Os 10 carros com as piores relações peso/potência do Brasil
Os 10 carros com as piores relações peso/potência do Brasil
*** Olha essa matéria é real mesmo, até listaram o punto 1.4.. rss.. que vergonha a fiat usar esse motor meia boca num carro tao caro que é o punto ***
Para um carro andar bem, ele não tem que possuir uma potência elevada, necessariamente. Modelos como os esportivos da Lotus, tem potência relativamente pequena. O Lotus Elise S mais em conta tem apenas 136 cavalos de potência, mas consegue acelerar de 0-100 em apenas 6 segundos e andar junto de carros com mais de 400 cavalos em circuitos com muitas curvas.
Por isso que gostamos de destacar a importância da relação peso / potência, que é a relação entre a cavalaria de um carro em comparação com seu peso. Ele pode ter poucos cavalos, mas se for leve, vai andar bem. O Fiat Mille é um exemplo disso. Por ser mais leve que outros populares, anda mais rápido.
Em setembro do ano passado, fizemos uma matéria com 10 carros com ótima relação peso / potência no Brasil. Ali, mostramos que mesmo um Ford Ka 1.6, que não tem nada de esportivo, pode andar bem forte, porque cada cavalo de seu motor tem que empurrar apenas 8,5 quilos de seu peso.
Mas, o que dizer do outro lado da balança? Quais são as piores relação peso / potência do Brasil? Fizemos uma lista com modelos recentes, mas muitos deles já não estão mais em linha. São casos absurdos, chegando a quase 17 quilos por cavalos, transformando aquele modelo em uma verdadeira lesma. Veja:
1) Chevrolet Blazer 2.2
Essa Blazer é a campeã da lerdeza. Tem um motor 2.2 de 106 cavalos, da época dos motores EFI, com um bom torque, mas mesmo assim fraco demais para empurrar os mais de 1.700 quilos da Blazer. O motor certo para ela era o 4.3 V6 mesmo, de 180 cavalos. Aí sim. Relação 16,4.
2) Fiat Siena 1.0 6 marchas, Chevrolet Corsa sedã, Ford Fiesta sedã, Volkswagen Voyage
Hoje existem vários sedãs populares no Brasil, com motor 1.0, com relação peso / potência das piores. Mas não vamos encher a lista com eles, pois senão essa seria uma lista de carros 1.0. Usamos o Siena 1.0 como exemplo porque ele é o pior deste segmento. Seu motor tinha apenas 61 cavalos, e pouco torque, insuficientes para os seus 990 quilos. O Fiesta sedã é quase tão ruim quanto ele. Relação 16,2.
3) Volkswagen Kombi
A jurássica Kombi tem 1.297 quilos, quase 1.300, e um motor de apenas 80 cavalos. E essa relação peso / potência tão ruim fica por baixo de mais de 10 pessoas, se ela for usada em sua capacidade total. Relação 16,2.
4) Fiat Doblo 1.3 16v
A Fiat acabou de voltar com motor 1.4 no Doblo. Só que esse motor é mais forte e mais moderno que o 1.3 16v que já o equipou, que tinha 80 cavalos que eram alcançados somente em rotações altas. Combine isso com 1.270 quilos… não dá certo. Relação 15,8.
5) Fiat Palio Weekend 1.0
Aqui o problema é o mesmo do Siena 1.0. A Palio Weekend que tinha motor 1.0 há alguns anos atrás, tinha 70 cavalos, só que peso maior que o Siena: 1.070 quilos. Relação 15,2.
6) Fiat Punto 1.4
O Fiat Punto 1.4 tem apenas 86 cavalos e peso de 1.090 quilos. Alguns chegam a dizer que ele anda tão devagar quanto um carro 1.0. Relação 12,6.
7) Ford EcoSport 1.0 Supercharger
Mais uma tentativa de usar o imposto menor para carro 1.0 em um modelo que nunca poderia ter um motor tão fraco. Tudo bem que o motor 1.0 da EcoSport tinha supercharger, mas seus 95 cavalos são fracos perante os 1.200 quilos de peso. Relação 12,6.
8 ) Citroen Xsara Picasso 1.6
No caso da Xsara Picasso, o torque maior do motor 1.6 faz com que sua condução não seja tão sofrível, mas 110 cavalos em um modelo com 1.308 quilos é complicado. Relação 11,8.
9) Chevrolet Omega 2.0
Os motores 2.0 da Chevrolet já foram usados em todo tipo de modelo da marca, e o Omega não escapou. Sua versão mais simples tinha motor de apenas 116 cavalos, e seu peso é de 1.380 quilos. Relação 11,8.
10) Chevrolet Meriva 1.4
O motor Econo.Flex da GM é muito bom, chegando a impressionantes 105 cavalos de potência, mas a Meriva ainda é um pouco pesada demais para ele. São 1.225 quilos. Relação 11,6.
11) Chevrolet Zafira 2.0 – BÔNUS
Hoje a Zafira tem 140 cavalos, mais adequados para um modelo de quase 1.400 quilos. Mas em 2001, a versão de oito válvulas da Zafira tinha apenas 116 cavalos, para um peso de 1.345 quilos. Relação 11,5.
Fonte: Noticias Auto
Para um carro andar bem, ele não tem que possuir uma potência elevada, necessariamente. Modelos como os esportivos da Lotus, tem potência relativamente pequena. O Lotus Elise S mais em conta tem apenas 136 cavalos de potência, mas consegue acelerar de 0-100 em apenas 6 segundos e andar junto de carros com mais de 400 cavalos em circuitos com muitas curvas.
Por isso que gostamos de destacar a importância da relação peso / potência, que é a relação entre a cavalaria de um carro em comparação com seu peso. Ele pode ter poucos cavalos, mas se for leve, vai andar bem. O Fiat Mille é um exemplo disso. Por ser mais leve que outros populares, anda mais rápido.
Em setembro do ano passado, fizemos uma matéria com 10 carros com ótima relação peso / potência no Brasil. Ali, mostramos que mesmo um Ford Ka 1.6, que não tem nada de esportivo, pode andar bem forte, porque cada cavalo de seu motor tem que empurrar apenas 8,5 quilos de seu peso.
Mas, o que dizer do outro lado da balança? Quais são as piores relação peso / potência do Brasil? Fizemos uma lista com modelos recentes, mas muitos deles já não estão mais em linha. São casos absurdos, chegando a quase 17 quilos por cavalos, transformando aquele modelo em uma verdadeira lesma. Veja:
1) Chevrolet Blazer 2.2
Essa Blazer é a campeã da lerdeza. Tem um motor 2.2 de 106 cavalos, da época dos motores EFI, com um bom torque, mas mesmo assim fraco demais para empurrar os mais de 1.700 quilos da Blazer. O motor certo para ela era o 4.3 V6 mesmo, de 180 cavalos. Aí sim. Relação 16,4.
2) Fiat Siena 1.0 6 marchas, Chevrolet Corsa sedã, Ford Fiesta sedã, Volkswagen Voyage
Hoje existem vários sedãs populares no Brasil, com motor 1.0, com relação peso / potência das piores. Mas não vamos encher a lista com eles, pois senão essa seria uma lista de carros 1.0. Usamos o Siena 1.0 como exemplo porque ele é o pior deste segmento. Seu motor tinha apenas 61 cavalos, e pouco torque, insuficientes para os seus 990 quilos. O Fiesta sedã é quase tão ruim quanto ele. Relação 16,2.
3) Volkswagen Kombi
A jurássica Kombi tem 1.297 quilos, quase 1.300, e um motor de apenas 80 cavalos. E essa relação peso / potência tão ruim fica por baixo de mais de 10 pessoas, se ela for usada em sua capacidade total. Relação 16,2.
4) Fiat Doblo 1.3 16v
A Fiat acabou de voltar com motor 1.4 no Doblo. Só que esse motor é mais forte e mais moderno que o 1.3 16v que já o equipou, que tinha 80 cavalos que eram alcançados somente em rotações altas. Combine isso com 1.270 quilos… não dá certo. Relação 15,8.
5) Fiat Palio Weekend 1.0
Aqui o problema é o mesmo do Siena 1.0. A Palio Weekend que tinha motor 1.0 há alguns anos atrás, tinha 70 cavalos, só que peso maior que o Siena: 1.070 quilos. Relação 15,2.
6) Fiat Punto 1.4
O Fiat Punto 1.4 tem apenas 86 cavalos e peso de 1.090 quilos. Alguns chegam a dizer que ele anda tão devagar quanto um carro 1.0. Relação 12,6.
7) Ford EcoSport 1.0 Supercharger
Mais uma tentativa de usar o imposto menor para carro 1.0 em um modelo que nunca poderia ter um motor tão fraco. Tudo bem que o motor 1.0 da EcoSport tinha supercharger, mas seus 95 cavalos são fracos perante os 1.200 quilos de peso. Relação 12,6.
8 ) Citroen Xsara Picasso 1.6
No caso da Xsara Picasso, o torque maior do motor 1.6 faz com que sua condução não seja tão sofrível, mas 110 cavalos em um modelo com 1.308 quilos é complicado. Relação 11,8.
9) Chevrolet Omega 2.0
Os motores 2.0 da Chevrolet já foram usados em todo tipo de modelo da marca, e o Omega não escapou. Sua versão mais simples tinha motor de apenas 116 cavalos, e seu peso é de 1.380 quilos. Relação 11,8.
10) Chevrolet Meriva 1.4
O motor Econo.Flex da GM é muito bom, chegando a impressionantes 105 cavalos de potência, mas a Meriva ainda é um pouco pesada demais para ele. São 1.225 quilos. Relação 11,6.
11) Chevrolet Zafira 2.0 – BÔNUS
Hoje a Zafira tem 140 cavalos, mais adequados para um modelo de quase 1.400 quilos. Mas em 2001, a versão de oito válvulas da Zafira tinha apenas 116 cavalos, para um peso de 1.345 quilos. Relação 11,5.
Fonte: Noticias Auto
Power...
Re: Os 10 carros com as piores relações peso/potência do Brasil
eh galera no passado era bem pior, o que tinha de esportivo brasileiro nos anos 70 com motores VW de 60cv...
- Motorista de Auto Escola
- Mensagens: 525
- Registrado em: Qua Out 01, 2008 2:36 am
- Localização: Belo Horizonte
Re: Os 10 carros com as piores relações peso/potência do Brasil
po agora fiquei mt na pilha de ver a lista dos melhores relacao peso potencia
Molas eibach , xenon e bi-xenon 6000k foral e milha , bancos em couro de porco com costuras vermelhas, rodas souys 18'', filtro esportivo Race Krome
- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1537
- Registrado em: Seg Fev 09, 2009 2:56 am
- Localização: rio de janeiro
Re: Os 10 carros com as piores relações peso/potência do Brasil
Também queria os 10 melhores peso/potência.
Chuto o golf GTI ou A3,como uns dos melhores.
Chuto o golf GTI ou A3,como uns dos melhores.
Punto ELX 20007/2008
Calotas do Siena HLX 2009,filtro Esportivo, cristal vision + blue vision
Marea 1.8 16v SX 1999/2000
meu xodó,filtro Esportivo, rodas marea Turbo.

Calotas do Siena HLX 2009,filtro Esportivo, cristal vision + blue vision
Marea 1.8 16v SX 1999/2000
meu xodó,filtro Esportivo, rodas marea Turbo.

- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 351
- Registrado em: Seg Jan 12, 2009 5:51 pm
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Os 10 carros com as piores relações peso/potência do Brasil
rodrigodk escreveu:que vergonha a fiat usar esse motor meia boca num carro tao caro que é o punto ***
não vejo assim nao... na europa a fiat tem um punto 1.2 com 65cv...
tem 1.4, tem 1.8 e tem turbo... isso eu acho importante, tem opcao pra todos os gostos... compra quem quer.
eu tbm nao morro de amores pelo 1.4, que ja empatou em 0-100 de revista com uno e celta... mas pior seria se ele nao existisse e a fiat vendesse só 1/3 dos puntos que vende hoje, transformando o carro num fracasso.
o erro pra mim esta no peso do carro... a fiat poderia ter tentado aliviar uns 100kg na construcao do carro, isso sim... o punto é muito pesado para o porte dele.
"Se torque em baixo giro fosse sinonimo de desempenho, Fusca andaria pra caramba" (Camerato, Punto Club, 2011)
Re: Os 10 carros com as piores relações peso/potência do Brasil
civic si/ golf gti / t-jet / nacionais vamos ver mercosul tb afinal entra sem imposto jetta/ fussion 6cc
Molas eibach , xenon e bi-xenon 6000k foral e milha , bancos em couro de porco com costuras vermelhas, rodas souys 18'', filtro esportivo Race Krome
- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1537
- Registrado em: Seg Fev 09, 2009 2:56 am
- Localização: rio de janeiro
Re: Os 10 carros com as piores relações peso/potência do Brasil
Achei os 10 melhores. Errei feio ou esqueceram do Golf e do Audi.
http://www.noticiasautomotivas.com.br/1 ... -potencia/
Agora,fiquei com mais vontade ainda de comprar um Astra.
http://www.noticiasautomotivas.com.br/1 ... -potencia/
Agora,fiquei com mais vontade ainda de comprar um Astra.
Punto ELX 20007/2008
Calotas do Siena HLX 2009,filtro Esportivo, cristal vision + blue vision
Marea 1.8 16v SX 1999/2000
meu xodó,filtro Esportivo, rodas marea Turbo.

Calotas do Siena HLX 2009,filtro Esportivo, cristal vision + blue vision
Marea 1.8 16v SX 1999/2000
meu xodó,filtro Esportivo, rodas marea Turbo.

- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 351
- Registrado em: Seg Jan 12, 2009 5:51 pm
- Localização: São Bernardo do Campo
Re: Os 10 carros com as piores relações peso/potência do Brasil
o Punto 1.4 é fod* mesmo..
Ex: Punto ELX 1.4 Cinza Cromo
Atual: Bravo Absolute Vermelho c/ Sky
Atual: Bravo Absolute Vermelho c/ Sky
- Velha Guarda
- Mensagens: 4325
- Registrado em: Ter Jul 07, 2009 2:55 pm
- Localização: Belo Horizonte
Re: Os 10 carros com as piores relações peso/potência do Brasil
pedrinho-martines escreveu:Achei os 10 melhores. Errei feio ou esqueceram do Golf e do Audi.
http://www.noticiasautomotivas.com.br/1 ... -potencia/
Agora,fiquei com mais vontade ainda de comprar um Astra.
boa pedrinnn ai astra eh bolado jah diriji o torque animal
Molas eibach , xenon e bi-xenon 6000k foral e milha , bancos em couro de porco com costuras vermelhas, rodas souys 18'', filtro esportivo Race Krome
- Piloto de Kart amador
- Mensagens: 1537
- Registrado em: Seg Fev 09, 2009 2:56 am
- Localização: rio de janeiro
Re: Os 10 carros com as piores relações peso/potência do Brasil
Dei uma pesquisada a fundo no assunto e não errei não
.
Essa matéria não mostrou só os melhores. O Golf GTI e o Audi, a relação é cerca de 6/1. E o stilo abarth é melhor do que na matéria, pois o motor dele, não tem a mesma potência do marea 2.4, tem 7cv a mais, completanto 167cv, não 160cv,dai muda alguma coisa.

Essa matéria não mostrou só os melhores. O Golf GTI e o Audi, a relação é cerca de 6/1. E o stilo abarth é melhor do que na matéria, pois o motor dele, não tem a mesma potência do marea 2.4, tem 7cv a mais, completanto 167cv, não 160cv,dai muda alguma coisa.
Punto ELX 20007/2008
Calotas do Siena HLX 2009,filtro Esportivo, cristal vision + blue vision
Marea 1.8 16v SX 1999/2000
meu xodó,filtro Esportivo, rodas marea Turbo.

Calotas do Siena HLX 2009,filtro Esportivo, cristal vision + blue vision
Marea 1.8 16v SX 1999/2000
meu xodó,filtro Esportivo, rodas marea Turbo.

- Roda dura de Auto Escola
- Mensagens: 351
- Registrado em: Seg Jan 12, 2009 5:51 pm
- Localização: São Bernardo do Campo
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes