Checklist Punto - Comprou o seu? Vai retirar? Confira !!!
Checklist Punto - Comprou o seu? Vai retirar? Confira !!!
Introdução:
DICA: Vai na concessionária pegar o seu? Faça o download da v2.0 em pdf, imprima e leve.
A melhor emoção será conferir e ver que está efetivamente tudo ok!
O primeiro modelo do Punto brasileiro surgiu no último trimestre de 2007 o qual apresentou uma série de problemas. Entretanto, depois de mais de 3 anos em produção, a Fiat corrigiu boa parte dos problemas.
A lista de verificações abaixo é recomendada apenas os Puntos modelo 2011, porém não significa que os Puntos de outros modelos não tenham características semelhantes a essa lista de verificação.
Antes de começar, vou resumir os problemas que os modelos 2007/2008, 2008/2008, 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2010 tinham e aparentemente foram solucionados pela montadora.
Materiais, construção e acabamento resolvidos:
1 - Tampa plástica do braço de suporte do retrovisor externo: (Ela simplesmente se desprendia do nada e a Fiat já resolveu o problema com uma nova cola)
2 - Tampa do porta luvas que não fechava corretamente: (Existem poucos relatos do problema que são facilmente corrigidos na concessionária)
3 - Para-choques que dilatavam no calor: (Nunca mais foram vistos relatos desse problema)
4 - Máquina do vidro elétrico faz barulho na porta e apresenta queda: (O problema era com o mecanismo que possuía defeito de fabricação, foi substituído e não apresenta mais problema)
5 - Alinhamento dos faróis e funcionamento das lampadas: (Problemas que ocorreram apenas na linha 2007/2008)
6 - Barulho tipo grilo no ventilador com ou sem ar condicionado (Problema de controle de qualidade de montagem da Fiat que aparentemente foi resolvido após 2008)
7 - Alinhamento da lataria: (Incluía o capô, para-lamas e outras peças como tampa do porta malas que vinham desalinhadas em relação a estrutura do carro e já foram em boa parte resolvidas após 2008)
Problemas Mecânicos resolvidos:
1 - Potenciômetro do corpo de borboleta no antigo motor 1.8 GM: (Uma falha no mecanismo fazia com que o carro apresentasse falhas e engasgadas entre 2000 e 3000rpm. O dispositivo foi e continua sendo substituído até hoje na garantia)
2 - Caixa de direção: (Em algumas unidades de Punto produzidas no ano de 2009 e no inicio de 2010 ao virar o volante eram ouvidos estalos por defeito na caixa de direção ocasionando a substituição da mesma. A partir do modelo 2011 o problema foi resolvido)
3 - Cabos de ligação do câmbio: (Uma falha nos dispositivo de suporte dos cabos de seleção de marchas ocasionava o desprendimento do cabo acarretando a impossibilidade de engate das marchas. A alavanca ficava solta e não era possível desengatar ou engatar qualquer outra marcha. O problema foi em definitivo a partir do modelo 2010 do Punto)
_____________________________________________________________
Fiat Punto Checklist v2.0 - Para Puntos modelo 2011
- ACABAMENTO E CONSTRUÇÃO:
1 - PROBLEMAS EXTERNOS E PINTURA:
PORQUE VERIFICAR:
Após 3 anos de produção do veículo ainda existem relatos de problemas com alinhamento das peças e problemas com a pintura do Punto.
Ao que consta visando redução de custos a Fiat teria reduzido a quantidade do verniz que cobre a pintura dos seus carros causando maior fragilidade e baixa tolerância/resistência a pequenos detritos e objetos que é comum colidirem principalmente com a parte frontal do capô do carro. Tal economia fica ainda mais agravada por procedimentos de polimento mal executados pelas concessionárias antes da entrega dos veículos aos seus clientes. O Polimento quando mal executado desgasta exageradamente o verniz, portanto não são raros os relatos de pintura com bolhas, descascando ou marcas brancas de pintura danificada após viagens ou situações pós estradas e rodovias.
A pintura é um dos itens que mais desvaloriza o carro se tiver problemas e não é coberta pela garantia após retirar o veículo da concessionária. Sendo assim, muita atenção ao verificar o veículo ao retira-lo.
Os problemas com peças e partes mal encaixadas, passam a impressão que o carro sofreu alguma colisão e fora reparado, portanto é importante constatar as falhas antes de retirar o veiculo da concessionária.
PROCEDIMENTO A REALIZAR:
- Pintura:
Verificar respingos de tinta, bolhas, falhas no acabamento das portas, para-lamas, para-choques, e partes móveis. Verificar também manchas causadas por produtos químicos e ação do tempo, rachaduras nas pinturas em partes plásticas do veículo e outras anomalias. Verificar a pintura sempre em ambiente bem iluminado ou de preferência ao sol, para diagnosticar qualquer possível reparo não divulgado pela concessionária.
- Peças externas:
Verificar estado e alinhamento das peças externas, como capô, porta malas, para-choques, portas, faróis, lanternas, retrovisores, borrachas de vedação, etc.
Em caso de diagnóstico de problema solicite reparo imediato.
Se o reparo não atender as exigências de qualidade solicite a substituição ou repintura da peça inteira. No caso da pintura se o resultado não for satisfatório solicite a repintura inteira do carro ou em casos extremos a substituição do veículo. É recomendado persistência, pois mais uma vez lembrando pintura problemática não é coberta pela garantia e fará você perder muito dinheiro do seu investimento na hora da revenda.
2 - ACABAMENTO E MATERIAIS INTERNOS:
PORQUE VERIFICAR:
Após 3 anos e muitas reclamações o setor de controle de qualidade pós-produção da Fiat melhorou bastante os cuidados com o Punto, porém com o crescimento do setor e o grande volume de produção, alguns problemas simples e inaceitáveis ainda continuam chegando até o consumidor. Alguns são problemas da montadora, outros problemas ocorridos no transporte e outros problemas por mau cuidado na concessionária. De qualquer forma o carro precisa ser entregue sem nenhum defeito aos clientes. É deprimente receber um carro novo e constatar problemas graves como painéis ou portas riscadas, por exemplo.
PROCEDIMENTO A REALIZAR:
- Portas:
Procure por arranhões, rebarbas, manchas ou quaisquer marcas de "injeção" de material nas portas. Verifique também defeitos na confecção, alinhamento ou encaixes.
- Painel:
Atenção especial para batidas, alinhamento, deformações, rebarbas plásticas, ARRANHÕES E RISCOS. Verifique sempre em ambiente bem iluminado e seja rigoroso na vistoria.
Verifique os direcionadores de ar e botões do console central, como ar condicionado, rádio integrado, etc. Todos tem que estar firmes, bem encaixados, mas sem dificuldades no acionamento.
- Volante:
Verifique deformações, desgaste e o funcionamento do ajuste de altura e profundidade.
- Buzina, faróis e alavancas de seta:
Verificar funcionamento e condição das peças.
- Mostradores de velocidade, conta giros, display LCD do computador de bordo:
Verificar funcionamento e falhas de acabamento.
Verificar se hodômetros estavam desligados no ato da entrega
OBS: Quando um carro zero quilometro chega nas concessionárias, algumas não comunicam de imediato o cliente que o veículo já esta disponível, e assim aproveitam para colocar o veículo já vendido como mostruário no showroom. Ou seja, fica disponível para outros clientes conhecerem o carro. Isso não é nada legal, afinal de contas ninguém quer que outras pessoas entrem e saiam do carro, pisando nos pedais, engatando marchas e fiquem sentando nos bancos do SEU CARRO. O maior problema é que a sacanagem não para por ai.
Quando algum cliente solicita realizar um test-drive para conhecer o modelo, as concessionárias desligam o velocímetro e o hodômetro do seu carro para que ele não conte a quilometragem e disponibilizam o seu Punto para a clientela testar o carro. Resumindo, você pensa que seu carro é zero quilometro, mas ele não é mais. O normal seria ele vir de fábrica com algo em torno de 8km rodados que são os testes feitos pela fábrica, se vier zerado ou com algo muito superior a isso desconfie e peça explicações imediatamente.
- Bancos:
Verificar o estado do revestimento do tecido ou couro, procurar por defeitos na costura, rasgos, deformações na espuma injetada.
Verificar o deslizamento do carrinho de ajuste de distância.
Atenção especial para a fixação dos ajustes de de altura e inclinação dos bancos que já apresentaram problemas nos modelos anteriores causando abaixamento da altura do banco. O problema todo estava na alavanca de ajuste de altura do banco que era grande demais e o motorista ao sentar fazia com que o estofado encostasse na alavanca descendo o banco. Também vale checar o apoio do encosto de cabeça de todos os assentos. Outra atenção especial para o pino de encaixe do encosto do banco traseiro direito. São comuns relatos de barulhos devido a má fixação ou alinhamento do banco traseiro.
- Assoalho:
Verificar o estado do carpete, falhas no corte, rasgos e locais em que possa existir falha na fixação do mesmo.
Verifique o estado das soleiras das portas.
Verifique a coifa do câmbio (capa que envolve o câmbio) procurando por rasgos ou má fixação.
Verifique o acabamento da alavanca do freio de serviço (freio de mão)
Verifique as borrachas dos pedais de aceleração, freio e embreagem.
- Teto:
Verifique fixação dos suportes e projetores de iluminação interna.
Verifique estado do revestimento do teto, procure por falhas no encaixe, afundamentos no material, rasgos, manchas, etc.
Verifique o estado do porta-óculos no banco do motorista
- Porta malas:
Verifique o estado do estepe como pneus, triangulo e macaco. Cheque se a roda corresponde a algum kit opcional ou modelo você tenha adquirido. Em algumas versões não equipadas o estepe é de aço estampado mas em versões com kits de opcionais de rodas de liga leve ou naqueles em que a roda de liga leve é de série a roda do estepe também deve ser de liga leve.
Verifique o estado da guarnição do porta malas, tampas, fixação, etc...
- Isolamento acústico:
Verificar vedação das canaletas das janelas e borrachas das portas.
OBS: Alguns Puntos podem apresentar barulho de vento no interior da cabine em altas velocidades em uso em estradas. No entanto esse problema pode ser resolvido na garantia. Não aceite desculpas que alegam que tal problema "característica do carro". Recuse esse tipo de resposta e insista até o problema ser resolvido com ajustes na vedação principalmente dos vidros e portas.
O Punto como qualquer carro pode com o passar do tempo perder o aperto dos parafusos, presilhas e os encaixes podem ficar com folgas nas juntas do acabamento interno, isso causa movimentação e colisão das peças plásticas que ao passar em terreno acidentado geram vários ruídos internos. As peças soltas ou com folga podem gerar barulhos incômodos. Tais problemas devem ser resolvidos na concessionária durante o período de garantia.
- VERIFICAÇÕES MECÂNICAS:
1- MOTOR:
PORQUE VERIFICAR:
Com a vinda dos motores E-TorQ a Fiat disse adeus ao antigo e defasado motor 1.8 de origem GM. Não que ele fosse problemático, pelo contrário, mas com a ida dele também se foram alguns dos poucos problemas que eram comuns aos Puntos como, por exemplo, a conhecida falha no potenciômetro do corpo de borboletas (TBI). Após a mudança para os motores E-TorQ o Fiat Punto ganhou extraordinária confiabilidade mecânica, já que a nova linha de motores E-TorQ tem um excelente projeto oriundo de uma parceria entre BMW/Chrysler. Se você proprietário de um motor E-TorQ verificar o óleo frequentemente e seguir rigorosamente as recomendações de trocas de óleo e filtros, dificilmente terá algum problema com esses novos motores. Eles requerem baixíssima manutenção por não possuírem correia dentada, a qual em épocas passadas foi a grande vilã da manutenção dos modernos motores 16 válvulas aqui no Brasil. Sendo assim temos agora em linha 4 motores para o Fiat Punto.
São eles:
- Fire 1.4 / 8 válvulas (Flex)
- E-TorQ 1.6 / 16 válvulas (Flex)
- E-TorQ 1.8 / 16 válvulas (Flex)
- TJET 1.4 / 16 válvulas TURBO (Somente gasolina)
A maioria das verificações são comuns a todos os motores, portanto vamos abordar somente as principais.
PROCEDIMENTO A REALIZAR:
Verificar principalmente o nível de óleo do motor (Informe-se sobre o procedimento e lembre-se sempre de fazer com o motor frio para que o óleo tenha tempo de voltar ao cárter)
Verifique se o reservatório de água do limpador de para-brisas esta cheio
Verifique se o reservatório de combustível para partida a frio esta cheio com gasolina (peça para preencher se não estiver)
Verifique os fluidos de freio e de direção hidráulica
Verifique fluidos e liquido no radiador
Verifique se a capa de cobertura da bateria esta presente
Verifique se os cabos e mangueiras estão em perfeitas condições
Abra a tampa do filtro de ar do motor e verifique se é novo e se esta limpo
OBS: Apesar dos procedimentos de construção dos motores terem evoluído aumentando a precisão das peças móveis o amaciamento do motor, assim como o amaciamento das demais peças móveis do veículo se fazem necessárias. Nos primeiros quilometros evite abusar de altas rotações e não espere os melhores índices de consumo e performance do seu veículo.
2- SUSPENSÃO, RODAS e FREIOS:
PORQUE VERIFICAR:
Eis aqui um dos pontos de destaque do seu Fiat Punto. Poucas as vezes um veículo Fiat fora tão elogiado por seu ajuste de suspensão conciliando tão bem conforto e estabilidade. A suspensão é um dos pontos mais importantes do veiculo, pois ela é a responsável como o próprio nome diz, suspender o veículo garantindo a absorção das irregularidades do piso evitando o balanço da carroceria. Porém para garantir que você poderá aproveitar o melhor da suspensão do seu Punto algumas verificações são necessárias.
Freios, pois simplesmente são os responsáveis por parar o veículo e as rodas por poderem igualmente afetar sua segurança.
PROCEDIMENTO A REALIZAR:
Verifique visualmente o estado dos amortecedores dentro da caixa de rodas, procure por vazamentos
Verifique o estado dos discos de freio, procure por trincas ou má formações.
Verifique o estado das rodas procurando por batidas, trincas ou quaisquer sinais que mostrem que o veiculo possa ter sofrido algum dano na suspensão que possa exigir reparo.
Verifique o funcionamento do amortecedor empurrando a frente do carro para baixo algumas vezes. Se o amortecedor estiver com funcionamento correto na primeira vez que empurrar a frente irá desce com facilidade, mas na segunda vez ela terá que endurecer.
Verifique o estado das juntas homocinéticas e coifas de proteção procurando por rasgos, olhando por trás das rodas dianteiras. Se você não sabe o que é, observe uma barra que é ligada da região do motor a roda. É bem fácil.
Verifique o estado do eixo traseiro olhando por debaixo do veículo.
OBS: Algumas verificações na suspensão, rodas e freios só poderão ser feitas após retirar o veículo da concessionária. Ao rodar com o carro se notar comportamento estranho a direção leve o veiculo para ser reparado na garantia. Os problemas mais comuns são desalinhamento, pastilhas gastas ou usadas que criam buracos e afundamento do pedal de freio.
ATENÇÃO!!! VERIFIQUE A PRESSÃO DOS PNEUS ASSIM QUE DEIXAR A CONCESSIONÁRIA. UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA RELATOS DE ALTO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL NO FIAT PUNTO SÃO VEÍCULOS ENTREGUES AOS PROPRIETÁRIOS COM PNEUS DESCALIBRADOS QUE NÃO SÃO VERIFICADOS POSTERIORMENTE POR SEUS DONOS.
3- CÂMBIO:
PORQUE VERIFICAR:
Um câmbio com problemas pode transformar a experiência de dirigir em algo muito desagradável. Os câmbios Fiat eram tipicamente conhecidos pela dureza e falta de precisão nos engates. Esse tipo de problema no caso da Fiat sempre esteve muito mais relacionado a falta de precisão do conjunto de alavanca de mudanças comprida demais + trambulador + cabos do que propriamente por característica da caixa de câmbio.
O câmbio do Fiat Punto nem de perto lembra os horríveis câmbios Fiat de antigamente, afinal de contas melhorou muito em termos de maciez e precisão, dessa forma já não é mais fator que deve ter importância decisiva na hora de optar entre um ou outro veículo, apesar de ainda não estar no mesmo nível dos câmbios de algumas marcas concorrentes aqui no Brasil já podemos afirmar que o câmbio atende satisfatoriamente.
PROCEDIMENTO A REALIZAR:
Dentro do veiculo acione a embreagem e verifique marcha por marcha se todas estão engatando da mesma forma sem nenhum tipo de dificuldade.
Verifique por barulhos incomuns ao barulho típico do mecanismo de engate.
Verifique se a embreagem esta funcionando corretamente e se não apresenta sinais de desgaste prematuro ao sair com o veiculo. Sinais de trepidação podem denunciar algo errado.
OBS: Caso seu Punto esteja equipado com câmbio Dualogic faça as mesmas verificações de acordo com o funcionamento do câmbio automatizado.
Em caso de defeito procure a concessionária o mais rápido possível, pois problemas com embreagem geralmente são taxados pelas concessionárias como mau uso por parte do proprietário (exceto no caso do Dualogic), portanto quanto mais precoce for o diagnóstico, maior será seu poder de argumentação.
4- FREIO DE SERVIÇO (FREIO DE MÃO):
PORQUE VERIFICAR:
O popular "freio de mão" é o responsável por garantir a imobilidade do veículo nas situações em que o carro encontra-se desligado ou parado. Também pode ser utilizado como auxilio para sair em aclives íngremes.
O funcionamento irregular deste item pode causar acidentes em alguns casos.
PROCEDIMENTO A REALIZAR:
Puxe a alavanca e verifique se o ajuste esta curto e firme. Se sentir que esta com folga, solicite ajuste.
5- PARTE INFERIOR:
PORQUE VERIFICAR:
No chamado chassis do veículo, muitos dispositivos metálicos são presos. Qualquer desprendimento por má fixação pode causar danos ao seu veículo que poderão ser atribuidos pela concessionária, como danos causados por pedras ou buracos. Portanto para evitar transtornos não custa nada observar a parte debaixo do carro para checar se esta tudo ok.
PROCEDIMENTO A REALIZAR:
Verifique se o cano de escapamento, silenciador e abafador estão bem fixados.
Verifique se o protetor de cárter (caso venha) esta bem fixado e instalado corretamente
Verifique se os revestimentos térmicos em ao redor do cano de escapamento estão bem fixados e não estão danificados.
Qualquer sinal de batidas, raspagem, rupturas deve ser comunicado a concessionária para que sejam tomadas as providências.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Demorou, mas esta saindo do forno o checklist para a linha Punto 2009 !!!
Como sempre visando facilitar a vida daqueles que acabaram de comprar um Punto e estão apenas aguardando a ligação da concessionária para retirar seu carro 0km, vai aqui um checklist completo contendo os principais problemas crônicos de fabricação do Punto modelo 2009 e incluindo aqueles que são culpa das concessionárias os quais são disfarçados no ato da entrega.
No momento em que forem retirar seus veículos utilizem esse checklist para identificar possíveis problemas conferindo item por item.
É importante lembrar para não se deixar levar pela emoção que é grande ao receber o tão desejado carro e acabar se descuidar com os itens aqui dispostos. Seja firme pois afinal de contas o Punto não é um carro popular qualquer. Ele é um carro classificado pela própria Fiat como de um segmento superior chamado "compacto premium" ou "sporthatch". É um bem de alto valor no qual seus proprietários esperam qualidade compatível com a exigência superior de performance e qualidade que os clientes dessa categoria procuram.
Moderadores e usuários fiquem a vontade para sugerir qualquer mudança para melhorar essa lista. Assim que novos itens forem surgindo eu irei adicionando para deixar ela cada vez mais completa.
Segue abaixo...
O primeiro modelo do Punto brasileiro surgiu no último trimestre de 2007 o qual apresenta até hoje uma série de problemas. Entretanto, após mais de 1 ano de produção, a Fiat aparentemente corrigiu parte desses problemas. A lista que você verá abaixo esta diretamente relacionada apenas com os problemas que o modelo 2009 costuma apresentar, isso implica que os Puntos antigos modelo 2007/2008 e modelo 2008/2008 também podem ter os problemas listados aqui assim como podem ter outros não listados.
Para facilitar a identificação vou listar de forma resumida os problemas que os modelos 2007/2008 e 2008/2008 tinham e aparentemente foram solucionados:
Materiais, construção e acabamento resolvidos:
1 - Tampa plástica do braço de suporte do retrovisor externo: Ela simplesmente se desprendia do nada e a Fiat já resolveu o problema com uma nova cola
2 - Tampa do porta luvas entortada e não fecha corretamente: (Não existem mais relatos desse problema na linha 2008/2009)
3 - Parachóques que dilatam no calor: (Após muita pesquisa, só encontrei dois relatos desse tipo de caso, mas a linha 2008/2009 no geral esta livre do problema.)
4 - Máquina do vidro elétrico faz barulho na porta e apresenta queda: (O problema era com o mecanismo que possuia defeito de fabricação, foi substituidos e não apresenta mais problemas)
5 - Alinhamento dos faróis e funcionamento das lampadas: (Problemas que ocorreram apenas na linha 2007/2008)
6 - Barulho tipo grilo no ventilador com ou sem ar condicionado (Problema de controle de qualidade de montagem da Fiat que aparentemente foi resolvido ao longo de 2008)
7 - Alinhamento da lataria: (Incluia o capô, paralamas e outras peças como tampa do porta malas que vinham desalinhadas em relação a estrutura do carro e já foram resolvidas em 2008)
Problemas Mecânicos resolvidos:
1 - Potênciometro do corpo de borboleta: (Uma falha no mecânismo fazia com que o carro apresentasse falhas e engasgadas entre 2000 e 3000rpm. O dispositivo esta sendo substituído e até hoje é trocado na garantia)
_____________________________________________________________
Fiat Punto Checklist v1.6 - Para Puntos modelo 2009
Materiais, construção e acabamento:
1 - Problemas com pintura:
Na maior comunidade do Punto no Orkut é possível encontrar um tópico com centenas de relatos sobre problemas com o verniz da pintura do Punto.
Ao que consta visando redução de custos a Fiat reduziu a quantidade do verniz que cobre a pintura dos seus carros causando maior fragilidade e baixa tolerância/resistência a pequenos detritos e objetos que é comum colidirem principalmente com o capô do carro. São comuns os relatos de pintura com bolhas, descascando ou marcas brancas de pintura facilmente danificada após viagens ou situações pós estradas e rodovias.
Lembrando que a pintura é um dos itens que mais desvaloriza o carro se tiver problemas. Fora esse problema do verniz muitos Puntos da linha 2008/2009 continuam apresentando defeitos na pintura vindos de fábrica, como por exemplo, respigos de tinta e falhas no acabamento. Fora isso ainda existem os problemas causados pelas concessionárias com marcas de polimentos "mau" feitos e exagerados pelas concessionárias, manchas causas por produtos químicos ou ação do tempo, rachaduras nas pinturas em partes plásticas do veículo, entre outras divergências.
Portanto segue a recomendação para antes de retirar seu Punto colocar o mesmo em local bem iluminado e realizar uma observação rigorosa desde os paralamas até o capo do veículo.
Solicite reparo imediato em qualquer defeito que encontrar, se o reparo não ficar bom solicite a pintura da peça inteira e se mesmo assim o resultado não for satisfatório solicite a repintura inteira do carro ou em casos extremos a substituição do veículo. Seja insistente e não desista nunca. Pintura problemática fará você perder muito dinheiro do seu investimento.
2 - Marcas no painel e danos no acabamento interno:
Após 1 ano de existência do modelo parece que os funcionários do setor de controle de qualidade pós produção da Fiat ainda estão tratando o modelo com total descaso para atender a demanda.
Quem sabe com a crise no setor a situação melhore e eles tenham mais tempo para procurar defeitos de acabamento e corrigir os problemas antes que os veículos cheguem aos clientes. Continua sendo comum encontrar painéis com marcas de batidas, arranhôes, marcas de chave de fenda e manchas brancas de produtos químicos nas partes plásticas, riscos, e marcas de injeção das máquinas na produção.
É importante verificar se tudo esta devidamente em boas condições na retirada do veículo, pois a concessionária não aceita reclamações posteriores e dirá que foi mau uso por parte do proprietário, portanto verifique e reclame pedindo reparo antes de retirar o veículo.
3 - Banco traseiro com barulho:
Não é só com o Punto, mas pelas últimas pesquisas realizada é um problema com diversos outros modelos da Fiat. Em todos os modelos incluindo o 2009 o pino de encaixe do encosto do banco traseiro proporciona um barulho desagradável de batida ou "nhéc nhécs" em qualquer terreno um pouco mais acidentado. As concessionárias vem solucionando o problema passando fita isolante para deixar mais grosso e firme o encaixe, mas o barulho torna a voltar com o tempo. Alguns proprietários relatam que com o alinhamento do banco o problema desapareceu.
4 - Regulador de altura do banco do motorista:
Esse é uma vergonha para o Punto porque a Fiat constatou o erro devido as reclamações dos proprietários de Punto, realizou a modificação para o Linea e simplesmente esqueceu de corrigir o defeito para o Punto !!! Como é que pode uma coisa dessas ???
O problema todo esta na alavanca de ajuste de altura do banco que é grande demais e o motorista ao sentar faz com que o estofado encoste na alavanca movimentando a mesma. No Linea a alavanca já é mais curta e o problema não ocorre, mas inexplicávelmente no Punto 2008 modelo 2009 a alavanca permaneceu a mesma. Reclamem até terem o seu problema solucionado, a Fiat substitui a alavanca do Punto pela do Linea nas concessionárias para que o problema não volte a ocorrer. Caso eles se recusem, compre a alavanca do Linea e faça a substituição você mesmo, os bancos de ambos são praticamente idênticos e compativeis.
5 - Barulho de vento com janelas fechadas em alta velocidade:
Alguns culpam os retrovisores, mas acredita-se que o problema esta na vedação das portas e janelas do carro. A Fiat simplesmente não consegue resolver o problema e ao levar na concessionária é comum ouvir como resposta que isso é "característica do carro". Recuse esse tipo de resposta e insista até o problema ser resolvido com ajustes na vedação principalmente dos vidros e portas.
6 - Acabamento interno em geral e peças plásticas:
Segundo boatos internos de pessoas que se dizem funcionários da Fiat a culpa é a redução de custos e a alta demanda por veículos.
Peças plásticas com rebarbas, deformações, partes mal encaixadas e que se soltam do nada ainda são comuns ao Punto mesmo tendo melhorado muito em relação aos primeiros modelos produzidos.
A recomendação é para entrar no seu novo Punto e conferir se tudo esta bem encaixado, firme e com a devida qualidade.
Apesar da crise a Fiat parece não dar muita importância ao controle de qualidade pós produção para poder agilizar a entrega dos veículos para os clientes.
Em todo carro com o passar do tempo são comuns as queixas de barulhos e estalos. A área mais afetada é a região das portas, vidros e painel.
O Punto começa a perder o aperto dos parafusos, presilhas e os encaixes ficam com folgas nas juntas do acabamento interno, isso causa movimentação e colisão das peças plásticas que ao passar em terreno acidentado geram vários ruídos. As peças soltas ou com folga transformam o Punto em um carro ruídoso com tantas batidas secas e "nhéc nhécs". A sensação de má qualidade é horrível e mais uma vez a causa é a má qualidade no processo de produção do plástico utilizado para fabricação das peças. Estes perdem facilmente suas propriedades originais com calor e com o passar do tempo. O volante por exemplo tão elogiado por sua ergônomia é feito de um composto que se desgasta de forma muito rápida em relação a qualquer outro carro. Não se assute se após 1 ano de uso ele já parecer velho demais.
Um plástico mais resistente em relação as condições climáticas do nosso país e para resistir a torção constante da carroceria no nosso acidentado terreno seria muito bem vindo no carro.
Verifique principalmente:
- Alinhamento do painel
- Alinhamento das soleiras das portas,
- Alinhamento do duto central plástico (Onde fica o câmbio)
- Alinhamento do console central (NO ELX é prata no HLX e Sporting é black piano)
- Alinhamento e encaixe do acabamento plástico das portas.
- Encaixes dos instrumentos de direção no volante, setas, faróis, etc...
- No carpete verifique se as presilhas estão soltando ou se ele tem rasgos. (na cabine e porta malas)
- Presilhas e encaixes dos plásticos das portas, procure ruidos e veja se há algo solto;
- Capa de couro do ajuste de distância do volante (Rasgos e manchas)
- Capa de couro do câmbio (Rasgos e manchas)
- Acabamento plástico do braço do retrovisor interno (Pode cair)
- Direcionadores de ar e botões do console central (Tem que estar firmes)
- Verifique acabamento dos porta objetos incluindo o porta óculos
- Encaixes das molduras do teto e tampas plásticas das colunas frontais, laterais e traseiras.
- Fitas de felpro para correr os vidros (Costumam estar mal encaixadas)
- Borrachas de vedação das portas (Rasgos e alinhamento)
- Borrachas de vedação externa dos vidros;
- Acabamento dos bancos e apoio de cabeça, falhas de costura, manchas e rasgos, encaixe da espuma (Importante porque as concessionárias não aceitam reclamações posteriores)
- Reguladores dos bancos (Altura, distância e inclinação) principalmente o de altura.
- Guarnição do porta malas (procure rasgos)
- Verifique estepe, triangulo e ferramentas se estão completas
- Verifique acabamento do volante
- Verifique as borrachas dos pedáis de aceleração, freio e embreagem
_____________________________________________________________
OK amigos, verificado tudo isso agora vamos para a parte mecânica do carro. Sim seu Punto pode vir com problemas mecânicos de fábrica.
Mecânica:
A maioria dos problemas de mecânica você não precisa identificar na concessionária porque a garantia cobre praticamente todos eles, porém é bom estar atento com algumas falhas.
1 - Óleo e conteúdo dos reservatórios:
Ao receber seu Punto confira o nível de óleo, confira se o reservatório de água do limpador de parabrisas esta cheio, verifique se o reservatório de combustível para partida a frio esta cheio com gasolina, verifique fluido de freio e de direção hidraúlica, verifique também o radiador.
2 - Discos de freio e pastilhas:
Verifique se o disco de freio não esta riscado e se as pastilhas estão em boas condições a fabrica costuma mandar elas com folga demais ou gastas e quase sempre é necessário solicitar aperto para evitar estalos e o famoso "buraco" no pedal de freio até o carro efetivamente começar a frear. É um problema chato e simples que a fabrica poderia resolver com um pequeno ajuste na linha de produção.
3 - Pneus e rodas:
Inacreditável, mas o Punto vem com pneus descalibrados, rodas desbalanceadas e desalinhado de fabrica, ao receber seu Punto calibre os pneus incluindo o estepe e verifique se seu carro esta devidamente alinhado e balanceado. Lembre que pneus muito murchos aumentam o consumo de combustível do veículo.
4 - Consumo alto demais:
Esse é um ponto delicado e muito discutível, o motor quando ainda esta amaciando consome mais e o Punto (principalmente o 1.4) gasta muito combustível para o que rende, chega a ser assustador e esperamos que a Fiat resolva isso em breve melhorando a relação peso/potência do carro, mas existem relatos de Puntos que saem de fábrica com o consumo em torno de 5km/l se esse for seu caso verifique a qualidade do combustível que esta usando e então reclame com a concessionária e peça providências. Pode ser injeção eletrônica, bomba de combustível, sonda lambda travada, etc...
5 - Suspensão:
Apesar de ser um dos pontos mais elogiados do Punto, os amortecedores e molas podem vir de fábrica com defeito fazendo rangidos e barulhos estranhos. Recentemente um problema nos coxins da suspensão dianteira do Punto acarreta em estranhos estalos ao girar o volante. Ao constatar esse defeito solicite reparo na concessionária.
6 - Freio de serviço:
O popular "freio de mão" pode vir desregulado de fábrica não segurando o pesado Punto apropriadamente em ladeiras. Solicite ajuste se esse for o caso.
7 - Escapamento e parte inferior:
Verifique se o cano de escapamento, silenciador e abafador estão bem fixados, verifique se o protetor de cárter (caso venha) esta bem fixado e instalado corretamente. Qualquer sinal de batidas, raspagem deve ser comunicado a concessionária para que sejam tomadas as providências.
8 - Câmbio:
O câmbio do Punto, não era problemático.
Perto dos Fiat de antigamente é outro universo e hoje em dia ele oferece engates relativamente precisos, mas não é considerado suave. É um câmbio um pouco duro para entrar as marchas e o trambulador segundo diversos relatos é frágil demais. Quando o mesmo se desgasta os engates começam a ficar comprometidos.
Tudo isso era apenas característica do câmbio, até que as primeiras queixas começaram...
Muitos proprietários estão relatado que ao estarem em trânsito com o Punto ele simplesmente ficou com a alavanca de câmbio completamente 'mole" engatado e preso em uma marcha. O problema ao que consta é com o terminal dos cabos de seleção de marcha que quebra impedindo que os comandos dado a alavanca de câmbio sejam transmitidos a caixa de câmbio no motor. Ou seja é um problema que impede a mudança de marcha e faz muitos proprietários literalmente ficarem a pé ou queimarem a embreagem na tentativa de conduzir o veículo até um local seguro.
Fique atento e se seu cambio estiver duro demais ou fazendo barulhos e rangidos nos engates solicite verificação imediatamente.
9 - Velocimetro desligado ou religado:
Aqui entra a maior sacanagem das concessionárias Fiat que já vimos.
Quando seu carro zero km chega nas concessionárias a mesma não comunica de imediato para o cliente que o veículo chegou e coloca o seu veículo como mostruário, ou seja, de vitrine para outros clientes conhecerem o carro. Isso já não é legal, afinal de contas ninguém quer que toda a população interessada no veículo entre e saia do carro, pisando nos pedais, engatando marchas e fique sentando nos bancos do SEU CARRO. O maior problema é que a sacanagem não para por ai.
Quando algum cliente solicita para dar um volta no Punto para conhece-lo, o famoso test-drive, as concessionárias desligam o velocimetro do seu carro para que ele não conte a kilometragem e disponibilizam o seu Punto para a clientela poder testar o carro, ou seja, você pensa que seu carro é 0km, mas ele não é mais. O normal é ele vir de fábrica com algo em torno de 8km rodados que são os testes feitos pela fábrica, se vier zerado ou com algo superior a isso desconfie e peça explicações.
Essa pratica de desligar o velocimetro é ainda mais absurda quando os carros são transportados até a concessionária não em caminhões, mas em trânsito rodando eles mesmos por não haver disponibilidade de transporte.
Imagine seu carro 0km vindo de Betim em MG rodando porque não havia um caminhão cegonha para transportar o mesmo. Você chega na concessionária e o painel do seu carro mostra 8km rodados, mas o carro já rodou mais de 500km, mas claro ficam as marcas de uso, a parte inferior do carro denúncia tudo, também ficam marcas de poeira e sujeira no motor. Se isso acontecer ligue para o 0800 e denúncie a concessionária. Solicite providências e explicações.[/img]
Demorou, mas esta saindo do forno o novo checklist para a linha Punto 2011 !!!
Como sempre visando facilitar a vida daqueles que acabaram de comprar um Punto e estão apenas aguardando a ligação da concessionária para retirar seu carro 0km, vai aqui um checklist completo para impressão contendo as principais verificações necessárias para o Punto modelo 2011.
No momento em que forem retirar seus veículos na concessionária utilizem esse checklist para identificar possíveis problemas conferindo item por item.
É importante lembrar para não se deixar levar pela emoção que é grande ao receber o tão desejado carro e acabar se descuidando com os itens aqui dispostos. Seja firme pois afinal de contas o Punto não é um carro popular qualquer. Ele é um carro classificado pela própria Fiat como de um segmento superior chamado "compacto premium" ou "sporthatch". Trata-se de um bem de alto valor no qual seus proprietários esperam qualidade compatível com a exigência superior que a categoria precisa proporcionar.
Moderadores e usuários fiquem a vontade para sugerir qualquer mudança para melhorar essa lista. Assim que novos itens forem surgindo eu irei adicionando para deixar ela cada vez mais completa.
Segue abaixo...
Introdução:
O primeiro modelo do Punto brasileiro surgiu no último trimestre de 2007 o qual apresentou uma série de problemas. Entretanto, depois de mais de 3 anos em produção, a Fiat corrigiu boa parte dos problemas.
A lista de verificações abaixo é recomendada apenas os Puntos modelo 2011, porém não significa que os Puntos de outros modelos não tenham características semelhantes a essa lista de verificação.
Antes de começar, vou resumir os problemas que os modelos 2007/2008, 2008/2008, 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2010 tinham e aparentemente foram solucionados pela montadora.
Materiais, construção e acabamento resolvidos:
1 - Tampa plástica do braço de suporte do retrovisor externo: (Ela simplesmente se desprendia do nada e a Fiat já resolveu o problema com uma nova cola)
2 - Tampa do porta luvas que não fechava corretamente: (Existem poucos relatos do problema que são facilmente corrigidos na concessionária)
3 - Para-choques que dilatavam no calor: (Nunca mais foram vistos relatos desse problema)
4 - Máquina do vidro elétrico faz barulho na porta e apresenta queda: (O problema era com o mecanismo que possuía defeito de fabricação, foi substituído e não apresenta mais problema)
5 - Alinhamento dos faróis e funcionamento das lampadas: (Problemas que ocorreram apenas na linha 2007/2008)
6 - Barulho tipo grilo no ventilador com ou sem ar condicionado (Problema de controle de qualidade de montagem da Fiat que aparentemente foi resolvido após 2008)
7 - Alinhamento da lataria: (Incluía o capô, para-lamas e outras peças como tampa do porta malas que vinham desalinhadas em relação a estrutura do carro e já foram em boa parte resolvidas após 2008)
Problemas Mecânicos resolvidos:
1 - Potenciômetro do corpo de borboleta no antigo motor 1.8 GM: (Uma falha no mecanismo fazia com que o carro apresentasse falhas e engasgadas entre 2000 e 3000rpm. O dispositivo foi e continua sendo substituído até hoje na garantia)
2 - Caixa de direção: (Em algumas unidades de Punto produzidas no ano de 2009 e no inicio de 2010 ao virar o volante eram ouvidos estalos por defeito na caixa de direção ocasionando a substituição da mesma. A partir do modelo 2011 o problema foi resolvido)
3 - Cabos de ligação do câmbio: (Uma falha nos dispositivo de suporte dos cabos de seleção de marchas ocasionava o desprendimento do cabo acarretando a impossibilidade de engate das marchas. A alavanca ficava solta e não era possível desengatar ou engatar qualquer outra marcha. O problema foi em definitivo a partir do modelo 2010 do Punto)
DICA: Vai na concessionária pegar o seu? Faça o download da v2.0 em pdf, imprima e leve.
A melhor emoção será conferir e ver que está efetivamente tudo ok!
O primeiro modelo do Punto brasileiro surgiu no último trimestre de 2007 o qual apresentou uma série de problemas. Entretanto, depois de mais de 3 anos em produção, a Fiat corrigiu boa parte dos problemas.
A lista de verificações abaixo é recomendada apenas os Puntos modelo 2011, porém não significa que os Puntos de outros modelos não tenham características semelhantes a essa lista de verificação.
Antes de começar, vou resumir os problemas que os modelos 2007/2008, 2008/2008, 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2010 tinham e aparentemente foram solucionados pela montadora.
Materiais, construção e acabamento resolvidos:
1 - Tampa plástica do braço de suporte do retrovisor externo: (Ela simplesmente se desprendia do nada e a Fiat já resolveu o problema com uma nova cola)
2 - Tampa do porta luvas que não fechava corretamente: (Existem poucos relatos do problema que são facilmente corrigidos na concessionária)
3 - Para-choques que dilatavam no calor: (Nunca mais foram vistos relatos desse problema)
4 - Máquina do vidro elétrico faz barulho na porta e apresenta queda: (O problema era com o mecanismo que possuía defeito de fabricação, foi substituído e não apresenta mais problema)
5 - Alinhamento dos faróis e funcionamento das lampadas: (Problemas que ocorreram apenas na linha 2007/2008)
6 - Barulho tipo grilo no ventilador com ou sem ar condicionado (Problema de controle de qualidade de montagem da Fiat que aparentemente foi resolvido após 2008)
7 - Alinhamento da lataria: (Incluía o capô, para-lamas e outras peças como tampa do porta malas que vinham desalinhadas em relação a estrutura do carro e já foram em boa parte resolvidas após 2008)
Problemas Mecânicos resolvidos:
1 - Potenciômetro do corpo de borboleta no antigo motor 1.8 GM: (Uma falha no mecanismo fazia com que o carro apresentasse falhas e engasgadas entre 2000 e 3000rpm. O dispositivo foi e continua sendo substituído até hoje na garantia)
2 - Caixa de direção: (Em algumas unidades de Punto produzidas no ano de 2009 e no inicio de 2010 ao virar o volante eram ouvidos estalos por defeito na caixa de direção ocasionando a substituição da mesma. A partir do modelo 2011 o problema foi resolvido)
3 - Cabos de ligação do câmbio: (Uma falha nos dispositivo de suporte dos cabos de seleção de marchas ocasionava o desprendimento do cabo acarretando a impossibilidade de engate das marchas. A alavanca ficava solta e não era possível desengatar ou engatar qualquer outra marcha. O problema foi em definitivo a partir do modelo 2010 do Punto)
_____________________________________________________________
Fiat Punto Checklist v2.0 - Para Puntos modelo 2011
- ACABAMENTO E CONSTRUÇÃO:
1 - PROBLEMAS EXTERNOS E PINTURA:
PORQUE VERIFICAR:
Após 3 anos de produção do veículo ainda existem relatos de problemas com alinhamento das peças e problemas com a pintura do Punto.
