Punto motor 1.4 86cv = Motor fraco e de alto consumo

Espaço para conversar e discutir diferentes assuntos relacionados ao Fiat Punto.

por AndreBsB » Qua Mai 28, 2008 11:28 am

sepacheco escreveu:
AndreBsB escreveu:
paulogrego escreveu:
mkk escreveu:Quanta baboseira! Imaginacao tem limite!

concordo plenamente!

um bom motorista conhece perfeitamente bem os limites do carro, os demais sao um perigo ambulante em qualquer veiculo

Sem dúvidas. Quem é bom de volante, se vira bem até com carro 1.0. As ultrapassagens não serão as mesmas de um Punto 1.8, mas não tem essa de risco de morte também. Só se o cara for um frango.

A Parati Turbo, por exemplo, anda muito. Uma vez eu viajei com um amigo meu (ele tinha uma) e o cidadão coloca de lado pra ultrapassar outro carro de 5ª marcha a 80km/h e outro carro vindo no sentido contrário. Fiquei puto e falei "quer me matar, #@%&!?" e ele "relaxa, o carro é turbo". O cara não entendia nada de carro. Pra ultrapassagens eu prefiro até usar marcha abaixo do necessário pra ultrapassar, pois é mais seguro. A 80km/h vai uma 3ª com força!

Carro mais potente é mais seguro em estrada? Sem dúvidas! Mas não quer dizer que todas as pessoas que tem o Punto 1.4 estão condenadas à morte.

PS: O meu é 1.8 e eu acho o 1.4 pesadão, mas rolou uma viajada.

Andre... parati 1.0 turbo não anda porcaria nenhuma.. são 112 CV e 16 de torque... ou seja anda menos que seu punto e pior tem maior retardo nas retomadas...

[]

Sandro

Na verdade é isso mesmo. Quando eu andava de 1.0 pra mim era quase um boeing! kkk. Ela dá uma sensação que anda muito por causa do turbo. Eu mesmo já andei na frente de uma com meu Punto.
Piloto de Testes da FIAT
Piloto de Testes da FIAT

por Frmg » Qua Mai 28, 2008 12:51 pm

Calma gente foi só pra dramatizar um pouco, quem tem bom senso sabe que não acontece da forma radical do jeito que escrevi. :lol:
Mas que já vi diversas Kombis colocarem em perigo a vida de outros motoristas por causa das suas limitações de performance isso eu já presenciei sim.

Não perceberam o clima sarcástico não ?!? hehehe :twisted:

Insisto que estou sacaneando e criticando esse motor porque a Fiat poderia fazer coisa melhor e inclusive espera-se coisa bem melhor dela, mas nem por isso vou deixar de compra-lo se não tiver outra alternativa. Já fui fazer test drive com Honda Fit e achei manco do mesmo jeito, do C3 a mesma coisa e do Polo o único que realmente da pra sentir o motor mais forte, mas todos eles perdem em outros aspectos importantes. Um em conforto, outro em espaço interno, outro em acabamento e por ai vai.

Quando fiz os test drives no Punto não foi só uma voltinha no quarteirão não.

Foram 4 vezes em diferentes concessionárias.

A primeira com um Punto 1.4 ELX em trecho completamente urbano com uma simples votinha no quarteirão, não gostei do teste porque foi muito simples e rápido.

A segunda vez foi com um Punto 1.8 HLX na concessionária Venice de São Paulo. O teste foi feito em uma avenida e pude ver que o motor 1.8 é completamente diferente do 1.4 em todos os aspectos, tive carta branca para pisar, mas é injusto porque era o 1.8, porém serviu para ter o parametro da diferença de desempenho de um motor para o outro.

A terceira vez foi novamente com o Punto ELX dessa vez o test drive foi feito com outra volta no quarteirão que tinha uma subida íngreme e pude testar a fundo o torque do carro que levava dentro o funcionário, minha namorada, meu irmão e meu pai dentro do carro. Percebemos que era insatisfatório e veio a piadinha entre os familiares que parecia carro 1.0

Na quarta e última vez na concessionária Davinci fiquei satisfeito o teste foi feito ao lado de um engenheiro de campo que foi muito bacana.

Tive carta branca para fazer o que eu quisesse, pude testar o torque dele em subidas nas ruas atrás da concessionária e tive a oportunidade de testar o desempenho do Punto em condução totalmente esportiva na avenida em frente a loja. Verifiquei também como câmbio se comportava em condução esportiva, depois fiz trocas no tempo para verificar alguma dificuldade de engate. Forcei a embreagem para analisar seu comportamento em reduzidas forçadas e depois fiz a comparação reduzindo com punta taco. Procurei sempre aproveitar o regime de rotação do motor. Testei a estabilidade dele nos anéis de acesso da avenida forçando ele sair de frente e depois provocando saidas de traseira e a todo momento o carro se mostrou completamente na mão.

Pude testar retomadas também engatei a 5ª marcha a 60km/h e pisei fundo no acelerador até chegar em 100km/h.

O engenheiro ainda perguntou ...
"Gostou ?!? Não se preocupa com multa porque o carro não tem placa"

Eu lógico aproveitei.

Então posso dizer que já conheço bem o comportamento dinâmico do carro para falar e criticar com propriedade da causa. Estou exagerando ?!?
Estou sim !!! E isso é assumido em público a não ser que alguém realmente acredite que eu ache que os leitores aqui vão se envolver num acidente por causa do motor 1.4 :twisted:
Acho que aqui o pessoal já conhece bem os limites do seus Puntos.

Critico muito, mas tenho noção da realidade. Recentemente meu cunhado empolgado com a ideia recebeu a 8 dias atrás seu novo Punto 1.4 indicado justamente por mim que tanto sacaneia esse motor aqui na comunidade.
Nesse feriado aproveitei e fui dar boas voltas com o Punto do cunhadão e apesar de sempre ser uma experiência maravilhosa andar de Punto 0km, sei de todos os defeitos dele por acompanhar aqui a comunidade e não mudo minha opinião que o motor fica devendo em algumas situações normais que podem acontecer no dia a dia.

É questão de gosto e respeito as opiniões dos proprietários que te o Punto 1.4. Como disse, ler criticas duras e exageradas e até piadas sarcásticas como as que faço sobre um bem que você possui é duro de engolir.

Mas me comprometo a não sacanear mais o motor com hipóteses fantasiosas por aqui Hehehe

A partir de agora vou me ater somente as limitações reais do motor, porque afinal de contas o objetivo desse tópico é discutir o que pode ser feito para melhorar no motor :wink:
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por sepacheco » Qua Mai 28, 2008 12:58 pm

HEHE normal...

Carro com trubina engana muito... a sensação quando a turbina entra é que o carro tá voando... mas uma olhada no velocimetro mostra que nada de anormal está acontecendo..
è que é meio liga e desliga... você passa de 50 CV pra 112 em coisa de intervalo de 700 RPM parece que anda muito mais do que realmente anda..

Tenho um amigo com um gol G3 1.8 turbinado com kit basico e falei pra ele que o Meu 2.4 andava mais que o carro dele ele duvidou:
"Já andei no seu carro, não chega nem perto do meu !"

Quando colocamos do lado... BENGA 3 carros em 3 quadras .. rsrsr
è a impressão da turbina.. enquanto o 2.4 sobe de giro linear, com um pequeno ganho depois dos 4000 RPM, o carro dele quando dava 3500 chegava a distracionar, fora o escapamento aberto dele com aquele ruido todo e a suspensão socada kikante... e Meu 2.4 todinho original nada de barulho... com isso a impressão de "andar muito" ficava mais aparente no gol.
Nos fatos o carro dele tava com 138 CV (original 99) na roda e o 2.4 com 167 na roda (carro é assim x no documento uns dão mais outros menos) cheguei no final das 3 quadras em +- 125-130 e ele em 115-120 ou seja andar mais é tempo, não sensação.
Se bem que é bem legal a sensação da turbina entrando.. mas não é pratico.

[]

Sandro
Vendo Interface de controle de volante para radios não originais, praticamente qualquer radio e qualquer carro !
Saiba Mais clicando no link abaixo:
viewtopic.php?f=9&t=12289
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Mauro » Qua Mai 28, 2008 1:43 pm

Frmg escreveu:Calma gente foi só pra dramatizar um pouco, quem tem bom senso sabe que não acontece da forma radical do jeito que escrevi. :lol:
Mas que já vi diversas Kombis colocarem em perigo a vida de outros motoristas por causa das suas limitações de performance isso eu já presenciei sim.

Não perceberam o clima sarcástico não ?!? hehehe :twisted:

Insisto que estou sacaneando e criticando esse motor porque a Fiat poderia fazer coisa melhor ...
A partir de agora vou me ater somente as limitações reais do motor, porque afinal de contas o objetivo desse tópico é discutir o que pode ser feito para melhorar no motor :wink:

Esse é o tipo de texto que vc já deveria ter começado o tópico: mais elucidativo sobre seu ponto de vista. Aprendi que aki (como qq outro clube do q seja lá for) deve-se considerar os apaixonados, os xiitas, os moderados, ocasionais e por ae vai...
Qdo sentimentos são adicionados aos ingredientes de uma discussão em detrimento da razão, é quase certo ter confusão.
O PuntoClube é de apaixonados, normal ter gente q defenda certas posições em detrimento da razão, embora vejo que a maioria se pauta pela razão.
Roda dura de Auto Escola
Roda dura de Auto Escola

por Frmg » Sex Mai 30, 2008 7:28 pm

Ok tudo esclarecido então voltemos ao que interessa.

Novidades ...

Estou acompanhando os rumores pela internet e muitas pessoas ligadas a Fiat estão relatando que vem ai motores 1.4 16V aspirado (105cv) e 1.9 "durato" (130cv) para equipar os Puntos ELX e HLX respectivamente ainda no final desse ano.

E agora em Julho já teremos o Punto Turbo 1.4 16V T-Jet de 155cv
Editado pela última vez por Frmg em Sex Mai 30, 2008 9:19 pm, em um total de 1 vez.
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por mkk » Sex Mai 30, 2008 9:15 pm

Frmg escreveu:Ok tudo esclarecido então voltemos ao que interessa.

Novidades ...

Estou acompanhando os rumores pela internet e muitas pessoas ligadas a Fiat estão relatando que vem ai motores 1.4 16V aspirado (105cv) e 1.9 "durango" (130cv) para equipar os Puntos ELX e HLX respectivamente ainda no final desse ano.

E agora em Julho já teremos o Punto Turbo 1.4 16V T-Jet de 155cv

Pelas informacoes q colhi apenas na internet (nao conheco ninguem influente q trabalhe na Fiat): motores 1.9 "DURATO" 16v (130 cv) e 1.4 "T-Jet" (turbo) 16V (155 cv) equiparao o modelo LINEA.
Existem rumores e indicios (vide os Puntos turbo do QR Experience) q o motor 1.4 T-Jet equipara um Punto mais esportivo.
O rumor sobre a possivel producao do motor 1.4 16V aspirado surgiu c/ a compra da Tritec Motors pela Fiat.
Em nenhum lugar li c/ dados oficiais sobre data de lancamento ou se esses motores realmente equiparao a linha Punto.
Abrcs
Punto Elx Vermelho Alpine
- chave canivete, g20, falantes hurricane, cd/mp3, rodas 15 Linea Turbo (replica), fechaduras alisadas
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por leotornesi » Sáb Mai 31, 2008 11:28 am

O 1.9 16v e o 1.4 turbo boto maior fé q virá em breve no Punto.....

Ja esse 1.4 16v aspirado não acredito...essa modificação implicará num aumento do custo final do carro relativamente alto, saindo totalmente dos padrões de mercado para um 1.4...com o preço de um suposto 1.4 16v de 105cv vc poderá comprar carros superiores com bem mais potência...é o q eu acho...
Piloto de Atari
Piloto de Atari

por Frmg » Sáb Mai 31, 2008 3:08 pm

leotornesi escreveu:O 1.9 16v e o 1.4 turbo boto maior fé q virá em breve no Punto.....

Ja esse 1.4 16v aspirado não acredito...essa modificação implicará num aumento do custo final do carro relativamente alto, saindo totalmente dos padrões de mercado para um 1.4...com o preço de um suposto 1.4 16v de 105cv vc poderá comprar carros superiores com bem mais potência...é o q eu acho...

Mudar para o motor 1.4 16V aumenta POUCO o custo de produção do veículo. Esse custo seria totalmente despresível com a vantagem tecnica que o veículo apresentaria em relação a concorrência. Questão de matemática pura :wink:

Se a Fiat for inteligente e souber aproveitar a oportunidade vai conseguir enorme vantagem comercial em relação a concorrência aumentando seus lucros mesmo que o motor custe um pouco mais caro para fabricação :wink:

Imagine o sucesso que não seria vender um carro mais potente, mais econômico pelo mesmo preço ??? Em poucos meses as vendas serão tão grandes que o lucro dispararia diluindo o custo um pouco maior.

É preciso esclarecer de uma vez por todas que o padrão de mercado do Punto não é ser um carro popular. Mesmo as versões mais simples dele são versões diferenciadas com muitas vantagens tecnologicas e consequentemente custo maior perto dos chamados carros populares como Palio, Gol, Celta, Fiesta, etc ...
Quem compra um Punto quer fugir do básico, quer acabamento melhor, quer motor melhor, quer mais tecnologia. Não compramos o Punto apenas pelo seu design.

O objetivo do Punto com o Motor 1.4 Fire 86cv era exclusivamente proporcionar uma alternativa em econômia de combustível, pois tecnicamente falando toda a engenharia da Fiat sabia antecipadamente que esse motor 1.4 seria insuficiente em termos de performance para o peso do veículo. Ninguém lá é insâno suficiente para ter ignorado isso. O problema é que o motor não resultou na econômia esperada por todos e se transformou em um motor fraco de alto consumo que não serve para o Punto.

Fiz uma breve consulta estimando um aumento absurdo de R$1500 no motor do Punto 1.4 8V para o 1.4 16V com maior compressão e não consegui encontrar nenhum carro superior com bem mais potência que ficasse na faixa de preço do Punto ELX mesmo com esse aumento.

Se não me engano o sepacheco já havia postado uma mensagem aqui esclarecendo que a diferença de custo de produção de um motor 16v para um motor 8v chega a ser no máximo 20% maior, sendo que o custo total do motor não passa de 20% do valor total do veículo.

Os consumidores estão pedindo ...
O carro de fato precisa ...
E a Fiat tem obrigação de disponibilizar uma alternativa de motor mais potente e econômica no lugar do 1.4 Fire 86cv !!!
Piloto de Auto Escola
Piloto de Auto Escola

por Thiago » Sáb Mai 31, 2008 5:23 pm

o problema é o seguinte.. pra que a fiat vai querer aumentar as vendas do Punto, se ela já vende tudo que é capaz de produzir e ainda fica devendo veículo? e isso não acontece só para o modelo Punto..
Punto Sporting Vermelho Modena
V.E.T. / P. Anti-Furto / Blue&Me
[x] G20 / [ ] Bocão / [ ] BiXenon 6000k + Neblina / [ ] Bancos em Couro / [ ] Som personalizado
[ ] Tambores desativados / [x] Estepe XingLing / [ ] Extensão do Peito de Aço / [ ] Alarme c/ Buzina Marítima
Piloto de Kart de feriado
Piloto de Kart de feriado

por socket » Sáb Mai 31, 2008 5:40 pm

Esta discussão ainda vai longe... mas tá ficando chata e repetitiva!

Críticas a motores e carros sempre existiram... e sempre existirão!
Infelizmente não dá pra agradar a todos!
Conheço gente que acha o Punto ridículo de feio! Fazer oq né?
Conheço gente tb que nunca teve um Fiat e fala mal da marca e diz que não compra nem morto!

É sempre assim!

O Punto precisa de uma melhorada nos motores. Pronto, isso é fato!
Mas ficar toda hora buzinando não adianta!

O 1.4 tem atendido razoavelmente às expectativas dos consumidores. Então a Fiat não vai mudar esse motor tão rápido assim! Essa é a realidade! Além de que o consumo tem se mostrado similar aos motores de mesma cilindrada e flex.

Só sei que criticar é muito fácil!
VENDO: Todos os acessórios do meu ex-Punto!

(Som, rodas, etc...)

Clio 1.2 16v 75cv (Ar Cond. Automático Digital + Teto Solar Elétrico + Sensor de Luz e de Chuva + Direção Elétrica + ABS + Airbags + Sidebags + Liga Leve 15" + Espelhos e Vidros Elétricos + Bancos Esportivos...)
Velha Guarda
Velha Guarda

AnteriorPróximo