Punto motor 1.4 86cv = Motor fraco e de alto consumo

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

por CAPRA » Ter Mai 13, 2008 10:20 pm

Quando alguém abre o tópico procura ser específico, encaixar-se na situação exposta de forma clara.
Como até agora isso não está claro (para mim), não vou polemizar, simplesmente deixarei de lê-lo...
R17" - InsulfG5 - molas Confi Parts.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por socket » Qua Mai 14, 2008 12:38 am

Pior é falar de um motor que nem tem né...

Comprei 1.4 visando economia sim.
Economia no bolso ao financiar o carro, economia de IPVA e Seguro...
Quanto ao consumo de combustível... é similar (um pouco pior) que o Weekend 1.3 aqui. Então tá bom!

Não acho que o valor do carro seja tão injusto pro que ele tem. Quando comprei, era o melhor custo x benefício. Não tinha um carro tão completo pelo preço dele.

E essa história do Celta... ficar só analisando números... não leva a grandes conclusões!
Só acredito vendo o teste lado a lado!

Agora se você se recusa a pagar R$42mil num 1.4 mais lento que um 1.0. Compre o Celta.
Garanto que você vai ficar mais feliz ao dar bucha em Punto na rua...
Sem contar no conforto que o Celta tem né? No volante inclinado que nem regulagem tem (nunca consegui entrar no Celta sem bater meus joelhos no maldito volante)...
Fora os ruídos característicos do motor do Celta... e ainda mais aquela bomba de óleo que faz uma zuadeira danada!

Sendo assim... também me recuso a pagar mais de R$52mil em um Stilo e saber que ele leva bucha de Palio de R$42mil.

Mas o motor 1.4 do Punto tem que melhorar sim. Isso é fato!
Mas você está exagerando nos comentários...

E sobre o C3... não é tão mais economico assim! Diferença mínima!

Mas uma coisa eu não fiz ao comprar o Punto! Não comprei pensando em correr! Até pq se eu quisesse correr, teria comprado um carro turbo!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

por Frmg » Qua Mai 14, 2008 12:55 am

socket escreveu:Pior é falar de um motor que nem tem né...

Então ...
Eu falo de um motor que eu testei, não estou me baseando em uma opinião apenas baseada em números encontrados em sites na internet.
Tive regime de carta branca para pisar vinda diretamente de um funcionário da concessionária Fiat onde realizei o Test-Drive no Punto ELX e posteriormente no HLX.

socket escreveu:Não acho que o valor do carro seja tão injusto pro que ele tem. Quando comprei, era o melhor custo x benefício. Não tinha um carro tão completo pelo preço dele.

Concordo plenamente !!! Tanto é que apesar do defeito do motor ainda assim o Punto é meu carro escolhido para compra muito em breve.
Fiquei sabendo da chegada dos motores 1.4 16V (105cv) e 1.9 (desconhecido) para o Punto ambos mais modernos e potentes, isso deverá colocar um fim em definitivo as queixas que eu e muitos outros estão fazendo ao Punto. :wink:

socket escreveu:E essa história do Celta... ficar só analisando números... não leva a grandes conclusões!
Só acredito vendo o teste lado a lado!

Pois é tem coisas que só acreditamos vendo Rsrsrs Mas não se assuste se acontecer, porque os números previam isso :lol:

socket escreveu:Agora se você se recusa a pagar R$42mil num 1.4 mais lento que um 1.0. Compre o Celta.
Garanto que você vai ficar mais feliz ao dar bucha em Punto na rua...

Jamais !!! O prazer que o Punto dá e a diferença de qualidade compensam mesmo que o Celta fosse detentor de um motor de F-1. É outra categoria de carro. E o Punto é muito mais !!!

socket escreveu:Mas o motor 1.4 do Punto tem que melhorar sim. Isso é fato!
Mas você está exagerando nos comentários...

Não é exagero são afirmações baseadas em números reais dispostas aqui no fórum sob forma de protesto. Não tem como não ser um pouco agressivo ao criticar o motor. A esperança é que por esse clube ser famoso e formador de opinião essas informações de protesto dos motores cheguem até a Fiat e ela melhore isso nesse carro que é tão bom, pois afinal como todos concordamos o motor precisa ser melhorado.

socket escreveu:Mas uma coisa eu não fiz ao comprar o Punto! Não comprei pensando em correr! Até pq se eu quisesse correr, teria comprado um carro turbo!

Pois é, mas não estamos pensando em ter motor bom para correr e sim para poder enfrentar ladeiras com desenvoltura, encarar estradas fazendo ultrapassagens com segurança e economizar combustível que deveria ser o resultado de andar com motor de baixa cilindrada. :wink:
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Igorvs » Qua Mai 14, 2008 1:09 am

Punto 1.4 Tomar de Celta 1.0? Numca né (Ja tirei Punto x Celta e deu punto.) o Motor do 1.4 Do punto é tão fraco que só perde pro Econoflex né? quem não gosta do 1.4? faça oque o socket falou, compre o 1.8, eu tenho o 1.4 e to muito feliz (ja deixei sandero 1.6 8v atraz tbm) fazendo 11.5 Km/l no Alcool na estrada, o carro me atende, Mais se você quer correr, simplesmente você comprou o carro errado cara, Compre um Marea Turbo, custa um pouco mais que a metade do preço e seja muito feliz ;)
Punto ELX 1.4 Preto Vulcano
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por lucask » Qua Mai 14, 2008 1:46 am

Dar pau em celta 1.0? Fala sério isso não existe eu já comprovei com um punto de amigo meu x celta 1.0 isso não existe, se o punto anda mais que o c3 ele não anda mal pro motor dele ja dirigi c3 1.4 e não achei ruim o que tá acontecendo é que o punto tem um visual muito esportivo o pessoal compra pensando que anda tanto quanto e acaba se "decepcionando" mas pro 1.4 dele anda bem e da pau em 1.0 isso é conversa fiada!
Punto ELX 1.4 Preto Vulcano - Coming Soon....
Opcionais:
- Chave Canivete
- Radio mp3-cd/Volante em Couro
- Insulfilm G-20
- Xenon 8.000k
- Ponteira Esportiva Som Turbo
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Kareka ABC » Qua Mai 14, 2008 3:54 am

7km/l no álcool no trânsito de Sampa é beberrão?!?!

Então compra um carrinho de golf que é elétrico!

Celta 1.0 VHC andar + que punto 1.4 só em sonhos, camarada!
Ou em revistas superespecializadas e baseadas em números verdadeiros! (=)))
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por Igorvs » Qua Mai 14, 2008 4:35 am

Kareka ABC escreveu:7km/l no álcool no trânsito de Sampa é beberrão?!?!

Então compra um carrinho de golf que é elétrico!

Celta 1.0 VHC andar + que punto 1.4 só em sonhos, camarada!
Ou em revistas superespecializadas e baseadas em números verdadeiros! (=)))

4 Patas? :}
kkkk, 4 Rodas tá virando piada... pelo amor de deus, puxa saco de GM e VW a 4 Rodas, NUMCA vi eles falarem bem de um fiat, vai ver de um carro da gm ou vw? por mais que seja ruim (fox) eles tiram elogios daonde não existe (como o Cross Fox ganhou do Idea Adventure) ¬¬
Punto ELX 1.4 Preto Vulcano
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por mkk » Qua Mai 14, 2008 9:35 am

O meu ta fazendo 8km/l na cidade! :D Tinha um Palio 1.3 Flex, e o maximo q consegui foi 8,6km/l, ambos no alccol e no mesmo itinerario.
P/ mim nao existe carro "perfeito" nessa faixa de preco, cada modelo se sobressai de alguma forma (motorizacao, acabamento, etc.). Escolhi o Punto ELX pelo conjunto mais equilibrado q possui.
Abrcs
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por sepacheco » Qua Mai 14, 2008 10:50 am

106 x 86 cv
106 x 114 Cv...

sabe o quanto esses numeros representam da convivência com o carro ?
5%

Qual a curva de torque, qual a curva de potencia, quanto o motor vibra, qual o tempo de reposta de injeção, etc....

Um celta 1.4 econoflex anda mais que o punto, mas te garanto que dirigir os dois no dia a dia.. tem bastante diferença.. o Fire 1.4 é mais linear, menos barulheto.
Mesma coisa, quem teve Brava 1.6 16V corsa lunga e compara com o powertreco 1.8... MORRE de saudades do 1.6 16V da Fiat, mesmo esse tendo mais CV e mais torque maximo.

Pichar esse motor quanto a tecnologia... estão DOIDOS ?
Só porque a GM aumentou a taxa de compressão e colocou um knock sensor a mais ele passou a ser mais moderno que um motor com bielas fraturadas, acelerador eletronico, injeção sequencial hibrida ?
Realmente a Fiat podia ter subido um pouquinho a compressão desse motor.
Entretanto o Fire foi projetado para trabalhar entre 800c3 e 1300c3, o 1.4 é uma conquista.
como a Fiat tomou um susto com os proprietários de alguns de seus motores que não mantinham a manutenção em dia, especificamente o 2.0 20V do Marea, 2.0 16V do tempra e 1.6 16V dos primeiros palios, resolveu ser mais conservadora. ainda mais num segmento desses...
Motor otimizado tem uso termico bem projetado, trabalha sempre bem aquecido (agua por volta de 96C) entretanto precisa de cuidados precisos com oleo e sistema de arrefecimento, alem de combustives de boa qualidade pra não ter borra (2.0 20V, 1.6 16V) ou super aqueicimento (2.0 16V) se não manter o carro direito ele vai quebrar, se manter é só alegria que volta em menos consumo e mais desempenho. Veja quantos VHC quebrados você acha... quilos, mesma coisa pro power 1.0 16V da VW, o turbo 1.0 da VW, os Volvo T4, tem uma penca de motor bom ai sendo "queimado" porque o usuário não estava preparado pra ele.
Qual o motor mais amado do Brasil ?
VW AP.
Era top em 1985 ou seja 23 anos atras !! (tem gente no forum que nem era nacido) Hoje é um dinossauro que precisa de 2 litros pra fazer 116 CV e uma media de consumo de 7-8 Km/l na cidade... NA GASOLINA !
Motor moderno sem sobre alimentação na gasolina
1.0 = 68-75 CV - 16 Km/L cidade
1.4 = 80-110 CV - 14 Km/L cidade
1.6 = 100-120 cv - 12 Km/L cidade
1.8 = 120-140 CV - 10 Km/L cidade
2.0 = 140- 220 CV - 9 Km/L cidade
2.4 = 160 - 280 CV - 8 Km/L cidade
3.0 = 180 - 300 CV - 7 Km/L cidade

O 1.4 fire poderia adotar ainda algumas coisitas antes do bloco de aluminio
1. subir essa taxa de compressão que é baixa
2. Cabeçote 16 V
3. Comandos de valvulas variaveis
4. coletor de admissão variavel.
Ai termos um 1.4 com 120, 125 CV +- facil e gastando pouco combustivel.
entretanto o objetivo do fire é ser um motor simples.

Na verdade o unico motor que esta mais adaptado ao conceito de flex no Brasil é o 1.6 Rocam da FORD

O Fato é o Fire 1.4 é pra um carro de até 950 Kg e acabou
O Punto não possui motor decente no Brasil, Mas quando vier o 1.9.... Sai de baixo !!
esse carro com 125 CV e uns 18 de Torque num motor linear e moderno... não vai ter pra niguem porque o resto é EXCELENTE no carro !
o 1.4 Turbo tenho minhas reservas.... motor comprimido sempre é pouco taxado, aliado ao baixo deslocamento.... vai ser uma tartaruga ninja até a turbina encher... e olha carro assim é um SACO de dirigir no dia a dia, tanto que o pessoal dos Marea turbo geralmente acabam comprando um 2.4 pra usar no dia a dia.

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por BART » Qua Mai 14, 2008 3:10 pm

Li o tópico superficialmete e há os q não estão satisfeitos com os motores... Eu tive uma Strada LX 16V um marea Turbo e uma week 2.0 20V (do meu pai, mas ja roubei mto hehehe) e falo q foram os melhores motores q ja possuí, como eu queria o 1.6 16V novamente...
Enfim na estrada agora um punto 1.4 com rodas 17' me acompanhou bem na estrada na faixa de 160, 170, uma vez em outra estrada um prisma 1.4 econoflex, andou junto comigo de HLX e chegou ate me ultrapassar uma hora, mas retomei adiante! Realmente acho q FIAT deveria rever os conceitos qto à motorização pq estamos beeeem defasados com carros sem potência e beberrões. A FIAT só peca nesse aspecto pq tecnologia e desing temos de sobra!!!

Daí eu pergunto: será q estes 1.9 ou 1.9 16V virão sem dar problema pelo fato de serem lançamentos e serão potentes e em contra partida econômicos?
Imagem
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo