Quem quer remapear a Injeção ?

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Quem quer remapear a Injeção ?

por ronaldo crippa » Sex Dez 11, 2009 3:19 pm

Ola Galera.

quantos cv,s aumentaria remapeando ou chipando e qual a diferença?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por punto_nero » Sex Dez 11, 2009 5:43 pm

Pessoal, CUIDADO com os chips para o T-jet.... em geral o remapeamento consegue tirar muitos cv de um carro turbo original, cuja turbina ainda tem uma reserva, geralmente devido às emissões. Nestes casos, é bem fácil, basta aumentar a pressão, levando a turbina + proximo do seu limite.

No caso do T-jet, a história é outra.... essa turbina já ESTÁ no seu limite de rpm, batendo picos de até 210.000rpm! Não é atoa que as barras de pressão do painel somente ficam todas completas em rotações intermediárias, nunca a partir de 5000rpm....o motivo é simples: se a turbina já esta no limite em torno de 4500rpm, a única forma de não sujeitá-la a overspeed em rotaçoes maiores é abrir a wastegate e deixar parte dos gases de descarga passar por fora da turbina...com isso, a turbina (e o compressor) continuam na mesma rpm e não consegue manter a pressão na admissão com a mesma proporção em que aumenta a rpm do motor.

tudo isso é pra dizer que os chips que aumentam a potência aumentam a pressão do turbo exatamente nas rotações mais altas do motor, e certamente extrapola o limite de rpm da turbina, ou seja, overspeed. Sem duvida alguma a turbina será comprometida com o tempo, mas como em geral ela opera muito pouco tempo nessa condição, não será danificada da noite pro dia.

Eu também pretendo tirar mais alguns cv desse motor, mas a única alternativa (sem detonar o carro) é partir para um turbo maior, como é o caso dos Esseesse na Europa... ta ai um bom exemplo: se fosse possível tirar mais cv usando a mesma turbina sem comprometer a vida útil, a Fiat faria apenas um remapeamento e não a troca do turbocompressor. Afinal, tirar os 30cv que o esseesse tem a mais deveria ser facílimo – se a turbina não fosse o problema! Quando a turbina agüenta, a própria Fiat faz o remapeamento, como é o caso do motor do marea turbo que tinha 220cv (quase 40 a mais)
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por punto_nero » Sex Dez 11, 2009 5:46 pm

(...) no fiat coupe!

hehehe....faltou completar!!
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Denis Farani » Sex Dez 11, 2009 8:00 pm

Ainda tem vaga.?
To dentro. Me avisem quando for acontecer
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por viniat » Sáb Dez 12, 2009 8:29 pm

ronaldo crippa escreveu:Ola Galera.

quantos cv,s aumentaria remapeando ou chipando e qual a diferença?

Remapeamento é quando fazem alterações no programa de injeção na ECU original do carro.

Chipar, é usar uma ECU diferente ou um módulo que engana a ECU original alterando os seus valores.

No Punto 1.4 aspirado, o ganho máximo seria de 6 cv remapeando. Iria para 90cv...
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por martin » Seg Dez 14, 2009 8:37 am

Alguem conhece quem faça remapeamento em BH? To vendo umas possibilidades :roll:
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por Eduardomuino » Ter Dez 22, 2009 10:58 am

Qual o ganho de potência num 1.4?
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por shadowcps » Qua Dez 30, 2009 7:05 pm

Jaydee, posso sugerir uma cotação paralela com a Advanced que foi citada, aqui na RMC? Eu não sei aonde fica e se passar endereço ou telefone, entro em contato com eles e peço uma cotação paralela assim inclusive, teríamos um parâmetro com os preços da Funari. To querendo fazer isso no meu tbem mas antes, quero conversar pessoalmente sobre a parte tecnica, recursos, consumo e tals. Fica a sugestão como um plano B pra quem é daqui da RMC. Feliz 2010, galera ! (<:-P) (<:-P) (<:-P)
ImagemImagemImagemImagem ImagemImagemImagem

YETI ! Um bom companheiro. Deixa saudades. Freddie Mercury at home !
Moderador
Moderador

Re: Quem quer remapear a Injeção ? >> Cold Air Intake - CAI

por jeffo » Sex Jan 15, 2010 1:06 am

jeffo escreveu:
Ricciardi escreveu:Acho o CAI muito caro pro retorno que traz...
Se for fazer, farei so o remapeamento...

Então...ele é caro por causa do duto (se feito profissionalmente)...

Mas tirando os "dutos profissionais" é um dos upgrades mais baratos! (principalmente se a admissão do Punto fosse mais para a frente do carro...... :( )

Bom...espero não estar atravessando muito no assunto...se o Socket achar interessante mover a postagem para outro thread....

Achei uma loja na Marechal, uma quadra antes da chile sentido bairro, que tem umas mangueiras interessantes (é meio difícil de achar mangueiras de borracha acima de 1 polegada por aqui...pelo menos pra mim foi)...comprando a principal com 3 polegadas e os cotovelos com 2.5 (uma mangueira de mercedes que cortei ao meio), consegui fazer o que pode ser visto nas fotos. Mangueira de borracha é meio cara...saiu cerca de 70 pilas.... Mas, mais barato que aço ou alumínio mandado fazer...e mais elegante que cano de PVC que ainda por cima é capaz de derreter em cima do motor além de comentarem que libera gases tóxicos quando está quente...

Estou só esperando chegar um filtro que comprei para experimentar (Race Chrome, alguém tem algo a dizer? É bom? Comprei o de duplo fluxo revestido com alumínio. Os K&N que fui atrás nego não tinha em estoque....). O ponto onde fica o filtro é o melhor lugar possível para tomada de ar frio (sem ser próximo ao chão, que, convenhamos...com esses temporais que andam rolando aqui, eu não arrisco deixar um papa-água lá embaixo...). Tem um vão bem interessante logo acima do radiador principal, a grade do pára-choques entrega ar frio direto na cara do filtro...

Só acho que a mangueira aquece um pouco acima do motor. Estou pensando em colocar um defletor de calor embaixo dela, tipo o que existe acima do catalisador...

Imagem

Imagem

Imagem

Bom, é isso... : )

Abraço!
Jeffo.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por jeffo » Sex Jan 15, 2010 1:11 am

Bom, e agora, voltando ao remapeamento. Estou há quase três meses rodando com o carro. A média se manteve como a que percebi após a instalação, tou fazendo 7.0 na ponta do lápis, sempre o "erro" de 0.5 em relação ao computador de bordo (marca 6.5). Só uso álcool.

Acho que agora entendi melhor...o remapeamento dos caras adianta a curva de torque, por isso a propaganda principal é ele "ficar mais espertinho". De qualquer forma, é um fator positivo, melhora retomadas, principalmente.

Ainda em relação ao CAI que postei as fotos acima, ADOREI que não ficou barulhento como aconteceu em outros carros que tive (apenas pouca coisa). O CAI sai direto da admissão para um recorte na frente do carro (original) que fica bem à esquerda da fechadura do capô, olhando de frente. Achei que é um bom lugar. Dá pra notar diferença principalmente em retomadas na estrada (onde o cai costuma funcionar melhor mesmo, quando precisa de mais ar, já em velocidade) ou então acima dos 4000+ giros. Acho que esse vai ficar, já que não deixou aquela barulheira que eu não curtia muito...(barulho, se for, tem de ser do escape dimensionado, hehehehe)..

No remapeamento, tem o lance de aumentarem a limitação de giro para 7000. Se é bom, não sei....alguém tem mais info a respeito? Depois que li o que o Ferranda havia escrito lá atrás....normalmente giro no máximo até 6500, mas...

Aliás....ando me SEGURANDO para não turbinar o bicho....acho que não vou conseguir por muito tempo, hehehehehehe..tou de volta fazendo uns orçamentos ae... 8)

Abraço!
Jeffo.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

AnteriorPróximo