Qual o óleo do T-JET? Assunto polêmico...
Re: Qual o óleo do T-JET? Assunto polêmico...
5W40 é mais fino que o 15....mas se o manual dia 15W40, nao entendo qual a duvida de vcs...

XV,XR,XS
- Velha Guarda
- Mensagens: 4892
- Registrado em: Ter Out 07, 2008 4:09 pm
- Localização: São Paulo
Re: Qual o óleo do T-JET? Assunto polêmico...
Ferranda escreveu:HélderP escreveu:Eu particularmente troco óleo a cada seis meses, mesmo que tenha rodado apenas mil quilômetros. E, da mesma forma, troco de óleo a cada 5000 km... Pode parecer meio exagerado, mas, somando todas as despesas que temos com o carro, o óleo, no final das contas, é algo barato. Assim, prefiro pecar por excesso mesmo...
Concordo com o Helder.
Mas o oleo correto é o semi-sintetico. por ser mais viscoso não deixa a turbina trabalhar a seco nos momentos de partida.
O pessoal da concessionaria já afirmou: se tentar usar oleo sintetico nesse motor, em 1 ano a turbina tá fumando, e 2 retifica completa por causa da borra.
Melhor não tentar descobrir se é verdade...
Cara, não quero parecer o dono da verdade e também não quero dar uma de sabichão... Recomendo que vc leia um pouco sobre lubrificantes para não acreditar nesses "mitos" de mecânicos de merd@... Qualquer livro basico de lubrificação te dá essas respostas...
Oleo sintético nada mais é que um oleo feito em laboratório, onde não foi usado o refino de petroleo para extração do mesmo (oleo mineral).
O oleo sintético 15w40 tem a mesma viscosidade de um 15w40 mineral, não é "mais grosso ou mais fino" não... Acontece que é um oleo muito mais estável a temperatura e desgaste, porque quando o oleo "envelhece" acontece: perda de viscosidade (o oleo afina ao invés de engrossar como muita gente pensa), perda da eficiencia dos detergentes e dispersantes, deterioração da capacidade "mutigrau" do oleo (deixa de ter viscosidade ampla quando frio/quente, e claro, quando contaminado com combustivel, perde suas propriedades quimicas, aí sim formando a borra.
Oleo sintético só tem vantagens sobre os minerais ou semi-sintéticos, onde a base do oleo é mineral...
Analise de forma burra e intuitiva, você ja viu alguma coisa cara ser PIOR que uma muito mais barata?
- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 482
- Registrado em: Seg Set 15, 2008 10:21 am
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Qual o óleo do T-JET? Assunto polêmico...
um oleo 15w40 tem a mesma viscosidade do 5W40?!
A viscosidade de um óleo é identificada pelo seu número SAE, Society of Automotive Engineers, que estabeleceu as normas de viscosidade.
Os números SAE 20, 30, 40 e 50 indicam que a viscosidade do óleo se mantém dentro de certos limites a temperaturas de 99ºC.
Os números SAE 5W, 10W e 20W indicam que viscosidade se mantém dentro de limites determinados à temperatura de 18ºC.
Quanto mais baixo for o número SAE, mais fluido será o óleo.
Portanto, o 15W40 tem a mesma viscosidade do 5W40 só em altas temperaturas, na partida a frio, o 5w40 é muito mais fluido..., o que é benéfico para o motor no momento mais critico do seu funcionamento.
Por isso pode-se ate colocar oleos com indice W mais baixo que o especificado, mas nunca com indice maiores, já o segundo indice não é bom que seja diferente do especificado.
Mas o melhor mesmo é nao discutir com o manual...a nao ser com esse negocio de que em Fiat so pode usar Selenia....besteira!! se o oleo cumpre as normas ACEA , API e tem a mesma especificação SAE, ele serve, nao precisa ser só Selenia!! isso com certeza é esquema da Fiat pra vender esse óleo...se fosse assim, a GM tb recomendaria o Selenia no Corsa 1.8, Meriva , etc...afinal o motor é o mesmo do Sporting!!
A viscosidade de um óleo é identificada pelo seu número SAE, Society of Automotive Engineers, que estabeleceu as normas de viscosidade.
Os números SAE 20, 30, 40 e 50 indicam que a viscosidade do óleo se mantém dentro de certos limites a temperaturas de 99ºC.
Os números SAE 5W, 10W e 20W indicam que viscosidade se mantém dentro de limites determinados à temperatura de 18ºC.
Quanto mais baixo for o número SAE, mais fluido será o óleo.
Portanto, o 15W40 tem a mesma viscosidade do 5W40 só em altas temperaturas, na partida a frio, o 5w40 é muito mais fluido..., o que é benéfico para o motor no momento mais critico do seu funcionamento.
Por isso pode-se ate colocar oleos com indice W mais baixo que o especificado, mas nunca com indice maiores, já o segundo indice não é bom que seja diferente do especificado.
Mas o melhor mesmo é nao discutir com o manual...a nao ser com esse negocio de que em Fiat so pode usar Selenia....besteira!! se o oleo cumpre as normas ACEA , API e tem a mesma especificação SAE, ele serve, nao precisa ser só Selenia!! isso com certeza é esquema da Fiat pra vender esse óleo...se fosse assim, a GM tb recomendaria o Selenia no Corsa 1.8, Meriva , etc...afinal o motor é o mesmo do Sporting!!
Editado pela última vez por AraujoJr em Sex Dez 11, 2009 10:19 am, em um total de 1 vez.

XV,XR,XS
- Velha Guarda
- Mensagens: 4892
- Registrado em: Ter Out 07, 2008 4:09 pm
- Localização: São Paulo
- Velha Guarda
- Mensagens: 3065
- Registrado em: Sex Mai 23, 2008 2:13 pm
- Localização: São Paulo-SP
Re: Qual o óleo do T-JET? Assunto polêmico...
Nao consegui falar com o consultor tecnico da Fiat Florença, entao liguei no 0800 da Fiat:
Pergunta: qual oleo indicado para o punto t-jet?
Resposta: 15w40 semi-sintetico.
Pergunta: na troca dos 6 meses colocaram oleo 5w30 na concessionaria, este oleo é indicado para t-jet?
Resposta: Não tem problema algum em usar o 5w30, que é um oleo melhor do que o recomendado pela Fiat. (atendente deu a entender q o oleo 5w30 seria um substituto sintetico do oleo 15w40).
Pergunta: Então posso utilizar o oleo 5w30 mesmo não constando no manual como indicado?
Resposta: Com certeza.
Pergunta: Nao vou perder a garantia do motor por utilizar um oleo nao especificado no manual?
Resposta: o senhor nao vai perder a garantia do veiculo.
Tudo indica q não tem problemas em utilizar o sintetico, mas se alguem quiser ligar tb no 0800 para confirmar, pois nem sempre da para confiar.
Pergunta: qual oleo indicado para o punto t-jet?
Resposta: 15w40 semi-sintetico.
Pergunta: na troca dos 6 meses colocaram oleo 5w30 na concessionaria, este oleo é indicado para t-jet?
Resposta: Não tem problema algum em usar o 5w30, que é um oleo melhor do que o recomendado pela Fiat. (atendente deu a entender q o oleo 5w30 seria um substituto sintetico do oleo 15w40).
Pergunta: Então posso utilizar o oleo 5w30 mesmo não constando no manual como indicado?
Resposta: Com certeza.
Pergunta: Nao vou perder a garantia do motor por utilizar um oleo nao especificado no manual?
Resposta: o senhor nao vai perder a garantia do veiculo.
Tudo indica q não tem problemas em utilizar o sintetico, mas se alguem quiser ligar tb no 0800 para confirmar, pois nem sempre da para confiar.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 23
- Registrado em: Dom Abr 19, 2009 12:43 am
- Localização: Ponta Grossa-PR
Re: Qual o óleo do T-JET? Assunto polêmico...
Veja bem o que eu disse:
Não usaria um oleo mineral no Tjet não... Ainda mais 5w30. Nos aspirados realmente giradores (REALMENTE), a bomba de oleo como é tocada pelo virabrequim vai a mil e um oleo menos viscoso só ajuda na vazão... No turbinado, a exigencia é suportar o pau da turbina... Como ela fica geladinha recebendo gás de escape a mais de 600 graus (situaçào onde o oleo dum aspirado não existe), faz com que o oleo oxide muito mais rapido... Ou seja, vale sim um oleo SINTETICO para aguentar o pau com segurança em situações mais severas.....
Alguem sabe se a turbina do Tjet é resfriada a agua e é roletada?
O oleo sintético 15w40 tem a mesma viscosidade de um 15w40 mineral
Não usaria um oleo mineral no Tjet não... Ainda mais 5w30. Nos aspirados realmente giradores (REALMENTE), a bomba de oleo como é tocada pelo virabrequim vai a mil e um oleo menos viscoso só ajuda na vazão... No turbinado, a exigencia é suportar o pau da turbina... Como ela fica geladinha recebendo gás de escape a mais de 600 graus (situaçào onde o oleo dum aspirado não existe), faz com que o oleo oxide muito mais rapido... Ou seja, vale sim um oleo SINTETICO para aguentar o pau com segurança em situações mais severas.....
Alguem sabe se a turbina do Tjet é resfriada a agua e é roletada?
- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 482
- Registrado em: Seg Set 15, 2008 10:21 am
- Localização: Belo Horizonte - MG
Re: Qual o óleo do T-JET? Assunto polêmico...
Refrigerada a agua e oleo, sim é roletada.
O correto do oleo para o tjet é semi, e não o sintetico.
Acho bem mais importante trocar com 5000 ou no maximo 7500km.
O correto do oleo para o tjet é semi, e não o sintetico.
Acho bem mais importante trocar com 5000 ou no maximo 7500km.

- Velha Guarda
- Mensagens: 2665
- Registrado em: Seg Jul 06, 2009 2:40 pm
- Localização: São Paulo
Re: Qual o óleo do T-JET? Assunto polêmico...
Semi Sintético 15w40 e pronto...
5w30 em carro turbo não presta olha o quanto esquenta 5w30 vira barro rapidinho
5w30 em carro turbo não presta olha o quanto esquenta 5w30 vira barro rapidinho
Máfia Team
-> Finado Punto ELX 1.4
-> Finado Punto ELX 1.4
- Motorista de Auto Escola
- Mensagens: 678
- Registrado em: Ter Jun 30, 2009 6:31 pm
- Localização: Caxias do Sul - RS
Re: Qual o óleo do T-JET? Assunto polêmico...
i30 que mais deveria se chamar i24 = carro de gayzinho
Pagar mais de 50 mil em um i30 é só para gay e trouxa!
Agora sim! Meu motor gira a 8400 rpm!
Pagar mais de 50 mil em um i30 é só para gay e trouxa!
Agora sim! Meu motor gira a 8400 rpm!
- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 431
- Registrado em: Ter Mar 24, 2009 4:23 pm
- Localização: Brasil
Re: Qual o óleo do T-JET? Assunto polêmico...
Concordo q o oleo correto seria o 15w40 semi-sintetico, no entanto, para tirar de vez a duvida, liguei novamente no 0800 da Fiat e como dito da outra vez, o motor t-jet pode usar tranquilamente o oleo 5w30 sintetico, pois segundo a atendente este é um oleo novo q a Fiat esta utilizando, e tb nao teria nenhum problema com garantia usando este oléo.
Tb notei q com oleo novo, motor demora um pouco a mais para aumentar de temperatura.
Tb notei q com oleo novo, motor demora um pouco a mais para aumentar de temperatura.
- Piloto de Atari
- Mensagens: 23
- Registrado em: Dom Abr 19, 2009 12:43 am
- Localização: Ponta Grossa-PR
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes