Qual o óleo do T-JET? Assunto polêmico...

Dúvidas e informações sobre problemas mecânicos, manutenção geral do seu Punto e preparação para aumento de performance.

Re: Qual o óleo do T-JET? Assunto polêmico...

por Rosco » Seg Dez 14, 2009 3:46 pm

Coloquei o 5W 30 e não deu pau nenhum. Está tudo na perfeita ordem. E olha que troquei com 15000km.
Abç
Ex T-JET Branco
Ex Cerato Branco Top
Atual T-JET Vermelho 13/13. Ñ aguentei e voltei!!!!
Unichip - 210cv
Motorista de Auto Escola
Motorista de Auto Escola

por renato.stoco » Seg Dez 14, 2009 3:57 pm

ROSCO
Valeu pela dica. Estava na duvida de deixar o 5w30 no motor, mesmo a Fiat confirmando a utilização, pois a maioria afirma q pode ter problemas.
Tb acredito que nao tenha problema.

Abraço.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por ferreirafp » Seg Dez 14, 2009 3:59 pm

Rosco escreveu:Coloquei o 5W 30 e não deu pau nenhum. Está tudo na perfeita ordem. E olha que troquei com 15000km.
Abç

Ok! e deve ter saído bem pretinho o óleo do motor trocando com 15000 não?

Gente, não me levem a mal, mas se tem uma coisa que não se brinca é com a troca do óleo do motor. Alguns comentários atrás já disseram: com o passar do tempo o óleo perde o poder de lubrificação e aí o desgaste das peças do motor é eminente. Desgaste de peças gera mal funcionamento das mesmas, folga entre elas, perda de potência, consumo demasiado de olho do motor, aquecimento do motor (maior atrito) e em casos extremos, abaixamento de seu nível e podemos até fundir o motor do carro!

Sugiro que todos façam um curso básico de mecânica. Eu já fiz e foi muito bom. Obviamente que com o avanço da tecnologia de motores hoje em dia, teria que fazer outro....jejejeje...porque qdo fiz não existia injeção eletronica, etc e tal.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por AraujoJr » Seg Dez 14, 2009 4:02 pm

ferreirafp escreveu:
Ok! e deve ter saído bem pretinho o óleo do motor trocando com 15000 não?

Se o oleo saiu preto, ótimo!! é sinal que ele cumpriu a função dele e o motor está livre de borras.....
tem gente que acha que óleo bom é o que na troca sai limpo....se ele sai limpo é pq a sujeira ficou no seu motor!!!
:roll:
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por ferreirafp » Seg Dez 14, 2009 4:57 pm

AraujoJr escreveu:Se o oleo saiu preto, ótimo!! é sinal que ele cumpriu a função dele e o motor está livre de borras.....:roll:

Se óleo saiu preto, PÉSSIMO, porque escurece devido a queima incompleta de combustível na câmara de combustão e se forma borra, MUITO PÉSSIMO! Porque borra do motor é sujeira da queima + óleo saturado pelos resíduos de queima. O óleo lubrificante até ajuda na retirada deste material porque tem aditivos pra isso, mas se forma borras principalmente, MUITO PÉSSIMO.

Portanto, trocar o óleo fora da especificação pode favorecer a formação de BORRAS. Antes, tudo bem, mas depois...

Não me queiram mal, geralmente não respondo provocações, mas tem gente INTOLERANTE, GROSSEIRA, QUE NÃO SABE NADA e SE ACHA DONO DA VERDADE! Aliás esta é uma queixa minha e de muita gente do Forum ultimamente. Não se pode postar nada que vem INTORELERANTE e te ataca. Se faz isso aqui no forum imagina na rua.

Abrazos
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por AraujoJr » Seg Dez 14, 2009 5:34 pm

ferreirafp escreveu:
AraujoJr escreveu:Se o oleo saiu preto, ótimo!! é sinal que ele cumpriu a função dele e o motor está livre de borras.....:roll:

Se óleo saiu preto, PÉSSIMO, porque escurece devido a queima incompleta de combustível na câmara de combustão e se forma borra, MUITO PÉSSIMO! Porque borra do motor é sujeira da queima + óleo saturado pelos resíduos de queima. O óleo lubrificante até ajuda na retirada deste material porque tem aditivos pra isso, mas se forma borras principalmente, MUITO PÉSSIMO.

Portanto, trocar o óleo fora da especificação pode favorecer a formação de BORRAS. Antes, tudo bem, mas depois...

Não me queiram mal, geralmente não respondo provocações, mas tem gente INTOLERANTE, GROSSEIRA, QUE NÃO SABE NADA e SE ACHA DONO DA VERDADE! Aliás esta é uma queixa minha e de muita gente do Forum ultimamente. Não se pode postar nada que vem INTORELERANTE e te ataca. Se faz isso aqui no forum imagina na rua.

Abrazos

(=D>)
olha quem fala em intolerancia!!! hahahaha
opinar e/ou discordar agora é provocar?
td bem.....desculpa aí, eu nao sei nada mesmo....mas pelo menos sei que não se usa MUITO associado à PÉSSIMO...

Fechem o tópico!! a opiniao dele é a mais correta possível e totalmente incontestável! a resposta dele é definitiva....ó senhor!!!
seja feliz com seu óleo limpinho e seu motor sujo...

eu sou na rua exatamente como sou aqui...ja vc é muito machinho aqui, na rua deve ser uma franga!!
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por ferreirafp » Seg Dez 14, 2009 8:23 pm

Prezado Junior,

você disse "tem gente que acha que óleo bom é o que na troca sai limpo". O que você escreveu não é discordar, mas sim um ataque direto ao que escrevi no posto anterior. E o que é pior, sem argumentos técnicos. Da próxima vez cuide o que você escreve para não ser grosseiro e ofensivo com os demais e quando você discordar de alguma coisa argumente ao invés de somente ATACAR e tentar impor sua opinião sem embasamento.

Mas tenho mais uma pra você, quando fazemos a troca do óleo do motor, se ele sai limpo não necessariamente significa que a borra ficou dentro do motor, mas sim que PODE não ter formado borra, o que é perfeitamente possível quando utilizamos combustível de qualidade, o que é raro aí na tua cidade e Estado, e/ou quando utilizamos álcool por exemplo (devido a fórmula do álcool).

E já que tu eres professor de português deveria saber que nunca em um texto escrito se usa vários pontos de exclamação (o texto fica sujo, ruim de ler), intolerância tem acento, não se usa acento grave no "a PÉSSIMO", opinião tem acento til no "ão", "mais correta" não existe, "ó senhor" não é assim que se escreve, tu poderias escrever: Oh! Senhor!

Buenas, encerro por aqui.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por AraujoJr » Seg Dez 14, 2009 10:52 pm

=D>)

quando eu crescer quero ser como vc....
demorou qt tempo revisando seu texto e ainda assim deixando um monte de erros?!?!?!
ao menos corrija direito!! a crase no a antes de péssimo não é devido à palavra péssimo, e sim ao verbo ASSOCIAR que antecede e pede crase...
kkkkkkkkkkkkkk
eu nao acentuo palavras na net mesmo, se liga!!

e voltando ao motor, o dia que vc descobrir um motor à combustão que nunca queima óleo, vc vai ficar bilionário....a queima do óleo no motor é inevitável, por isso ela é prevista e calculada para cada tipo de motor e óleo...pq vc acha que trocamos o óleo regularmente??? e quando trocamos é bom sim que ele saia sujo, pois indica que todos ou pelo menos a maior parte dos resíduos da queima está saindo com ele....e nao interessa se é alccol ou gasolina....a queima gera resíduo do próprio óleo...por isso os minerais duram menos, pois sao derivados de petroleo e queimam mais facilmente que os sinteticos...

se fosse como vc diz, carros a alcool nao precisariam trocar óleo nunca!!!

ah cara....vc nao entende nada de óleo e muito menos de português...enfim...vc nao vale a pena....e se vc for esperto, nao vai perder seu tempo comigo tb nao, eu nao sei nada mesmo...
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por HélderP » Ter Dez 15, 2009 6:21 am

Se compararmos o preço que pagamos no óleo com as despesas com combustível, seguro e IPVA, vemos que o óleo sai barato... assim, por desencargo de consciência e/ou excesso de zelo, troco o óleo com quilometragem reduzida mesmo... 5000 km ou seis meses... prefiro pecar por excesso que por falta... muitos motores de Marea apresentaram sérios problemas justamente pela indicação da Fiat em trocar o seu óleo em períodos tão grandes...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por AraujoJr » Ter Dez 15, 2009 8:36 am

HélderP escreveu:Se compararmos o preço que pagamos no óleo com as despesas com combustível, seguro e IPVA, vemos que o óleo sai barato... assim, por desencargo de consciência e/ou excesso de zelo, troco o óleo com quilometragem reduzida mesmo... 5000 km ou seis meses... prefiro pecar por excesso que por falta... muitos motores de Marea apresentaram sérios problemas justamente pela indicação da Fiat em trocar o seu óleo em períodos tão grandes...

é...eu nao chego a tanto, acredito que um óleo suporte rodar a kilometragem que ele se propoe, tipo, eu so ponho sintético pra 15000km..., mas trocando de 5 em 5 um oleo de 10 ou 15 com certeza garante bastante segurança....mas eu nao tenho essa paciencia!! hehehe
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo