ABS não disponível !!! Por causa das rodas maiores ???

Tire suas dúvidas relacionadas ao Fiat Punto e demais assuntos.

ABS não disponível !!! Por causa das rodas maiores ???

por joeder » Qui Dez 24, 2009 11:48 am

[list=][/list]

Coloquei umas rodas maiores no meu punto e depois de uns 2 meses(1000km), meu carro passou a dar problema no ABS. Fica falando que o ABS não está disponível e para consultar o manual.
No manual fala que não pode trocar as medidas das rodas e pneus, mas tem um monte de gente que põe até roda 20" e não dá problema. Pelo menos eu nunca vi ninguém reclamando.

Meu carro é um punto Sporting e tinha rodas aro 16" com pneus 195/55.

http://img693.imageshack.us/img693/3755/foto0025sr.jpg

E agora está com rodas 17" com pneus 205/45. E molas Eibach.

http://img97.imageshack.us/img97/4923/foto0137w.jpg

Já levei na concessionária e eles passaram no computador e falava que tava com um erro intermitente.
O cara de lá falou que foi só na hora de trocar as molas que o sensor ficou encostando em algo e gerou esse erro.
Mas que ele ia resetar lá e não ia dar problema mais. Eles andaram no carro e testaram e nada da luz.
Mas depois que sai da concessionária o problema voltou, agora vou deixar o carro lá semana que vem por dois dias para eles verem o que está acontecendo.

Tomara que alguém possa me ajudar aí.
Piloto de Atari
Piloto de Atari

Re: ABS não disponível !!! Por causa das rodas maiores ???

por lvitor » Qui Jan 28, 2010 4:46 pm

Cara, tenho um Punto HLX e estou tendo o mesmo problema com o ABS, apesar de ainda usar as rodas originais.

Gostaria de saber se foi possível solucionar o problema?

Obrigado
Abs
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por prador » Qui Jan 28, 2010 7:10 pm

Galera vamos pensar né,

é uma coisa obvia, o ABS é programado para funcionar em uma roda com o perimetro X,

Se voce troca a roda e o pneu o carro vai ter um perimetro Y e com isso ao rodar a distancia do perimetro X, o sistema acha que ja deu uma volta inteira o que não vai ser verdade pois com a roda maior o perimetro e maior, então essa distancia X-Y, engana o sistema e faz ele acusar mal-funcionamento

Mas voce tem que ver se esse pessoal que tem roda 20 tem ABS, e se eles realmente tem esse problema...
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por viniat » Qui Jan 28, 2010 8:05 pm

prador escreveu:Galera vamos pensar né,

é uma coisa obvia, o ABS é programado para funcionar em uma roda com o perimetro X,

Se voce troca a roda e o pneu o carro vai ter um perimetro Y e com isso ao rodar a distancia do perimetro X, o sistema acha que ja deu uma volta inteira o que não vai ser verdade pois com a roda maior o perimetro e maior, então essa distancia X-Y, engana o sistema e faz ele acusar mal-funcionamento

Mas voce tem que ver se esse pessoal que tem roda 20 tem ABS, e se eles realmente tem esse problema...

Talvez sim, talvez não...

Colocando uma roda maior, geralmente coloca-se um pneu de perfil mais baixo...
tentando manter o diâmetro do conjunto (roda+pneu) o mais próximo do original possível.

abs.
Suzuki Burgman 125i "Mini-Busa Without Power" in black!
Coordenador Regional
Coordenador Regional

por André Rocha » Qui Jan 28, 2010 11:54 pm

Eu mesmo por ex. uso jg. 18 e o meu nunca acusou algo deste tipo !?!?!?!
i olha q sempre gostei de colocar os ABS p/ trabalharem.......................
Velha Guarda
Velha Guarda

por Ricardo_Ctba » Sex Jan 29, 2010 8:31 am

Kra nda a ver isso...
Eu nunca vi isso, de o krro ter ABS , colocar umas rodas maiores e dar problema...
Problema mesmo ta no krro , isso sim...
Se fosse deste jeito meu antigo krro (307) q e extremamente sensivel, ate mais do q o Punto, teria me causado serios problemas...Eu andava com 20 nele e nunca deu nda...

Ainda mais...Se fosse assim , vc acha q o mercado de rodas grandes iria movimentar tanto dinheiro, se fosse regra, colocar rodas grandes= problema no abs....???

Obvio q nao...
O Autor Legítimo de " FoTos a Céu AbErtO "....

Agora É Remapear a Injeção...???...

ImagemImagem
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por AraujoJr » Sex Jan 29, 2010 9:03 am

O sistema do ABS nao tem nada a ver com aro de roda....ele nao monitora isso, ele nao sabe o tamanho da circunferencia nem quantas voltas a roda deu ou deixou de dar..., o ABS é exatamente igual a freio normal...a unica diferença é uma central eletronica que gera nas pinças várias pequenas e fortes freadas para evitar o travamento....e como frear o carro "bombeando" o pedal, so que muito rapido e forte...., e a unica coisa que varia com peso, tamanho do carro, etc, é o tamanho dos discos e das pinças....o circunferencia nao altera nada, ate pq como ja disseram, o conjunto roda/pneu mantem sempre o mesmo diametro.
deve ser defeito do carro mesmo que coincidiu com a troca das rodas
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por prador » Sex Jan 29, 2010 9:20 am

Sim mas e o EBD? o Punto tem ABS com EBD, temos que ver qual é o o dos outros carros. e se o camarada ai colocou um conjunto similar ao original.

o EBD (Electronic Brake force Distribution) significa distribuição eletrônica de frenagem. Em outras palavras, é um sistema eletrônico que trabalha em conjunto com o ABS. Sua tarefa é dosar a força da frenagem entre as rodas, o que torna o sistema ABS ainda mais eficaz. Seus sensores instalados nas rodas monitoram a velocidade e a carga exercida individualmente.

Se a velocidade é medida na roda, o perimetro de contato(diamentro não tem nada a ver) é uma das variaveis.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

por AraujoJr » Sex Jan 29, 2010 9:30 am

prador escreveu:Sim mas e o EBD? o Punto tem ABS com EBD, temos que ver qual é o o dos outros carros. e se o camarada ai colocou um conjunto similar ao original.

o EBD (Electronic Brake force Distribution) significa distribuição eletrônica de frenagem. Em outras palavras, é um sistema eletrônico que trabalha em conjunto com o ABS. Sua tarefa é dosar a força da frenagem entre as rodas, o que torna o sistema ABS ainda mais eficaz. Seus sensores instalados nas rodas monitoram a velocidade e a carga exercida individualmente.

Se a velocidade é medida na roda, o perimetro de contato(diamentro não tem nada a ver) é uma das variaveis.

Exatamente, eles monitoram a velocidade e a carga de caga roda durante a frenagem, mudar rodas e pneus podem alterar a estabilidade do carro, o atrito etc....mas nao alteram o funcionamento do EBD...ele simplesmente vai coletar informações diferentes....talvez com um pneu mais largo o EBD seja menos solicitado devido a maior área de contato que deixa o carro mais estável....mas isso nao altera em nada seu funcionamento...ate porque o que vcs estao chamando de perimetro de contato nao muda, o que muda é a área. E a velocidade é medida no eixo de rotação...trocar roda nao afeta em nada essa medição...um carro que anda a 120km/h com aro 13, tem a mesma velocidade de um que anda a 120km/h com aro 20....é igual aquela historia, o que é mais pesado, 1kg de pena ou 1kg de chumbo?!?!
Imagem
XV,XR,XS
Velha Guarda
Velha Guarda

por prador » Sex Jan 29, 2010 9:52 am

vamos lá.

Imagem

as bordas brancas e preta sao as medidas originais da roda e pneu.

cinza e preto sao rodas e pneus novos.

olha a diferença, no resumo lateral, voce pode ver q tem uma difença de 1cm e que no final a velocidade reconhecida é diferente.

Como um sistema eletronico obiviamente, ele sabe como ele age, quando agir e quando parar, então se ele entra em ação e sabe quais serão os dados que ele deve ter depois de alguns segundos e se nao estiver assim ele acusa erro. pois a segunda leitura dos dados deve ser igual a prevista...

o PERIMETRO é o tamanho da circunferencia, em outra palavras, coloca um pneu no chao, rode até completar uma volta, ai do ponto inicial ate o ponto final. é a distancia equivalente ao perimetro.
Piloto de Autorama
Piloto de Autorama

Próximo