Punto motor 1.4 86cv = Motor fraco e de alto consumo
BART escreveu:...Daí eu pergunto: será q estes 1.9 ou 1.9 16V virão sem dar problema pelo fato de serem lançamentos e serão potentes e em contra partida econômicos?
A tendência dos motores mais modernos é ser mais potente e econômico numa mesma cilindrada. Acho que esse motor 1.9 deve ser bem moderno, tomara que não fuja à esta regra. Só vendo pra crer...
Anderson – Santos/SP
Punto HLX 1.8 laranja Spot
Kit Sporting:
Pneus e Rodas 16, Saias e aerofólio, Ponteira
Faróis Máscara Negra, Bocão
Kit Sporting:
BART escreveu:Li o tópico superficialmete e há os q não estão satisfeitos com os motores... Eu tive uma Strada LX 16V um marea Turbo e uma week 2.0 20V (do meu pai, mas ja roubei mto hehehe) e falo q foram os melhores motores q ja possuí, como eu queria o 1.6 16V novamente...
Enfim na estrada agora um punto 1.4 com rodas 17' me acompanhou bem na estrada na faixa de 160, 170, uma vez em outra estrada um prisma 1.4 econoflex, andou junto comigo de HLX e chegou ate me ultrapassar uma hora, mas retomei adiante! Realmente acho q FIAT deveria rever os conceitos qto à motorização pq estamos beeeem defasados com carros sem potência e beberrões. A FIAT só peca nesse aspecto pq tecnologia e desing temos de sobra!!!
Daí eu pergunto: será q estes 1.9 ou 1.9 16V virão sem dar problema pelo fato de serem lançamentos e serão potentes e em contra partida econômicos?
Chipa essa @#%$^&! direito senão daqui a pouco tem Celta VHC colando em vc!

- Piloto de Testes da FIAT
AndreBsB escreveu:BART escreveu:Li o tópico superficialmete e há os q não estão satisfeitos com os motores... Eu tive uma Strada LX 16V um marea Turbo e uma week 2.0 20V (do meu pai, mas ja roubei mto hehehe) e falo q foram os melhores motores q ja possuí, como eu queria o 1.6 16V novamente...
Enfim na estrada agora um punto 1.4 com rodas 17' me acompanhou bem na estrada na faixa de 160, 170, uma vez em outra estrada um prisma 1.4 econoflex, andou junto comigo de HLX e chegou ate me ultrapassar uma hora, mas retomei adiante! Realmente acho q FIAT deveria rever os conceitos qto à motorização pq estamos beeeem defasados com carros sem potência e beberrões. A FIAT só peca nesse aspecto pq tecnologia e desing temos de sobra!!!
Daí eu pergunto: será q estes 1.9 ou 1.9 16V virão sem dar problema pelo fato de serem lançamentos e serão potentes e em contra partida econômicos?
Chipa essa @#%$^&! direito senão daqui a pouco tem Celta VHC colando em vc!
No dia do prisma não tava chipado...mas é o q o cara me falou André, melhorar a final é só colocando um caracol e eu não tenho a dispô de fazer isso nem fu!!!

- Velha Guarda
shimi escreveu:um dos motores que tive e gostei da fiat foi o 1.3 16V...
#@%&! motor... giro sobe rápido, o carro anda bem...
show de bola....
Porém já foi comprovado que o Palio 1.4 flex anda mais. Assim como o 1.8 anda mais que o 1.6 16V. Estou falando de Palio com Palio. O Punto é pesado!
Os 16V parecem render mais porque giram bem em alta, mas na hora do vamos ver é diferente. Sem contar que os 8V são muito melhores de dirigir em baixa, afinal só psicopata pra andar 100% do tempo esgoelando... mesmo assim andariam atrás. Tem gente que fala do prazer em dirigir. O que adianta ser mais prazeroso dirigir o 1.3 16V e ficar atrás do 1.4? O Palio 1.3 16V ia andar na frente do Punto 1.4 numa boa.
- Piloto de Testes da FIAT
sepacheco escreveu:Pichar esse motor quanto a tecnologia... estão DOIDOS ?
Só porque a GM aumentou a taxa de compressão e colocou um knock sensor a mais ele passou a ser mais moderno que um motor com bielas fraturadas, acelerador eletronico, injeção sequencial hibrida ?
Realmente a Fiat podia ter subido um pouquinho a compressão desse motor.
Ai é que esta, sei que estou fazendo showbusiness em cima disso para criar polemica, mas o fato é que a concorrência já correu atrás em alguns aspectos como aceleradores eletrônicos e os motores estão praticamente em um mesmo patamar tecnológico. O problema todo é que mesmo no Palio o 1.4 Fire não rende e no Punto o resultado esta sendo justamente esse que estamos vendo aqui. Praticamente todos reclamando da baixa performance do veículo e alto consumo de combustível.
A herança dos proprietários que não cuidavam da manutenção dos seus carros de fato fez a Fiat se tornar mais conservadora no assunto motor, o problema é que ela exagerou demais.
sepacheco escreveu:O 1.4 fire poderia adotar ainda algumas coisitas antes do bloco de aluminio
1. subir essa taxa de compressão que é baixa
2. Cabeçote 16 V
3. Comandos de valvulas variaveis
4. coletor de admissão variavel.
Ai termos um 1.4 com 120, 125 CV +- facil e gastando pouco combustivel.
entretanto o objetivo do fire é ser um motor simples.
Venho brigando por esses itens citados todos os dias até que a Fiat atenda nossas preces. Só abriria mão do cabeçote 16V pelo custo da manutenção, infelizmente no Brasil manutenção correta é um problema. Mas se vier 16V com maior compressão não vou reclamar nem um pouco. E muito bem lembrado quanto ao coletor de admissão e o comando de válvula variável, só temo que a Fiat não encare isso como necessidade e decida repassar esses ganhos no custo tornando o motor moderno/econômico caro demais compensando então pegar um carro de cilindrada maior como o 1.9
sepacheco escreveu:o 1.4 Turbo tenho minhas reservas.... motor comprimido sempre é pouco taxado, aliado ao baixo deslocamento.... vai ser uma tartaruga ninja até a turbina encher... e olha carro assim é um SACO de dirigir no dia a dia, tanto que o pessoal dos Marea turbo geralmente acabam comprando um 2.4 pra usar no dia a dia.
Outro ponto que concordo plenamente, aliás isso tem sido relatado como causa de acidentes. O carro turbo tem desempenho pífio em baixa rotação e derrepente a turbina entra em ação aumentando muito a performance e alguns motoristas acabam acertando o carro da frente no transito das grandes cidades principalmente quando o carro é novo e ainda não estão acostumados com ele.
- Piloto de Auto Escola
Como abrir um canal com a FIAT?
Ela escuta o q se fala dela? Podemos ser ousados e dizer que o www.puntoclube.com tem algumas coisas a dizer pq agrega clientes e entusiastas da marca e portanto agrega valor ao produto ?
Que frutos podem ser colhidos? Me frusta ter palavras (leia escritas) q não surjam efeitos mais permanentes.
Vamos a Betim oficialmente como uma comunidade?
Ela escuta o q se fala dela? Podemos ser ousados e dizer que o www.puntoclube.com tem algumas coisas a dizer pq agrega clientes e entusiastas da marca e portanto agrega valor ao produto ?
Que frutos podem ser colhidos? Me frusta ter palavras (leia escritas) q não surjam efeitos mais permanentes.
Vamos a Betim oficialmente como uma comunidade?
- Roda dura de Auto Escola
Minha sogra tirou um Palio 1.4 flex e eu não sei se aquele carro tinha algum problema mas ele andava menos do que muito carro 1.0. Era um absurdo de amarrado, o carro parecia não ter torque, não subia de giro e olha que o palio é um carro leve.
Depois desse nunca mais dirigi outro carro com esse motor, não sei como deve ser no Punto. Fato é que fiquei com uma impressão muito negativa.
Depois desse nunca mais dirigi outro carro com esse motor, não sei como deve ser no Punto. Fato é que fiquei com uma impressão muito negativa.
Anderson – Santos/SP
Kit Sporting:
Kit Sporting:
AndreBsB escreveu:shimi escreveu:um dos motores que tive e gostei da fiat foi o 1.3 16V...
#@%&! motor... giro sobe rápido, o carro anda bem...
show de bola....
Porém já foi comprovado que o Palio 1.4 flex anda mais. Assim como o 1.8 anda mais que o 1.6 16V. Estou falando de Palio com Palio. O Punto é pesado!
Os 16V parecem render mais porque giram bem em alta, mas na hora do vamos ver é diferente. Sem contar que os 8V são muito melhores de dirigir em baixa, afinal só psicopata pra andar 100% do tempo esgoelando... mesmo assim andariam atrás. Tem gente que fala do prazer em dirigir. O que adianta ser mais prazeroso dirigir o 1.3 16V e ficar atrás do 1.4?
eu tenho um Palio 1.3 16v e já andei num Palio 1.4... em baixa rotação não se discute, o 1.4 8v é bem mais esperto, bem melhor de dirigir dentro da cidade, subindo os morrinhos, mas quando coloca os dois na estrada o 1.3 16v é bem melhor, acho que o 1.4 não aguenta não, sem contar que o consumo do 1.3 16v na estrada é muito bom, já fiz 16km/l com ele quando tinha rodas 13, isso andando tranquilamente entre 90 e 100km/h... lembrando que o 1.3 16v na cidade tbm rende bem, já que consegue 10,8 kgfm com 2.500 rpm...
O Palio 1.3 16V ia andar na frente do Punto 1.4 numa boa.
disso não tenho dúvidas... fiz o test drive no Punto ELX 1.4, o Palio é mais esperto, mas nada de exageros tbm, mas fiquei um pouco decepcionado com o desempenho do Punto 1.4... só destacando que ter um motor potente nem sempre significa correr né, mas sim andar com segurança e comodidade, pq ficar reduzindo marcha e atolando o pé em morro é duro... mas nada me faria desistir de um Punto 1.4 como muita gente tá falando que vai deixar de comprar o carro pelo motor, não chega a ser desesperador assim tbm... compraria sem receio nenhum, mas como eu já disse aqui, a diferença com os opcionais que eu optei era muito pequena, então fui de HLX.
Punto HLX 1.8 Vermelho Alpine
[x] MP3 + Comando no volante
[x] Rodas 15" do Sporting
[x] G20
[x] MP3 + Comando no volante
[x] Rodas 15" do Sporting
[x] G20
- Piloto de Autorama
Frmg
è muito estranha essa ideia de que cabeçotes 16V encarecem a manutenção do carro. Não existe motivo para essa afirmação !
Claro que fazer um cabeçote 16V custa mais caro são o dobro de vedadores, valvulas, molas, casquilhos, etc... mas quantas vezes na vida util de um carro é retificado um cabeçote ? a durabilidade de um cabeço multi valvulas e de um de duas valvulas por cilindro é exatamente a mesma.
Fabricá-lo custa 20% a mais, mas mantê-lo ? a correia dentada é a mesma (um pouco maior), o numero de tensionadores e rolamentos os mesmo.
Os unicos pontos contra o cabeçote 16 V são seu custo de fabricação 20% maior, e um rendimento menor até as 2500 RPM em comparação á um cabeçote 8V, alias depende da area de passagem e não necessáriamente do numero de valvulas... 16 V pequenas funcionam igual 8 Valvulas grandes..
O cabeçote multivalvulas é tão bom que dificilmente você ache um carro fora do segmento popular com cabeçoce com 2 valvulas por cilindro.
Civic tem quantas valvulas ?
Fusion tem quantas valvulas ?
Audi A3, A4, etc.. tem quantas valvulas ?
Vai procurando, tirando a porcaria do vectra, Stilo, Astra só vai achar 8 V em carros abaixo de 45 K...
O cabeçote multivalvulas com enquadramento ou lobcenter variavel é a realidade ! (VVTi, Vtec, etc..) TODOS os carros decentes tem. e rendem bem tanto em baixa quanto em alta.
Não temos cabeçotes multivalvulas nos populares pelos seguintes motivos:
Em carros de baixo deslocamento volumétrico, seria muito importante que ele tivesse variação de comando e uma injeção com maior capacidade de adptação (inj hibrida e/ou sonda com leitura wideband) lo que encarece em torno de 4000 a 5000 reais um motor. num seguimento onde o cara compra a prestação que é mais baixa...
99% dos motoristas brasileiros não sabem usar um carro como maquina.
Todo motor , independente do n.o de valvulas, deslocamento, etc.. tem sua melhor iutilização por volta da rotação de trorque maximo, ou seja, por exemplo no caso do Fire 1.4 entre 2700 e 4000 RPM. e isso não desgasta o motor alias é o que mais o conserva ! Rotações muito baixa com carga DETONAM mais o motor que andar em altas rotações ! isso mesmo, o motor detona por bibração ou esforço nos munhões ! qual a situação que mais esforça os munhões e mais causa vibração no motor ? Carga com baixo giro... (virar esquina em 3/4.a, andar abaixo dos 2500 RPM em subida, retomar em marça muito alta sem fazer a redução)
[]
Sandro
è muito estranha essa ideia de que cabeçotes 16V encarecem a manutenção do carro. Não existe motivo para essa afirmação !
Claro que fazer um cabeçote 16V custa mais caro são o dobro de vedadores, valvulas, molas, casquilhos, etc... mas quantas vezes na vida util de um carro é retificado um cabeçote ? a durabilidade de um cabeço multi valvulas e de um de duas valvulas por cilindro é exatamente a mesma.
Fabricá-lo custa 20% a mais, mas mantê-lo ? a correia dentada é a mesma (um pouco maior), o numero de tensionadores e rolamentos os mesmo.
Os unicos pontos contra o cabeçote 16 V são seu custo de fabricação 20% maior, e um rendimento menor até as 2500 RPM em comparação á um cabeçote 8V, alias depende da area de passagem e não necessáriamente do numero de valvulas... 16 V pequenas funcionam igual 8 Valvulas grandes..
O cabeçote multivalvulas é tão bom que dificilmente você ache um carro fora do segmento popular com cabeçoce com 2 valvulas por cilindro.
Civic tem quantas valvulas ?
Fusion tem quantas valvulas ?
Audi A3, A4, etc.. tem quantas valvulas ?
Vai procurando, tirando a porcaria do vectra, Stilo, Astra só vai achar 8 V em carros abaixo de 45 K...
O cabeçote multivalvulas com enquadramento ou lobcenter variavel é a realidade ! (VVTi, Vtec, etc..) TODOS os carros decentes tem. e rendem bem tanto em baixa quanto em alta.
Não temos cabeçotes multivalvulas nos populares pelos seguintes motivos:
Em carros de baixo deslocamento volumétrico, seria muito importante que ele tivesse variação de comando e uma injeção com maior capacidade de adptação (inj hibrida e/ou sonda com leitura wideband) lo que encarece em torno de 4000 a 5000 reais um motor. num seguimento onde o cara compra a prestação que é mais baixa...
99% dos motoristas brasileiros não sabem usar um carro como maquina.
Todo motor , independente do n.o de valvulas, deslocamento, etc.. tem sua melhor iutilização por volta da rotação de trorque maximo, ou seja, por exemplo no caso do Fire 1.4 entre 2700 e 4000 RPM. e isso não desgasta o motor alias é o que mais o conserva ! Rotações muito baixa com carga DETONAM mais o motor que andar em altas rotações ! isso mesmo, o motor detona por bibração ou esforço nos munhões ! qual a situação que mais esforça os munhões e mais causa vibração no motor ? Carga com baixo giro... (virar esquina em 3/4.a, andar abaixo dos 2500 RPM em subida, retomar em marça muito alta sem fazer a redução)
[]
Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
- Piloto de Auto Escola