera 110 cv de potência aos 6.250 giros com o combustível fóssil e 115 cv com o combustível vegetal aos 5.750 rpm. O torque é de 15,5 kgfm e 16 kgfm sempre aos 4.250 giros, na mesma ordem. Comprado ao atual 1.6 Zetec Rocam, a evolução, pelo menos em números, parece menor. São 105/113 cv aos 5.500 rpm e 15,1/16 kgfm de torque, liberados por inteiro aos 4.250 giros.
A Ford diz, porém, que em 1.500 rotações o motor Sigma já entrega 13 kgfm de torque, valor que representa 80% da força máxima do bloco 1.6 litro. Contudo, a evolução só poderá ser comprovada na prática com o propulsor sob o capô do Novo Focus. Aliás, a Ford não diz que modelos utilizarão o bloco 1.6 litro Sigma. Especula-se que somente o Focus oferecerá o motor em 2010, até a chegada da nova geração do Fiesta, em 2011. Até lá, Ka, o Fiesta atual e o EcoSport permanecerão equipados com a unidade de força 1.6 Zetec Rocam.
Fonte: http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not11969.shtml
Mais uma foto do Focus 1.6:

- Roda dura de Auto Escola
Kunai escreveu:Carsale ...A Ford diz, porém, que em 1.500 rotações o motor Sigma já entrega 13 kgfm de torque, valor que representa 80% da força máxima do bloco 1.6 litro. ...
A própria Ford sabe que não adianta entregar um motor 2.0 de 145cv com a realidade atual.
Do contrário não estaria fazendo propaganda tentando convencer os possíveis compradores do contrário.
Entregar torque em baixa é um comportamento interessante para movimentação urbana.
Torque em baixa pode se traduzir em menor consumo e emissão de poluentes.
Se realmente for isso, poderá ser meu próximo carro.
- Instrutor de Auto Escola
Gostei das informaçoes..
Se for mesmo como o texto diz, deve funcionar bem em alta (aspecto no qual, na minha opiniao, os motores do Punto - exceto T-Jet - atualmente ficam devendo) e ainda assim mantendo a força em baixa..
Grandes chances de vir a ser meu próximo carro! Só quero ver o preço do 1.6, pra pensar se vai compensar sobre o 2.0
Se for mesmo como o texto diz, deve funcionar bem em alta (aspecto no qual, na minha opiniao, os motores do Punto - exceto T-Jet - atualmente ficam devendo) e ainda assim mantendo a força em baixa..
Grandes chances de vir a ser meu próximo carro! Só quero ver o preço do 1.6, pra pensar se vai compensar sobre o 2.0
- Piloto de Autorama
Outro trunfo deste novo motor é o peso, segundo informações, o mais leve do seguimento. A Ford tem tradição em fazer excelentes motores 1.6 e 2.0. Como citou outro colega acima, nao quero criar polemica, mas quem anda de 1.4 Punto anda até de charrete e vai achar que anda bem, rs
- Piloto de Autorama
valduca escreveu:Outro trunfo deste novo motor é o peso, segundo informações, o mais leve do seguimento. A Ford tem tradição em fazer excelentes motores 1.6 e 2.0. Como citou outro colega acima, nao quero criar polemica, mas quem anda de 1.4 Punto anda até de charrete e vai achar que anda bem, rs
ahh, eu acho que esse focus vai ser bem legalzinho também! O motor inteiro de alumínio vai fazer o carro ficar mais leve e com o peso melhor distribuído! A suspensão dele já é uma maravilha, com esse motor levinho, o carro vai fazer curvas que nem o demônio!
- Piloto de Autorama
Vai rodar bem sim... Boa pedida...
- Velha Guarda
Deve empurrar bem com certeza. O Golf foi sucesse de vendas e ainda vende bem com o motor 1.6. Este motor da Ford na Europa rende 145 cavalos. Aqui no Brasil foi retrabalhado para render menos (acreditem), para não concorrer com o 2.0 Duratec.
- Piloto de Autorama
isso é verdade.. pra vcs verem.. O crossover 3008 (da peugeot), com motor 1.6 tem 150 cv, 

Power...
Sim... mas na Europa esses motores são sobre-alimentados...
O aspirado 1.6 mais forte é o do Twingo Sport 133cv.
O aspirado 1.6 mais forte é o do Twingo Sport 133cv.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
- Coordenador Regional
Mas tem que ver que esse motor é 8v, comparando com os outros da concorrência que são na maioria 16v e tem 110/115cv até que ta bom.
- Roda dura de Auto Escola