Ao que consta visando redução de custos a Fiat teria reduzido a quantidade do verniz que cobre a pintura dos seus carros causando maior fragilidade e baixa tolerância/resistência a pequenos detritos e objetos que é comum colidirem principalmente com a parte frontal do capô do carro. Tal economia fica ainda mais agravada por procedimentos de polimento mal executados pelas concessionárias antes da entrega dos veículos aos seus clientes. O Polimento quando mal executado desgasta exageradamente o verniz, portanto não são raros os relatos de pintura com bolhas, descascando ou marcas brancas de pintura danificada após viagens ou situações pós estradas e rodovias.
A pintura é um dos itens que mais desvaloriza o carro se tiver problemas e não é coberta pela garantia após retirar o veículo da concessionária. Sendo assim, muita atenção ao verificar o veículo ao retira-lo.
Os problemas com peças e partes mal encaixadas, passam a impressão que o carro sofreu alguma colisão e fora reparado, portanto é importante constatar as falhas antes de retirar o veiculo da concessionária.
PROCEDIMENTO A REALIZAR:
- Pintura:
Verificar respingos de tinta, bolhas, falhas no acabamento das portas, para-lamas, para-choques, e partes móveis. Verificar também manchas causadas por produtos químicos e ação do tempo, rachaduras nas pinturas em partes plásticas do veículo e outras anomalias. Verificar a pintura sempre em ambiente bem iluminado ou de preferência ao sol, para diagnosticar qualquer possível reparo não divulgado pela concessionária.
- Peças externas:
Verificar estado e alinhamento das peças externas, como capô, porta malas, para-choques, portas, faróis, lanternas, retrovisores, borrachas de vedação, etc.
Em caso de diagnóstico de problema solicite reparo imediato.
Se o reparo não atender as exigências de qualidade solicite a substituição ou repintura da peça inteira. No caso da pintura se o resultado não for satisfatório solicite a repintura inteira do carro ou em casos extremos a substituição do veículo. É recomendado persistência, pois mais uma vez lembrando pintura problemática não é coberta pela garantia e fará você perder muito dinheiro do seu investimento na hora da revenda.
2 - ACABAMENTO E MATERIAIS INTERNOS:
PORQUE VERIFICAR:
Após 3 anos e muitas reclamações o setor de controle de qualidade pós-produção da Fiat melhorou bastante os cuidados com o Punto, porém com o crescimento do setor e o grande volume de produção, alguns problemas simples e inaceitáveis ainda continuam chegando até o consumidor. Alguns são problemas da montadora, outros problemas ocorridos no transporte e outros problemas por mau cuidado na concessionária. De qualquer forma o carro precisa ser entregue sem nenhum defeito aos clientes. É deprimente receber um carro novo e constatar problemas graves como painéis ou portas riscadas, por exemplo.
PROCEDIMENTO A REALIZAR:
- Portas:
Procure por arranhões, rebarbas, manchas ou quaisquer marcas de "injeção" de material nas portas. Verifique também defeitos na confecção, alinhamento ou encaixes.
- Painel:
Atenção especial para batidas, alinhamento, deformações, rebarbas plásticas, ARRANHÕES E RISCOS. Verifique sempre em ambiente bem iluminado e seja rigoroso na vistoria.
Verifique os direcionadores de ar e botões do console central, como ar condicionado, rádio integrado, etc. Todos tem que estar firmes, bem encaixados, mas sem dificuldades no acionamento.
- Volante:
Verifique deformações, desgaste e o funcionamento do ajuste de altura e profundidade.
- Buzina, faróis e alavancas de seta:
Verificar funcionamento e condição das peças.
- Mostradores de velocidade, conta giros, display LCD do computador de bordo:
Verificar funcionamento e falhas de acabamento.
Verificar se hodômetros estavam desligados no ato da entrega
OBS: Quando um carro zero quilometro chega nas concessionárias, algumas não comunicam de imediato o cliente que o veículo já esta disponível, e assim aproveitam para colocar o veículo já vendido como mostruário no showroom. Ou seja, fica disponível para outros clientes conhecerem o carro. Isso não é nada legal, afinal de contas ninguém quer que outras pessoas entrem e saiam do carro, pisando nos pedais, engatando marchas e fiquem sentando nos bancos do SEU CARRO. O maior problema é que a sacanagem não para por ai.
Quando algum cliente solicita realizar um test-drive para conhecer o modelo, as concessionárias desligam o velocímetro e o hodômetro do seu carro para que ele não conte a quilometragem e disponibilizam o seu Punto para a clientela testar o carro. Resumindo, você pensa que seu carro é zero quilometro, mas ele não é mais. O normal seria ele vir de fábrica com algo em torno de 8km rodados que são os testes feitos pela fábrica, se vier zerado ou com algo muito superior a isso desconfie e peça explicações imediatamente.
- Bancos:
Verificar o estado do revestimento do tecido ou couro, procurar por defeitos na costura, rasgos, deformações na espuma injetada.
Verificar o deslizamento do carrinho de ajuste de distância.
Atenção especial para a fixação dos ajustes de de altura e inclinação dos bancos que já apresentaram problemas nos modelos anteriores causando abaixamento da altura do banco. O problema todo estava na alavanca de ajuste de altura do banco que era grande demais e o motorista ao sentar fazia com que o estofado encostasse na alavanca descendo o banco. Também vale checar o apoio do encosto de cabeça de todos os assentos. Outra atenção especial para o pino de encaixe do encosto do banco traseiro direito. São comuns relatos de barulhos devido a má fixação ou alinhamento do banco traseiro.
- Assoalho:
Verificar o estado do carpete, falhas no corte, rasgos e locais em que possa existir falha na fixação do mesmo.
Verifique o estado das soleiras das portas.
Verifique a coifa do câmbio (capa que envolve o câmbio) procurando por rasgos ou má fixação.
Verifique o acabamento da alavanca do freio de serviço (freio de mão)
Verifique as borrachas dos pedais de aceleração, freio e embreagem.
- Teto:
Verifique fixação dos suportes e projetores de iluminação interna.
Verifique estado do revestimento do teto, procure por falhas no encaixe, afundamentos no material, rasgos, manchas, etc.
Verifique o estado do porta-óculos no banco do motorista
- Porta malas:
Verifique o estado do estepe como pneus, triangulo e macaco. Cheque se a roda corresponde a algum kit opcional ou modelo você tenha adquirido. Em algumas versões não equipadas o estepe é de aço estampado mas em versões com kits de opcionais de rodas de liga leve ou naqueles em que a roda de liga leve é de série a roda do estepe também deve ser de liga leve.
Verifique o estado da guarnição do porta malas, tampas, fixação, etc...
- Isolamento acústico:
Verificar vedação das canaletas das janelas e borrachas das portas.
OBS: Alguns Puntos podem apresentar barulho de vento no interior da cabine em altas velocidades em uso em estradas. No entanto esse problema pode ser resolvido na garantia. Não aceite desculpas que alegam que tal problema "característica do carro". Recuse esse tipo de resposta e insista até o problema ser resolvido com ajustes na vedação principalmente dos vidros e portas.
O Punto como qualquer carro pode com o passar do tempo perder o aperto dos parafusos, presilhas e os encaixes podem ficar com folgas nas juntas do acabamento interno, isso causa movimentação e colisão das peças plásticas que ao passar em terreno acidentado geram vários ruídos internos. As peças soltas ou com folga podem gerar barulhos incômodos. Tais problemas devem ser resolvidos na concessionária durante o período de garantia.
- VERIFICAÇÕES MECÂNICAS:
1- MOTOR:
PORQUE VERIFICAR:
Com a vinda dos motores E-TorQ a Fiat disse adeus ao antigo e defasado motor 1.8 de origem GM. Não que ele fosse problemático, pelo contrário, mas com a ida dele também se foram alguns dos poucos problemas que eram comuns aos Puntos como, por exemplo, a conhecida falha no potenciômetro do corpo de borboletas (TBI). Após a mudança para os motores E-TorQ o Fiat Punto ganhou extraordinária confiabilidade mecânica, já que a nova linha de motores E-TorQ tem um excelente projeto oriundo de uma parceria entre BMW/Chrysler. Se você proprietário de um motor E-TorQ verificar o óleo frequentemente e seguir rigorosamente as recomendações de trocas de óleo e filtros, dificilmente terá algum problema com esses novos motores. Eles requerem baixíssima manutenção por não possuírem correia dentada, a qual em épocas passadas foi a grande vilã da manutenção dos modernos motores 16 válvulas aqui no Brasil. Sendo assim temos agora em linha 4 motores para o Fiat Punto.
São eles:
- Fire 1.4 / 8 válvulas (Flex)
- E-TorQ 1.6 / 16 válvulas (Flex)
- E-TorQ 1.8 / 16 válvulas (Flex)
- TJET 1.4 / 16 válvulas TURBO (Somente gasolina)
A maioria das verificações são comuns a todos os motores, portanto vamos abordar somente as principais.
PROCEDIMENTO A REALIZAR:
Verificar principalmente o nível de óleo do motor (Informe-se sobre o procedimento e lembre-se sempre de fazer com o motor frio para que o óleo tenha tempo de voltar ao cárter)
Verifique se o reservatório de água do limpador de para-brisas esta cheio
Verifique se o reservatório de combustível para partida a frio esta cheio com gasolina (peça para preencher se não estiver)
Verifique os fluidos de freio e de direção hidráulica
Verifique fluidos e liquido no radiador
Verifique se a capa de cobertura da bateria esta presente
Verifique se os cabos e mangueiras estão em perfeitas condições
Abra a tampa do filtro de ar do motor e verifique se é novo e se esta limpo
OBS: Apesar dos procedimentos de construção dos motores terem evoluído aumentando a precisão das peças móveis o amaciamento do motor, assim como o amaciamento das demais peças móveis do veículo se fazem necessárias. Nos primeiros quilometros evite abusar de altas rotações e não espere os melhores índices de consumo e performance do seu veículo.
2- SUSPENSÃO, RODAS e FREIOS:
PORQUE VERIFICAR:
Eis aqui um dos pontos de destaque do seu Fiat Punto. Poucas as vezes um veículo Fiat fora tão elogiado por seu ajuste de suspensão conciliando tão bem conforto e estabilidade. A suspensão é um dos pontos mais importantes do veiculo, pois ela é a responsável como o próprio nome diz, suspender o veículo garantindo a absorção das irregularidades do piso evitando o balanço da carroceria. Porém para garantir que você poderá aproveitar o melhor da suspensão do seu Punto algumas verificações são necessárias.
Freios, pois simplesmente são os responsáveis por parar o veículo e as rodas por poderem igualmente afetar sua segurança.
PROCEDIMENTO A REALIZAR:
Verifique visualmente o estado dos amortecedores dentro da caixa de rodas, procure por vazamentos
Verifique o estado dos discos de freio, procure por trincas ou má formações.
Verifique o estado das rodas procurando por batidas, trincas ou quaisquer sinais que mostrem que o veiculo possa ter sofrido algum dano na suspensão que possa exigir reparo.
Verifique o funcionamento do amortecedor empurrando a frente do carro para baixo algumas vezes. Se o amortecedor estiver com funcionamento correto na primeira vez que empurrar a frente irá desce com facilidade, mas na segunda vez ela terá que endurecer.
Verifique o estado das juntas homocinéticas e coifas de proteção procurando por rasgos, olhando por trás das rodas dianteiras. Se você não sabe o que é, observe uma barra que é ligada da região do motor a roda. É bem fácil.
Verifique o estado do eixo traseiro olhando por debaixo do veículo.
OBS: Algumas verificações na suspensão, rodas e freios só poderão ser feitas após retirar o veículo da concessionária. Ao rodar com o carro se notar comportamento estranho a direção leve o veiculo para ser reparado na garantia. Os problemas mais comuns são desalinhamento, pastilhas gastas ou usadas que criam buracos e afundamento do pedal de freio.
ATENÇÃO!!! VERIFIQUE A PRESSÃO DOS PNEUS ASSIM QUE DEIXAR A CONCESSIONÁRIA. UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA RELATOS DE ALTO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL NO FIAT PUNTO SÃO VEÍCULOS ENTREGUES AOS PROPRIETÁRIOS COM PNEUS DESCALIBRADOS QUE NÃO SÃO VERIFICADOS POSTERIORMENTE POR SEUS DONOS.
3- CÂMBIO:
PORQUE VERIFICAR:
Um câmbio com problemas pode transformar a experiência de dirigir em algo muito desagradável. Os câmbios Fiat eram tipicamente conhecidos pela dureza e falta de precisão nos engates. Esse tipo de problema no caso da Fiat sempre esteve muito mais relacionado a falta de precisão do conjunto de alavanca de mudanças comprida demais + trambulador + cabos do que propriamente por característica da caixa de câmbio.
O câmbio do Fiat Punto nem de perto lembra os horríveis câmbios Fiat de antigamente, afinal de contas melhorou muito em termos de maciez e precisão, dessa forma já não é mais fator que deve ter importância decisiva na hora de optar entre um ou outro veículo, apesar de ainda não estar no mesmo nível dos câmbios de algumas marcas concorrentes aqui no Brasil já podemos afirmar que o câmbio atende satisfatoriamente.
PROCEDIMENTO A REALIZAR:
Dentro do veiculo acione a embreagem e verifique marcha por marcha se todas estão engatando da mesma forma sem nenhum tipo de dificuldade.
Verifique por barulhos incomuns ao barulho típico do mecanismo de engate.
Verifique se a embreagem esta funcionando corretamente e se não apresenta sinais de desgaste prematuro ao sair com o veiculo. Sinais de trepidação podem denunciar algo errado.
OBS: Caso seu Punto esteja equipado com câmbio Dualogic faça as mesmas verificações de acordo com o funcionamento do câmbio automatizado.
Em caso de defeito procure a concessionária o mais rápido possível, pois problemas com embreagem geralmente são taxados pelas concessionárias como mau uso por parte do proprietário (exceto no caso do Dualogic), portanto quanto mais precoce for o diagnóstico, maior será seu poder de argumentação.
4- FREIO DE SERVIÇO (FREIO DE MÃO):
PORQUE VERIFICAR:
O popular "freio de mão" é o responsável por garantir a imobilidade do veículo nas situações em que o carro encontra-se desligado ou parado. Também pode ser utilizado como auxilio para sair em aclives íngremes.
O funcionamento irregular deste item pode causar acidentes em alguns casos.
PROCEDIMENTO A REALIZAR:
Puxe a alavanca e verifique se o ajuste esta curto e firme. Se sentir que esta com folga, solicite ajuste.
5- PARTE INFERIOR:
PORQUE VERIFICAR:
No chamado chassis do veículo, muitos dispositivos metálicos são presos. Qualquer desprendimento por má fixação pode causar danos ao seu veículo que poderão ser atribuidos pela concessionária, como danos causados por pedras ou buracos. Portanto para evitar transtornos não custa nada observar a parte debaixo do carro para checar se esta tudo ok.
PROCEDIMENTO A REALIZAR:
Verifique se o cano de escapamento, silenciador e abafador estão bem fixados.
Verifique se o protetor de cárter (caso venha) esta bem fixado e instalado corretamente
Verifique se os revestimentos térmicos em ao redor do cano de escapamento estão bem fixados e não estão danificados.
Qualquer sinal de batidas, raspagem, rupturas deve ser comunicado a concessionária para que sejam tomadas as providências.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Demorou, mas esta saindo do forno o checklist para a linha Punto 2009 !!!
Como sempre visando facilitar a vida daqueles que acabaram de comprar um Punto e estão apenas aguardando a ligação da concessionária para retirar seu carro 0km, vai aqui um checklist completo contendo os principais problemas crônicos de fabricação do Punto modelo 2009 e incluindo aqueles que são culpa das concessionárias os quais são disfarçados no ato da entrega.
No momento em que forem retirar seus veículos utilizem esse checklist para identificar possíveis problemas conferindo item por item.
É importante lembrar para não se deixar levar pela emoção que é grande ao receber o tão desejado carro e acabar se descuidar com os itens aqui dispostos. Seja firme pois afinal de contas o Punto não é um carro popular qualquer. Ele é um carro classificado pela própria Fiat como de um segmento superior chamado "compacto premium" ou "sporthatch". É um bem de alto valor no qual seus proprietários esperam qualidade compatível com a exigência superior de performance e qualidade que os clientes dessa categoria procuram.
Moderadores e usuários fiquem a vontade para sugerir qualquer mudança para melhorar essa lista. Assim que novos itens forem surgindo eu irei adicionando para deixar ela cada vez mais completa.
Segue abaixo...
O primeiro modelo do Punto brasileiro surgiu no último trimestre de 2007 o qual apresenta até hoje uma série de problemas. Entretanto, após mais de 1 ano de produção, a Fiat aparentemente corrigiu parte desses problemas. A lista que você verá abaixo esta diretamente relacionada apenas com os problemas que o modelo 2009 costuma apresentar, isso implica que os Puntos antigos modelo 2007/2008 e modelo 2008/2008 também podem ter os problemas listados aqui assim como podem ter outros não listados.
Para facilitar a identificação vou listar de forma resumida os problemas que os modelos 2007/2008 e 2008/2008 tinham e aparentemente foram solucionados:
Materiais, construção e acabamento resolvidos:
1 - Tampa plástica do braço de suporte do retrovisor externo: Ela simplesmente se desprendia do nada e a Fiat já resolveu o problema com uma nova cola
2 - Tampa do porta luvas entortada e não fecha corretamente: (Não existem mais relatos desse problema na linha 2008/2009)
3 - Parachóques que dilatam no calor: (Após muita pesquisa, só encontrei dois relatos desse tipo de caso, mas a linha 2008/2009 no geral esta livre do problema.)
4 - Máquina do vidro elétrico faz barulho na porta e apresenta queda: (O problema era com o mecanismo que possuia defeito de fabricação, foi substituidos e não apresenta mais problemas)
5 - Alinhamento dos faróis e funcionamento das lampadas: (Problemas que ocorreram apenas na linha 2007/2008)
6 - Barulho tipo grilo no ventilador com ou sem ar condicionado (Problema de controle de qualidade de montagem da Fiat que aparentemente foi resolvido ao longo de 2008)
7 - Alinhamento da lataria: (Incluia o capô, paralamas e outras peças como tampa do porta malas que vinham desalinhadas em relação a estrutura do carro e já foram resolvidas em 2008)
Problemas Mecânicos resolvidos:
1 - Potênciometro do corpo de borboleta: (Uma falha no mecânismo fazia com que o carro apresentasse falhas e engasgadas entre 2000 e 3000rpm. O dispositivo esta sendo substituído e até hoje é trocado na garantia)
_____________________________________________________________
Fiat Punto Checklist v1.6 - Para Puntos modelo 2009
Materiais, construção e acabamento:
1 - Problemas com pintura:
Na maior comunidade do Punto no Orkut é possível encontrar um tópico com centenas de relatos sobre problemas com o verniz da pintura do Punto.
Ao que consta visando redução de custos a Fiat reduziu a quantidade do verniz que cobre a pintura dos seus carros causando maior fragilidade e baixa tolerância/resistência a pequenos detritos e objetos que é comum colidirem principalmente com o capô do carro. São comuns os relatos de pintura com bolhas, descascando ou marcas brancas de pintura facilmente danificada após viagens ou situações pós estradas e rodovias.
Lembrando que a pintura é um dos itens que mais desvaloriza o carro se tiver problemas. Fora esse problema do verniz muitos Puntos da linha 2008/2009 continuam apresentando defeitos na pintura vindos de fábrica, como por exemplo, respigos de tinta e falhas no acabamento. Fora isso ainda existem os problemas causados pelas concessionárias com marcas de polimentos "mau" feitos e exagerados pelas concessionárias, manchas causas por produtos químicos ou ação do tempo, rachaduras nas pinturas em partes plásticas do veículo, entre outras divergências.
Portanto segue a recomendação para antes de retirar seu Punto colocar o mesmo em local bem iluminado e realizar uma observação rigorosa desde os paralamas até o capo do veículo.
Solicite reparo imediato em qualquer defeito que encontrar, se o reparo não ficar bom solicite a pintura da peça inteira e se mesmo assim o resultado não for satisfatório solicite a repintura inteira do carro ou em casos extremos a substituição do veículo. Seja insistente e não desista nunca. Pintura problemática fará você perder muito dinheiro do seu investimento.
2 - Marcas no painel e danos no acabamento interno:
Após 1 ano de existência do modelo parece que os funcionários do setor de controle de qualidade pós produção da Fiat ainda estão tratando o modelo com total descaso para atender a demanda.
Quem sabe com a crise no setor a situação melhore e eles tenham mais tempo para procurar defeitos de acabamento e corrigir os problemas antes que os veículos cheguem aos clientes. Continua sendo comum encontrar painéis com marcas de batidas, arranhôes, marcas de chave de fenda e manchas brancas de produtos químicos nas partes plásticas, riscos, e marcas de injeção das máquinas na produção.
É importante verificar se tudo esta devidamente em boas condições na retirada do veículo, pois a concessionária não aceita reclamações posteriores e dirá que foi mau uso por parte do proprietário, portanto verifique e reclame pedindo reparo antes de retirar o veículo.
3 - Banco traseiro com barulho:
Não é só com o Punto, mas pelas últimas pesquisas realizada é um problema com diversos outros modelos da Fiat. Em todos os modelos incluindo o 2009 o pino de encaixe do encosto do banco traseiro proporciona um barulho desagradável de batida ou "nhéc nhécs" em qualquer terreno um pouco mais acidentado. As concessionárias vem solucionando o problema passando fita isolante para deixar mais grosso e firme o encaixe, mas o barulho torna a voltar com o tempo. Alguns proprietários relatam que com o alinhamento do banco o problema desapareceu.
4 - Regulador de altura do banco do motorista:
Esse é uma vergonha para o Punto porque a Fiat constatou o erro devido as reclamações dos proprietários de Punto, realizou a modificação para o Linea e simplesmente esqueceu de corrigir o defeito para o Punto !!! Como é que pode uma coisa dessas ???
O problema todo esta na alavanca de ajuste de altura do banco que é grande demais e o motorista ao sentar faz com que o estofado encoste na alavanca movimentando a mesma. No Linea a alavanca já é mais curta e o problema não ocorre, mas inexplicávelmente no Punto 2008 modelo 2009 a alavanca permaneceu a mesma. Reclamem até terem o seu problema solucionado, a Fiat substitui a alavanca do Punto pela do Linea nas concessionárias para que o problema não volte a ocorrer. Caso eles se recusem, compre a alavanca do Linea e faça a substituição você mesmo, os bancos de ambos são praticamente idênticos e compativeis.
5 - Barulho de vento com janelas fechadas em alta velocidade:
Alguns culpam os retrovisores, mas acredita-se que o problema esta na vedação das portas e janelas do carro. A Fiat simplesmente não consegue resolver o problema e ao levar na concessionária é comum ouvir como resposta que isso é "característica do carro". Recuse esse tipo de resposta e insista até o problema ser resolvido com ajustes na vedação principalmente dos vidros e portas.
6 - Acabamento interno em geral e peças plásticas:
Segundo boatos internos de pessoas que se dizem funcionários da Fiat a culpa é a redução de custos e a alta demanda por veículos.
Peças plásticas com rebarbas, deformações, partes mal encaixadas e que se soltam do nada ainda são comuns ao Punto mesmo tendo melhorado muito em relação aos primeiros modelos produzidos.
A recomendação é para entrar no seu novo Punto e conferir se tudo esta bem encaixado, firme e com a devida qualidade.
Apesar da crise a Fiat parece não dar muita importância ao controle de qualidade pós produção para poder agilizar a entrega dos veículos para os clientes.
Em todo carro com o passar do tempo são comuns as queixas de barulhos e estalos. A área mais afetada é a região das portas, vidros e painel.
O Punto começa a perder o aperto dos parafusos, presilhas e os encaixes ficam com folgas nas juntas do acabamento interno, isso causa movimentação e colisão das peças plásticas que ao passar em terreno acidentado geram vários ruídos. As peças soltas ou com folga transformam o Punto em um carro ruídoso com tantas batidas secas e "nhéc nhécs". A sensação de má qualidade é horrível e mais uma vez a causa é a má qualidade no processo de produção do plástico utilizado para fabricação das peças. Estes perdem facilmente suas propriedades originais com calor e com o passar do tempo. O volante por exemplo tão elogiado por sua ergônomia é feito de um composto que se desgasta de forma muito rápida em relação a qualquer outro carro. Não se assute se após 1 ano de uso ele já parecer velho demais.
Um plástico mais resistente em relação as condições climáticas do nosso país e para resistir a torção constante da carroceria no nosso acidentado terreno seria muito bem vindo no carro.
Verifique principalmente:
- Alinhamento do painel
- Alinhamento das soleiras das portas,
- Alinhamento do duto central plástico (Onde fica o câmbio)
- Alinhamento do console central (NO ELX é prata no HLX e Sporting é black piano)
- Alinhamento e encaixe do acabamento plástico das portas.
- Encaixes dos instrumentos de direção no volante, setas, faróis, etc...
- No carpete verifique se as presilhas estão soltando ou se ele tem rasgos. (na cabine e porta malas)
- Presilhas e encaixes dos plásticos das portas, procure ruidos e veja se há algo solto;
- Capa de couro do ajuste de distância do volante (Rasgos e manchas)
- Capa de couro do câmbio (Rasgos e manchas)
- Acabamento plástico do braço do retrovisor interno (Pode cair)
- Direcionadores de ar e botões do console central (Tem que estar firmes)
- Verifique acabamento dos porta objetos incluindo o porta óculos
- Encaixes das molduras do teto e tampas plásticas das colunas frontais, laterais e traseiras.
- Fitas de felpro para correr os vidros (Costumam estar mal encaixadas)
- Borrachas de vedação das portas (Rasgos e alinhamento)
- Borrachas de vedação externa dos vidros;
- Acabamento dos bancos e apoio de cabeça, falhas de costura, manchas e rasgos, encaixe da espuma (Importante porque as concessionárias não aceitam reclamações posteriores)
- Reguladores dos bancos (Altura, distância e inclinação) principalmente o de altura.
- Guarnição do porta malas (procure rasgos)
- Verifique estepe, triangulo e ferramentas se estão completas
- Verifique acabamento do volante
- Verifique as borrachas dos pedáis de aceleração, freio e embreagem
_____________________________________________________________
OK amigos, verificado tudo isso agora vamos para a parte mecânica do carro. Sim seu Punto pode vir com problemas mecânicos de fábrica.
Mecânica:
A maioria dos problemas de mecânica você não precisa identificar na concessionária porque a garantia cobre praticamente todos eles, porém é bom estar atento com algumas falhas.
1 - Óleo e conteúdo dos reservatórios:
Ao receber seu Punto confira o nível de óleo, confira se o reservatório de água do limpador de parabrisas esta cheio, verifique se o reservatório de combustível para partida a frio esta cheio com gasolina, verifique fluido de freio e de direção hidraúlica, verifique também o radiador.
2 - Discos de freio e pastilhas:
Verifique se o disco de freio não esta riscado e se as pastilhas estão em boas condições a fabrica costuma mandar elas com folga demais ou gastas e quase sempre é necessário solicitar aperto para evitar estalos e o famoso "buraco" no pedal de freio até o carro efetivamente começar a frear. É um problema chato e simples que a fabrica poderia resolver com um pequeno ajuste na linha de produção.
3 - Pneus e rodas:
Inacreditável, mas o Punto vem com pneus descalibrados, rodas desbalanceadas e desalinhado de fabrica, ao receber seu Punto calibre os pneus incluindo o estepe e verifique se seu carro esta devidamente alinhado e balanceado. Lembre que pneus muito murchos aumentam o consumo de combustível do veículo.
4 - Consumo alto demais:
Esse é um ponto delicado e muito discutível, o motor quando ainda esta amaciando consome mais e o Punto (principalmente o 1.4) gasta muito combustível para o que rende, chega a ser assustador e esperamos que a Fiat resolva isso em breve melhorando a relação peso/potência do carro, mas existem relatos de Puntos que saem de fábrica com o consumo em torno de 5km/l se esse for seu caso verifique a qualidade do combustível que esta usando e então reclame com a concessionária e peça providências. Pode ser injeção eletrônica, bomba de combustível, sonda lambda travada, etc...
5 - Suspensão:
Apesar de ser um dos pontos mais elogiados do Punto, os amortecedores e molas podem vir de fábrica com defeito fazendo rangidos e barulhos estranhos. Recentemente um problema nos coxins da suspensão dianteira do Punto acarreta em estranhos estalos ao girar o volante. Ao constatar esse defeito solicite reparo na concessionária.
6 - Freio de serviço:
O popular "freio de mão" pode vir desregulado de fábrica não segurando o pesado Punto apropriadamente em ladeiras. Solicite ajuste se esse for o caso.
7 - Escapamento e parte inferior:
Verifique se o cano de escapamento, silenciador e abafador estão bem fixados, verifique se o protetor de cárter (caso venha) esta bem fixado e instalado corretamente. Qualquer sinal de batidas, raspagem deve ser comunicado a concessionária para que sejam tomadas as providências.
8 - Câmbio:
O câmbio do Punto, não era problemático.
Perto dos Fiat de antigamente é outro universo e hoje em dia ele oferece engates relativamente precisos, mas não é considerado suave. É um câmbio um pouco duro para entrar as marchas e o trambulador segundo diversos relatos é frágil demais. Quando o mesmo se desgasta os engates começam a ficar comprometidos.
Tudo isso era apenas característica do câmbio, até que as primeiras queixas começaram...
Muitos proprietários estão relatado que ao estarem em trânsito com o Punto ele simplesmente ficou com a alavanca de câmbio completamente 'mole" engatado e preso em uma marcha. O problema ao que consta é com o terminal dos cabos de seleção de marcha que quebra impedindo que os comandos dado a alavanca de câmbio sejam transmitidos a caixa de câmbio no motor. Ou seja é um problema que impede a mudança de marcha e faz muitos proprietários literalmente ficarem a pé ou queimarem a embreagem na tentativa de conduzir o veículo até um local seguro.
Fique atento e se seu cambio estiver duro demais ou fazendo barulhos e rangidos nos engates solicite verificação imediatamente.
9 - Velocimetro desligado ou religado:
Aqui entra a maior sacanagem das concessionárias Fiat que já vimos.
Quando seu carro zero km chega nas concessionárias a mesma não comunica de imediato para o cliente que o veículo chegou e coloca o seu veículo como mostruário, ou seja, de vitrine para outros clientes conhecerem o carro. Isso já não é legal, afinal de contas ninguém quer que toda a população interessada no veículo entre e saia do carro, pisando nos pedais, engatando marchas e fique sentando nos bancos do SEU CARRO. O maior problema é que a sacanagem não para por ai.
Quando algum cliente solicita para dar um volta no Punto para conhece-lo, o famoso test-drive, as concessionárias desligam o velocimetro do seu carro para que ele não conte a kilometragem e disponibilizam o seu Punto para a clientela poder testar o carro, ou seja, você pensa que seu carro é 0km, mas ele não é mais. O normal é ele vir de fábrica com algo em torno de 8km rodados que são os testes feitos pela fábrica, se vier zerado ou com algo superior a isso desconfie e peça explicações.
Essa pratica de desligar o velocimetro é ainda mais absurda quando os carros são transportados até a concessionária não em caminhões, mas em trânsito rodando eles mesmos por não haver disponibilidade de transporte.
Imagine seu carro 0km vindo de Betim em MG rodando porque não havia um caminhão cegonha para transportar o mesmo. Você chega na concessionária e o painel do seu carro mostra 8km rodados, mas o carro já rodou mais de 500km, mas claro ficam as marcas de uso, a parte inferior do carro denúncia tudo, também ficam marcas de poeira e sujeira no motor. Se isso acontecer ligue para o 0800 e denúncie a concessionária. Solicite providências e explicações.[/img]
Demorou, mas esta saindo do forno o novo checklist para a linha Punto 2011 !!!
Como sempre visando facilitar a vida daqueles que acabaram de comprar um Punto e estão apenas aguardando a ligação da concessionária para retirar seu carro 0km, vai aqui um checklist completo para impressão contendo as principais verificações necessárias para o Punto modelo 2011.
No momento em que forem retirar seus veículos na concessionária utilizem esse checklist para identificar possíveis problemas conferindo item por item.
É importante lembrar para não se deixar levar pela emoção que é grande ao receber o tão desejado carro e acabar se descuidando com os itens aqui dispostos. Seja firme pois afinal de contas o Punto não é um carro popular qualquer. Ele é um carro classificado pela própria Fiat como de um segmento superior chamado "compacto premium" ou "sporthatch". Trata-se de um bem de alto valor no qual seus proprietários esperam qualidade compatível com a exigência superior que a categoria precisa proporcionar.
Moderadores e usuários fiquem a vontade para sugerir qualquer mudança para melhorar essa lista. Assim que novos itens forem surgindo eu irei adicionando para deixar ela cada vez mais completa.
Segue abaixo...
Introdução:
O primeiro modelo do Punto brasileiro surgiu no último trimestre de 2007 o qual apresentou uma série de problemas. Entretanto, depois de mais de 3 anos em produção, a Fiat corrigiu boa parte dos problemas.
A lista de verificações abaixo é recomendada apenas os Puntos modelo 2011, porém não significa que os Puntos de outros modelos não tenham características semelhantes a essa lista de verificação.
Antes de começar, vou resumir os problemas que os modelos 2007/2008, 2008/2008, 2008/2009, 2009/2010 e 2010/2010 tinham e aparentemente foram solucionados pela montadora.
Materiais, construção e acabamento resolvidos:
1 - Tampa plástica do braço de suporte do retrovisor externo: (Ela simplesmente se desprendia do nada e a Fiat já resolveu o problema com uma nova cola)
2 - Tampa do porta luvas que não fechava corretamente: (Existem poucos relatos do problema que são facilmente corrigidos na concessionária)
3 - Para-choques que dilatavam no calor: (Nunca mais foram vistos relatos desse problema)
4 - Máquina do vidro elétrico faz barulho na porta e apresenta queda: (O problema era com o mecanismo que possuía defeito de fabricação, foi substituído e não apresenta mais problema)
5 - Alinhamento dos faróis e funcionamento das lampadas: (Problemas que ocorreram apenas na linha 2007/2008)
6 - Barulho tipo grilo no ventilador com ou sem ar condicionado (Problema de controle de qualidade de montagem da Fiat que aparentemente foi resolvido após 2008)
7 - Alinhamento da lataria: (Incluía o capô, para-lamas e outras peças como tampa do porta malas que vinham desalinhadas em relação a estrutura do carro e já foram em boa parte resolvidas após 2008)
Problemas Mecânicos resolvidos:
1 - Potenciômetro do corpo de borboleta no antigo motor 1.8 GM: (Uma falha no mecanismo fazia com que o carro apresentasse falhas e engasgadas entre 2000 e 3000rpm. O dispositivo foi e continua sendo substituído até hoje na garantia)
2 - Caixa de direção: (Em algumas unidades de Punto produzidas no ano de 2009 e no inicio de 2010 ao virar o volante eram ouvidos estalos por defeito na caixa de direção ocasionando a substituição da mesma. A partir do modelo 2011 o problema foi resolvido)
3 - Cabos de ligação do câmbio: (Uma falha nos dispositivo de suporte dos cabos de seleção de marchas ocasionava o desprendimento do cabo acarretando a impossibilidade de engate das marchas. A alavanca ficava solta e não era possível desengatar ou engatar qualquer outra marcha. O problema foi em definitivo a partir do modelo 2010 do Punto)
Editado pela última vez por Frmg em Ter Mar 03, 2009 10:05 pm, em um total de 13 vezes.
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 917
- Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
- Localização: São Paulo
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 123
- Registrado em: Seg Fev 25, 2008 2:19 pm
- Localização: Niterói - RJ
Ótimo tópico
Ja anotei aqui os itens 8, 10 e o 6 da mecânica!!!
Tenho q aproveitar a garantia!!!
E posso afirmar q tem mais 2 problemas, não sei se só no meu carro:
1) Estalo no freio qdo esta fazendo baliza (sempre utilizando a ré)
2) A DH endureceu sob curvas fechadas e q exigiram maior rotaçào do motor!!!
Ja anotei aqui os itens 8, 10 e o 6 da mecânica!!!
Tenho q aproveitar a garantia!!!
E posso afirmar q tem mais 2 problemas, não sei se só no meu carro:
1) Estalo no freio qdo esta fazendo baliza (sempre utilizando a ré)
2) A DH endureceu sob curvas fechadas e q exigiram maior rotaçào do motor!!!

- Velha Guarda
- Mensagens: 4505
- Registrado em: Sex Fev 15, 2008 4:12 pm
- Localização: Belo Horizonte-MG
BART escreveu:Ótimo tópico
Ja anotei aqui os itens 8, 10 e o 6 da mecânica!!!
Tenho q aproveitar a garantia!!!
E posso afirmar q tem mais 2 problemas, não sei se só no meu carro:
1) Estalo no freio qdo esta fazendo baliza (sempre utilizando a ré)
2) A DH endureceu sob curvas fechadas e q exigiram maior rotaçào do motor!!!
Esse estalo que ele faz quando está dando ré é por causa de uma folga na pastilha!
Um outro proprietário em algum fórum (não me recordo qual) citou este problema, levou à concessionária e eles corrigiram.
O meu está com o mesmo problema e estou aguardando a revisão dos 15.000 para reclamar!
Aliás to com um #@%&! de um check list para esta revisão... infelizmente =/
Outra coisa que não foi citada e que aconteceu com o meu é o jato de água do limpador do vidro traseiro que está demorando para ser acionado e sem pressão.
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 930
- Registrado em: Qui Fev 21, 2008 10:41 am
- Localização: São Paulo
- Piloto de Autorama
- Mensagens: 123
- Registrado em: Seg Fev 25, 2008 2:19 pm
- Localização: Niterói - RJ
Frmg...
Temos um tópico com uma vasta lista de problemas no carro...
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?t=120
Talvez de lá você possa tirar mais coisas...
Temos um tópico com uma vasta lista de problemas no carro...
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?t=120
Talvez de lá você possa tirar mais coisas...
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
- Mensagens: 9024
- Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
- Localização: Portugal
BadBlock escreveu:Falando em limpador traseiro, tem como acioná-lo sem esguichar água?
Fala sério que você não sabe acionar?
Olhe direito pra peça que você aciona o da frente..
Mais internamente tem outra peça igual...
Rode-a pra cima que ele aciona!
São as duas peças. Uma aciona a frente, outra atrás. Estão lado a lado cada!
Nesta foto vc pode ter idéia...
http://www.fiatpress.com.br/fiatpresssi ... odigo=2056
Do lado direito atrás do volante...
Veja lá o acionamento!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
- Mensagens: 9024
- Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
- Localização: Portugal
willyaugusto escreveu:BART escreveu:Ótimo tópico
Ja anotei aqui os itens 8, 10 e o 6 da mecânica!!!
Tenho q aproveitar a garantia!!!
E posso afirmar q tem mais 2 problemas, não sei se só no meu carro:
1) Estalo no freio qdo esta fazendo baliza (sempre utilizando a ré)
2) A DH endureceu sob curvas fechadas e q exigiram maior rotaçào do motor!!!
Esse estalo que ele faz quando está dando ré é por causa de uma folga na pastilha!
Um outro proprietário em algum fórum (não me recordo qual) citou este problema, levou à concessionária e eles corrigiram.
O meu está com o mesmo problema e estou aguardando a revisão dos 15.000 para reclamar!
Aliás to com um #@%&! de um check list para esta revisão... infelizmente =/
Outra coisa que não foi citada e que aconteceu com o meu é o jato de água do limpador do vidro traseiro que está demorando para ser acionado e sem pressão.
Eu tive esse estalo.
Era folga sim...
Foi resolvido!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
(Som, rodas, etc...)
Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
- Velha Guarda
- Mensagens: 9024
- Registrado em: Qui Fev 14, 2008 1:34 pm
- Localização: Portugal
socket escreveu:Frmg...
Temos um tópico com uma vasta lista de problemas no carro...
http://www.puntoclube.com/forum/viewtopic.php?t=120
Talvez de lá você possa tirar mais coisas...
Vou dar uma pesquisada mais a fundo e conforme forem aparecendo problemas comuns eu vou adicionando aqui, vou fazer isso agora mesmo.
Moderadores que tiverem poderes para editar o tópico também podem ir inserindo itens e corrigindo para manter ela sempre atualizada, só devemos ter prudência ao retirar algum item dessa lista após a Fiat corrigir os problemas nos carros em definitivo, pois as vezes pensamos que o problema foi resolvido e este não foi.
- Piloto de Auto Escola
- Mensagens: 917
- Registrado em: Dom Mai 11, 2008 7:04 pm
- Localização: São Paulo
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes